Desculpe mas então percebeu tudo ao contrário, porque o que se passou foi exactamente o oposto; a funcionalidade original da raça (também original - Pit Bull Terrier) era a luta. É muito mais tarde que surge a tal "cisão" e que aparece o American Staffordshire Terrier que, a nível de linhas e morfologia se começa, primeiro a afastar da origem e. pouco depois, também a nível de caractér.Eu percebi Bullie, mas como desconhecia esta "separação" e o porquê da mesma, acho um tanto ou quanto absurdo esta existir, não que seja tudo igual, mas pelos vistos a "criação" ou o aparecimento do Pit não beneficiou em nada a raça, antes pelo contrário, essa distinção começou a ser apurada para fins menos próprios, como as lutas...
Pelo menos é isso que eu entendo, ou seja, era a mesma coisa se agarrassemos agora no Dobermann ou no Rotweiller e começassemos a juntar exemplares com tendências agressivas e puxassemos essa característica com o objectivo de a apurar o mais possível... Íamos assim ter Dobermanns agressivos e Rotweillers agressivos, claro que posteriormente, e com a continuidade, iríamos talvez puxar por outras características, como um físico mais musculado, talvez mais "atarracado", enfim, o que fosse preciso para desempenhar melhor as funções para as quais o Homem o destinou.
Os criadores, nem de AST nem de APBT, não querem nada. Simplesmente querem deixar as coisas tal e qual como estão. Os do AST porque têm um standard estável e consolidado, os do APBT porque procuram aproximar-se mais da verdadeira essência do Pit.