Duvida em relação a comportamento

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

sábado jul 22, 2006 10:44 pm

Há uma coisa que me anda a dar cabo da cabeça. Tenho comigo uma gata com dois filhotes para adopção que até já coloquei no forum mas, tenho umas dúvidas. A Leonilde por exemplo, deve lembrar-se de já ter aqui falado nessa gata um pouco refilona de vez em quando deixando-me numa altura com um pé atrás em relação a aproximar-me.
Neste momento já me aproximo bem pois quando lhe vou dar comer ela adora refaçar-se nas minhas pernas mas, nunca podendo dar um passo mais largo que o dela senão, levo logo uma sapatada. Sei que vai ser dificil arranjar dono para ela e desculpem que vos diga mas pelo andar da situação, nem para ela nem para os dois filhotes, tenho vindo a perder as esperanças e se isso acontecer terei que a voltar a colocar no meu local de trabalho o que me entristece muito pois sei o que sofri antes de a tirar de lá graças ás bestas dos homens do lixo e o meu pai está muitas vezes a dizer que tenho que pensar em lhe abrir a porta.
Eu se tiver que a levar de novo e soltá-la contra a minha vontade, gostava que estivesse esterilizada mas, aí surgem as minhas dúvidas. Tendo em conta que para desconhecidos não se pode considerar um animal meigo daqueles que deixa pôr a mão em cima e pegar ao colo, (eu que sou eu, nunca lhe peguei e festinhas deixa fazer poucas, penso que por estar com os filhotes), depois de ser esterilizada, não vão ser precisos cuidados especiais ou tomar medicamentos??? É que já me estou a imaginar cheia de arranhões por todo o lado, porque vai ser muito dificil lidar com ela. E estando ainda com os filhotes (nascidos a 10 de Maio) poderá ser esterilizada? É que desta matéria não percebo nada pois nunca fiz nada parecido antes mas parece que nos tempos mais próximos deverá ser rotina quase pois em minha casa tenho 2 gatos e um gato tudo para a dita cirurgia.
Aguardo então as vossas respostas visto que estava a pensar fazer isto no mês de Agosto aproveitando o tempo das minhas férias.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado jul 22, 2006 10:57 pm

Qualquer gata pode ser esterilizada logo após o desmame dos filhos. Se eles já comem, já a pode esterilizar!

O pós operatório, eu gosto sempre de o fazer pelo menos 5 dias. Mas, uma semana completa é o mais iindicado. Claro que o pós deve ser acompanhado por um antibiótico receitado pela/o veterinária/o.

Não tem de lhe dar a medicação na boca...basta usar alguma astúcia e dar-lhe na paparoca.
Ela quando sair do vet já deverá ter levado uma injecção de AB que dá para 2 dias sem lhe ter de aplicar qualquer medicação nesse tempo. Depois é dar-lha, via oral, nos restantes dias...!

Normalmente o que se faz é ter a gata, onde agora a tem, por exemplo até fazer o pós...! Depois é largá-la.

Os filhotes é que é pena não arranjar donos para eles :( porque depois crescem, inteiros, a poderem procriar daqui a uns meses e lá volta a ter problemas... :(

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Peleve
Membro Veterano

sábado jul 22, 2006 11:10 pm

Vai-me custar tanto largá-la ainda se arranjasse dono para ela como arranjei para três filhotes...ainda ficou um casalinho. Ainda hoje estive a brincar com eles e não queria levar também estes para o meu trabalho. É que lá já me preocupa bastante estarem duas gatas e uma delas com 3 gatinhos tigradinhos lindos, todos com padrão diferente, ou seja 5 fora os que por lá aparecem de vez em quando como é o caso do pai destes. Nas minhas férias todos os dias terei de lá ir deixar comida e água porque me custa ver os animais abandonados desta maneira e nada desejados lá.
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado jul 22, 2006 11:15 pm

Deve custar largar os filhotes, SIM. Especialmente quando estão domesticados...o que os faz incorrer em mais perigos...! Não são assilvestrados! :(

Pense em começar a castrar todos... que acaba por ter menos trabalho...menos preocupações... e menos despesa a longo prazo ;) . Porque 5 dão muitos "conjuntos" de 5's... ;)

Pense nisso. Fale com a Associação para obter informação do vet...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Peleve
Membro Veterano

sábado jul 22, 2006 11:34 pm

Já mandei mail para a Associação, resta-me aguardar pela resposta. Desde Abril para cá que o meu sistema nervoso anda bastante alterado pela preocupação com todos estes gatinhos. Era com estes, juntava-se o facto de não saber de 4 que mais tarde vim a encontrar o senhor que os levou e me disse que todos tinham sido adoptados no bairro dele mas que me deixam muita saudade, principalmente porque todos os dias tinha á minha espera ao portão, ou o gato ou a gata á espera de uma festinha quando ia picar o cartão, parecia saberem os horários. Que saudades:(
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado jul 22, 2006 11:41 pm

Peleve Escreveu: Já mandei mail para a Associação, resta-me aguardar pela resposta. Desde Abril para cá que o meu sistema nervoso anda bastante alterado pela preocupação com todos estes gatinhos. Era com estes, juntava-se o facto de não saber de 4 que mais tarde vim a encontrar o senhor que os levou e me disse que todos tinham sido adoptados no bairro dele mas que me deixam muita saudade, principalmente porque todos os dias tinha á minha espera ao portão, ou o gato ou a gata á espera de uma festinha quando ia picar o cartão, parecia saberem os horários. Que saudades:(
Eu se fosse a si, preferia ir lá pessoalmente falar com a responsável...estes casos nunca se devem tratar através de email! ;)

Eu prefiro tratar assuntos do género, cara a cara e com dados concretos.

E, se não tomar medidas no que se refere a procriação... vai ficar pior, acredite. Isto acontece sempre a quem é responsável e não consegue vê-los à fome, etc... só que cada vez vão sendo mais e mais se não tomar medidas...!

Boa sorte,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Peleve
Membro Veterano

sábado jul 22, 2006 11:45 pm

Pessoalmente não dá porque o meu horário de trabalho não o permite mas por email, sempre me têm respondido muito rapidamente. No local, só iria encontrar a pessoa que costuma tratar dos animais.
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado jul 22, 2006 11:47 pm

Não é bem assim...se fizer uma marcação com a responsável... ;) ou então, pelo menos, por telemóvel ;) . Olhe que é melhor. Claro que há a questão dos horários... mas tente por telemóvel. Veja se consegue?!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Peleve
Membro Veterano

sábado jul 22, 2006 11:49 pm

Se tudo correr bem, na Segunda já terei uma resposta.
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado jul 22, 2006 11:50 pm

Peleve Escreveu: Se tudo correr bem, na Segunda já terei uma resposta.
;)

Boa sorte ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Peleve
Membro Veterano

sábado jul 22, 2006 11:51 pm

Obrigada, bem preciso.
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

domingo jul 23, 2006 10:27 pm

:arrow:
Peleve
Membro Veterano

terça jul 25, 2006 11:53 am

Já recebi a resposta da associação. Eles claro nada podem fazer pois para eles também já é complicado daí preferirem castrar os gatos em vez de esterilizar as gatas. Deram-me alguns contactos para tentar falar a ver se dá para ser mais barato mas sem promessas é mesmo tentativa e claro, sei que bem posso contar com uma despesa grande mas, tenho que o fazer. Mas hoje estou triste por causa das gatinhas e bébés que estão ainda no meu trabalho.
Não me basta ouvir que tenho que pensar em fazer algo por aqueles que retirei de lá que não podem estar toda a vida fechados naquela divisão senão ainda haver discussão no trabalho por causa dos que lá restam. Sim discussão e só espero que um dia não pensem em envenena-los porque envenenado de raiva anda o chefe de pessoal e o "porteiro-segurança" por eu os alimentar pois por ele, ninguém lhes dava comer e já tinham desaparecido dali, que de noite está farto de ir desligar alarmes por causa deles, que eu saiba gatos ainda não passam por buracos de fechaduras mas se dissessem que há pássaros e morcegos que os fazem disparar eu compreendia mas a culpa cai sempre nos gatos. Todos os dias tenho que encarar aquela besta quando lhes vou dar comer mas não os consigo ver á fome pois sei que dali não abalam a não ser que os levem. Adorava arranjar donos para todos mas parece ser algo quase impossivel, eu não queria perder as esperanças mas não vejo luz nenhuma ao fundo do tunel. Desde Abril que a minha preocupação é esta e não sei até quando vai ser. Se alguém tiver uma ideia, é dizer. Agora mais que nunca tenho a certeza que não posso levar de novo a gata para lá mesmo com a cirurgia feita. Ai que dor de cabeça :cry:
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça jul 25, 2006 12:07 pm

Situação bicuda...com toda a certeza :(

Tente contactar mais Associações...

A gata é brava? Ou é meiguinha?

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Peleve
Membro Veterano

terça jul 25, 2006 1:24 pm

A que está comigo, ontem já deixou estar um bocado a fazer-lhe festas mas essa, se hoje deixa amanhã pode não deixar, com o tempo muda pois já aceita brincar comigo. As que estão no meu trabalho, uma é arisca porque tem um medo enorme que se aproximem dela e razões não lhe faltam, compreendo-as perfeitamente e a outra, a que tem os filhotes, pelo menos comigo dá-se bem, ainda hoje andei com ela ao colo e um dos bébés deixou eu lhe mexer. Se já tivesse arranjado donos para os outros, tinha levado esta com os filhotes mas assim não pode ser, não me deixam levá-la para lá. Tenho pena de não estar a conseguir dar-lhes o que eles precisam mas até Abril, eram gatos felizes ninguém implicava daí para cá, desde que a pessoa que tomava conta deles foi embora, parece que não têm mais nada para implicar.
Responder

Voltar para “Gatos”