Shar-Pei, dicas e conselhos precisam-se

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Nrc
Membro Veterano
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

quarta fev 12, 2003 9:20 am

VascoV Escreveu: Criadores...quanto se poderia fazer se deixassem de existir invejas e intrigas estúpidas.
Ora aí está o que é (passe a redundância)...mas isso é 1 mal geral.

NunoRC
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta fev 12, 2003 2:53 pm

Olá Isabel Santos,

Pois é, como disse são raças que andaram por algum tempo meio abandonadas.

Um dia em conversa com um criador (de outra raça) eu comentei que não conhecia o rafeiro alentejano e gostava de saber mais. A resposta foi.... há um espanhol que mora próximo da fronteira, não sei bem onde, mas que andou pelo alentejo à cata dos melhores e agora tem uma optima criação. Pelo menos por aquele lado, a raça está safa.

Cães d'Água? Também estiveram em risco... aí os americanos (tal como fizeram com os Shar-Pei) vieram cá, levaram os melhores que puderam e agora é uma das raças mais divulgadas nos USA. Teem um site na intenet verdadeiramente espantoso e mais.... o Discovery Channel fez uma reportagem fabulosa sobre eles, são a mascote de um clube de baseball (em S. Francisco, creio). Um dos lados do campo dá directamente para a baia, assim quando uma bola caí à agua, lá vão os nossos amiguinhos, funcionários do clube, buscar a bola....
Aí, a associação local de Portuguese Water Dogs ( :lol: ) achou que era uma boa ideia para ganhar dinheiro. As pessoas atiram uma bola para a água, o cão salta do barco e vai buscar, e as pessoas pagam pelo espectáculo... assim tipo golfinhos no Zoomarine! Só que depois até parece que foram eles (os americanos) que inventaram a raça... grrrrr, mas os americanos são mesmo assim :o

Quanto aos Shar-Pei, achei bastante ajuda nos brasileiros. O problema é que há pequenas diferenças entre a realidade deles e a nossa, nomeadamente no campo das marcas dos produtos a utilizar no dia a dia...

O cão veio parar às minhas mãos por estar a mais! Mas eu conheço a origem.... sei que foi comprado na Polónia, por quem não sei. Por mim, não, porque não só nunca estive na Polónia como se EU comprasse um cão não iria comprá-lo no estrangeiro... aliás, se eu comprasse um cão, seria um Serra d'Aires, que são a minha paixão nacional!
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta fev 12, 2003 11:53 pm

[quote=Musky]

Um dia em conversa com um criador (de outra raça) eu comentei que não conhecia o rafeiro alentejano e gostava de saber mais. A resposta foi.... há um espanhol que mora próximo da fronteira, não sei bem onde, mas que andou pelo alentejo à cata dos melhores e agora tem uma optima criação. Pelo menos por aquele lado, a raça está safa.

Cães d'Água? Também estiveram em risco... aí os americanos (tal como fizeram com os Shar-Pei) vieram cá, levaram os melhores que puderam e agora é uma das raças mais divulgadas nos USA. Teem um site na intenet verdadeiramente espantoso e mais.... o Discovery Channel fez uma reportagem fabulosa sobre eles, são a mascote de um clube de baseball (em S. Francisco, creio). Um dos lados do campo dá directamente para a baia, assim quando uma bola caí à agua, lá vão os nossos amiguinhos, funcionários do clube, buscar a bola....
Aí, a associação local de Portuguese Water Dogs ( lol ) achou que era uma boa ideia para ganhar dinheiro. As pessoas atiram uma bola para a água, o cão salta do barco e vai buscar, e as pessoas pagam pelo espectáculo... assim tipo golfinhos no Zoomarine! Só que depois até parece que foram eles (os americanos) que inventaram a raça... grrrrr, mas os americanos são mesmo assim o
[/quote]

Boa noite Musky.
Sobre o Rafeiro do Alentejo, não sei quem lhe terá dito isso, mas vou algumas vezes a Espanha, vou a exposições em Espanha e nunca vi rafeiros do Alentejo que não fossem de portugueses. Portanto, se a raça está safa, lá pelas bandas de Espanha, então está tb muito bem escondida.
Sobre os Cães de Água, ainda bem que são muito divulgados na América, e são até uma das raças mais caras, e eles não vendem um cão de agua a qualquer um que lhes apareça á frente. Mas é um PORTUGUESE WATER DOG, um cão de água português e não foi inventado por nenhum americano. Como o Musky disse, os americanos são mesmo assim... acrescento, são grandes em tudo, no bom e no mau.
No meio disto tudo, o cão de agua português é uma raça portuguesa, e nunca deixará de ser. Há muitos cá, há bons caes cá, e principalmente há gente empenhada em melhorar e criar bons cães.
Lamento que não tenha conseguido grande ajuda sobre o shar-pei, mas na realidade não me consigo lembrar de mais nenhuma solução, para além das que já lhe dei. POr outro lado, parece que aqui no forum há muito pouca gente que conheça bem a raça. Experimente talvez ir a uma exposição canina, vai haver uma em Vila Franca de Xira no inicio de Março, talvez encontre lá alguém que o possa ajudar. Criadores, expositores... enfim, ás vezes uma conversa...
Mas tenha cuidado com a altura em que vai abordar as pessoas, pois nem sempre é boa altura para conversar calmamente. Muitas vezes estamos mais preocupados em arranjar os caes ou na hora de entrar em ringue, e essa hora é decididamente a PIOR hora para falar seja com quem for.
Que tenha muita sorte com a sua cadela e que consiga esclarecer depressa as suas dúvidas.
Cumps,
Isabel
canildepaiopires
Membro Júnior
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta fev 14, 2003 12:46 am

[quote=Musky]
Olá Isabel Santos,

Sou criadora da raça Rafeiro do Alentejo, mas antes de ser criadora sou uma APAIXONADA pela raça. Fico triste quando leio coisas como a que li aqui ????????!!!!!!!!!!!!!!
Se fosse à coisa de 10 anos ainda se dava um desconto mas actualmente e felizmente o Rafeiro do Alentejo já é bem conhecido Nacionalmente. Foi a 3 raça Portuguesa com mais registos no ano 2002 o que faz com que eu conclua que está a ter pessoas interessadas pela raça, esperemos que seja em prol de um bom trabalho. Em relação ao Espanhol que " ... andou à cata dos melhores ..." gostava de saber onde ele mora para ver onde estão os BONS????????!!!!! isto é ridiculo !!
Quando alguém tem interesse em alguma raça o que penso que seja mais correcto é irformar-se no Clube Português de Canicultura (entidade máxima da canicultura em Portugal), Associação ou Clube de raça, pesquisa na internet por criadores, consultar revistas da canicultura, etc...
Posso garantir que graças ao trabalho árduo de alguns criadores e da "nossa" Associação (ACRA) que tem feito um excelente trabalho em prol do "nosso" Rafeiro, a raça actualmente está em grande progresso em PORTUGAL e não precisa de Espanhois, Franceses, Americanos, Chineses, etc, para a salvar, precisa deles sim para a estimar, admirar....
Estou ao inteiro dispor para explicar, informar, responder a todas as questões relacionadas com o Rafeiro do Alentejo.
Abraços Cinófilos,
Helena
Última edição por canildepaiopires em sexta fev 14, 2003 12:49 am, editado 1 vez no total.
canildepaiopires
Membro Júnior
Contacto:

sexta fev 14, 2003 12:47 am

[quote=Musky]
Olá Isabel Santos,

Sou criadora da raça Rafeiro do Alentejo, mas antes de ser criadora sou uma APAIXONADA pela raça. Fico triste quando leio coisas como a que li aqui ????????!!!!!!!!!!!!!!
Se fosse à coisa de 10 anos ainda se dava um desconto mas actualmente e felizmente o Rafeiro do Alentejo já é bem conhecido Nacionalmente. Foi a 3 raça Portuguesa com mais registos no ano 2002 o que faz com que eu conclua que está a ter pessoas interessadas pela raça, esperemos que seja em prol de um bom trabalho. Em relação ao Espanhol que " ... andou à cata dos melhores ..." gostava de saber onde ele mora para ver onde estão os BONS????????!!!!! isto é ridiculo !!
Quando alguém tem interesse em alguma raça o que penso que seja mais correcto é irformar-se no Clube Português de Canicultura (entidade máxima da canicultura em Portugal), Associação ou Clube de raça, pesquisa na internet por criadores, consultar revistas da canicultura, etc...
Posso garantir que graças ao trabalho árduo de alguns criadores e da "nossa" Associação (ACRA) que tem feito um excelente trabalho em prol do "nosso" Rafeiro, a raça actualmente está em grande progresso em PORTUGAL e não precisa de Espanhois, Franceses, Americanos, Chineses, etc, para a salvar, precisa deles sim para a estimar, admirar....
Estou ao inteiro dispor para explicar, informar, responder a todas as questões relacionadas com o Rafeiro do Alentejo.[/color]
canildepaiopires
Membro Júnior
Contacto:

sexta fev 14, 2003 12:52 am

Estou ao inteiro dispor para explicar, informar, responder a todas as questões relacionadas com o Rafeiro do Alentejo.
Abraços Cinófilos,
Helena
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta fev 14, 2003 1:01 am

canildepaiopires Escreveu: Quando alguém tem interesse em alguma raça o que penso que seja mais correcto é irformar-se no Clube Português de Canicultura
Soube há pouco tempo de um caso lastimável em relação a um criador registado no cpc... nem sempre se pode confiar.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 14, 2003 1:09 am

Helena,

Só falta mesmo dizer que foram os ingleses a safar o nosso Serra naquela altura em que estava "abandonado", como já ouvimos certas personagens dizer .... E que belo trabalho fizeram ... mais um pouco que criavam era um novo Serra, mas enfim, foram eles a salvar o Serra (ainda vão-me é explicar salvar de que maneira).

Kroz
Soube há pouco tempo de um caso lastimável em relação a um criador registado no cpc... nem sempre se pode confiar.
Isso é verdade, estar registado no CPC não é garantia, mas sempre é um bom ponto de partida. Depois há é que visitar, conversar com o criador e tirar as nossas proprias conclusões
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
canildepaiopires
Membro Júnior
Contacto:

sexta fev 14, 2003 1:27 am

Minha estimada Sra.
o que eu disse foi exatamente o contrário, não precisamos de estrangeiros para salvar o Rafeiro do Alentejo, pois quem o tem salvo são os PORTUGUeSES, pessoas que amam a raça e não aqueles que pensão em €.
Muito obrigado pela sua resposta,
Helena
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 14, 2003 1:36 am

Minha estimada Sra.
o que eu disse foi exatamente o contrário, não precisamos de estrangeiros para salvar o Rafeiro do Alentejo, pois quem o tem salvo são os PORTUGUeSES, pessoas que amam a raça e não aqueles que pensão em €.
Er .... Helena,

Se esta mensagem era para mim, penso que não percebeu a minha intervenção.
Concordo consigo a 100% e a minha mensagem foi em tom ironico
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
canildepaiopires
Membro Júnior
Contacto:

sexta fev 14, 2003 1:38 am

Não te conheci pelo nome de Cindel, ... desculpa foi sem intenção, bjs,
Helena
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 14, 2003 1:40 am

Não te conheci pelo nome de Cindel, ... desculpa foi sem intenção, bjs,
Helena
Pois, bem me parecia que não passava de um mal entendido :) No problem

Cumprimentos aí para casa e bem vinda ao forum
Última edição por CindelP em sexta fev 14, 2003 1:43 am, editado 1 vez no total.
canildepaiopires
Membro Júnior
Contacto:

sexta fev 14, 2003 1:43 am

Para a Cindel:
Fiquei com os cabelos em pé quando vi aquilo sobre o Rafeiro, sabes que sou defensora desta raça e detesto que venham dizer que os estrangeiros é que salvam as raças Portuguesas ou que têm grandes máquinas, é só vermos as fotos que vê-se a porcaria q têm. Como por exemplo Serras malhados, etc...
Helena
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 14, 2003 1:51 am

Para a Cindel:
Fiquei com os cabelos em pé quando vi aquilo sobre o Rafeiro, sabes que sou defensora desta raça e detesto que venham dizer que os estrangeiros é que salvam as raças Portuguesas ou que têm grandes máquinas, é só vermos as fotos que vê-se a porcaria q têm. Como por exemplo Serras malhados, etc...
Helena
Pois sei ! É o mesmo quando abrimos sites de criadores de Serras no Reino Unido e nos paises nordicos.
Irra que nem sei o que aquilo parece.
Mas é claro, eles é que sabem, e ainda têm a lata descarada de falar como falam dos cães criados aqui em Portugal ... Pena que muitas vezes falte um espelho em casa.
Ou entao ainda vamos a Itália pedir para usar aquele serra de pelo curto nosso conhecido como reprodutor .....

Vamos ver como corre com a raça no EUA, se bem que já sabes como aquilo está e quem julga a monografica deles agora em Abril ...
Mas às tantas sou eu que tenho a mania da perseguição e que vejo fantasmas.

Mas já agora, Helena, como está o Rafeiro do Alentejo além fronteiras ? Confesso que pouco sei desta raça além fronteiras.
Dentro de Portugal confesso que tenho visto a raça a crescer, e a crescer bem !
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sexta fev 14, 2003 2:02 am

Algum de voces, na qualidade de simples ignorantes desconhecidos, já tentou contactar o CPC?
Pois, eu já! E olhem que resposta... "no comments"!!!

Pior, só as Federações portuguesas de desportos amadores, e mesmo assim nem todas....

Como simples (e maniaca) frequentadora de exposições caninas nacionais, acho que as nossas raças estão pouco salientadas, e não pelos criadores, mas pela conjuntura no geral.

Portanto, esta minha crítica vai para o Status Quo, não para os poucos e honestos defensores das nossas raças. É que apesar de ter um Shar-Pei neste momento, eu sou uma fanática das nossas raças.

Quanto ao rafeiro alentejano, a conversa que mencionei ocorreu há alguns anos. Recentemente tive o prazer de ver alguns numa exposição, lindérrimos, e permitam-me que me gabem... um dos filhotes saltou para o meu colo, deixando os donos contristados e a mim muito vaidosa... só não o comprei porque não tenho condições para um animal daqueles.

Quanto ao Serra da Estrela, acho que o Canil dos XXX XXXXXX sempre fez um bom trabalho, tem na minha família clientes de há que anos....

Esta minha "arenga" vem do facto de me ter caido nos braços uma Shar-Pei.

Bolas! Será que agora um bom status na sociedade portuguesa exige uma boa casa, vivenda ou duplex, um BMW (sem ofensa para os que gostam deste carro, eu tenho um nissan), um ou dois filhos e um cão de "marca" estrangeira, quanto mais exótico melhor?

Só faltava as Tias começarem a usar Lulus da Pomeranea ao pescoço... e se calhar não usam porque não os conhecem.

PUXAR pelas nossas raças! e já agora, uma lamechice, que espero me perdoem.

Há por aí algum criador de cães da Serra d'Aires? Preferencialmente de cor creme? Não que eu vá comprar, não tenho espaço, mas tenho tantas saudades desses "sonsinhos" arrogantes e tão doces....
Responder

Voltar para “Cães”