Pedido de conselhos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

o-riscas
Membro Júnior
Registado: domingo jul 23, 2006 10:52 pm

domingo jul 23, 2006 10:56 pm

Ola

Eu tenho 2 gatas com 2 anos.
São extremamente meigas, pode fazer-se tudo delas.. inclsusivamente sabem pedir colo e tudo. Super amorosas e super agarradas a nos em casa, especialmente a minha filha de 3 anos.

Hoje deram-me um gatinho de 3 meses arraçado de persa... e não sei muito bem como proceder.
Quando cheguei a casa, as minhas gatas começaram a soprar para ele e fugiram com medo a esconder.se.
ja o deixei andar no meu quarto em cima da minha cama de modo a que elas pudessem começar a sentir o cheiro.
Ja o coloquei juntamente com as pedrinhas dele, comida e agua num quarto separado.. mas estou com receio que eles nao se deem...
O gatito ja se habituou a todos os cantos da casa.. mas ainda nao o deixei chegar-se a elas pois tenho medo que elas se atirem a ele..
Alguem me pode dar dicas de como fazer????
Se costuma demorar mto tempo ate que se habituem???

obrigada!
F_Maia
Membro Veterano
Registado: sexta jun 16, 2006 2:04 pm

domingo jul 23, 2006 11:11 pm

Leonildecarvalho Escreveu:http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... =mantinhas

Trocar mantinhas para começarem a reconhecer os cheiros de um e outro... separá-los temporariamente para se cheirarem por debaixo da porta... e então quando estiver em casa, deixá-los juntos para se irem sociabilizando gradualmente . Nunca esquecer de dar mimos sempre primeiro ao gato que já era residente . Nunca fazer festinhas ao novo elemento e depois ao outro... sempre primeiro o que já tinha e só depois ao novo!

Importante cortar as unhas a ambos para não se ferirem muito...
<p><strong>A minha assinatura anterior era bem menos interessante que esta....</strong></p>
o-riscas
Membro Júnior

domingo jul 23, 2006 11:28 pm

Obrigada pela resposta.. eu ja levei o gato novo aos sofas.. a todo o lado onde as minhas gatas ja dormiam de modo a que ficasse la o cheiro dele...

Esta noite vou ter de deixar o pequenino fechado num outro quarto porque as minhas gatas dormen sempre em cima da minha cama.. em cima da minha cama o pequenito ja esteve para que ficasse la o cheiro dele.

Mas tenho mto medo de os deixar juntos....
Eu tou em casa sempre.. mas tenho medo que elas se virem ao pequenito.
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

domingo jul 23, 2006 11:41 pm

Tente colocá-lo na transportadora fechada e depois deixar que elas se aproximem para o verem e cheirarem.
o-riscas
Membro Júnior

domingo jul 23, 2006 11:58 pm

acabei mesmo agora de fazer isso.. estive um pouco na sala connosco na transportadora... as minhas gatas cheiraram-no e bufaram ... acabaram uma por se afastar a olhar para ele e a rosnar.. e a outra fugiu com medo para um outro quarto.. vou afzer isto todas as noites para ver....

Quero mesmo que se habituem a presença dele porque quero msmo ficar com este gatinho
SuperAnimais
Membro
Registado: quarta jun 21, 2006 12:38 am
Contacto:

segunda jul 24, 2006 11:28 am

em grande parte dos animais o funcionamento e a aceitaçao de um novo membro demora sempre um bocado, temos que tomar algumas atitudes de risco, pois eles safam-se por eles e muitas vezes é mais facil do que pensamos.

É normal que cada um queira manter o seu território, mas depois de tar tudo definido e de se respeitarem, a aceitação será mais facil.

Solte o gato ao pé dos outros e sempre que vir uma reacção má faça algo de desagradavel aos que estão a agir mal (como burrifar agua para cima deles).
o-riscas
Membro Júnior

segunda jul 24, 2006 2:50 pm

Obrigada pelas vossas respostas...
vou tentar fazer isso... so que o pequenino é mesmo pequenino.. tenho medo que o magoem.. mas vou arriscar...
Ontem notei ainda que quando fazia festas as minhas gatas e como tinha o cheiro do pequenito elas bufaval e davam-me pataditas... hoje ja noto que nao fazem isso.. cheiram-me as maos.. mas nada mais.. ha pouco estavam as duas a dormir em cima de uma das camas.. eu levei la o pequenito sem o largar.. elas olharam mto curisosas, ficaram mutio atentas mas nao bufaram.. logo a noite tento novamento.

obrigada
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

segunda jul 24, 2006 2:58 pm

Boas,

Prepare-se para ter o gato separado das gatas por uns tempos... mas só qd não estiver em casa... até lá mantenha-os juntos smp que possível e se tiverem sob vigilância.

Faça uma pesquisa aqui neste fórum, tem muitos conselhos sobre juntar gatos c gatos ;)

Vai tudo correr bem.
o-riscas
Membro Júnior

segunda jul 24, 2006 10:42 pm

So mesmo para dizer como e que as coisas estao a correr....

Levei o pequenino que se chama Riscas para a sala.. como ele me adora, ficou o tempo todo deitado no sofa ao meu lado.. mas o mais importante de tudo e que estiveram os 3 no mesmo espaço muito embora se soprassem...
Alias.. o mais pequenino e quem mais sopra..
ja por duas vezes as minhas gatas se quiseram chegar a ele.. so que ele começa a rosnr e a soprar e aí elas tambem o fazem e fogem.

Mas á noite ja os pus a comer na mesma divisao.. as duas no espaço habitual.. e ao riscas num prato separado do outro lado da divisão, mas na mesma.
As minhas estavam muito serias a olhar.. mas nao rosnaram...
Todas as noites os vou deixar aos 3 na sala...
espero que se começem a dar bem rapidamente................... costuma ter de deixar o pequenino fechado numa divisao durante a noite,,,

durante o dia sempre que mexia no riscas ia logo de seguida fazer festas as outyras duas para que sentissem o cheiro...

Agora deixei ao riscas as duas almofadas onde as outras duas gatas dormiram de tarde

Digam.me se fiz bem ou nao.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jul 24, 2006 10:46 pm

Até agora, parece estar tudo em ordem... ;)

Não se esqueça de cortar/aparar as unhas dos residentes (felinos, obviamente :p ) e do gatucho "mai novo" ;)

Boa sorte...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
o-riscas
Membro Júnior

segunda jul 24, 2006 10:52 pm

Ah pois e... isso eu ainda nao fizzzz... mas e preciso.. para o caso de se pegarem nao e???

Eu penso muitas vezes nisso.. se uma das minhas se atira a ele.. ainda o desfaz.. ele é tao pequenino.. é so pelo...
e as minhas sao umas gatarronas....
o-riscas
Membro Júnior

terça jul 25, 2006 8:38 am

Ola

Esta manha, abri a porta do quarto onde ficou o riscas.. as outras duas ficaram logo no corredor muito serias a ver o que acontecia..

Ele bebe e curioso que é.. começou logo a andar pelo corredor sendo que cada vez que batia os olhos nelas fugia a sete pes la para dentro...
O que me quer parecer.. e que a minha gata maior.. o quer atacar,,, porque começa a andar muito rasteirinha para ele.. sem bufar nem nada,.. se ele se mexe ela vai atras muito rasteirinha... parece-me mesmo que esta naquela posição de ataque.. e eu meti-o de novo no quarto.. nao fosse acontecer alguma coisa..
F_Maia
Membro Veterano
Registado: sexta jun 16, 2006 2:04 pm

terça jul 25, 2006 9:45 am

Primeiro que tudo, corte-lhes as unhas a todos, como já foi dito pela Leonildecarvalho, para evitar males maiores! Depois, vigie a gata quando ela está rasteririnha mas não a impeça de ir ter com o gatinho...se vir que ela então vai fazer-lhe mal ou atacá-lo, borrife-a com água ou zangue-se com ela com firmeza! Eles vão ter que definir o território, por isso é normal que se bufem e que haja umas "pataditas de amor" entre eles, você só tem é que estar atento para evitar que essa definição de território seja violenta!
Mas isto tudo já foi dito e eu só estou a repetir o que disseram... ;)
<p><strong>A minha assinatura anterior era bem menos interessante que esta....</strong></p>
o-riscas
Membro Júnior

terça jul 25, 2006 9:53 am

sim sim.. eu vou aparar as unhas mas como so vou leva-los no sabado ao veterinario, ando mais cuidadosa agora.

por acaso pensei que fosse mais facil uma vez que as minhas duas coabitaram sempre no mesmo espaço sem problemas.. alias.. andam sempre juntas.. mas la esta.. elas vieram as duas bebes.. ao mesmo tempo para casa...

obrigada a todos.. eu vou colocando novidades.
o-riscas
Membro Júnior

quinta jul 27, 2006 8:32 am

o-riscas esta a ficar lindissimo!! Tenho que lhe tirar umas fotos e colocar aqui para voces verem
Abusador........................ so quer brincar e pouco se rala se as outras lhe bufam ou não!!!!

Quanto as outras.. bem,... continuam a bufar, principalmente a maior! Mas o puto.. como eu carinhosamente lhe chamo, ja passa quase o dia todo a solta.. elas vem ao pe dele... bufam.. vao embora... voltan.. e andam nisto... quando ele vai +para a cozinha... ai e que esta tudo estragado.. elas passam-se.. eu acho que é por ser na cozinha quie elas tem a comida.

De noite ele dorme ainda no quarto dele claro.. mas de manha quando lhe abro a porta a primeira coisa que as gatas fazem, principalmente a maior, é ir ao quarto comer a comida dele e deitar-se onde dormiu.
Ora eu não sei se devo deixa-la fazer isto ja que ela nao o deixa a ele comer no sitio dela e esta sempre a bufar..
Não sei muito bem o que fazer...

Bom.. eles ja se toleram melhor.. embora ainda estejam longe de brincarem uns com os outros ou darem-se bem :(
Responder

Voltar para “Gatos”