Urgente - Ajuda para tratar coelha

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
MAGG
Membro Júnior
Registado: segunda abr 08, 2002 7:46 am

quarta fev 12, 2003 6:11 pm

A minha coelhinha está com uma infecção num olho. :( Já fui ao veterinário e ele disse-me que a infecção era provocada por uma bacteria, a Pasteurella. Receitou-lhe gotas para os olhos, um analségico e um antibiótico. Disse-me também que tinha que fazer o tratamento o mais certo possível para curá-la rapidamente, evitando assim a passagem da infecção para o outro olho ou para as vias respiratórias.
As gotas eu consigo pô-las sem grande problema, o pior são os outros dois. Tenho que os dar, com uma seringa, na boca (o antibiótico é dissolvido em sumo) e não consigo. A pateta é muito irrequieta e quando não quer uma coisa é muito dificil conseguir dela o contrário.
Como fazê-lo?? Qual é o sumo que os coelhos, geralmente gostam mais??
Preciso que alguém me ajude, não quero que a infecção alastre e para isso tenho que lhe conseguir dar pelo menos o antibiótico.

Agradeço, desde já, qualquer ajuda.
sararp
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 11:01 pm
Localização: 1 cão Serra da Estrela, 1 gata, 3 tartarugas, 3 coelhos anões

quarta fev 12, 2003 11:25 pm

Oi! eu tenho 2 coelhinhos e os 2 têm essa doença (um trouxe da loja e pegou ao outro). Realmente convém q sigas à risca o tratamento porque convém q a doença não evolua. existem umas vitaminas chamadas anima strath (ou qualquer coisa do género) q se dissolvem na água. para além de lhes fazerem muito bem no período de recuperação, eles gostam muito. talvez consigas q ela tome o medicamento misturado com essas vitaminas... não sei, é uma sugestão! se precisares de mais alguma coisa diz, se eu puder ajudar terei muito gosto!
misaac
Registado: domingo mar 31, 2002 11:12 pm

quarta fev 12, 2003 11:27 pm

Não é facil dar medicamentos na boca a coelhos por quem não está hituado, mas uma pessoa experiente dá-os muito bem. Abraça-lo pela barriga e dorço e segura-lo pelas orelhas para que ele não fuja com a boca e assim dar-lhe com a seringa devagar de modo que ele vá engolindo.E desta forma dá-se facilmente com um bocadinho de jeito todos os medicamentos na boca.Espero ter ajudado e que o consiga fazer sem grande dificuldade pois eu já o fiz por diversas vezes por mais nervoso que o coelho seja.Se se tem de fazer e não há outra alternativa usa-se mais um bocadinho de energia conforme o tipo de animal e trata-se mesmo sem molestar o animal.Pelo que diz, se o tratamento não for bem seguido não é fácil a cura. Boas melhoras para o coelhinho.
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

quinta fev 13, 2003 12:12 am

O meu Gaspar também teve pasteurela mas não morreu dela ;-) Depois de diagnosticado teve uns bons e felizes 4 anos comigo (adoptei-o numa associação, nunca se soube a idade).

Antes esta doença era praticamente mortal, agora já não é bem assim. Vai haver meses em que a tua coelha vai estar bem, outros em que não. Só vais ter de ter mais atenção com ela, porque ela fica fisicamente mais sensível.

Em relação a dar o medicamento, eu faço assim:

Coloca o medicamento na seringa, pronto a usar.
Agarra numa toalha de mãos (ou maior) e põe a tua coelha "a jeito".

Senta-te no chão com as costas contra uma parede.

Depois, agarras na toalha e "embrulhas" a tua coelha nela, de forma a prenderes as suas patas. Encosta-a ao teu peito e flecte as tuas pernas, ficando parte do corpo dela no teu peito mas o resto entre as tuas pernas para conseguires controlar melhor as patas e os movimentos. Aperta o corpo dela entre as tuas pernas (sem a magoar, claro!)

Se fores dextra, agarras na cabeça dela com a mão esquerda e colocas a seringa na mão direita. Coloca a seringa entre os dentes dela e o canto da boca. Ela vai abrir a boca, porque não acha piada à seringa.

Aproveita quando ela abre a boca, enfias a seringa um pouco mais para dentro e começa a carregar.

Não hesites muito porque senão ela muda de posição. Tens de ir carregando porque assim ela concentra-se no líquido que está a entrar na boca em vez da seringa que está a chatear.

Tens de lhe dar tempo para engolir (não carregues tudo de uma vez, excepto se for pouco e couber na boca dela). Então, voltas a colocar a seringa na boca e assim sucessivamente.

Vai falando com ela num tom doce, acalmado-a, faz-lhe festinhas...

No final, dá-lhe uma guloseima :-P

Se estiveres na zona de Lisboa, posso mostrar mesmo como se faz. Se tiveres webcam, também.

Já agora, qual é o antibiótico?

Qualquer coisa manda-me um email: [email protected]

Outros conselhos:

Respeita MESMO os horários do antibiótico. Isso faz diferença. Tem atenção à higiene da gaiola. Tem de estar limpa e arejada (pasteurela desenvolve-se melhor em meios húmidos).

A tua coelha está numa fase mais sensível. Repara se come, se as bolinhas que ela faz são normais (tamanho habitual), se come aquelas parecidas com os "rins" que são mais moles...repara se tem altos no corpo (tipo abcessos)...

Outra coisa, em relação aos olhos, não toques com a "pepita" ou a ponta do tubo do medicamento no olho...se fizeres desinfecta.

Se tiveres outro coelho em casa tens de o isolar, senão ele também vai apanhar.

Desculpa isto ser um pouco desorganizado...qualquer coisa DIZ! MESMO, tá?

Ao princípio vais achar que não está a correr bem, que tu é que és trapalhona, depois ganhas o hábito (assim como ela) e já fazes isso bem e rapidamente.

Que ela fique boa!!!

maria
MAGG
Membro Júnior
Registado: segunda abr 08, 2002 7:46 am

quinta fev 13, 2003 11:52 am

Obrigada pelas dicas. :D
Eu tentava dar-lhe o antibiótico quando ela estava na gaiola, assim não tinha muito por onde fugir. Ela não gosta que peguem nela, mas de qualquer maneira vou tentar.

O antibiótico é o "Baytril" (creio que é assim que se escreve). A Pateta tem que tomar um comprimido de 12 em 12 horas. A veterinária receitou uma dose mais forte porque ela está um bocadinho pró gordita, como esteve sempre bem fisicamente, talvez atacando a infecção de um modo mais forte se conseguisse vencer a bactéria e sendo ela uma rebelde, é já a contar com o desperdício.

Onde se compra as vitaminas anima strath, é numa loja de animais?

O que utilizaram para dissolver os comprimidos?

Depois conto como correu.
sararp
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 11:01 pm
Localização: 1 cão Serra da Estrela, 1 gata, 3 tartarugas, 3 coelhos anões

quarta fev 19, 2003 12:34 am

OI!
geralmente encontro essas vitaminas em lojas para animais ou na veterinária. eles gostam muito, é tipo um sumo para eles!! e faz-lhes bem!

boa sorte com a tua coelhinha!
Barbie
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:53 pm
,Luigi;Ramella;Pi,Pedro Lua,Mia,Igor,Ines,
Caldo,Canja,Saruxska,
Andreia

quarta fev 19, 2003 1:40 am

[quote=MAGG]

[/quote]

Existem essas vitaminas em "xarope" e em capsulas..Encontra-se em pet shops como ja referiu a Sararp..para dar ao coelhinho talvez seja melhor o xarope e misturar num pouco na agua ou ate mesmo na raçao
OS animais costumam gostar (dá para quase todos os animais de estimacao)..´tem uma consistencia tipo mel...
Melhoras para o seu coelhinho.. :)
Barbie
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:53 pm
,Luigi;Ramella;Pi,Pedro Lua,Mia,Igor,Ines,
Caldo,Canja,Saruxska,
Andreia

quarta fev 19, 2003 1:43 am

[quote=MAGG]

[/quote]

Existem essas vitaminas em "xarope" e em capsulas..Encontra-se em pet shops como ja referiu a Sararp..para dar ao coelhinho talvez seja melhor o xarope e misturar num pouco na agua ou ate mesmo na raçao o suficiente para ele comer/beber na hora.
OS animais costumam gostar (dá para quase todos os animais de estimacao)..´tem uma consistencia e aparencia tipo mel...
Melhoras para o seu coelhinho.. :)
Responder

Voltar para “Exóticos”