Chinchilas na Madeira

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
BdM
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos, Chinchilas, Furões, Petauros do Açucar, Degus, Hamsters ( vários tipos), Psitacídeos e peixes
Contacto:

domingo fev 09, 2003 8:52 pm

Olá!
Barbie Escreveu: aproveitando me dessa fuga do assunto..apanho a sua boleia e pergunto ao presidente do clube portugues de chinchillas qual a razao que está proibido o comercio de chinchillas na ilha da madeira.
obrigado
xanda
Respondendo à Barbie, as informações que tenho é que consideram as Chinchilas, esquilos, etc como espécies que podem ameaçar a fauna autoctone (a residente) o que acho um bocado incrédulo pois as Chinchilas não sobreviviam se fugissem para o exterior...

E assim, todas essas espécies são proibidas na Ilha da Madeira!

É mais outra daquelas leis portuguesas que são, no mínimo, estranhas...

Que fazer? :?:
Barbie
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:53 pm
,Luigi;Ramella;Pi,Pedro Lua,Mia,Igor,Ines,
Caldo,Canja,Saruxska,
Andreia

segunda fev 10, 2003 9:12 am

Última edição por Barbie em quinta mar 09, 2006 10:01 am, editado 1 vez no total.
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

terça fev 11, 2003 12:19 am

Há coisa que eu ainda não percebi e que de certa forma tem a ver com o caso.

Eu tinha ideia que as chinchilas eram consideradas uma espécie em vias de extinção. Isso foi alterado? Será que na Madeira ainda há alguma lei regional obsoleta?

Outra questão: e o caso do tucano? Como já disse algures, pensei que não era possível comercializar tucanos e vi um aqui perto de casa numa gaiola minúscula...

obrigada

maria
Barbie
Membro Veterano
Caldo,Canja,Saruxska,
Andreia

terça fev 11, 2003 2:22 am

Última edição por Barbie em quinta mar 09, 2006 10:02 am, editado 1 vez no total.
BdM
Membro
Localização: Gatos, Chinchilas, Furões, Petauros do Açucar, Degus, Hamsters ( vários tipos), Psitacídeos e peixes
Contacto:

terça fev 11, 2003 9:21 pm

Há que ver as coisas por dois aspectos:

- As Chinchilas estiveram em perigo de extinção no seu habitat natural, não se fala em extinção, neste caso, como o desaparecimento do animal.
As chinchilas não estão em vias de desaparecer. Mas o animal em estado selvagem esteve em perigo.
Pelas últimas informações que tive, agora já existem vários milhares em reservas naturais e o governo do Chile considera as chinchilas especie protegida desde a segunda década do séc. passado.

O caso do tucano é igual. Se for uma ave criada em cativeiro, anilhada à nascença, etc não é proibido comercializar. Coloca-la numa gaiola minuscula é estupidez do dono da loja!

Daí eu ter referido a criação de animais como uma maneira de proteger o mesmo animal no estado selvagem. Até porque, para animal de estimação, o animal criado em cativeiro tem mais qualidade do que o capturado em estado selvagem.

... Mas não quero voltar à mesma questão das criações! ;)

Houve um caso da loja MIAU-MIAU, da Ilha da Madeira, que importou do continente duas chinchilas e as autoridades não autorizaram a venda nem a permanência na ilha da Madeira. O dono da loja entrou em contacto com o Clube Chinchila Portugal que escreveu uma carta explicando que uma chinchila criada em cativeiro não sobrevivia nem constituia nenhuma ameaça a fauna.
As autorizades não aceitaram as justificações do senhor e obrigaram a devolução das Chinchilas para o continente.

É tudo uma questão de leis e contra essas pouco ou nada há a fazer.
Barbie
Membro Veterano
Caldo,Canja,Saruxska,
Andreia

terça fev 11, 2003 11:48 pm

Última edição por Barbie em quinta mar 09, 2006 10:02 am, editado 1 vez no total.
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta fev 13, 2003 4:08 pm

Olá!
Não costumo participar deste fórum mas ontem ao vêr este tema não pude deixar de dizer qualquer coisa. O que se passa é que as espécies exóticas (i.e. que não pertencem ao lugar geográfico onde no momento se encontram) podem, ao serem libertadas ou abandonadas na natureza, tornar-se infestantes competindo e eliminando a flora e fauna que são próprios do local em questão. Sugiro que leiam o artigo do seguinte link:
http://www.naturlink.pt/canais/artigo.a ... &iLingua=1
Podem encontrar mais informações ainda nos artigos disponíveis a partir desse mesmo artigo.
Não estou a afirmar que se as Chichilas fossem soltas ou fugissem na Madeira se tornariam infestantes mas a verdade é que muitas outras espécies inicialmente consideradas inofensivas foram introduzidas em ilhas com consequências extremamente negativas para a fauna e flora autóctones. Para autorizar as Chinchilas na Madeira teria de ser feito algum controlo sobre quem as tinha de forma a garantir que eram donos responsáveis. Esta lei não é, ao contrário do que possa parecer, descabida, tem como objectivo a preservação do património natural. Mas é no mínimo curioso pensar que muitas infestantes são plantas de jardim muitas vezes introduzidas por motivos unicamente ornamentais e sobre estas introduções não parece haver muito controlo...
Barbie
Membro Veterano
Caldo,Canja,Saruxska,
Andreia

quinta fev 13, 2003 8:23 pm

Última edição por Barbie em quinta mar 09, 2006 10:03 am, editado 1 vez no total.
BdM
Membro
Contacto:

domingo fev 16, 2003 12:05 pm

Pois, como expliquei anteriormente, as chinchilas muito dificilmente se iriam adaptar a um habitat exterior qualquer.
Alguém que tenha uma chinchila sabe das restrições alimentares que estes animais têm e se estes fossem soltos, depressa morreriam com problemas de intestinos.

Se fosse chinchilas trazidas do seu habitat natural, era provável que se adaptassem nas partes mais altas da ilha.

O problema da lei é que generaliza. Mas esse é o problema de muitas leis...

Eu compreendo que muitos animais (por exemplo os esquilos coreanos) possam constituir ameaça. Mas por exemplo os coelhos são uma grande ameaça... Na austrália há locais onde os coelhos levados pelos homens para a ilha causaram severos estragos e são considerados pestes.

Eu, nos estados Unidos ficava encantado com os esquilos coreanos (chipmunks como eles lá chamam) e amigos meus americanos olhavam para mim como se eu fosse maluco quando dizia que se vendia daqueles animais nas Pet Shops. Eles diziam-me "leva-os todos porque cá são como ratos"!!!

Acho que o problema é que devia de haver pessoas a controlar os animais. Teria de haver uma espécie de registo para responsabilizar os donos.
O que as autoridades estão preocupadas, e com razão, é o desaparecimento das espécies que existem na ilha e aí eu concordo com eles, mas depois parece que as leis são feitas assim um bocado em cima do joelho e com interesses politicos... um disparate!
:roll:
Responder

Voltar para “Exóticos”