primeira iguana...duvidas e koncelhos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

sábado jul 22, 2006 12:46 am

Ceros Escreveu: Ok, esqueçam, em letras minusculas, e não estou a exagerar, tive de ler com uma lupa, diz UV-A e UV-B...
Mas emitir UVBs não quer dizer que seja suficiente. A percentagem de UVBs é fulcral. Pelo que vi, essa lâmpada emite até 5% de UVB o que a torna indicada para iguanas. De futuro fique com essa referência.
Já agora, aconselho a que escreva na lâmpada a data de início de uso para não se esquecer daqui a 6 meses de a trocar.

Sim, certo. Deve ser desligada de noite.

Quanto ao aquecimento, recomendo a de cerâmica pois as de IV duram muito pouco no liga/desliga do termostato e num ambiente tão húmido quanto o terrário de uma iguana isto é uma combinação mortal pois com a condensação tem tendência para arrebentar.

Já agora esclareço que ambas causam queimaduras.
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

sábado jul 22, 2006 12:58 am

claro que ambas causam queimaduras, mas a de cerâmica não causa 'escaldões' uma vez que não emite raios de luz de qualquer tipo...

a de cerâmica provoca queimaduras se estiver demasiado próximo da iguana e a fonte de calor for muito forte. mas as de infravermelhos são um pouco piores pois para alem do calor têm os raios. o animal deve ser habituado aos raios infravermelhos... á razao de mais um minuto por dia...

fonte: Guia dos Animais de Terrário (Habitat Editora)
rbl
Membro Veterano

sábado jul 22, 2006 2:53 am

Não sei o que é que queres dizer com "escaldões"... se te referes a uma queimadura por radiação não calorífica, a de infravermelhos também não a faz pois não emite raios nesse comprimento de onda.
Isso está reservado a lâmpadas com aplicações medico-terapeuticas.
mafia_69
Membro Veterano

sábado jul 22, 2006 4:40 pm

volto a dizer:

fonte: Guia dos Animais de Terrário (Habitat)
Ceros
Membro Júnior
Registado: sábado jul 26, 2003 9:06 pm

domingo jul 23, 2006 12:51 am

Ok, já sei onde a Sra. da loja foi buscar a ideia que se devia dar ovo e frango ás iguanas...

[url]http://virtualbooks.terra.com.br/bichos ... ntacao.htm[/url]
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

domingo jul 23, 2006 4:06 pm

Existe muita controversia neste assunto, pois antigamente, quando se sabia menos sobre iguanas, elas eram alimentadas, por muita gente com comida para cão, o que levava a problemas renais e menos tempo de vida, neste momento acredita-se que as iguanas, são 100% vegetarianas, embora no estado selvagem, como oportonistas que são, se encontrarem insectos num fruto ou folha, não recusam e como isso é ocasional, não é prejudicial á saude da iguana.
rbl
Membro Veterano

segunda jul 24, 2006 6:41 am

mafia_69 Escreveu: volto a dizer

fonte Guia dos Animais de Terrário (Habitat)
E isso quer dizer o quê? Que qualquer coisa que apareça num livro é verdade e coisas como erros de tradução são impossíveis de acontecer?
mafia_69
Membro Veterano

segunda jul 24, 2006 2:53 pm

não rbl. precisamente o contrário. como a informação não é de minha autoria nem tenho a certeza de estar correcta coloquei a fonte.

é obvio que não é por estar num livro que está correcto...
L30N
Membro
Registado: domingo jul 03, 2005 2:10 am

quinta jul 27, 2006 1:21 pm

prefiro arriscar a 100% numa alimentação vegetal variada... fiko mais certo d k ela n vai passar mal nos anos vindouros :) posso agradecer ao ppl deste forum por agr a minha iguana tar mt mais saudavel e a crescer :D
Gren
Membro
Registado: terça jul 25, 2006 10:10 am

sexta jul 28, 2006 9:44 am

uma vez que a iguana pode atingir 1.80 deves penssar urgentemente num novo terrario e escusas de dar minhocas á iguana pois é vegetariana, dalhe uma dieta variada de legumes com calcio, mantem sempre um recipiente de agua fresca compra um termometro e um higrometro para medires o nivel de humidade, pois é muito importante numa iguana tens que ter luz de UVA-B infravemelhos tambem ajuda a fazer a digestao tb podes conprar uma luz nocturma para ajudar a subir a temperatrura nocturna mas ceramica é melhor, e as pedras já tive maus resultados com elas pois estao em contacto directo com o animal e pode provocar quimaduras antes de comprares o animal axo que devias ter colucado as duvidas e se ela ainda n como nos primeiros dias é normal pois pode estar ainda um pouco desconfortavél com a viajem ou ainda n se adaptou ao terrario se ela n continuar a comer tapa o terrario com um pano para ela se sentir mais protegida,iguana é um animal muito dificil de tratar requer muita paciencia e muitos cuidados diarios conehço muitos finai tristes espero que n venha a ser o teu desculpa lá o sermao ;)
boa sorte para ti e para a tua iguana :D
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”