Exposições - O que é preciso?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
tiloading
Membro Veterano
Registado: sábado jun 24, 2006 5:49 pm

quinta jul 27, 2006 11:45 am

Olá!!!!!!!!!!!!!!

Gostava de saber o que é preciso para participar em exposições de aves, em particular de periquitos. Quais são os critérios do juri? Como posso saber se os meus periquitos tem algum potencial?

Além disso, os meus periquitos não são anilhados e nem sei como é que isso funciona. não são periquitos de criador, são filhotes de uma periquita que entrou pela casa da minha irmã a dentro e um periquito de um azul turquesa como nunca vi com as manchas na cara perfeitas e simétricas.
Acho que este tinha potencial...

Alguém tem este tipo de informações? ;)
pedronunoribeiro
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 9:32 pm

quinta jul 27, 2006 2:30 pm

olha... os critérios do júri não sei mas sei que não é para qualquer tipo de periquitos as exposições ( não desvalorizando os seus).

Porque acho que têm de estar anilhados, o sr tem de pertencer a um clube ornitólógico, os piriquitos têm de ter determinado porte e uma apresentação rigorosa ( plumgem brilhante etc...)

corrigam-me se estou enganado :p

cumprimentos,

sei que não consegui ajudar mto mas pronto tentei.... :p
tiloading
Membro Veterano

quinta jul 27, 2006 3:49 pm

E será que tem alguma vantagem ter os periquitos anilhados?

Entretanto, tive a ver fotos de periquitos que já ganharam prémios, e achei que o manel, o pai dos meus (os meus não têm postura nenhuma e são arrafeirados, nunca cheguei a pensar neles), tem uma cor e um porte exemplar e de meter repeito. Mas coitado, sofre de violência doméstica. A Maria, bate-lhe. Por exemplo, quando ele não lhe leva comida ao ninho, ela sai num estante, dá-lhe uma coça, e ele vai imediatamente tratar da comida... 8)

Entretanto fica sem algumas penas...
pedronunoribeiro
Membro Veterano

quinta jul 27, 2006 7:05 pm

Os piriquitos devem estar anilhados para se saber a que clube ornitológico pertence, o ano de nascimento etc....

Se esse seu piriquito tem bom porte então não deixe que os outros o "estraguem". ( mas também não vai levar um só periquito para a exposição pois não? ;) não compensa.

cumprimentos,
tiloading
Membro Veterano

quinta jul 27, 2006 7:09 pm

Eu nunca me meteria em exposições... Ainda por cima com um periquito que além disso não é meu...

Era só curiosidade. Já agora, e você, tem aves a participar em exposições :?:
tiloading
Membro Veterano

quinta jul 27, 2006 7:11 pm

E já agora, a MAria não é agressiva, pôe é o marido na linha sempre que ele não cumpre o seu serviço, se ele cumprir com as obrigações, até tem uma esposa muito atenciosa... :lol:
pedronunoribeiro
Membro Veterano

quinta jul 27, 2006 7:51 pm

Eu não participo em exposições ornitológicas mas já vi na internet um exemplo de critérios do júri para diamantes mandarins e há muitos requesitos pedidos para a ave ser premiada.

cumprimentos, ;)
Budgerigarman
Membro
Registado: domingo mar 12, 2006 12:24 pm

sexta jul 28, 2006 1:35 am

Saudações!
Actualmente as exposições de periquitos admitem só aves do chamado estalão inglês:
- Grandes, de postura vertical, peito arredondado e robusto, cabeça grande e olhos pequenos (até parecem que estão zangados). Cor pode ser qualquer uma.
- Tem de estar anilhados, ter o historial genético bem documentado, e o criador convem estar inscrito na Associação dos Avicultores de Portugal, por exemplo.
Isto é, só os periquitos ingleses são admitidos em exposições.
Tenho dois machos ingleses, e as fêmeas são difíceis de arranjar, pelo menos boas poedeiras. E são mais caras que os machos.
Eu tambem gostaria de entrar em exposições de piris, mas arranjar bons espécimes para craição, para depois seleccionar aves para exposições é um pouco difícil.
Portanto tenho 1 inglês a procriar com 1 autraliana, o outro ainda é novo e quero ver se para o próximo ano tenho 1 ou 2 fêmeas inglesas, e depois logo se vê o futuro.
Não percas a fé, isto é um ofício para ser feito com paciência e paixão.

:D :D Vivam os Poa :D :D :!:
tiloading
Membro Veterano

sábado jul 29, 2006 1:47 pm

Já tirei o cavalinho da chuva. Os meus periquitos são um bocado pigmeus, apesar de ainda não terem atingido a idade adulta. E tens razão, os ingleses que vejo nas lojas estão sempre com ar de "queres-me bater? É?"... :lol: Já pensei em comprar dois patra ffazer casais com os meus periquitos, mas também fico um bocado com "a mão" atrás, não vá ficar sem dedos... :p 8)

Já agora, novidade, descobri a guloseima dos meus medrosos, cenoura.
Só lhes dou cenoura se els vierem comer da mão, e eles agora já lhe pousam em cima sem desconfiar. Custou, demorou, mas estou a fazer progressos.

:lol: Obrigado a todos pelas dicas :lol:
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

domingo jul 30, 2006 2:30 am

os ingleses das lojas estão prontos para servir de alimento a cobras, nunca para uma exposição.
Responder

Voltar para “Aves”