como é k isto é possivel?(iguanas)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

L30N
Membro
Registado: domingo jul 03, 2005 2:10 am

quinta jul 27, 2006 1:26 pm

alguem m sabe explikar pk razão 1 iguana k esta num cubiculo super apertado, e so c 1 font de luz uva(k fax 1 bom calor) continua a crescer disparatadament...???

tenhu a minha e a de 1 amigo as 2 com condições super diferentes...

a minha ta num terrário largo e espaçoso mas c pouca altura...
reptiglo 5.0 de 30w
ceramica de 150w c 1 temperatura d 38º durante o dia e de 35 durant a noit...
2 zonas 1 kente e outra fria...
agua e comida frescas constantes...
humidade sempre nos 70% ou quase sempre

a outra num cubiculo de 50*50*50
c pouca humidade, substarto de madeira prensada, agua e comida em 2 recipientes super pekenos, sem condições quase nenhumas e tá a crescer mais k a minha simplesment n entendo (
so tem 1 luz k dá 1 bom calor e é so d uva...

alguem sabe?
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quinta jul 27, 2006 2:01 pm

Cada iguana cresce a um ritmo diferente, não há duas iguais, mas garanto-te que a tua daqui a uns anos continua frote e com boa formação ossea, enquanto a outra pode começar a ter deformações osseas, não te esqueças tambem que a tua num espaço maior, faz mais exercicio, ganha mais massa muscular e menos gordura. Os problemas de saude num reptil, são dificeis de diagnosticar a tempo, quando aos nosso olhos parece que algo está mal, é porque já está mal á muito tempo. Esse teu amigo que quer evitar uma iguana com MBD, deve para já arranjar uma lampada uvb ou proporcinoarlhe umas horas de sol diarias, sempre com uma sombra opcional e muita agua fresca disponivel.
Quanto á tuya iguana, se não está a crescer nesta altura do ano, que é quando se observa maior desenvolvimento fisico, deves rever o tipo de dieta que estás a dar.
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

quinta jul 27, 2006 2:28 pm

então e tu não te chateias com esse teu amigo por ser um ignorante e não ter a iguana em condiçoes decentes?!

belos amigos... olha nesta altura do ano a minha iguana come que nem um leão e está a crescer a 'olhos vistos'.

revê a tua alimentação
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

quinta jul 27, 2006 3:25 pm

Por vezes há pequenas coisas que nos escapam e fazem um mundo de diferença, tal como ter os UVB demasiado longe do animal, deixá-lo fazer exercício cá fora, etc.

Quanto ao que descreves, a iguana do teu amigo vai ter um triste fim se não fizeres nada para o esclarecer.

Quanto à tua iguana posso adiantar uma razão para ela não estar a crescer tão rápido, estás a sobreaquecê-la e muito.
As temperaturas recomendadas são:
Local de aquecimento: entre 32º e 35º
Lado frio: entre 25º e 28º
Média nocturna: entre 21º e 28º
L30N
Membro

sexta jul 28, 2006 12:13 am

nessa das temperaturas parece k errei DE NOVO...
mas garanto-vos, a outra iguana... é bem vivinha... esperta e come k nem 1 leão e apenas 1 tipo de alimento... fiko parvo... está c 1 verdinho bem vivo... bebe agua c fartura sem "copos de festa" pa faxer a agua mexer...

e por incrivel k pareça, ela dá-s bem fora do terrário(quando está c a gent) foge mas n stressa, e kuando s agarra nela ela mexe-s mt bem n dá akela sensação d estar "apatica" nem doente... acreditem pois isto é verdade!

já a minha tem condições mistura d alimentos trocados quase 2 vexes por dia pk ela deixa mt no prato, humidade calor uva/b perto dela :O sitios por onde trepar e mexer-s á vontade, n sei mesmo :|
rbl
Membro Veterano

sexta jul 28, 2006 12:50 am

Depois de uma ou duas semanas com as temperaturas correctas ela apresentará melhorias quase de certeza.
L30N
Membro

sexta jul 28, 2006 12:52 am

hoje xega o termostato final pra ela...
espero k assim seja já tou farto d gastar dinheiro e desd março so teve 1 muda d pele dpx destes conselhos tds :( e essa muda já foi neste terrário novo c metade das condições k ela tinha... espero k sim, espero msm k sim :( já começo a desesperar....
rbl
Membro Veterano

sexta jul 28, 2006 12:56 am

E suplementação? Dão os dois?
L30N
Membro

sexta jul 28, 2006 1:01 am

estas a falar em suplementos d calcio e bla bla bla certo?
s for isso respondo-t k nao, e a razão é simples... (julgo eu)
suplementos so devem ser dados pra iguanas fracas em estado d recuperação casos d doença ou d postura...
e esta n tem nd disso, come relativament bem e de td 1 pouco, mais á base d calcio...
este terrário tem perto d 2 meses, mas ela so lá está soxinha á 1 mes +/- agr as condições finais começaram a surgir espero k daki pra frent ela melhore ainda mais! neste mes k ela fikou soxinha, foi kuando lhe rebentou a pele! as temps xegam aos 38 mas ela tem onde s refrescar tendo em conta k mudo a agua diariament ou ate 2 vexes por dia julgo k isso n seja problema...

eskeci-m d referir, na altura k ela tava c outra mal comiam as 2, o komer era kuase sempre estragado e mandado fora :(
L30N
Membro

sexta jul 28, 2006 1:06 am

pessoal vejam isto e digam-m s há algo k deva mudar sem ser o tamanho do terrário

1.5 comprido
80 largo
70 alto

uva/b 5.0 reptiglo de 30W
ceramica de 150w k consegue xegar aos 41º a brinkar(isto foi feito em experiencia sem ela lá dentro)
termostato (há-d xegar) c capacidade pra ir ate aos 40º(e sei k devo manter nos 35maximo).
humidade contante ou kuase constante de 70%
ela em cima dos "troncos" n xega c a cauda ao chão
2 ou mais misturas de folhas e legumes tentando inclinar mais po calcio do k pro fosforo e por vexes pouca quantidade d fruta
axu k este é o caminhu... td o k li indica isto... será 1 kestão d tempo? ou está algo errado?
rbl
Membro Veterano

sexta jul 28, 2006 2:22 am

L30N Escreveu: suplementos so devem ser dados pra iguanas fracas em estado d recuperação casos d doença ou d postura...
...
as temps xegam aos 38 mas ela tem onde s refrescar tendo em conta k mudo a agua diariament ou ate 2 vexes por dia julgo k isso n seja problema...
Não, isso está incorrecto. Os suplementos devem ser dados *sempre* pois o animal não tem acesso aos recursos que normalmente teria no ambiente natural. E estando em fase de crescimento, mais imperativo se torna fazê-lo. Se ela ainda por cima come mal, eu recomendava que lhe desse um probiotico também.

Quanto às temperaturas acho que não percebe bem o conceito de ectotérmico e até que ponto isto afecta o animal.
Ter 38 graus durante o dia já não é bom porque o corpo entra em esforço, está demasiado quente, mas ter 35 graus à noite quando o valor médio recomendado é 10º abaixo disso é muito mau pois impede o corpo de descansar. À noite ela tem a temperatura que devia ter de dia. Exceptuando a falta de luz, tudo o resto é igual pois o corpo não descansa, continua a receber energia suficiente para trabalhar. Não sei como explicar isto melhor, lamento mas imagine-se naquelas noites de verão em que o calor é tanto que é quase impossível dormir. No dia seguinte acordamos mais cansados do que nos deitamos e tudo isto porque o corpo passou a noite inteira a tentar reduzir a temperatura.
rbl
Membro Veterano

sexta jul 28, 2006 2:45 am

L30N Escreveu: pessoal vejam isto e digam-m s há algo k deva mudar sem ser o tamanho do terrário
Se o formato do terrário está mal, o resto é um pouco trivial, não? Se forçamos um animal arbóreo a viver no chão, é natural que ele não se dê tão bem quanto poderia se estivesse no estrato correcto, não é?

A que distância está a lâmpada de UVB do animal?

Se não tinha termostato, como regulava a temperatura?
L30N
Membro

sexta jul 28, 2006 10:25 am

a menos de 30 cms dela... e ela tem por onde andar dentro do terrário são 80 cms de altura n é mt mas é algo e ela tá bem melhor do k estava antes! as opiniões divergem... pois uns batalham na ideia k os suplementos são so pa iguanas em estados fracos ou débeis... outros como tu defendem k s deve dar sempre, tendo em conta k uma alimentação ekilibrada fará isso!
L30N
Membro

sexta jul 28, 2006 10:26 am

o termostato eu tenhu 1 k fax ate aos 32º... n é suficiente mas por enkuanto fax o trabalho... hoje vou trokar akele
rbl
Membro Veterano

sexta jul 28, 2006 12:40 pm

L30N Escreveu: as opiniões divergem... pois uns batalham na ideia k os suplementos são so pa iguanas em estados fracos ou débeis... outros como tu defendem k s deve dar sempre, tendo em conta k uma alimentação ekilibrada fará isso!
Quem defende tal coisa não deve certamente saber do que fala. Mas não te fiques pelo que te estou a dizer, procura na net por informação fidedigna por parte de autores reconhecidos e verás.

Se o termostato que tens faz 32 e isso é o aconselhado, pq vais trocar?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”