persinha com cio deixou de fazer as necessidades no caixote

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
pioca
Membro Júnior
Registado: terça mar 28, 2006 7:48 pm

sexta jul 28, 2006 8:22 pm

ola a todos :cry:
a minha gata ( pipoca) anda com o cio ha dias e eu com os nervos em franja :evil: como se nao bastasse o berreiro diurno e nocturno que faz, deixou de ir ao caixote fazer as necessidades, fazendo-as pela casa :evil:
alguem me pode explicar o porquê deste comportamento, e se não for pedir demais, como voltar a reeducá-la a regressar ao caixote?

estou deseperada.

Muito obrigado, desde ja
brokenwings
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 2:44 pm

sexta jul 28, 2006 8:26 pm

Olá ;)
uma das minhas gatuchas tambem fazia o mesmo... ia ao caixote mas fartava-se de deixar cheirinhos pela casa. O stress do cio fazia com que isso acontecesse e talvez ?! (nao sei) quizesse marcar o territorio com o seu cheiro... mas para nosso azar a casa ficou com um cheiro terrivel. Pelo que sei sendo isso uma causa do cio de algumas gatas a unica solução é evitar o cio, ou seja esterelizar. Para a minha foi remédio santo... digamos que essa minha gata estava constantemente com o cio, e o stress era tanto que nao havia nada a fazer! Agora já nao ha miadelas de cio nem mijadelas fora do sitio ehehe
F_Maia
Membro Veterano
Registado: sexta jun 16, 2006 2:04 pm

sexta jul 28, 2006 8:27 pm

Desculpe a pergunta, mas porque não a esteriliza? Assim acaba-se o berreiro e provavelmente também as necessidades fora do caixote...
<p><strong>A minha assinatura anterior era bem menos interessante que esta....</strong></p>
pioca
Membro Júnior

sexta jul 28, 2006 8:30 pm

ola e obrigado pela ajuda,ja falei com o vet e em setembro vou mesmo estereliza-la ;) ate la terei de aguentar :cry:

obrigado pelo esclarecimento :D
F_Maia
Membro Veterano

sexta jul 28, 2006 8:45 pm

Que idade tem a gata? É o primeiro cio?
<p><strong>A minha assinatura anterior era bem menos interessante que esta....</strong></p>
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

sexta jul 28, 2006 8:48 pm

Olá :)

As minhas tambem faziam onde calhava quando tinham cio, não sempre mas de vez em quando, com a esterilização acabou-se, nunca mais lhes deu pra isso, para bem da minha sanidade mental :D
pioca
Membro Júnior

sexta jul 28, 2006 8:50 pm

:lol:
nao é a primeira vez que tem o cio, nunca tao forte como este, porque a pipoca ja tem um ano e um mes. :lol:
F_Maia
Membro Veterano

sexta jul 28, 2006 9:08 pm

Se tem sido esterilizada há mais tempo, antes de ter sequer o cio, isto talvez já não acontecesse...os gatos depois de adquirirem certos hábitos, torna-se dificil de os tirar, por isso o ideal é esteriliza-la o quanto antes, acho eu...mas concerteza alguém mais experiente que eu também lhe irá responder e dar a sua opinião!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jul 28, 2006 9:15 pm

Essa questão é mesmo pela ansiedade causada pelo cio... ou então está a fazer uma cistite nervosa pela ansiedade.
O melhor a fazer é mesmo esterilizá-la. Depois acalma ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

sexta jul 28, 2006 9:18 pm

Já passei cá em casa por duas situações dessas. Uma com a gata da minha afilhada, logo que foi esterilizada, deixou de demarcar.

A outra com o último gato que adoptei, já vinha esterilizado, mas tinha-o sido pouco antes, além disso tinha sido um gato de rua, a ansiedade das mudanças foi grande, mas com paciência e acompanhamento da Vet e da amiga que mo deu, o assunto ao fim de um mês estava resolvido.

Vai com certeza receber conselhos de pessoas que sabem muito sobre gatos, eu só lhe posso falar da minha experiência.

Boa sorte

Isabel
sandrape
Membro Veterano

sexta jul 28, 2006 9:19 pm

Bem eu não conheço as vantagens de esterilizar antes do 1º cio, gatas e cadelas sempre tiveram vários cios antes da operação, mas esta situação de fazer fora do sítio acabou mesmo! Com os machos não sei se também se resolve assim...
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jul 28, 2006 9:25 pm

sandrape,

Nos machos também resolve ;) . É uma questão de tempo depois da castração. Uns demoram mais que outros a deixar de urinar fora da caixa mas acabam por parar.
Quando a ansiedade é em demasia, recorre-se à ajuda de calmantes específicos para cada caso, com a ajuda dum veterinário, obviamente ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sandrape
Membro Veterano

sexta jul 28, 2006 9:34 pm

Ah Leo então aquele gatuxo lindo que foi adoptado mas devolvido e novamente adoptado também deixou de fazer? Eu acabei por perder o fio à meada na altura, nem sempre sou assídua, mas fico muito feliz :D Afinal tudo se resolve!
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jul 28, 2006 9:41 pm

Sim deixou. Parece-me que foram precisas duas semanas mas, deixou ;) o que já era mais que sabido que iria acontecer...só que há pessoas que não têm perfil para aguentar a espera, que foi o que aconteceu com a pessoa anterior... ;) . É necessária a compreensão, vontade e amor...quando estas 3 coisas não existem... não se tem um animal e ponto final ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”