Socorro, tenho um gato!!!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

diogo_andrade
Registado: terça jul 25, 2006 11:34 pm

quarta jul 26, 2006 12:22 am

Boa noite

É a primeira vez que venho a este forum, nunca antes tinha frequentado foruns de animais, aliás nunca antes tinha tido animais.
Venho aqui contar-vos a minha história, pois estou sem saber o que fazer.

Há perto de um mês, vinha a caminho de casa, já bem tarde e atropelei um gato.
A estrada não era muito iluminada, tinha pouco movimento e de repente uns olhos brilharam iluminados pelos farois do meu carro.
Ainda tentei desviar, mas senti as rodas traseiras passarem por cima de algo.
Inicialmente até pensei que fosse um coelho, encostei, sai do carro e fui ver o que era.
Deitado na estrada estava um gato preto minusculo. Assim que tentei por-lhe a mão em cima levei logo com uma dentada. Mas mais que o pescoço bicho não mexia. Como moro perto de Lisboa pensei em levar o gato a um hospital veterinario para ver se podiam fazer algo pelo bicho. Liguei para a minha mulher e ela la encontra na lista telefonica um hospital aberto 24h.
Tirar o gato da estrada até o por no carro foi deveras alucinante e quando cheguei ao hospital parecia que levava um tigre dentro da bagajeira e teve de ser a dra a tirar-lo do carro pois eu admito que estava com medo.
No hospital perguntaram-me o que é que eu queria fazer visto o gato não ser meu.
Sugeri que examinassem o bicho para vermos qual a situação. Fizeram rx e disseram-me que se fosse operado à pata ficava bem.
Tenho dois filhos e sempre tentei que assumissem a responsabilidade pelos seus actos e decidir ali pelo abate de um gato que só tinha pata partida estava a custar-me.
Decidi custear as despesas do bicho, assinei papeis e termos de responsabilidade e fui para casa pensando que depois do gato ficar bom talvez alguem quisesse ficar com ele (ingenuidade a minha).
De manhã telefonam-me a dizer que a pata do gato não era operaveis pois a roda também lhe tinha passado sobre a anca e que tinham de amputar. Perguntaram-me o que é que eu queria fazer nesta situação, explicaram-me tudo e eu disse que operassem o gato que logo se via.
(Desculpem estar a alongar-me tanto no texto, mas é defeito de profissão.)
O gato recuperou no hospital e entretanto eu percebi que não é assim tão facil encontrar que queira adoptar um gato, ainda por cima preto e sem uma pata.
Conversamos e decidimos ficar com o gato.
Não é que não gostemos de animais, mas nunca tinhamos equacionado essa possibilidade na nossa vida.
Temos dois filhos pequenos e uma vida atribulada.
Mas havia um sentido de responsabilidade por aquele gato. Afinal fui eu o responsavel por ele agora não ter uma perna e tal como disse atras a educação que eu e a minha mulher tentamos dar aos nossos filhos pesa muito.

Agora todos gostamos do gato. A veterinaria disse que ele é um macho com perto de 5 meses (disse que ainda lhe falta mudar os dentes caninos). É muito pequeno para a idade talvez por ma-nutrição, mas ja se habituou à casa e a nós.
O problema é que nem eu nem a minha mulher percebemos de gatos (nem de nenhum animal) e agora temos um pirralho preto a saltar para cima de tudo, a fugir com os brinquedos dos miudos na boca, a tentar roubar comida à mesa, a ferrar o dente quando brinca, a destruir fios, a comer plantas e a arranhar tudo o que encontra.

Que conselhos nos dão?
Queremos educar o gato, mas não sabemos como.
Comprámos uns livros, mas não ajudam muito pois falam sobretudo de raças.
Para terem uma ideia de que não entendemos nada de gatos, um dia o gato ronrronou ao colo do meu filho e eu aflito tirei-lhe o gato do colo pensando que estivesse doente e a minha mulher telefonou logo para o hospital...

O que podemos fazer para ensinar o gato a não fazer certas coisas??
Não queremos bater ao gato, ja tentamos agitar papel de aluminio e por fita cola nas coisas mas ele até roi ambas as coisas.
O que fazer??
É que os miudos são pequenos e nós não quermos que o gato se transforme num perigo para eles.

Novamente as minhas desculpas por um texto tão longo, mas nunca foi bom em fazer economia de palavras.

Se chegaram até aqui, obrigado pela vossa atenção.
Cumprimentos
Diogo Andrade
pnevesm
Membro Veterano
Registado: sexta dez 16, 2005 9:21 am

quarta jul 26, 2006 8:59 am

Em primeiro lugar dou já os parabens pela sua atitude :D

1º. Quanto mais ronrona melhor ;) se ele estiver a ronronar é igual ao abanar da cauda de um cão quando está contente! Só está a demonstrar felicidade quando ronrona.

2º.
temos um pirralho preto a saltar para cima de tudo, a fugir com os brinquedos dos miudos na boca, a tentar roubar comida à mesa, a ferrar o dente quando brinca, a destruir fios, a comer plantas e a arranhar tudo o que encontra.
isso de roubar comida a mesa passei pelo mesmo :? mas basta dizer não em bom tom e meter o gato no chão, vai ter que fazer isto muitas vezes e ser muito persistente, mas resulta ;)

compre-lhe arranhadores proprios para gatos, assim ele já fica com o seu sitio proprio.

quanto a comer plantas .. tenho o mesmo problema.. (ainda nao descobri como fazer para ele parar! mas eu ralho ee ele lá vem fazer ronron para cima de mim logo a seguir como se estivesse a pedir desculpa e eu pronto.. derreto-me... :oops:

Compre-lhe bolinhas com guizos , ratinhos de peluche , arranje-lhe os seus proprios brinquedos! Enquanto não os compra sempre pode fazer uma ou duas bolas de papel para ele se ir habituando e distraindo... (amachuque uma folha A4 e enrole com fita cola! com os meus foi remedio santo ate comprar as outras ;) )
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta jul 26, 2006 11:41 am

Bom dia,
Antes demais quero agradecer-lhe o facto de no seu texto ter-me arrancado umas belas gargalhadas e me ter acima de tudo conseguido emocionar, é bom ler relatos destes, fazem-nos bem.
Agora lamechisses á parte cá vai:

Bem vindo ao mundo dos felinos, se pensa que vai conseguir domar totalmente a "fera" desengane-se, se julga que vai conseguir por um gato a obedecer cegamente ás suas ordens esqueça.

Eu também nunca tinha tido gatos na vida, ate ha dois anos atras e para quem lhes tinha um medo que pelava descubri que ter gatos é uma aventura constante.

Ele ainda é pequenino, quer é brincar e tudo lhe serve, tem que começar desde já a repreende-lo, o meu primeiro era um terrorista so fazia asneiras sempre que fazia alguma coisa que eu não queria era burrifado com agua, arranje um burrifador e encha com agua , sempre que estiver a fazer asneiras burrife.

Para evitar que arranhe (e nao se iluda que eles vão deixar de arranhar o belo do tapetido ou aquele canto do sofá definitivamente, porque não vao) compre um arranhador, preferencialmente daqueles que tem plataformas e uns troncos, não precisa ser nada enorme, ha alguns pequenos, mas por mais pequeno que seja vai passar a fazer parte integrante da nova "decoração" la de casa.

Plantas, desisti de as ter, alem de haver plantas venenosas para eles , eles destruiam todas, portanto a muito custo la dei as minhas ricas plantas á minha mãe.

Brinquedos, compre bolas, ratinhos, peluches...cuidado nada de objectos plasticos que ele possa partir e engolir.

As unhas convem andar sempre cortadas, ate porque eles em pequenos adoram desafiar para a brincadeira e gostam de cravar a unhita, portanto convem andar sempre com elas aparadas.

Daqui a uns 3 mesitos já o pode castrar, e aconselho-o vivamente a faze-lo alem de poder acalmar um bocado, vai evitar as demarcações desagradaveis que eles começam a fazer.

As crianças devem ser supervisionadas muito mais agora nos inicios, as crianças adoram brincar com eles e as vezes sem saberem magoam e eles podem defender-se e magoar os miudos.Tenham sempre muito cuidado e vão ensinando os miudos a brincar com o novo amiguinho, aproveitam e também ensinam o pirralho preto a brincar com os miudos.

E como quem já se alongou muito fui eu, fico-me por aqui, desejando-lhe desde já muita paciencia porque vai precisar , mas acreditando que a sua casa esta hoje muito mais animada

;)

PS o meu 1º terrorista so acalmou de fazer disparates quando lhe arranjei um amiguinho felino, começou a descarregar a energia no novo habitante e deixou de me destruir tanto a casa. :lol:
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

quarta jul 26, 2006 11:56 am

A arca será uma boa ajuda para dicas e duvidas, faça um "passeio" pelos tópicos mais antigos com os quais sente que pode aprender algo ;)
Quanto a alguns dos seus problemas... Bem, o meu gato nunca roubou a nossa comida, mas também não tem acesso à cozinha na hora das refeições. As plantas cá em casa são de plástico... lol e sobre ele roubar os brinquedos das crianças, brinquem com ele e com os brinquedos DELE, talvez ajude ;)
E sobretudo tenha paciência... E castre-o! Vai evitar as incómodas demarcações por toda a casa e passado algum tempo vai ver que o comportamento altera-se, ficam mais calmos. Mas dê tempo ao tempo, sempre!

Boa sorte e muiita compreensão ;)
1brasileira
Membro Veterano
Registado: terça jul 25, 2006 8:43 pm

quarta jul 26, 2006 1:48 pm

Olá...

Parábens pela sua bela atitude...

Apesar de já ter gatos há algum tempo, também sou nova no forum, as dicas que tenho a lhe dar não são muito diferentes das de todo mundo, a diferença é que eu também tenho duas crianças, então lá vai:

Em primeiro lugar como já disseram não imagine que seu gatinho vai te obedecer como um cão faz, mas também o estrago que eles fazem sempre é menor que o estrago de um cão...

Isso de roubar comida acho que é um problema de gatos que vivem na rua e estão sempre a pedir e procurar comida, minha gata roubava agora não faz mais, mas também aprenda a NUNCA deixar algo apetitoso em lugares que os gatos sobem com facilidade...

Sobre as crianças, na minha opinião tanto elas quanto o gato vão aprender a lidar uns com os outros, mesmo com unhas cortadas os arranhões podem acontecer mas não é nada grave... só lavar o local e consolar a criança... as minhas logo aprenderam a fugir dos arranhões e sempre que vão brincar com os gatos usam brinquedinhos e não as mãos...

Por brinquedinhos vc pode entender bolinhas de papel, pedaços de barbantes, caixas de papelão, (quando acabar a brincadeira guarde os pedaços de barbantes pq são perigosos se o gato engolir) e qualquer coisinha que faça barulho e se mova...

Como vc percebeu sou brasileira... se meu português não ficou muito claro me avise...

Espero ter ajudado... :oops: :oops: :oops:
<p>"Mulheres e gatos fazem o que querem, enquanto que os homens e c&atilde;es devem relaxar e se acostumar com esta id&eacute;ia."&nbsp; Robert Heinlein (1907 - 1988)

</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jul 26, 2006 6:43 pm

Boas.

Parabéns pela decisão responsável em ter ficado com o "mafarrico" ;)

Acredite que não são os livros que nos possam ensinar muito de como inter-agir com os felinos. São eles próprios que nos vão ensinando e demonstrando toda a sua incrível personalidade ;) desde que os donos se predisponham a conhece-los bem e para isso nada como observá-los atentamente e lembre-se sempre que : "o felino não faz a sua vida em função do dono mas, SIM, ao contrário" ;) . Portanto terá de fazer alterações no meio ambiente do lar a fim de não haverem percalços desastrosos... como fios eléctricos, plantas, etc...

Quando a minha Leo (gata mais nova) atingiu a idade de explorar a casa... muita coisa tive de alterar... até mesmo passar a vedar-lhe certos acessos à casa quando me ausentava, já para que ela não corresse certos perigos! Cheguei a desligar candeeiros de mesa, das fichas é relógios despertadores, etc...!

Mesmo para quem tenha mais conhecimentos sobre felinos, cada caso é um caso e nós, os donos, é que aos poucos e poucos vamos aprendendo... ;)

Contudo, existem imensos tópicos, neste forum, para ir aprendendo algumas dicas e conselhos ;) . Caso não encontre respostas às suas perguntas, é só colocá-las e alguém o esclarecerá!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
brokenwings
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 2:44 pm

quarta jul 26, 2006 9:05 pm

fios de electricidade é perigoso? .. ai ai .. nao tenho o habito de os desligar mas se calhar vou ter de passar a faze-lo! :?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jul 26, 2006 9:39 pm

brokenwings Escreveu: fios de electricidade é perigoso? .. ai ai .. nao tenho o habito de os desligar mas se calhar vou ter de passar a faze-lo! ?
Lógicamente que sim! Se os roerem e que estejam em carga... acaba com "gato churrascado"

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
diogo_andrade
Registado: terça jul 25, 2006 11:34 pm

quinta jul 27, 2006 1:15 am

Boa noite

Muitissimo onrigado aos foristas que dedicaram o seu tempo a ler e a responder ao meu post. Obrigado pnevesm, bita322, Elsy_Drummer, 1brasileira e leonildecarvalho.
Eu e a minha mulher estivemos agora a ler os vossos posts e ajudaram imenso. Até os imprimimos para os termos mais “à mão”.

Brinquedos nós já fomos comprar e ele até brinca com os dele, mas quando pode lá se escapa com um brinquedo dos miusdos ou um dos peluches da colecção da minha mulher!!

A ideia do borrifador pareceu-nos muito boa, ele aprende por associação negativa mas não o magoamos fisicamente.
Quanto aos arranhadores vamos à procura de um no fim de semana.
As plantas de estimação da minha mulher estão, de momento, em locais bem altos porque o gato é doido e gosta de as partir e comer!!
Dos fios electricos já nos tinhamos lembrado e os que não podemos desligar quando saímos de casa, lembramo-nos de uma engenhoca: a minha mulher comprou tubo de mangueira fininho, cortámos transversalmente e envolvemos os fios. Assim pode morder o tubo que não chega aos fios, pelo menos não chega tão depressa.

Quanto à castração, ja falámos com a medica e ela quer que ele cresça um bom bocado (ela diz que ele tem o tamanho de um gato de 2 meses e já tem à volta de 5 meses..), engorde, ganhe mais resistências e depois castra-o. Também nos explicou sobre as marcações territoriais, por isso vamos ver se ele fica em forma antes de começar a ter ideias dessas.

Quanto às crianças, elas são mais espertas que nós: ja lidam melhor com o gato e esquivam-se bem das unhas e dos dentes. Omais velho (que ja sabe ler) encontrou num dos livros uma tecnica que consiste e dar uma leve pancada com dois dedos na cabeça do gato e dizer um “não” bem sonoro. Ele tem feito isso, ja ensinou ao irmão e agora basta eles dizerem um não e o gato já pára quando vai a caminho de lhes morder as mãos.
Que pensam desta técnica? Não fará mal ao gato levar estas leves (são mesmo leves eu posso garantir) pancadinhas na cabeça??
De resto os miudos são fantasticos com o gato, explicamos-lhes que não devem força-lo a brincar quando ele não quer, que devem respeitar o espaço dele e eles perceberam, mas mesmo assim, nunca ficam sozinhos com o gato. Um de nós está sempre de olho. Afinal têm apenas 8 e 5 anos e nunca sabemos o que lhes pode passar pelas prodigiosas cabecinhas.

Arranjar um companheiro para o pirralho terrorista,não está (por quanto) nos nossos planos. Isto foi uma grande mudança nas nossas vidas e ainda nos estamos a ajustar a ela.
Além de que, queremos dar o melhor aos nossos filhos e também ao gato e, nos dias que correm as despesas têm de ser bem controladas, pois este gato foi a prova de que imprevistos acontecem a qualquer um.

Só mais uma questão (invariavelmente o texto ja vai longo): nós estamos a dar-lhe ração Royal Canin Kitten 34 que foi a que a veterinaria recomendou, mas a minha mulher encontrou publicidade numa revista a uma nova ração, também da Royal Canin, chamada Kitten Precision 38. Diz que é para gatinho dos 4 aos 12 meses, sensivel e/ou com tendência para excesso de peso (gatinho esterilizado e gatinho de interior).
De momento o nosso gato tem tudo menos excesso de peso, mas alguém ja ouviu falar desta ração? Será uma opção para quando o castrarmos??
Nós também lhe damos diariamente duas doses de leite para gatos da Whiskas, a médica diz que ele já não precisa, mas ele gosta muito. A médica diz que não lhe faz mal dar, mas o que acham? Devemos continuar a dar como mimo ou reduzir a dose?

De novo, muito obrigado (em meu nome e da minha mulher) por todas as sugestões muito uteis que nos deram.

Obrigado pela vossa atenção.
Cumprimentos
Diogo e Sara Andrade
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quinta jul 27, 2006 8:35 am

Ola bom dia,
e dar uma leve pancada com dois dedos na cabeça do gato e dizer um “não” bem sonoro. Ele tem feito isso, ja ensinou ao irmão e agora basta eles dizerem um não e o gato já pára quando vai a caminho de lhes morder as mãos.
Que pensam desta técnica?
Eu aquilo que fazia era dar umas leves pancadas muito leves mesmo, no nariz e não na cabeça, na altura foi-me explicado que a tecnica da palmadita ao de leve no nariz era a forma como a progenitora os repreende enquanto os filhotes ainda estão com ela.

Quanto á ração, essa nova não conheço o meus sempre comeram a Kitten 34.

O leite da Wiskas pois eles adoram , mas não é la muito aconselhado não.
Ele com 5 meses já nao precisa de leite e mesmo se precisasse nunca seria esse, seria sempre um tipo o Mixol que é leite em pó e é vendido em vets ou farmacias, esse sim é que é o indicado para eles.

Se lhe quer ir dando uns miminhos, eu dou muito de longe a longe uma latinha de comida humida e aquilo é a alegria dos bichanos, pode dar frango cozido sem tempero umas lasquinhas também não faz mal ;)

Boa sorte

;)
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quinta jul 27, 2006 11:44 am

bita322 Escreveu: Ola bom dia,
e dar uma leve pancada com dois dedos na cabeça do gato e dizer um “não” bem sonoro. Ele tem feito isso, ja ensinou ao irmão e agora basta eles dizerem um não e o gato já pára quando vai a caminho de lhes morder as mãos.
Que pensam desta técnica?
Eu aquilo que fazia era dar umas leves pancadas muito leves mesmo, no nariz e não na cabeça, na altura foi-me explicado que a tecnica da palmadita ao de leve no nariz era a forma como a progenitora os repreende enquanto os filhotes ainda estão com ela.
Nem no nariz, nem na cabeça... nas orelhas... era e é a técnica que utilizo :lol: (pois é cada cabeça sua sentença)... mas são as 3 válidas... apesar do nariz ser uma zona sensível e se a pancadinha for mais forte... :?

Quanto à ração é boa, mas quando puder fale com a veterinária para passar para a Nutro... é de longe bem mais completa e também se vende em lojas... a transição entre rações deve ser efectuada de acordo com o que diz na embalagem... quanto à que refere não se deve adequar ao seu gato uma vez que é para gatos com excesso de peso (se é que percebi bem)...

Comece a reduzir as latas até lhe dar só 1 por semana, essas latas atacam o fígado e devem ser dadas esporadicamente... (1 vez por semana ou de 15 em 15 dias tipo dias de festa). Este conselho foi-me dado por 2 médicos veterinários em relação aos meus gatos... não estou a falar de cor!

Já agora a veterinária não recomendou um complexo vitaminico? uma forista daqui da arca, a uaimori, recomendou-me Felovit II e nutriplus gel .. mas claro está deve falar smp com a vet que está a acompanhar!

Boa sorte!
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

quinta jul 27, 2006 12:11 pm

Boa tarde.
Mts parabéns pela adopção e acima de tudo pela atitude k teve.

Eu kd kero repreender a Xena bato com a mão na mesa ou perto dela de modo a fazer barulho e digo num tom firme "Xena, não" e mts vezes tenho k a enjotar e dizer ao mesmo tempo k repreendo. Ao Bongo basta dizer "Bongo" em tom firme e lá vai ele em passo largo.

Nos vasos resolvi o assunto colocando pedras da praia p/ eles não espezinharem a casa toda e as plantas k eles comiam levaram chá de sumiço.

Tudo o k é fios electricos, optei por comprar akelas extenções k têm um botão p/ ligar e desligar e ligo tudo aí, desta forma basta um click p/ deixar td em segurança e um click p/ voltar a ter td a funcionar.

Boa sorte com a adopção, é mais um membro na familia k mts vezes vos vai deixar sem saber se hão de rir ou chorar... mas compensa.

Felicidades
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

quinta jul 27, 2006 12:51 pm

Diogo,

outra forma de "interditar" um local é pondo algumas gotas de sumo de limão...

Pôr outro lado, é muito importante pôr um nome ao gatinho... tanto para se ralhar como para lhe dar miminho. ;)

A Tri quando foi lá para casa também tinha a mania de roer os fios eléctricos, mas depois de eu adoptar o Lucky ela deixou-se disso. Adoptar um segundo animal não é tão caro assim e resolve muitos problemas, além do mais é muito mais fácil adoptar logo dois animais do que fazer o mesmo mas com tempo de desfazamento grande, regra geral. ;)

Se puder, ponha algumas fotos para nós vermos o seu piponho. :lol:
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
Katz
Membro Júnior
Registado: sexta fev 24, 2006 5:17 pm

sexta jul 28, 2006 2:51 pm

Parabéns!

Vejo que você tem senso de humor - foi agradável e divertido ler o seu depoimento.

Para ter um ou mais gatos é óptimo ter-se senso de humor. O gato é um animal muito divertido, adora fazer artes.

Ele não podia ter escolhido melhor o carro para ser atropelado.

Há uma "relva" especial para gatos. Geralmente vem numa bandeja para ser semeada, aconselho semeá-la numa jardineira (ou sei lá como se chamam aqueles potes compridos) por serem mais pesados.

Boa sorte com o gatito
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

sexta jul 28, 2006 10:14 pm

Eheheh só vi isto agora...tou farta de rir, já vi que o gato não podia ter encontrado melhor família :D estejam à vontade para contar as novas tropelias, tudo de bom para todos :D ele já tem nome?
Responder

Voltar para “Gatos”