castração sim ou não?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
giselito
Membro Júnior
Registado: terça fev 11, 2003 10:32 pm

sexta fev 14, 2003 12:23 am

antes de mais, este forum é altamente, como podem ver aderi à bem pouco tempo mas já esclareci muita coisa a bem do Sr. Gato e da Sr. Gata.

O problema é o seguinte, a Sr. Gata já foi castrada, optei por castrar a Sr. Gata porque é a mais taralhouca e a que mais facilmente foge de casa, por isso optei por sacrificá-la a ela e pensei em deixar o gato "inteiro", mas agora penso na componente psicológica dos meus miaus, ele que e ela não, não será melhor mandar tb o gato "à faca"?

mais uma questão, deve ou não cortar-se as unhas aos gatos, já ouvi dizer que sim e quem recomende vivamente que não, o que vos parece...

obrigado

giselito
AnaCrespoRamos
Membro Júnior
Registado: terça dez 10, 2002 10:37 am

sexta fev 14, 2003 8:42 am

Cortar-lhes só a pontinha das unhas, não faz mal nenhum. O que não é mesmo aconselhável é a remoção cirurgica das unhas (uggrhhhh)
everblue
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães Catarina e Jack; Gatos Loki, Ema e Lara; Peixes

sexta fev 14, 2003 10:11 am

Eu sou completamente a favor da castração. Acho que tomaste um boa opção ao esterilizar a gata, visto que são elas que mais sofrem com os cios, mas seria conveniente castrar o gato também porque se ele sentir alguma gata das redondeas com cio vai tentar por todos os meios fugir de casa e o mais certo é dar origem a umas quantas ninhadas de gatinhos que tu nunca irás conhecer e que com certeza vão andar por aí ao Deus dará ou vão ser "eliminados" à nascença pelo dono da gata... já há gatinhos demais nas ruas sem que sejam os nossos a dar-lhes origem... se optámos por adoptá-los, temos que ser responsáveis por tudo o que eles fazem ou deixam de fazer...
<p>Elsa Oliveira
Gatos Loki, Ema e Lara
Cães Catarina e Jack
Saudades do Ticker, do Kami e da Leya...</p>
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

sexta fev 14, 2003 11:37 am

Olá Giselito

Também sou totalmente a favor da esterilização, quer seja em machos quer seja em femeas. Nas femeas evitas, ou diminuis em grande percentagem os problemas de tumores mamários, no útero (caso este último não tenha sido removido). Nos machos evitas os problemas de ordem comportamental, sobretudo a marcação com urina que deixa um cheiro insuportável. No caso dos machos a recuperação é muito rápida. O animal fica mais calmo e mais afável.

Beijinhos
Elsa Pereira
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

domingo fev 16, 2003 5:04 pm

Giselito:

Como também tenho 2 gatinhos (Pocahontas e Brad Pitt), já reflecti muito acerca da questão da esterilização/castração!

Por esse motivo vou deixar aqui um texto explicativo e sucinto:

Quais os processos de controlo de natalidade?

Nos gatos, domésticos e errantes, o controlo de natalidade pode ser efectuado através da pílula ou de uma intervenção cirúrgica.

A toma da pílula da forma prolongada no tempo, conduz a problemas de saúde graves para a gata, que não raras vezes, representam um doloroso processo de doença e mesmo a morte.

A intervenção cirúrgica para esterilização ou castração, é um processo definitivo e muito vantajoso.

Nos machos, a intervenção é simples e a recuperação é feita num dia. Nas fêmeas, a intervenção é um pouco mais complexa, e a recuperação total demora cerca de uma semana, mas não representa riscos de maior.

Quais as mais-valias do Controlo de Natalidade por intervenção cirúrgica?

São muitas as razões que tornam francamente vantajosa a castração / esterilização.

Nos Gatos Errantes:

Contribui para que as condições de vida dos gatos de colónias esterilizadas sejam melhoradas, ao diminuir o número dos seus elementos;

Elimina as lutas típicas entre machos com cio e consequentemente, diminuem as feridas e infecções (e mesmo mortes) provocadas pelas lutas;

Diminui as possibilidades de doenças (sobretudo nas Fêmeas);

Aumenta a esperança de vida média dos gatos;

Contribui para atenuar alguma má vontade da vizinhança, que percebe não correr mais o risco de ter uma colónia com crescimento descontrolado, à porta de casa.

Nos Gatos Domésticos:

Torna os gatos muito mais calmos e meigos;

Passa a ser mais fácil manter o animal dentro de casa;

O gato deixará de marcar o território;

Se o seu gato for dar uma volta pelas redondezas, você sabe que não corre o risco de estar a contribuir para que em breve mais uma ninhada de pobres gatinhos surja num canto qualquer das redondezas, lutando para sobreviver;

A gata ficará mais meiga e menos barulhenta, terminando os períodos extremamente complicados do cio (com as respectivas marcações de território e miares horas a fio);

Diminui as possibilidades de doenças (sobretudo nas Fêmeas);

Aumenta a esperança de vida média dos gatos.

A castração / esterilização é uma operação que envolve riscos muitíssimo reduzidos.

Não existe qualquer inconveniente em que a gata seja esterilizada antes de ter a primeira ninhada ou o primeiro cio. As gatas podem ser esterilizadas aos 6 meses e os gatos aos 8/10 meses.

Nem sempre é verdade que gatas e gatos operados engordem, mas se verificar que essa tendência começa a acontecer, deve providenciar uma ração de dieta e que previna problemas de tracto urinário.

www.catus.pt
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

domingo fev 16, 2003 11:55 pm

Eu tenho 5 gatos, 4 deles castrados, e um ainda n esta porque ainda é muito pequeno, mas no entanto acho que a castração lhes aumenta um pouco a qualidade de vida, principalmente se são gatos que estão sempre em casa ou num apartamento. Quanto as unhas, eu corto as pontinhas das unhas aos meus, por causa da cadela ( principalemente ), eles não reclamam, e nem dão por isso. Corto apenas aquela pontinha afiada nada mais
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

segunda fev 17, 2003 10:48 am

Esterilizar uma fêmea

"A ovulação das gatas é induzuda, ou seja, os óvulos só se libertam após o acasalamento. Se não acasalar, o seu ciclo activo repete-se algumas semanas mais tarde, consecutivamente até acasalar. As fémeas esterilizadas vivem mais tempo. A esterilização enquanto muito jovem reduz ou até elimina o risco de tumores mamáris - o tipo de cancro mais comum nas fémeas. Também exclui a possibilidade de infecções no útero ou cancros dos órgãos reprodutores, assim como os repetitivos ciclos sexuais activos."

Castrar um gato

" A castração também prolonga a vida do macho, ainda que por razões diferentes. Reduz o risco de raras afecções na próstata dos gatos mais velhos e, o que é mais importante, a frequência das lutas com outros machos, minimizando assim o risco de infecções mortais transmitidas pela saliva contaminada. E, felizmente para o seu dono, é menos provável que um machos castrado marque o seu território com urina, além disso, o cheiro desta será menos intenso."

Estes textos foram retirados de um livro bastante útil para quem tem gatos. É um guia prático e visual sobre sintomas e primeiros socorros: "Saúde Animal - O meu GATO" E ESPERO QUE AJUDEM.

Miau
Responder

Voltar para “Gatos”