´O daltonismo (também chamado de discromatopsia) corresponde à incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, principalmente o verde do vermelho. Esta incapacidade normalmente tem origem genética, mas pode também surgir devido outras causas, como por exemplo lesões no olho ou no cérebro.
O distúrbio, que era desconhecido até o Século XVIII, recebeu esse nome em homenagem ao químico John Dalton, que foi o primeiro cientista a estudar a anomalia da qual ele próprio era portador. Uma vez que esse problema está geneticamente ligado ao cromossomo X, acaba sendo de ocorrência muito mais comum entre os homens.
Os portadores do gene anômalo apresentam dificuldade na visualização de determinadas cores primárias, como o verde e o vermelho, o que causa distorções na visualização de diversas cores do espectro. Isso ocorre devido ao mau funcionamento dos cones existentes na retina, que não são capazes de ter a percepção correta de certas cores.
O tipo mais comum de daltonismo é aquele em que a pessoa apresenta alterações na recepção da cor verde, chamado de deuteranomalia. Em segundo lugar estão aqueles que possuem dificuldades para captar a cor vermelha - protanomalia. Em número menor, existem daltônicos que possuem poucos receptores da cor azul, chamada de tritanomalia, que causa confusão entre essa cor e a cor amarela.
Um tipo raro de daltonismo é aquele em que as pessoas são completamente "cegas" para as cores: seu mundo é em preto e branco e tons de cinza(Os cães são assim). Nesse caso, se diz que a pessoa possui visão acromática.
Podem fazer o teste neste link. confirem a informação que virem no quadro abaixo. Se forem daltónicos, vão descobri-lo. Só não sei se funciona para portadores de visão acromática.
Teste de Ishihara
http://www.toledo-bend.com/colorblind/Ishihara.html
Se forem daltonicos chibem-se, e por via das dúvidas, marquem uma consulta de esclarecimento no oftalmologista, para saberema probabilidade dos vossos filhos terem também, qual é o vosso tipo de daltonismo, etc.
Quem não for daltónico, pode divertir-se a tranformar imagens pessoais para ver como veria um daltónico.
http://www.etre.com/tools/colourblindsimulator/
Também podem transformar sites que conhecem.
http://www.vischeck.com/vischeck/vischeckURL.php
Este é o resultado da página inicial da arca. (as imagens não foi possivel converter...

Se fosse portador de deuteranomalia:

Se fosse portador de protanomalia (os castanhos são mais escuros do que a anterior:

Se fosse portador de tritanomalia:

para mais informações vejam um artigo sobre a anomalia no wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Daltonismo
e pesquisem na net.

Espero que gostem e descubram muitos dáltónicos!!!!!!1
