Relvados

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mindbullet
Membro Veterano
Mensagens: 210
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am
Localização: Nubi (Golden Retriever)

terça abr 23, 2002 4:18 pm

Olá a todos!

Sem querer estar querer ser "qq-coisa-fóbico" ou alarmista ponho a questão:
Até que ponto é que os relvados dos jardins são seguros para os nossos cães?
Costumo passear o meu cão quer por terrenos baldios (mato) quer por jardins com relvados.
Acontece que me apercebi que estes últimos, podem não ser nada benéficos para os cães.

Refiro-me aos produtos de tratamento da relva, que podem ser engolidos e à utilização (por vezes exagerada) destes espaços como retrete canina, sem que os donos se dignem a apanhar os dejectos.

Isto não poderá contribuir para a propagação de certas doenças?

Não haverá forma de sensibilizar as pessoas a terem mais cuidado com a higiene dos seus aninais (pois eles de certeza que vão andar lá a rebolarem-se) assim como da restante comunidade (é que nem só cães brincam na relva, as crianças também costumam lá brincar!) ?

Gostava de ouvir as vossas opiniões.
Madonna
Membro Veterano
Mensagens: 1121
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

terça abr 23, 2002 4:36 pm

Olá,

Eu ando sempre prevenida com sacos de plástico, pois não quero incomodar ninguém. Acho muito desagradável, ir andar calmamente num jardim e de repente... ...ploff!! A mim desagrada-me, mas às minhas cadelas, não, porque adoram rebolar-se num local mal cheiroso e com dejectos doutros bichos :x
Mas acho que sim, já que só temos deveres, este é mais um: apanhar as necessidades dos nossos bichos e colocar no lixo.
Mas não esquecer, que às vezes, não são dejectos, são fezes. Pois, há pessoas que também utilizam os jardins e as praias, para as suas necessidades fisiológicas, em vez do tradicional wc.
Mas sim, há que sensibilizaras pessoas para este aspecto, para que possamos viver todos em harmonia!
Quantos aos tratamentos que dão à relva, desconheço os malificios que possam causar nos bichos e o plano de vacinações, em princípio, assegura esse aspecto (em princípio...)
Boa sorte e Saudações caninas!!
sandrape
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm
Localização: 1 cão, 2 cadelas, 4 gatas, 1 tartaruga

terça abr 23, 2002 5:03 pm

olá :)

retirei este texto do site www.jornaldosanimais.com.


Sintra tão Romântica e tão CRUEL (24-12-2001)
E já não é a primeira vez, que os munícipes avisam os funcionários municipais.

Sabem como é que morre um animal envenenado com essa porcaria desses pesticidas? Os olhos ficam dilatados num aflição sem limites... O nosso animal de estimação sofre ali dores atrozes com o veneno a queimar-lhe o corpo todo por dentro... espuma-se pela boca e pede-te a ajuda que tu não sabes, nem consegues mais dar-lhe... Quando chamas o veterinário ele pouco pode fazer... apesar de tudo, numa luta desesperada com a morte, tenta vários antídotos... Mas o médico não sabe qual é o veneno !
E a minha Bianca morreu assim às quatro da manhã depois de vários dias de agonia...

Eram 11 horas da noite, quando este assunto me pulverizou os muros e a porta de casa... Uma maquineta com luzes amarelas e alguns homens pulverizavam todos os cantos da rua e acessos a casas incluídos. O que seria?
Intrigado um vizinho perguntou e um dos homens respondeu: «PESTICIDA»!

Pesticida!? Às 11 horas da noite de um Domingo, quando já ninguém espera qualquer correio, todas as ruas da aldeia eram pulverizadas com um herbicida, desconhecido... para matar as ervas que os cantoneiros da Câmara Municipal de não cortam durante meses...

Preocupada, com o perigo, que este tipo de produto pode criar, tanto para a população, como para os animais, dirigi-me ao funcionário que parecia coordenar as operações e perguntei porquê que andavam a aplicar um produto tão perigoso sem aviso prévio?
Tive de repetir várias vezes a mesma pergunta, já que o funcionário, não parecia estar no seu estado normal. Por fim lá percebeu e acabou por dizer que o aviso estava na caixa do correio. O que ele se esqueceu de explicar, foi que esse mesmo aviso tinha acabado de ser lá colocado, em simultâneo com o envenenamento de cada rua.
Totalmente revoltada com tamanha irresponsabilidade vou à caixa do correio e deparo com um panfleto, SEM DATA, assinado pela Divisão de Intervenção Local - 1, que dizia o seguinte:

Câmara Municipal de Sintra

Divisão de Intervenção Local -1

Sr. Munícipe,
informa-se que foi necessário aplicar HERBICIDA para eliminação das ervas desta rua.
Por precaução e apesar de ter sido aplicada uma pequena quantidade, recomenda-se que durante 15 dias:
· Não Deixe Que As Crianças Utilizem Essas Ervas ou Plantas
· Não Deixe Que Os Animais As engulam
D.I.L.1
Serviço de Limpeza

Não queria acreditar no que estava a ler e a ver!

Como é que possível que funcionários dum município que «nada em cultura e romantismo», revelem tanta ignorância e irresponsabilidade junta?

1º Aplicar na via pública, um VENENO, que põe em causa durante 15 dias a vida de crianças e animais, «apesar da aplicação de uma pequena quantidade»?

2º Aplicar, na via pública, um veneno (Herbicida) sem informar da sua composição química.

3º Aplicar, na via pública, um veneno, que põe em causa a vida de pessoas e animais, SEM AVISO PRÉVIO e atempado dos munícipes.

Os responsáveis da Câmara Municipal de Sintra, que assinam este procedimento ou são inconscientes ou ainda não se aperceberam dos danos que já causaram em muitos animais de estimação dos munícipes, que já começam a ficar cansados de ver os seus animais envenenados... Os factos podem ser testemunhados pelos veterinários locais. De crianças , por acaso, ainda não há nenhuma história triste para contar, MAS só mesmo por ACASO!!!

Já não é a primeira vez que estes funcionários são chamados à atenção pelos munícipes para este perigo, mas ninguém liga nenhuma. Por isso esta é uma carta aberta à Presidente Sra. Edite Estrela e aos funcionários públicos do respectivo pelouro.
Daqui para a frente, senão se cumprirem as normas mínimas de segurança, os munícipes, que até aqui têm visto os seus animais de estimação morrerem inexplicavelmente envenenados, exigirão indemnizações ao Município de Sintra, réu, nesta causa.

E já que estamos em maré de municípios, e ainda para Sintra, consta que vão buscar cães ao canil para serem utilizados em lutas ilegais de cães...aqui vai outro recado, mas desta feita para a Câmara Municipal de Espinho, onde o prazo de abate dos cães apanhados na rua, com ferros, não é cumprido... Apanhados de manhã, são abatidos à tarde. A lei prevê um mínimo de três dias a oito. Por isso em Espinho estão a cometer um crime de ilegalidade.
Também parece que o Senhor Presidente se esqueceu do canil que prometeu, para ser eleito... Até ver o canil funciona no matadouro. Afinal não é qualquer canil municipal... um matadouro?

Senhores políticos do poder local está na hora de fazer algo mais pelos animais, que não a solução fácil dos abates sistemáticos, nos canis municipais.
E se forem testemunhas de abandono ou de maus tratos de animais, apresentem queixa, sejam testemunhas, porque embora a lei seja branda e tolerante, tem punição prevista e agora as «multas» são bem maiores...
Porque nós, os que amamos sinceramente os animais, é que temos de trabalhar todos juntos e individualmente, para criar mais responsabilidade e mais respeito por todos os animais, sem excepção.


Autor: Graça Afonso
ana_link
Membro Veterano
Mensagens: 536
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
Localização: Cão da Serra de Aires

terça abr 23, 2002 6:48 pm

Olá

Realmente, o estados dos relvados não é grande coisa.

Aqui no bairro, em Benfica, são mais os lixos humanos que o provocado pelos cães. Enconto diáriamente sacos de lixo, atirados pelo que vi no outro dia dos prédios. Restos de comida, que sei ser envenenada, pois os meus queridos vizinhos atiram alimentos às 2 e 3 das manhã. Isto par não falar das latas de comida para gato, ou de atum que se encontram... e ainda têm a lata de refilar que os cães estragam os relvados porque brincam lá em cima, a correr uns atràs dos outros. :x

Isto, claro, para não descrever as outras imundices que por ali existem... parece que não têm caixote de lixo em casa...

O meu cão tem alergias... não sei até que ponto não seram provocadas por esta sitiação. :cry:
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
AndLemos
Membro Veterano
Mensagens: 1060
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm
Localização: Dogue Bordéus, Husky Siberiano, Siamesa

terça abr 23, 2002 6:59 pm

É preciso ter muito cuidado com herbicidas colocados nos relvados, acho que principalmente na 1ª semana.
No entanto é melhor levar-mos os nossos amigos para um síto que conheçamos bem para não termos um azar.
Porque infelizmente é assim
wreckless
Membro Veterano
Mensagens: 307
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am
Localização: Cão , Welsh Corgi

terça abr 23, 2002 7:55 pm

Pois é pessoal os herbicidas são perigosos para os nossos amigos de quatro patas provocando a eles um envenenamento :( !
Eu tenho aqui uma pergunta:
Será obrigatorio unicamente o uso de adubos naturais em jardins publicos?
fabi
Membro
Mensagens: 65
Registado: quarta abr 03, 2002 7:09 pm
Localização: yorkshire terrier,schnauzer gigante, galgo afegão, tartarugas,coelhos

sexta abr 26, 2002 7:10 pm

Os relvados (públicos ou não) são normalmente pulverizados no início da Primavera com alg. tipo de Pesticida ( para eliminar algs. tipos de insectos ou os caracóis, que matam a relva ou a grama . Pelo menos durante os 3 dias seguintes, são se devem deixar animais à solta por perto, pelo perigo de envevenamento. Se a área não for regada diariamente, o perigo extende-se pelo menos por uma semana. Nos jardins públicos, É OBRIGATÓRIO a afixação de uma tabuleta ( ou várias, se houver vários canteiros) avisando para o perigo.
Fiquem bem.
Responder

Voltar para “Cães”