Ladrar à senhora da limpeza

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

manso
Membro Júnior
Registado: sexta fev 27, 2004 2:00 pm

segunda jul 31, 2006 10:14 am

Bom dia a todos!
Tenho uma cadelinha com dois anos e meio, que se chama Eva. Nos primeiros tempos nunca ladrava às pessoas, apesar de não gostar muito de festas de pessoas desconhecidas. Aliás, ela tem um arzinho muito terno! No entanto, à medida que foi tendo os cios (nunca foi muito certinha e, até agora, teve apenas dois cios), foi ficando mais "ranzinza", apesar de nunca morder a ninguém, sem sequer ter um ar minimamente ameaçador (pelo menos na minha opinião).
Por exemplo, quando vamos sair à rua, vai logo a rosnar no elevador, se sente alguém no prédio. À porta do prédio, é certo e sabido que ladra - mesmo que não esteja ninguém a passar!
Todavia, todas estas situações não são muito incomodativas, porque ela é obediente e vem quando a chamo. Por outro lado, quando são pessoas desconhecidas, penso que será normal ladrar.
No entanto, a situação mais recente prende-se com a senhora que faz a limpeza da minha casa uma vez por semana. Devo dizer que esta senhora já vem à minha casa há quase dois anos e que nunca houve qualquer problema com a Eva. Aliás, a senhora vinha sozinha a casa, quando eu e o meu marido estávamos a trabalhar e (eu assisti!) a Eva recebia-a sempre com alegria.
Contudo, em finais de Agosto do ano passado, engravidei. Sou agora mãe de uma bebé de dois meses e a Eva assumiu por completo o papel de "protectora", mas em excesso. Tudo começou já nos últimos quinze dias de gravidez, quando fiquei em casa com atestado médico. A senhora não se podia aproximar de mim, que a Eva ladrava até mais não! Comecei por lhe ralhar, mas não serviu de nada. Quando nasceu a Joana, ainda foi pior! A senhora nem pode falar, que a Eva começa logo a ladrar. Então, comecei a mandá-la para a cama, de castigo. Mas também não funciona, porque ela ladra mesmo na cama! Aliás, logo que sente a senhora a chegar, vai para a cama e começa a ladrar...
Esta situação é muito incomodativa para mim, para a bebé, para a senhora da limpeza, para os vizinhos e, com certeza, para a própria Eva! Não sei como hei-de fazer, pois tenho receio que não ultrapasse esta fase e que já não deixe a senhora entrar sozinha em casa, quando eu estiver a trabalhar...
Quando formos de férias (vamos sempre com a Eva, pois claro!), também tenho receio que a minha cadelinha ladre aos proprietários dos alojamentos onde ficarmos... E para a próxima, não nos deixam ir...
Como posso fazer?
Obrigada pela vossa ajuda!
Mariana Manso

PS: Ah! Penso que devo destacar o facto de a Eva não ter tido o mínimo ciúme da bebé porque continuamos a dar-lhe muitos mimos e deixamo-la aproximar-se da bebé. Quem pensa ter filhos e tem medo que o cão tenha ciúmes, não receie, pois está tudo nas nossas mãos!
rh_ridgeback
Membro
Registado: terça jul 11, 2006 7:52 am
Contacto:

segunda jul 31, 2006 12:34 pm

Tudo começou já nos últimos quinze dias de gravidez, quando fiquei em casa com atestado médico.
O que é que a partir desse momento (do dia em que ele começou a mostrar esse comportamento)) se tornou diferente no dia-a-dia da Eva?
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jul 31, 2006 1:01 pm

Ignore-a por completo enquanto ela ladra ou rosna ou faz cara feia. Ignorem-na todos. Se for preciso estarem horas a ignorá-la, estejam. Acredite que o problema se resolve com rapidez. Quando digo ignorar, é ignorar mesmo, fazer como se ela não existisse.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
manso
Membro Júnior
Registado: sexta fev 27, 2004 2:00 pm

terça ago 01, 2006 10:27 am

O que se tornou diferente foi o facto de eu ficar em casa o dia inteiro, quando antes ia trabalhar. A situação mantém-se porque estou de licença de maternidade.
Antes, a D. Celeste (a senhora da limpeza) vinha quando não estava ninguém em casa, excepto a Eva - nós só chegávamos à tarde. Agora, quando chega, estou em casa com a Eva e, naturalmente, com a bebé.
Por essa razão é que eu penso que esta "mania" de ladrar deve-se a um excesso de protecção que se desencadeou na Eva: primeiro em relação a mim, grávida e, por certo, mais vulnerável e frágil; agora, em relação à bebé.
Obrigada pelas vossas respostas - de facto, eu agora já estou na fase do "ignorar" porque já vi que o outro método não dá resultado.
Cumprimentos,
Mariana
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça ago 01, 2006 12:26 pm

ossivelmente, será uma questão de protecção. segundo me disseram, os meus cães estão calados enquanto estou fora de casa. quando chego, ladram por tudo e por nada.
tb. me aconteceu ter tido uma empregada que batia nos gatos. sem eu saber. tinham um medo dela :evil:
anjjazul
Shakti
Membro
Registado: segunda out 03, 2005 8:32 am

terça ago 01, 2006 4:58 pm

Olá!

Não tem exactamente a ver com a situação em concreto, mas aproveito o assunto "ladrar" para colocar uma questão.

Eu adoptei há uns meses uma arraçada de labrador, do mais doce que há e que raramente ladra - eventualmente um "ao ao" quando à noite passa alguém que ela não está à espera... mas no outro dia estavamos no jardim e ela avistou um cão ao longe e fui começou logo a ladrar-lhe... Eu fiquei espantada porque não é mesmo hábito dela. Como já era tarde e eu não queria incomodar a vizinhança fui-me embora com ela. Mas mais à frente voltou a cruzar-se como o mesmo cão e foi a mesma cena.
Depois o meu namorado contou-me que não é a primeira vez que ela faz isto com este cão.
Porque será?
Ela é sociável com os outros cães... tímida, mas com o tempo faz "amigos" e brinca...

Poderá simplesmente haver uma antipatia natural e sem razão?

Shakti
Shakti
Membro

terça ago 01, 2006 5:01 pm

Olá!

Não tem exactamente a ver com a situação em concreto, mas aproveito o assunto "ladrar" para colocar uma questão.

Eu adoptei há uns meses uma arraçada de labrador, do mais doce que há e que raramente ladra - eventualmente um "ao ao" quando à noite passa alguém que ela não está à espera... mas no outro dia estavamos no jardim e ela avistou um cão ao longe e fui começou logo a ladrar-lhe... Eu fiquei espantada porque não é mesmo hábito dela. Como já era tarde e eu não queria incomodar a vizinhança fui-me embora com ela. Mas mais à frente voltou a cruzar-se como o mesmo cão e foi a mesma cena.
Depois o meu namorado contou-me que não é a primeira vez que ela faz isto com este cão.
Porque será?
Ela é sociável com os outros cães... tímida, mas com o tempo faz "amigos" e brinca...

Poderá simplesmente haver uma antipatia natural e sem razão?

Shakti
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

terça ago 01, 2006 6:32 pm

Claro Shakti.

Nesse aspecto os cães são como nós. Há pessoas com quem simpatizamos e outras com que nem por isso! Os cães também gostam mais de uns que de outros.

Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
Shakti
Membro

quarta ago 02, 2006 11:45 am

Bem, parece que ela não é única... Ontem descobri que alguns dos outros cães do bairro tb não gostam muito daquele cão (um são bernardo)... Uns ladram-lhe só, mas há outros que se metem mesmo à bulha...

Eles lá hão-de perceber porquê! :roll:

Shakti
Shakti
Membro

quarta ago 02, 2006 11:48 am

...
Última edição por Shakti em quarta ago 02, 2006 12:38 pm, editado 1 vez no total.
Shakti
Membro

quarta ago 02, 2006 11:50 am

...
Última edição por Shakti em quarta ago 02, 2006 12:39 pm, editado 1 vez no total.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta ago 02, 2006 11:56 am

É normal os cães não gostarem muito de S. Bernardos... :? Eles intimidam pelo tamanho, com a minha passo um bocado esse tormento, só gostam dela quando ela está com o cio :roll:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta ago 02, 2006 12:40 pm

texuga Escreveu: É normal os cães não gostarem muito de S. Bernardos... :? Eles intimidam pelo tamanho, com a minha passo um bocado esse tormento, só gostam dela quando ela está com o cio :roll:
:evil: Interesseiros. Tipicamente masculino! Xerife com eles :evil:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Shakti
Membro

quarta ago 02, 2006 12:41 pm

Pois, se calhar é mesmo isso... O cão de facto é grande!!!
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta ago 02, 2006 12:45 pm

LuMaria Escreveu:
texuga Escreveu: É normal os cães não gostarem muito de S. Bernardos... :? Eles intimidam pelo tamanho, com a minha passo um bocado esse tormento, só gostam dela quando ela está com o cio :roll:
:evil: Interesseiros. Tipicamente masculino! Xerife com eles :evil:

APOIADO!
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Responder

Voltar para “Cães”