Cães, gessos e funis

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

sexta fev 14, 2003 10:27 am

Bom dia

Um dos habitantes cá e casa ("Patolas" para os amigos) está com uma "mão" engessada há uma semana e pouco.

Durante o gesso inicial, depois de dois dias de vigilância com alguns "nãos" à mistura, desinteressou-se de morder aquilo e fazia uma vida perfeitamente normal, brincava, saltava, corria, etc.

Na Segunda passada, o gesso foi aberto para verificar como ia o processo e voltou a ser fechado por (espera-se) mais 15 dias. Dessa vez ficou muito queixoso e teve de voltar ao vet para dar um jeitinho, porque a ligadura o estava a magoar.

O pior é desde então tem de viver quase permanentemente com o "funil" na cabeça porque há uma atracção fatal pela ligadura, só se pode mesmo retirá-lo connosco ao pé e mesmo assim é necessário estar sempre a reprendê-lo.

Quando sai ou come, está-se perfeitamente nas tintas para a pata e é um cão cheio de alegria. Quando se põe o funil, é como lhe desligassem qualquer coisa, "apaga-se".

Sem entrar no radicalismo que juro que já me passou pela cabeça de lhe untar um bocado da ligadura com piri-piri e esperar para ver o efeito :lol: (atenção, estou a brincar), alguém tem alguma sugestão, ou acham que é mesmo de o ter assim durante mais dez dias?

Alguma experiência neste assunto?

Obrigado

JoseLuis
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

sexta fev 14, 2003 10:38 am

Olá Dicas,

A situação depende muito dos cães.
Tive uma cadela, que foi operada e teve que usar mesmo o funil, pois tinha uma obsessão pelo penso que era uma coisa impossível :roll: :roll:
A Luna quando foi esterilizada,não ligou nenhuma e nunca usou um funil.

Aconselho-o a experimentar uma coisa que normalmente funciona: calce-lhe uma meia velha para ele se entreter a roer a meia e não o gesso ( não se esqueça é que quando acabar essa tem de lhe dar outra ;) )

Este método resultou com o cão da minha avó, que se torcia de tal maneira que mesmo com o funil maior que havia ele conseguia chegar à pata :roll:

Experimente e depois diga como é que correu :D
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

sexta fev 14, 2003 10:41 am

Olá, dicas!
Eu ainda não tenho um amigo de 4 patas, mas tenho muitos amigos que já sofreram o mesmo problema que tu. As ligaduras e os cães não ligam!!! :?
Mas a ideia de pôr piri-piri é extremista, talvez vinagre... ;)
Brincadeirinha!
Acho que se não houver um repelente indicado para essas ocasiões, o melhor é a paciência e a distração... a paciência para ti e a distração para o teu cão!!! :) Dá-lhe brinquedos com fartura de modo a tirares-lhe dali a ideia!

Espero ter ajudado! :oops:
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta fev 14, 2003 3:55 pm

Olá dicas

Não será comichão?
Eu nunca passei pela experiência de andar engessado e espero nunca vir a ter essa sorte, mas sempre ouvi dizer que as pessoas passam uns tormentos por causa da comichão que se desenvolve nas zonas engessadas.
É muito provável que o bicho sinta o mesmo, coitado. Como resolver se for isto? Não sei...
Conversa com ele e diz-lhe que hão-de vir dias melhores... :lol:

Imagem
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

sexta fev 14, 2003 4:13 pm

[quote=monikestarr]
Mas a ideia de pôr piri-piri é extremista, talvez vinagre... ;)

[/quote]

Pois , pois monikestarr, mas se não fosse o belo do Tabasco (passo a publicidade) já não tinha rodapés lá em casa :roll: :roll: :D
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

sexta fev 14, 2003 4:22 pm

Pakika Escreveu: Pois , pois monikestarr, mas se não fosse o belo do Tabasco (passo a publicidade) já não tinha rodapés lá em casa roll roll D

A sério??? :| :p :oops: :lol:

Bem defendemos a nossa casa e afins como pudemos, não é?! ;)
margarido01
Membro
Registado: quarta nov 06, 2002 3:55 pm

sexta fev 14, 2003 4:47 pm

Olá Dicas. Tenho uma cadela que foi operada à barriga o ano passado e durante a convalescença, em vez de usar o funil, vesti-lhe uma T-Shirt e deu resultado.
Experimenta vestir ao teu cão uma camisola de manga comprida, ajustada na extremidade da pata, junto ao pé.
As melhoras
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta fev 14, 2003 6:17 pm

Adorei a intervenção do Nel.
Têm veia de humorista, Nel.Têm, têm !
djiba
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 6:30 pm
Contacto:

sexta fev 14, 2003 7:05 pm

Ola Dicas, ja tive uma experiencia semelhante...o djibow tinha uma ferida no rabo, e mesmo com o colarinho chegava la!!! foi-lhe posta uma ligadura que ele fazia questao de tirar!!! Em relaçao ao funil, mesmo com ele, ele chegava ao rabo...alem de me arranhar as paredes de casa, partir coisas, enfim, parecia embriagado...edecidi tirar-lhe o funil!
dicas Escreveu: Sem entrar no radicalismo que juro que já me passou pela cabeça de lhe untar um bocado da ligadura com piri-piri e esperar para ver o efeito lol (atenção, estou a brincar), alguém tem alguma sugestão, ou acham que é mesmo de o ter assim durante mais dez dias?
...eu compreendo perfeitamente, pois pensei o ,mesmo!!! :lol:
Mas nao pus piri-piri...pus um desodorizante que ele detesta a ver se ele se afastava do rabo!!Qual que...nem isso resultou!!! As tantas percebi que era um vicio, e comecei a distrai-lo dando-lhe alguma coisa quando ele ia morder o rabito...enfim, com o tempo esqueceu...as vezes, ainda o apanho a morder-se mas dou-lhe um berrito e ele lembra-se!!!

Bom, ajuda nao posso dar, mas dou uma palavra de consolo...MUITA PACIENCIA! E boa sorte po bixito! :lol: :lol: :lol:
dicas
Membro Veterano
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

segunda fev 17, 2003 11:43 am

Bom dia pessoal

Obrigado a todos pelas "dicas" e pelo interesse, realmente arranjam-se soluções engraçadas para alguns problemas :D

Tomei particularmente nota dessa do Tabasco, não é que ele ande a roer os rodapés, já tem idade para ter algum juizo, mas porque sabe-se lá que cabecinha previlegiada entrará cá em casa amanhã!!!

O funil resolveu o problema, o que eu notava era que o animal ficava em stress quando lhe enfiava aquilo na cabeça, a ponto de parecer mesmo que era um interruptor ligado à vitalidade dele. O animal ficava prostrado, não ligava a nada nem a ninguém.

A partir do momento em que ele recomeçou a fazer asneiras mesmo com funil e tudo, deixei de me preocupar, e hoje cá em casa somos perseguidos por um maluco que tem a mania de andar colado a nós, e aquela bodega a bater nas pernas dói mesmo, acreditem. Ignoro se se trata de vingança, mas se for, enfim está perdoado porque andar com aquilo na cabeça deve ser extremamente chato.

E como em princípio são só mais 8 dias (espera-se), não acredito que fique a necessitar de psicanálise (ele, entenda-se, eu com aquele barulho e as pancadas nas pernas ainda fico traumatizado).

E Nel, esse espírito humorístico anda afinado, mas olha que se ele se pusesse naquela posição e me dissesse isso ainda levava algum pontapé na comichão :lol: :lol: :lol: :lol:

Obrigado

JoseLuis
Praias
Membro
Registado: terça fev 11, 2003 2:02 am
Localização: Jolly, Cookie, Kocka, Rusca, Mama, Prei, Pimenta, Paprika, Baco, Oddie e Isca

terça fev 18, 2003 2:02 am

Ja agora:
eu nunca tive nem engessada nem o jolly engessado (embora pense que chato como ele e assim, entao engessado, rifava-o! :lol: )
Mas o raio do cao de vez em quando anda e obsecado com as patas da frente!
Roi as unhas todas!!!!! E unhas, e pata , e tudo!!!!
Qualquer dia come as patas!
Alguma sugestao para parar???
dicas
Membro Veterano

terça fev 18, 2003 5:57 pm

Sinceramente consultava o vet, não me parece normal que o cão "ataque" assim as unhas e as patas.

Eventualmente qualquer fungo que lhe provoque comichão??

E já agora, como vai a a "luta" pelo domínio da casa?

Cumprimentos

JoseLuis
Responder

Voltar para “Cães”