adoptar cão adulto?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PedroRocha
Membro
Registado: segunda jul 31, 2006 2:04 pm

terça ago 01, 2006 1:29 pm

Estava a pensar adoptar um cão adulto.

É facil? Problemas?

O cão seria totalmente adulto.
Fara necessidades em casa?(por norma?)
Roerá algo? (por norma?)
Será meigo/obediente, e dara para ensinar algo?

Outra questão, Dobermann em apartamento? Não recomendado?

O cão em causa seria um dobermann. Em parte tenho receio, se por acaso o cão se vira contra mim, ou se por acaso terei que dar uma palmada nele por alguma asneira feita por ele e ele mostra os dentes.
É que estamos a falar de um cão com mais de 40 kgs.

Já agora, que quantidade de ração deve ele consumir por mes?
15 a 20 kgs?

Obrigado
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça ago 01, 2006 1:51 pm

Pedro,

Antes de mais parabéns por ponderar a hipótese de adoptar um cão adulto, ainda para mais sendo um Dobermann 8) ;)

É assim, pela minha experiência com Dobermanns, eu acho que sim, que ele se vai dar muito bem apesar de ser adulto. Não tem de temer o facto de "ele se virar contra si", não vá pelos mitos existentes na nossa sociedade ;) . Um cão de grande porte, seja ele qual for, necessita de educação e pulso firme quando for preciso, mas na maioria dos casos, os cães abandonados, independentemente da raça, são mais submissos, mais dóceis e parece que nos ficam eternamente agradecidos por os termos adoptado ;)

De qualquer modo se o vai adoptar, fale com a pessoa que o tem ou a associação que o tem, e saiba mais sobre o comportamento desse cão em relação às pessoas, com os outros animais, algumas vezes os machos têm problemas de relacionamento com outro machos, mas não é só com os dobermanns, é com machos em geral :p . E vá em frente, vai ver que NUNCA se vai arrepender!

"Once a Dobermann, always a Dobermann!" (não sou nada tendenciosa...) 8)

Apartamento... Eles ADORAM apartamentos, os dobermanns amam a companhia do dono, mesmo em casas com quintais eles preferem o conforto do lar... na verdade são uns pieguinhas :oops: :p ;)

Força com a adopção!

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

terça ago 01, 2006 2:08 pm

Ainda bem que Texuga já respondeu, não me estava muito a apetecer escrever!! 8)
Quanto à ração, costumam consumir entre 15 a 18 Kgs por mês, sensivelmente.
Parabéns pela escolha e boa sorte!

Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça ago 01, 2006 2:31 pm

...E já tudo foi dito! ;) se for avante com a adopção (que eu aplaudo) não se esqueça de lhe esticar bem as pernas com uns bons passeios, e vai ver que tudo corre sobre rodas.
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

terça ago 01, 2006 2:33 pm

Sim, ainda por cima o Dobermann precisa de bastante exercício!!
Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

terça ago 01, 2006 4:30 pm

Tambem acho boa ideia ;)
Agora é como os foristas em especial a xuga disse
algumas vezes os machos têm problemas de relacionamento com outro machos, mas não é só com os dobs
Esta é uma questão importante mas facil de ver 8)
Boa sorte .
rh_ridgeback
Membro
Registado: terça jul 11, 2006 7:52 am
Contacto:

quinta ago 03, 2006 12:18 pm

Também os meus parabéns por adoptares um cão adulto!

Como a texuga já disse o melhor é informares-te o melhor possível junto aos donos anteriores (ou canil) e se ainda tiveres receio, "experimentar" o cão por algumas horas, se isso for possível. Pergunta também se o cão está habituado a fazer as necessidades só fora de casa.

Quanto ao ensino: sim, podes ensinar-lhe tudo o que ensinarias a um cachorro. Se tiveres alguma questão em relação a esse aspecto, pergunta ;)

Divirtam-se os dois!
Alf_aras
Membro Júnior
Registado: terça jul 04, 2006 6:10 pm

quinta ago 03, 2006 8:26 pm

Boa Noite!

Desde já os meus parabéns ao furista "PedroRocha" pela atitude tão louvável de querer adoptar um cão, há que elogiar este facto uma vez que a maior parte das pessoas quer ter um cão mas não opta pela possibilidade de adoptar, quando existem tantos animais a precisarem de ser adoptados.

Quanto à raça em questão não o posso ajudar uma vez que não tenho muitos conhecimentos, porque sempre tive cães mas de outras raças, mas também já vi que bastantes furistas o estão a ajudar.

Quanto ao facto de adoptar um cão adulto, aí sim, posso partilhar a minha experiência, visto que à cerca de um ano adoptei uma cadela Rottweiler com 4 anos e a adaptação foi muito boa, hoje em dia ela é completamente pegada a mim, adaptou-se muito bem à minha casa e aos meus familiares até mesmo a ao seu novo companheiro de grandes brincadeiras!

Geralmente os animais que são adoptados criam um grande carinho pelos novos donos, uma vez que muitos deles sofreram bastante anteriormente e agora têm uma familia e alguem que realmente trata bem deles, alguem que os possa amar e que eles propios possam demonstrar todo o amor que têm para dar!!

Parabéns!! :D :D
Alf_aras
Membro Júnior

quinta ago 03, 2006 8:28 pm

Boa Noite!

Desde já os meus parabéns ao furista "PedroRocha" pela atitude tão louvável de querer adoptar um cão, há que elogiar este facto uma vez que a maior parte das pessoas quer ter um cão mas não opta pela possibilidade de adoptar, quando existem tantos animais a precisarem de ser adoptados.

Quanto à raça em questão não o posso ajudar uma vez que não tenho muitos conhecimentos, porque sempre tive cães mas de outras raças, mas também já vi que bastantes furistas o estão a ajudar.

Quanto ao facto de adoptar um cão adulto, aí sim, posso partilhar a minha experiência, visto que à cerca de um ano adoptei uma cadela Rottweiler com 4 anos e a adaptação foi muito boa, hoje em dia ela é completamente pegada a mim, adaptou-se muito bem à minha casa e aos meus familiares até mesmo a ao seu novo companheiro de grandes brincadeiras!

Geralmente os animais que são adoptados criam um grande carinho pelos novos donos, uma vez que muitos deles sofreram bastante anteriormente e agora têm uma familia e alguem que realmente trata bem deles, alguem que os possa amar e que eles propios possam demonstrar todo o amor que têm para dar!!

Alf_aras
Membro Júnior

quinta ago 03, 2006 8:30 pm

Boa Noite!

Alf_aras
Membro Júnior

quinta ago 03, 2006 8:32 pm

Desculpem a repetição.... foram uns probleminhas na net!! :oops: :)
rh_ridgeback
Membro
Registado: terça jul 11, 2006 7:52 am
Contacto:

sexta ago 04, 2006 5:44 pm

Eu sei que ninguém disse isso(!) mas atenção que um cão adoptado por mais "amor que tenha por dar e receber" nunca irá obedecer por agradecimento. Ou seja, a educação será como com qualquer outro cão...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado ago 05, 2006 1:48 pm

texuga Escreveu: "Once a Dobermann, always a Dobermann!" (não sou nada tendenciosa...) 8)
;) :D

Faltou acrescentar que, por norma, o Doberman é um animal (diria melhor que é um humano com 4 patas) dedicadamente obediente, independentemente da idade! ;) Portanto, de fácil treino e adaptação... ;)

Boa sorte e tenho a certeza de que não se irá arrepender, de todo ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”