TENHO MEDO QUE CAIA!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Gonzas2
Membro Júnior
Registado: quarta mar 29, 2006 7:49 pm

quarta ago 02, 2006 12:45 am

pessoal vim aqui pedir um conselho... é assim como sabem tenho uma gata persa chamada nina de pelo branco... ela adora ir ás varandas... ela até costuma ficar sossegada nas varandas mas eu tenho medo que ela caia, pois eu moro no 4º andar... as inhas varandas são daquelas que tem tp umas grades até á cintura mas que entre as grades tem espaço e a gata, sabe-se lá pode cair! há alguma solução para este problema... é que nunca estou descansado quando tou fora e tenho a consciencia pesada! :o
brokenwings
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 2:44 pm

quarta ago 02, 2006 1:06 am

Eu tb adorava q as minhas fossem a varanda mas sempre me disseram que os gatos caem ... jogam-se ou simplesmente desiquilibram-se. Perguntei ao veterinario e ele confirmou, por isso nao as levo a varanda...quando la quero ir, abro e fecho. Penso que nao ha outra soluçao...
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta ago 02, 2006 7:07 am

Não deixe a gata ir á varanda.

Quedas de varandas e/ou janelas é das principais causas de morte de gatos domesticos.

Não, eles nao caem sempre de pé e mesmo que caisse era bem possivel que partisse as patas.

Não, eles também não tem 7 vidas.

Ainda que nao sofresse nada na queda, assustada podia fugir e/ou ser atropelada.

Eu nao tenho varandas, tenho janelas para as quais mandei fazer umas caixilharias com rede á cor do lacado da janelas, da para abrir completamente, eles adoram e nao ha possibilidade de queda.
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

quarta ago 02, 2006 9:08 am

Na minha opinião a única coisa que pode fazer é mandar fechar as janelas, impedindo assim a queda da sua gata e podendo usufruir da varanda.

Caso contrário, eu se estivesse no seu lugar, vedava-lhe o quanto antes o acesso à varanda, pois pode ser que a gata ao ver um pássaro se entusiasme e ao tentar apanha-lo caia da varanda.

Pois nós não podemos nos esquecer que os animais (para mais inteligentes que sejam) são como crianças que ainda não aprenderam a falar, mas que já andam! Protanto, tudo o cuidado é pouco!!!!
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

quarta ago 02, 2006 9:39 am

Bom Dia.

Janelas/varandas e gatos não combinam. Os gatos até podem ir para uma varanda ou janela durante algum tempo e nada acontecer, mas de repente passa uma pomba, um pássaro ou um insecto e lá vão eles, (os gatos).

O melhor mesmo é, mantê-los seguros, para isso, se possível, só devem ter acesso a estes lugares, quando devidamente protegidos.

Os meus gatos, nem para o quintal vão ;)

Isabel
tjvpires
Membro Júnior
Registado: terça jun 13, 2006 5:18 pm

quarta ago 02, 2006 10:22 am

Na realidade acho que todos nós temos medo, pelos nossos gatinhos...

Os meus persinhas, também andam sempre à procura de uma oportunidade para irem às varandas, mas não consigo estar descansada, quando eles lá estam.
Já a tempos falei com o veterinário, e ele afirmou que os gatos por natureza são curiosos, mas os persas têm uma desvantagem, tem muito pelinho nas patinhas, e as almofadinhas não tem aderencia.
O que pode provacar uma queda, pois tem mais facilidade de escorregarem. O melhor mesmo é não deixar a sua gatinha ir para as varandas, ou se deixar arranjar uma rede, para a proteger.

Felicidades para si e para a sua gatinha.....
:D
nemrak
Membro
Registado: sexta dez 06, 2002 1:23 pm

quarta ago 02, 2006 11:15 am

É exactamente isso, os gatos são equilibristas por natureza, o problemas é quando eles se distraiem com uma borboleta, uma mosca...

Eu quando vim morar para aqui já tinha a varanda fechada tipo marquise, mas reparei que tinham a tendência de saltar para as brechas que deixava abertas, o problema é que apesar de serem brechas estreitas onde não conseguiam passar, de vez em quando lá ficava uma janela mais aberta...
remediei a situação por substituir um dos vidros de baixo, daqueles aramados e foscos, por um aramado e transparente, foi carote mas nunca mais os vi saltarem para as brechas das janelas.

O gato que adoptei também não vai para as janelas prefere a vidraça de baixo ;)
Gonzas2
Membro Júnior
Registado: quarta mar 29, 2006 7:49 pm

quarta ago 02, 2006 12:14 pm

Pessoal... axo que vou seguir o vosso conselho e não a deixar ir para a varanda... o problema nem é mt meu porque eu estou sempre vendo se a janela ou varanda está aberta e se estiver feixo-a meus pais é que estão sempre dizendo não á mal a gata não é burra....ela não cai assim do nada... e eu digo olha se ela v~e uma mosca ou outra coisa atira-se... secalhar vou vedar a varada com rede ou algo do género e ela so vai lá para fora sob minha vigilancia!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta ago 02, 2006 1:04 pm

Vede a varanda com rede. Esta deve ser colocada com alguns cm acima do parapeito. É simples e a gata já pode usufruir da varanda. ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

quarta ago 02, 2006 4:12 pm

Não a gata não é burra nem se atira da varanda abaixo, mas muitos gatos desequilibram-se e caem das varandas e janelas.
nunopires
Membro
Registado: sexta dez 23, 2005 11:58 pm

quinta ago 03, 2006 10:20 pm

Para que eles não arrisquem teriam de perceber a altura dum 4º andar, o que num gato novo n acontece. Eu tenho um NFO com 5 meses que tambem não deixo ir as varandas sozinho no entanto a dias passou para o lado de fora de uma das janelas cuja fresta estava grande de mais, e ai andava ele na beirinha a 4 andares de altura. Por outro lado a proibição total nao me parece uma boa ideia pois um dia...será dia de descuido.
Podera ser uma solução deixa-lo durante algum tempo com uma trela para ele poder explorar e aprender a gerir o perigo.
Ja agora a minha gata com nove anos tem carta branca ja a bastante tempo e gere a situação muito bem.
Por ultimo diria que acho os gatos perfeitamente capazes de lidar com varandas e outros perigos, mas para isso temos de ter a habilidade e paciencia para ensinar, como afinal fazemos aos nossos filhos.
Como ja disse noutro post, devemos sempre pensar que o que mais motiva o gato não é o medo mas sim a curiosidade.
:roll:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta ago 04, 2006 12:53 pm

Sr. Nuno Pires, por favor não diga disparates.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nunopires
Membro

sábado ago 05, 2006 10:39 am

a simpatia de sempre

:o
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado ago 05, 2006 11:31 am

LuMaria Escreveu: Sr. Nuno Pires, por favor não diga disparates.
nunopires Escreveu: a simpatia de sempre

Num forum de animais onde se devem transmitir os melhores conselhos a quem os pede e a quem os lê, salvaguardando o bem estar dos animais, não se olham a simpatias ou afins... este site diz respeito aos animais a não às simpatias que cada um deve tomar ou dirigir a quem diz disparates, SIM!
Um disparate pode resultar na morte dum animal!
Pena que ainda haja quem pense no seu umbigo, primeiro!
Os animais, para mim, são prioritários a "simpatias"

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nunopires
Membro

sábado ago 05, 2006 2:37 pm

Como é obvio todos temos as nossa opinião, dizer que a opinião de outra pessoa é desviante da realidade, ok estou de acordo. Por isso pedimos opinões, para alterarmos a nossa realidade.
Quanto a dizer que é um disparate, parece-me no minino ingénuo, e fico por aqui.
Quanto à segurança dos animais, nomeadamente relativamente as varandas a minha experiencia diz-me que se um animal aprender a lidar com esse risco podera faze-lo na perfeição. Claro que é um risco, mas a verdade é que para viver nós, animais e humanos, corremos riscos todos os dias.
As varandas, janelas e quintais são sitios fantasticos para os gatos satisfazerem a sua curiosidade instintiva.
Não consigo conceber que gostar de um animal/pessoa seja um sentimento castrador para este.
Acho que a melhor actitude neste aspecto é aquela que devemos ter com os nossos filhos...qd os deixamos sair a noite pelas primeiras vezes e vamos os supervisionando atentamente, eles aprendem e nós minimizamos o risco. (Claro que esta é so a minha opinião...)

:oops:
Responder

Voltar para “Gatos”