Mais uma vez as minhas desculpas.....errar é humano mas mais humano é quem reconhece e aceita os anganos dos outros!!!!
Está esquecido, afinal erra erramos todos
Mas o que quero evidenciar na minha posição perante este tópico é que os criadores adaptam-se perfeitamente a estes ajustamentos, porque nunca colocarão em causa a sua sabedoria para o apuramento destas raças.
O problema é que no meu ver, esta adaptação muda a imagem da raça totalmente, retirando aquela mistica associada a certas raças .... De certeza que muitos de nós, que escolheram o dobermann (falo muito no doberman apenas pq têm cauda/orelhas cortadas e é uma raça que quase toda a gente conhece) foi por causa da sua beleza, beleza essa que para mim perde-se quando têm-as inteiras
Diz mto bem "teve" (passado) agora já não se justificam os cortes e são feitos somente pelo aspecto e gosto estetico sim. Mas temos de prosseguir evoluindo.
Em parte é verdade, muitos cães já não trabalham, mas alguns ainda o fazem. Os dobermanns continuam a ser adquiridos para guarda, muitos cães de caça ainda caçam .... não estão assim tão longe da funcionalidade.
Então, se for assim, acha que continua que devemos preservar o temperamento tipico das raças ?
Há logica em manter o alto nivel de energia em alguns cães de caça ? Pelo seu ponto de vista não, afinal para quê exigir tanto do dono (a nivel de passeios) se o cão não caça ?
Sabe, peluches já temos muitos ....
E tal como o Gary continuo à espera que alguém me explique que barbaridade são essas ? Ainda à pouco uma amiga minha cortou as orelhas à DA dela e a cadela não se ressentiu nada! Leiam testemunhos de quem cortou as orelhas (entenda-se levou ao vet para cortar) nas condições ideais e vejam os resultados ....
Porque que e que querem cortar as orelhas e a cauda aos bichos? Tem alguma funcao? (porque falam aqui de certas ocasioes em que pode ser conveniente mas nao mencionam quais, e para leigos isso nao basta )
E se ha realmente funcoes associadas ao corte da cauda e orelhas, nao existem outras maneiras menos crueis de o fazer?
Antes demais, cortar as orelhas/cauda não é cruel !!
As caudas são cortadas quando os cachorros têm pouco dia de vida juntamente com os presunhos, quando o sistema nervoso dos mesmo está muito pouco desenvolvido, os cachorros pouco sentem e não se ressentem de maneira nenhuma.
As orelhas são cortadas mais tarde (excepto as que cortam rentes, tipo pastor da Asia Central -
http://www.maxomagic.cjb.net ) mas de qualquer das formas nunca vi um cão com dores após a operação ou ficar com um trauma (é claro, desde que seja feito nas condiçoes adequadas)
E sim, estão ligadas à raça. Todo o tipo de corte tem uma razão (tem uma razão, e a forma do corte também tem uma razao, mas isso ja foi explicado umas paginas atras).
De qualquer das formas, aqui a questão é outra. Quem manda neste mundial ? A FCI ou a Alemanha ?
Se a Alemanha tem restrições a cães com corte , a FCI nunca deveria ter atribuido a organizaçao de um WW a esses pais.
Neste aspecto, como ja tinha referido, subscrevo as msg da Pedra
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!