peixinho ou peixinha ?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

sexta ago 04, 2006 12:38 am

Tenho dois peixinhos à 6 meses sao telescopio ,mas nao sei se sao peixinhos ou peixinhas existe alguma maneira de saber ,desculpem a minha ignorancia mas gostava muito de esclarecer esta duvida que tenho ,desde que os comprei ,jà agora um chama-se Manchinhas e o outro Orrotes .Beijinhos e agradeço desde ja se alguem me pode elucidar.
paixao
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 9:38 pm
Localização: 1 cocker spaniel, 2 canários varios peixes e 1 irmao mais velho

sábado ago 05, 2006 11:20 am

Olá Keitinha.

A melhor forma de ver se são peixinhos ou peixinhas é sempre na época de acasalamento ( que é sempre na primavera). Os machos mudam o seu comportamento ficando assim mais agitados, começam a perseguir a fêmea.

As fêmeas, são mais gordinhas que os machos e para além disso nessa época torna-se nitido o orgão que deposita os ovos.

Espero ter ajudado.

Bjinhos
keitinha
Membro Veterano

domingo ago 06, 2006 5:49 pm

Obrigado Paixao,apartir de agora vou prestar mais atencao para ver se descubro se são peixinhos ou peixinhas ou ate um casal pois eles são diferentes um è todo pretinho de olhos para fora e o outro tem manchinhas vermelhas e cinza e os olhos nao sao muito salientes como o pretinho . beijinhos
paixao
Membro Veterano

domingo ago 06, 2006 9:26 pm

Keitinha, se eles mudarem de cor, não te assustes é normal :)
keitinha
Membro Veterano

segunda ago 07, 2006 7:26 pm

Serà que eles vao mudar de cor ? por vezes eles andam um atraz do outro ,e eu tenho que bater com a unha no aquario para eles pararem ,pois penso que estao a brigar .Imagem
paixao
Membro Veterano

segunda ago 07, 2006 8:02 pm

Eles têm essa particularidade na sua juventude... por isso depende da idade dos peixitos.
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

terça ago 08, 2006 12:02 am

na primavera os machos com mais de dois anos de idade apresentam pequenos pontinhos brancos no opérculo
keitinha
Membro Veterano

quarta ago 09, 2006 5:00 pm

Ai peço desculpa mais uma vez pela minha ignorançia mas isso de saber de peixinhos è mais complicado do que eu pensava .O que è operculo ?Os meus peixinhos sao os que estao na foto, quando eu reparo por vezes è o manchinhas que persegue e outras vezes o orrotes chego à conclusao que devem ser os dois peixinhos .Obrigado
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

quinta ago 10, 2006 8:02 pm

os teus peixes ainda são demasiado novos para terem dimorfismo sexual, ou seja, não se consegue ver ainda o seu sexo a olho nu. o operculo é a parte que protege as guelras, perto do olho. e mesmo que os teus dois peixes fossem machos, eles não lutam entre si. apenas irias notar alguma diferença por alturas da primavera/inicio do verão, em que os machos poderiam ir contra a zona anal das fêmeas com a cabeça para as incitar a reproduzir. no entanto não contes reproduzir os teus peixinhos em aquário ;) a não ser que tenhas um áquario de pelo menos 150 ou 200litros
keitinha
Membro Veterano

sexta ago 11, 2006 4:02 am

Obrigada jà fiquei mais esclarecida .Quanto a reprodução de peixinhos nào estou a pensar nisso, jà bastante trabalho me dà a Tuga e os dois peixinhos era mais a coriosidade de saber o que eles sào .Beijinhos
Responder

Voltar para “Peixes”