quinta ago 03, 2006 3:33 am
Exma Sra Sandra,
apesar de não ter tempo nem paciência para forúns, dei-me "ao trabalho" de dar aqui um pulinho para esclarecer as pessoas que se preocupam com o Xavier.
Não a conheço de parte alguma e tive conhecimento da sua existência através do apelo do Xavier, como sabe. Telefonei-lhe quando aqui disse que ele seria esterilizado, que estava farta dele e que algo drástico aconteceria em breve. Como verdadeira protectora de animais, choca-me a forma como se refere a ele desde o início.
Como sabe, fui educada consigo e, em nome da "Animais em Risco" e, apesar de termos dezenas de animais sob nossa protecção, lotação esgotadíssima e ajudas, nenhumas, ofereci-lhe estadia num dos 2 hoteis onde colocamos os animais que recolhemos (frisei que no hotel onde colocamos os animais, eles andam à solta e que, se só dava com fêmeas, só seria solto no meio delas).
Nesse dia explicou-me que tinha sido um desabafo sob stress. Prometeu-me que não o eutanasiava. Disse-me que se visse que já não aguentava mais, me ligaria a dizer isso mesmo, de forma a tentarmos ajudar. Entendi e entendo o seu desespero mas, não aceito eutanásia em animais saudáveis e não agressivos! Pelo que percebi, este animal precisa de ser "filho único" e alguém de pulso, não me parece algo do outro mundo. A senhora diz que ele é super meigo, até banana mesmo, com os outros... não entendo!! Como é capaz de abater um animal assim? E não me venha dizer k anda nisto há anos porque eu tmb e, ainda faço muito trabalho de campo! Não os tenho num sitio e espero k me caiam adoptantes lá. Vou resgatá-los, vou a campanhas, faço viagens para os entregar e me certificar das condições, continuo a acompanhar as adopções etc, etc... Também trabalho, tenho os meus animais e a minha familia. Não pense que faz ou sabe mais que eu.
Não coloco em causa o que diz dele, que ela a cansa, que perde as estribeiras, que isto e aquilo. A sra é que sabe e passa por elas. Entendo o "desespero" mas, não entendo que prefira mata-lo a deixar que o ajudem! Se não aguenta mais, deixe que outros tentem ajudar.
No domingo, de facto, foi falta de chá da minha parte ligar-lhe ás 22.30 mas, nem reparei, fiquei atónita quando me informaram que falou em eutanasiar o animal quando, eu tinha descansado as pessoas dizendo que não o tomaria uma decisão dessas sem antes falar connosco.
Falei a bem consigo e, mal me disse que estava num jantar, pedi-lhe desculpa e que me ligasse mal fosse possivel pois tinha sabido de algo que me preocupou. Que queriamos ajudar como já havia dito e que, uma fat ou qq coisa do género se arranjaria, eutanásia sem explorar outras opções é que não". A sra, agressivamente, disse-me que a decisão era sua! Aí é que eu lhe respondi, no mesmo tom, que não era bem assim, que não pode decidir se ele vive ou morre só porque lhe dá comer. Se não existissem outras opções tudo bem, assim não. Não sou uma fundamentalista e defendo a eutanásia, seja para quem for, se a alternativa for o sofrimento. ESTE ANIMAL É SAUDAVEL, MEIGO E OFERECERAM-LHE AJUDA, QUE RECUSA!
Não estou a colocar em causa tudo o que diz que ele faz. Imagino que esteja saturada e, como referi, entendo. O que não consigo entender/aceitar é que lhe foi oferecida ajuda e a negou!
Desejo, sinceramente que o Xavier seja adoptado, de preferência por uma pessoa como o sr. que está interessado nele pois tem experiência com animais (espero que mta paciência também)
Pela minha parte, as intervenções ficam por aqui, só pretendi esclarecer as coisas. Se pretender responder-me, use o meu contacto pessoal, por favor. Não ando por aqui, os "nossos" animais e situações diárias consomem-me as energias e tempo todo.
Apesar de tudo, se precisar de ajuda, mantemos a "oferta" de pé.
Obrigada a todos pela atenção dispensada e peço desculpa pelo "testamento".