Olá.
Nunca me tinha acontecido isto até hoje por isso venho ver se alguém já passou pelo mesmo e o que fez.
De todos os meus porquinhos, tenho um que parece não saber comer. Não me lembro ao certo de quando nasceu pois tenho andado numa correria enorme e não apontei a data mas ainda não tem 1 mês e como daquela ninhada é só ele e outro, estava descansada pois via-o crescer mas este só pesa 90 gramas. Está magrinho. Hoje que tive tempo de o observar bem reparei que afinal ele chega perto do comer mas, parece não saber comer. Tem dentes que já os vi mas, por exemplo um bocadinho de couve, ele pareceu não conseguir morder pois puxava e não arrancava nada. Leva imenso tempo a beber água e não o consegui fazer comer.
Gostava de o ajudar mas neste momento não sei como o fazer comer. Já passaram pelo mesmo?
Porquinho da india que mal come (Morreu)
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Tenta dar bocadinhos mais pequeninos para ver se ele pega.
Caso não consigas, se calhar é melhor ir ao veterinário para saber o que se passa.
Caso não consigas, se calhar é melhor ir ao veterinário para saber o que se passa.

-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm
Nem bocadinhos pequeninos ele come. Veterinário de exóticos aqui acho que não há.
Acho que já sei o que se passou. Ele deve ter sido mordido e agora tem dificuldade em comer. Tenho que o ajudar.
Acho que já sei o que se passou. Ele deve ter sido mordido e agora tem dificuldade em comer. Tenho que o ajudar.
É essencial que coma.
Os porquinhos não são como nós, só mostram que estão doentes quando estão realmente mal e quando deixam de comer, rapidamente entram num processo de degradação a nivel intestinal que os leva à morte, pois são animais que necessitam de se alimentar constantemente, dado o seu metabolismo intestinal.
Tenta arranjar comida para bébé à base de frutas e vegetais que podes encontrar no supermercado, dissolver um pouco de ração nela e depois com uma seringa (sem gulha claro ) dar a comida na boca para ver se ele não fica demasiado fraco.
boa sorte.
Os porquinhos não são como nós, só mostram que estão doentes quando estão realmente mal e quando deixam de comer, rapidamente entram num processo de degradação a nivel intestinal que os leva à morte, pois são animais que necessitam de se alimentar constantemente, dado o seu metabolismo intestinal.
Tenta arranjar comida para bébé à base de frutas e vegetais que podes encontrar no supermercado, dissolver um pouco de ração nela e depois com uma seringa (sem gulha claro ) dar a comida na boca para ver se ele não fica demasiado fraco.
boa sorte.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Hoje como ia passar o dia á da minha avó, decidi levar o porquinho comigo para o alimentar.
Até água hoje lhe tive que dar com seringa. Eu acho que ele tem uma deficiência qualquer na boca uma delas é que os dentes não unem logo ele não consegue rasgar o comer. Demora imenso tempo a mastigar e por vezes a temperatura dele baixa. Fica todo ouriçado e depois de lhe pegar, o pelo volta ao normal. Se ele conseguir se safar mais esta noite, penso que não está nada perdido pois amanhã voltarei a fazer como hoje e a alimentá-lo com seringa. Calhou logo a ser nos primeiros castanhinhos que tenho mas acho que a própria mãe tem qualquer deficiência não visivel. Daí não a deixar ter mais ninhadas pois da primeira vez sairam dois porquinhos mortos e agora este nesta situação pois o outro está óptimo.
Ela também é pequenina em relação ás irmãs que são gordinhas e maiores que ela.
Até água hoje lhe tive que dar com seringa. Eu acho que ele tem uma deficiência qualquer na boca uma delas é que os dentes não unem logo ele não consegue rasgar o comer. Demora imenso tempo a mastigar e por vezes a temperatura dele baixa. Fica todo ouriçado e depois de lhe pegar, o pelo volta ao normal. Se ele conseguir se safar mais esta noite, penso que não está nada perdido pois amanhã voltarei a fazer como hoje e a alimentá-lo com seringa. Calhou logo a ser nos primeiros castanhinhos que tenho mas acho que a própria mãe tem qualquer deficiência não visivel. Daí não a deixar ter mais ninhadas pois da primeira vez sairam dois porquinhos mortos e agora este nesta situação pois o outro está óptimo.
Ela também é pequenina em relação ás irmãs que são gordinhas e maiores que ela.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Já agora és de onde?
-
- Membro Veterano
Hoje tenho dado fruta dos boiões para bebés com a seringa e o porquinho adora. Parece que o que está a comer está a ajudar. Não sei se ele comeu por ele durante a noite mas hoje já está com 115gr enquanto que o mano pesa 240gr. Hoje já não o vi tão arrepiado o que me leva a crer que está mesmo a melhorar.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
- Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-
Cuidado com a fruta para bebes, devido à possivel adição de açucares!!
Mais vale fazer uma papa de fruta e legumes passados pelo copo de fazer batidos...ou com a varinha mágica. Pode dar com a seringa na mesma e não corre riscos. A minha porquinha, após uma briga ficou com
o "lábio" ferido e recusava-se a comer.
Eu passava fruta de manhã e legumes à noite e dava com uma seringa das maiorzitas (já era adulta, a minha). O feno ela ia comendo, mas a ração, tinha que "enfiar", literalmente na boca, de lado, para não magoar os lábios. Claro que até a ração tinha que "esmagar".
Mas de qualquer forma, devia levá-lo a um vet porque ele pode até estar desidratado, ainda para mais sendo tão pequenito, além de que tem que ver o que realmente se passa.
Boa sorte
Mais vale fazer uma papa de fruta e legumes passados pelo copo de fazer batidos...ou com a varinha mágica. Pode dar com a seringa na mesma e não corre riscos. A minha porquinha, após uma briga ficou com
o "lábio" ferido e recusava-se a comer.
Eu passava fruta de manhã e legumes à noite e dava com uma seringa das maiorzitas (já era adulta, a minha). O feno ela ia comendo, mas a ração, tinha que "enfiar", literalmente na boca, de lado, para não magoar os lábios. Claro que até a ração tinha que "esmagar".
Mas de qualquer forma, devia levá-lo a um vet porque ele pode até estar desidratado, ainda para mais sendo tão pequenito, além de que tem que ver o que realmente se passa.
Boa sorte
-
- Membro Veterano
Por vezes há pessoas muito doentes que de um dia para o outro melhoram imenso, e morrem logo a seguir quando ninguém espera. O mesmo aconteceu com o porquinho. Parecia ter melhorado imenso ontem, pensei até estar a recuperar e lhe tivesse dado qualquer coisa mas não, o problema dele era mesmo uma dificiencia e pior na boca. Mais cedo ou mais tarde ele ia sofrer. Hoje devia sentir dor porque quando eu aproximava a seringa, ele empurrava com as patas e custava a respirar, passava o tempo de boca aberta. Ele parecia não ter garganta, mas tinha devia era ser algo muito pequenino daí a dificuldade em comer. Por baixo da boca sentia-se que havia algo mal, talvez ossos mal formados. Não resistiu e morreu. Ainda me fez chorar. Estava a afeiçoar-me tanto a ele. Eram os primeiros porquinhos diferentes e era muito meiguinho.