Caracter das Femias??

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Rottweiler! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: quino

Guimarques
Membro Júnior
Registado: quinta jul 27, 2006 9:24 pm

terça ago 01, 2006 12:47 pm

Olá,

Sou apaixonada por Rottweiler's e ando a pesquisar a raça e criadores pois quero adquirir uma cadela em Setembro!

É o meu primeiro cão!!! :D Estou ansiosa...

Tenho lido em muitos sítios que é melhor ser fémia no primeiro cão, mas por mais que procure não encontro nada que diga as diferenças entre fémia e macho!! (Apenas físicas)

Poderão dizer-me quais as caracteríticas das fémeas? Também são muito dominadoras?

Obrigado a todos pelas dicas e informações, têm sido preciosas!
jmcochicho
Membro
Registado: sexta jul 28, 2006 10:04 am

terça ago 01, 2006 1:12 pm

Não hesite em escolher uma femea. São mais meigas , menos dominantes e mais ligadas aos donos.
São sobretudo mais fáceis de treinar.
Isto é particularmente importante em Rott´s pq 80% os machos a partir dos 18 meses regridem e desenvolvem problemas comportamentais relacionados com dominancia. Se esta situação não for controlada por alguem com muita experiencia fica com um cão problemático e pouco confiável.

Digo-lhe isto porque a maioria dos cães de desporto em obedience e agility são fémeas e eu próprio estou a treinar uma pastora alemã para essas modalidades.
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça ago 01, 2006 5:17 pm

jmcochicho Escreveu: Não hesite em escolher uma femea. São mais meigas , menos dominantes e mais ligadas aos donos.
São sobretudo mais fáceis de treinar.
Isto é particularmente importante em Rott´s pq 80% os machos a partir dos 18 meses regridem e desenvolvem problemas comportamentais relacionados com dominancia. Se esta situação não for controlada por alguem com muita experiencia fica com um cão problemático e pouco confiável.

Digo-lhe isto porque a maioria dos cães de desporto em obedience e agility são fémeas e eu próprio estou a treinar uma pastora alemã para essas modalidades.
Desculpe mas conheço muitos machos e muitas femeas e nunca poderia tirar esta ilação...o que o leva a afirmar uma coisa destas???
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
jmcochicho
Membro

terça ago 08, 2006 8:26 am

Não duvido que conheça muitos Rotts, mas se de facto não chegou a esta conclusão, das duas uma:

- Os donos dos machos tiveram sorte ou souberam escolher muito bem os cachorros com baixa dominancia.

- Os donos do machos são pessoas bastante experientes no treino e educação de cães desta natureza.

Espero que compreenda que que aquilo que afirmo não está fundamentado em uma ou duas experiencias, ou num simples capricho.

Para além de ter a preocupação de ler e de me informar com profissionais ( criadores e treinadores), tb eu à semelhança do que disse conheço bastantes rott´s e os respectivos donos.Muitos deles têm os cães na mesma escola que eu.
Posso garantir-lhe que a teoria faz justiça à realidade.
Neste momento, por exemplo em 5 machos , 3 marcam outros cães para matar. E tratam-se de cães com um nível já avançado de obediencia (ex: cobro de objecto) e agility ( e treinos com métodos positivos).
Inclusivé 2 já morderam o dono e o treinador da escola.
Tratam-se de cães em que o dono não conseguiu dar resposta ás manifestações de dominancia perante outros cães entre os 12 e 18 meses.
Nas femeas não conheço um único caso.

Mas se não conhece nenhum caso dentro do seu leque de conhecimentos,
é certamente um bom sinal de que a criação selectiva do temperamento da raça começa a surtir cada vez mais resultados positivos.
RottBull1
Membro
Registado: quinta fev 02, 2006 11:50 pm
Localização: 1 Cão RottWeiler, 1 Cadela Radeira, 1 casal de coelhos angora, 2 coelha belier e 10 peixe

quarta ago 09, 2006 2:52 am

concordo com o jmcochicho.
Se ainda por cima é o seu 1º cão mais uma razao para optar pela femea.

Cumps
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta ago 09, 2006 1:02 pm

jmcochicho Escreveu:Inclusivé 2 já morderam o dono e o treinador da escola.
Desculpe mas isto são animais com graves problemas comportamentais, e que nada tem a ver com a raça :roll:

Cristina,
Anda cá explicar a este Sr. que os Rotts não são cães mauzões que aos 18 meses mordem nos donos ou em tudo o que mexe...

Caro sr., o problema é que provavelmente os cães que o sr. conhece são resultados de cruzamentos sem excrúpulos e sem critério... Que depois dá em "cães mauzões"...

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta ago 09, 2006 1:11 pm

jmcochicho Escreveu: Para além de ter a preocupação de ler e de me informar com profissionais ( criadores e treinadores), tb eu à semelhança do que disse conheço bastantes rott´s e os respectivos donos.Muitos deles têm os cães na mesma escola que eu.
Desculpe mas nunca li isso em nenhum livro, poderia dizer-me um em que tal esteja escrito? A teoria dos 80%? Parece mais a lei de Pareto..aplicada a cães... :o
tursos
Registado: quarta ago 09, 2006 4:49 pm

quarta ago 09, 2006 9:31 pm

boa noite! é lógico que um macho é mais dominante que uma fêmea. Qualquer pessoa que tem um rottweiler e entende minimamente da raça sabe isso.agora penso que estão aqui a confundir caracter com dominância. E quanto a um cão morder o dono, se o dono não lhe deu razão para isso,peço desculpa mas esse cão só pode ser desequilibrado.
tursos

quarta ago 09, 2006 9:39 pm

quanto ao adquirir um macho ou fêmea.Escolher o que gostar mais, seja macho ou fêmea vai ser o reflexo do carinho e educação que lhe der. Falo por experiencia propria
cindye
Membro Veterano
Registado: terça mar 01, 2005 5:48 pm
Contacto:

quarta ago 09, 2006 10:36 pm

E quem fala assim............;)
nokyta
Membro Veterano
Registado: terça mar 01, 2005 6:24 pm

quarta ago 09, 2006 11:02 pm

Tursos
boa noite! é lógico que um macho é mais dominante que uma fêmea. Qualquer pessoa que tem um rottweiler e entende minimamente da raça sabe isso.agora penso que estão aqui a confundir caracter com dominância. E quanto a um cão morder o dono, se o dono não lhe deu razão para isso,peço desculpa mas esse cão só pode ser desequilibrado.

quanto ao adquirir um macho ou fêmea. Escolher o que gostar mais, seja macho ou fêmea vai ser o reflexo do carinho e educação que lhe der. Falo por experiencia propria

Vá lá vá lá, apareceu alguém que diz alguma coisa de jeito. :roll:
Xana
RottBull1
Membro
Registado: quinta fev 02, 2006 11:50 pm
Localização: 1 Cão RottWeiler, 1 Cadela Radeira, 1 casal de coelhos angora, 2 coelha belier e 10 peixe

quarta ago 09, 2006 11:47 pm

Alguem quer um desenho ? Posso fazer um...

Guimarques - tanto o Rott macho ou femea sao maravilhosos mas, se é a 1 vez que vai ter um cão... e optou por esta RACA MARAVILHOSA aconselho-a a optar por uma FEMEA.
A Femea é mais facil de lidar, é mais meiga , mais companheira etc etc etc isto não quer dizer que o macho não seja....
Não estou a dizer que o macha é PERIGOSO porque se fosse não teria escolhido um macho para minha companhia.
Os cães sao como as crianças:
1- Dependem dos pais ( se tem bom caracter bla bla bla )
2 - Dos Donos
3 - Se é ensinado o que é o BEM e o MAL ( porque muita gente nem se preocupa com isso... )

Espero que tenham entendido em ultimo caso eu farei o Desenho :p
nokyta
Membro Veterano
Registado: terça mar 01, 2005 6:24 pm

quarta ago 09, 2006 11:54 pm

Alguem quer um desenho ? Posso fazer um...
Espero que tenham entendido em ultimo caso eu farei o Desenho
Eu quero, eu quero
Faz o desenho, faz o desenho :p
Xana
jmcochicho
Membro

quinta ago 10, 2006 8:44 am

Antes de mais uma sugestão de leitura:
"The Everything Rottweiler Book" ( façam pesquisa).

Pelo que percebo a maioria dos membros deste forum tem alguma dificuldade em compreender que o mesmo não serve para medir forças a ver quem gosta mais da raça.
Naturalmente que somos todos defensores da mesma, e por esse motivo penso que temos uma responsabilidade acrescida de a defendermos de uma forma racional e não meramente apaixonada.
Penso que imagem negativa do rott na sociedade só poderá ser sanada com comportamentos responsáveis e minimizadores de riscos.

Não podemos atribuir o mesmo peso e medida a todos os casos, e, se em casa tudo corre bem, temos que nos perguntar pq é que em alguns casos isso não acontece.

Sabemos que existem criadores sem escrupulos que olham unicamente para o lucro, sabemos que um rott dominante não é para qq pessoa ,sabemos que na generalidade os machos são mais dominantes do que as fémeas e sobretudo sabemos que a fatalidades acontecem unicamente por negligência humana.

Por mais desiquilibrado ou dominante que um cão seja, acredito que com uma pessoa responsavel, com conhecimentos e experiencia possa ter um percurso de vida sem problemas.
Não questiono o sentido de responsabilidade da Guimarques, mas será qu e cumpre o resto dos requisitos ?
Porque não minimizar os riscos escolhendo uma fémea, que como todos sabem não tem menos valor como cão.
O Rott é um cão de trabalho, não é um cão "toy". A Guimarques sabe que deve ser constantemente estimulado, treinado , deve fazer exercicio, que tem que saber ganhar o seu respeito e impor a sua liderança ?

Será que a maioria dos elementos, tidos como conhecedores da raça , recomendariam em plena consciencia um Rott macho a qq pessoa inexperiente ?

Se esse é o caso, então temo que a imagem da raça esteja entregue ao fundamentalismo, pois para mim são tão cegos os que atacam a raça como aqueles que a adoram mas não a respeitam.
tursos

quinta ago 10, 2006 9:10 am

desculpem a minha insistência nesta assunto mas realmente é irracinal não lhe responder.o Sr por acaso tem alguma coisa contra os machos ? ou já foi mordido por algum? ou se calhar nunca teve nenhum. Porque realmente algumas das suas respostas são absurdas.Um macho tem testiculos a fêmea tem utero de resto é tudo igual. São ambos meigos , carinhosos, têm ambos a mesma dedicação ao dono. O macho poderá ter mais peso que a fêmea e secalhar faz uns xixis a mais nas paredes e nas arvores o que não quer dizer que morda mais ou menos. Acho que o SR. anda a ter mt teoria e pouca prática. Visite criadores que sabem o que é criar, fale com eles, tenha contacto com os cães, principalmente machos e depois então venha aqui responder á pergunta . Mas só depois de ter a teoria e a prática.
Responder

Voltar para “Rottweiler”