Velha questão: Adaptaçao

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
brokenwings
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 2:44 pm

segunda ago 07, 2006 4:00 pm

Boas !!
É o seguinte, ha uma semana que "adquiri" mais dois amiguinhos, irmãos (um macho e uma femea) com tres meses...já tinha as outras duas, com dois anos de idade, Tucha e Luna. Já tinha lido informaçao sobre como inserir os novos membros...comecei por trazer os pequenotes dentro da transportadora e deixa-los na sala, fazer carinhos as mais velhas...mas a Luna ( a supostamente mais calma..que revelou-se!) foi logo cheirar aquele objecto estranho...conclusao: bufou bufou rosnou...ficou uns 10 min imovel sempre na mesma, bufar rosnar...(chegou a engasgar-se e tudo de tanto bufar eheh :p ). A Tucha (supostamente a ciumenta, que da patada na Luna por tudo e por nada...até nem reagiu mto mal). Isto logo no primeiro momento! A noite levei-as para a cozinha e varanda (lugares onde as minhas outras duas nunca frequentam) e nos dias seguintes de vez em quando levava os pequenotes a sala onde as outras se encontravam...a Luna nao para de bufar, rosnar..e fugir!! Mesmo com a descontracçao dos mais pequenos que brincam como se nao fosse nada com eles..eu vou atras da luna, falo com muito mimo vou falando baixinho a ver se se acalma...nao me faz nada, posso pega la ao colo e fazer lhe festas a vontade mas fica o tempo todo a rosnar e com o corpo tenso! Mtas vezes depois de tirar os pequenos da sala continua assim. Quando a vejo mtas xx esta a cheirar por baixo da porta da cozinha a rosnar...ai ai :? já lá vai uma semana e nao a vejo a aceitar...a Tucha está curiosa, aprecia a brincadeira dos outros e só se chateia se passarem demasiado perto dela...pode estar a 20 cm de distancia que nao se importa ;)
É o seguinte, a Luna dificilmente saltará para cima dos pequenos, a tendencia é fugir ou ficar imovel e tensa...gostaria de saber o que posso fazer e se a adaptaçao costuma demorar muitooo tempo?! ... Se devo deixar os gatinhos defenitivamente no mesmo espaço que as outras ou continuar a alternar? (Já cheguei a tirar os gatinhos de casa e levar para a casa do meu namorado e deixar a casa toda aberta para os outros cheirarem...sempre que chego a casa entro pela sala e dou todos os mimos as mais velhas...mas estou desanimada com a reacçao da minha doce luna! :( )
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

terça ago 08, 2006 8:59 am

Boas,

Para ter um exemplo... a minha gata demorou 2 semanas a aceitar estar no mesmo espaço que o meu gato e 1 mês a parar de lhe rosnar... só ao fim de quase 2 meses deixei que eles ficassem no mm espaço qd eu não estava em casa...

Tenho uma amiga que os gatos aceitam os recém chegados no próprio dia... e no dia a seguir já são todos amigos...

Vá com calma que a sua gata acabará por aceitar os bebés...

;)

Off topic:
Confesso que com toda a gente a ficar com bebés novos me desperta ainda mais a vontade de ter um novo bebé :?
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

terça ago 08, 2006 9:45 am

amus,

tem bom remédio, a zuca tem 4 bebés... :lol:
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

terça ago 08, 2006 11:12 am

patricias Escreveu: amus,

tem bom remédio, a zuca tem 4 bebés... :lol:
off topic:
credo ... esses bebés já me perseguem :o ...

tenho de pedir à zuca que me envie as fotos :roll: ... ai que é agora que sou expulso de casa ...
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

terça ago 08, 2006 1:00 pm

Óh amus,

é expulso mas fica com 4 reguilinhas impecáveis... :lol:

Tenho a sensação que as fotos estão para muito breve, ou hoje ou amanhã já cá cantam... ;)
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
brokenwings
Membro Veterano

terça ago 08, 2006 1:47 pm

amus
obrigado pela sua resposta.. é a primeira vez que tenho que fazer esta adaptaçao visto que as outras duas vieram ao msm tempo ;) Dois meses é alguma coisa...a vigiar entao! Eu de ontem para hoje deixei o apartamento todo aberto e os gatos "livres"..o que naturalmente acontece é que os pequenotes vao brincar para os sitios ond elas nao estão, e quando estão as outras as vezes rosnam (uma delas até brinca simultaneamente quando lhes faço brincadeiras) a outra é q nao ! :( mas a verdade é que parece estar ligeiramente melhor visto que agora so rosna se os pequenotes forem para o pé dela..antes ficava o tempo todo! E o cheiro nos meus dedos tb a fazia rosnar! Em principio vou uma semana para o Porto Santo e o meu pai entendeu de tornar claro que se eu levasse a Tucha e a Luna elas iriam andar na rua e dentro (visto que aquilo é um genero de moradia e segundo ele..sao gatas de rua sabem-se desenrrascar) e eu lendo o que leio neste forum acabei por me "convencer" de que é assim...se nao lesse constantemente o que aqui dizem teria a tendencia de lhes dar um pouco de liberdade é verdade! Minha avó ta sempre a dizer q os gatos sempre andaram na rua...bla bla bla...eu é que tenho que ferrar os dentes! ehe :lol: mas os pequenotes ele diz que podem ficar apenas dentro visto serem pequenos...entao vou levar os pequenos e vou deixar os grandalhoes aqui na Madeira ao cuidado da minha avó que vem ca de vez em quando. Espero que nao relacionem a minha ausencia com a ausencia dos pequeninos se nao isso vai ser motivo para birra... :?
Mas amus, se no meu caso levar assim tanto tempo vou ter de levar os quatro gatinhos para lisboa ou deixar os quatro aqui... (porque um dos novos vai ficar para a minha irma que vive cá ) e eu sou a mais velha :p por isso eu é que mando :p ehe brincadeirinha
amus, se tem espaço para adoptar mais um amigo faça! Será de certeza mto feliz ;)
Desculpem o testamento.. de "bla bla"
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça ago 08, 2006 6:58 pm

Já lhe coloquei 2 links no outro tópico, mas cá vão novamente.
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... =residente

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... =residente

De qualquer forma, aproveito a dizer que a minha Nanocas nunca deixou de ter pânico da mais nova, a última a cá entrar, a Leo. Contudo apesar de não serem amigas e de até haver o factor pânico, ignoram-se o que faz com que se tolerem no mesmo espaço ;) o que já não é mau de todo!

Tem de dar tempo ao tempo mas, deixe-os a sós só quando o mais novito estiver com corpo de igual para igual ;) . Até lá, esteja atenta... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
brokenwings
Membro Veterano

terça ago 08, 2006 7:19 pm

leonildecarvalho
obrigado mais uma vez
eu sei que ja os tinha posto..aliás foi a partir dai que me "orientei" mas queria ler de novo e ja nao sabia onde estava... :roll:
Já agora, os dois pequenotes sao irmãos e dao-se mto bem, sempre na brincadeir e tal... um deles vai ficar para a minha irmã ... queria que houvesse uma adaptaçao boa com as mais velhas antes de os "separar" (se bem que nao ficam totalmente separados visto que venho mtas xx a madeira e trago os gatos cmg...) ... tou c "pena" de deixar um separado dos outros tres :(
Responder

Voltar para “Gatos”