TENHO MEDO QUE CAIA!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

sábado ago 05, 2006 4:04 pm

Citando nunopires

As varandas, janelas e quintais são sitios fantasticos para os gatos satisfazerem a sua curiosidade instintiva.
Não consigo conceber que gostar de um animal/pessoa seja um sentimento castrador para este.
Acho que a melhor actitude neste aspecto é aquela que devemos ter com os nossos filhos...qd os deixamos sair a noite pelas primeiras vezes e vamos os supervisionando atentamente, eles aprendem e nós minimizamos o risco. (Claro que esta é so a minha opinião...)

Boa Tarde nunopires,

Eu adoro os meus animais, é por isso mesmo, que os não deixo ir para janelas, varanda ou quintal.

Podem-se portar muito bem no início, mas como felinos que são, vão sempre tentar explorar (isto no quintal), e nunca mais os ver, ou apanhar no mínimo um grande susto, nas janelas ou varanda, tenho medo que se atirem a qualquer pássaro ou insecto que passe, vejo como ficam nervosos, quando passa uma pomba, que só podem ver através dos vidros, ou quando em casa entra uma mosca.

Comparar è educação que se dá aos filhos, desculpe, mas acho que não tem nada a ver :lol: :lol: (também é só a minha opinião).

Isabel
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda ago 07, 2006 5:46 pm

nunopires Escreveu: a simpatia de sempre

:o
Não fui antipática Sr. Nuno Pires. Tive um gatinho muito habituado ao seu poisinho na janela. Era tão feliz quando estava lá. Deitava-se e comportava-se muito bem. Tudo tão perfeito. Um dia um pombinho poisou muito perto do meu gatinho tão ensinado. Ele quis cumprimentar o pombo e sabe o que aconteceu? Malhou do terceiro andar. Morreu 3 meses depois. Sabe de quem foi a culpa? Foi minha, porque na minha estupidez, achava que ele estava tão ensinadinho...
Mas eu sei que isto é terrivelmente dificil de perceber, obriga a um exercicío mental profundo e desgastante.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nemrak
Membro
Registado: sexta dez 06, 2002 1:23 pm

segunda ago 07, 2006 11:50 pm

Sem querer tomar partido de ninguém, quero apenas contar o que se passou com uma pessoa amiga que mora perto de mim...

Ela mora num 7º andar e tem um persa que estava habituado a andar nos parapeitos das janelas abertas e ir para as varandas, um dia tinha o bichano já uns 8 anos caiu... está bem que ele sobreviveu e felizmente que tem uma dona rica que pagou uns bons milhares de euros para lhe porem uma protese na perna e um ferro enorme cravado na espinha, hoje anda todo tortinho mas lá anda feliz da vida, mas a dona já fechou as 2 varandas e nunca mais deixou as janelas abertas.

Está certo que os animais quando atingem a fase adulta deixam de ser tão tolinhos, mas a questão aqui é que o gato é caçador e não tem consciência para controlar o seu instinto e reparar que pode cair se tentar apanhar um bicho qualquer que passe perto dele.
Mesmo que ele se tente agarrar, por muito ágil que seja tem pouca hipótese porque as unhas escorregam.

Vou dar um exemplo que não tem nada a ver mas que serve para perceber como funcionam os gatos:
Se estiver a chover e o gato quiser ir à rua ele começa a abanar o rabo por estar indeciso, mas ele tem que fazer uma das coisas e ele quer muito ir à rua, então ele sai molha-se e foge para casa sem fazer o que queria.

O gato não é um animal parvo sabe que pode cair se não tiver cuidado, mas se ficar preso por um bicho que passe, ele por querer muito caçá-lo fica como que em estado de transe, então decide apanhar e quando se desiquilibra tenta voltar ao sítio onde estava, mas às veses salta demais e como a gravidade não perdoa e isto não é nenhum desenho animado, ele cai... :? :roll:
Letty
Membro
Registado: quinta jul 27, 2006 5:08 pm

terça ago 08, 2006 12:24 am

oi a todos.

Quando fui buscar a minha gatinha morava num r/c e ela sempre tinha a mania de assim k via uma janela aberta abalava a fugir para um descampado que havia atrás da casa.e lá tinha eu k ir a correr atrás dela pk nunca fiando.nunca a habituei a andar na rua e tenho medo k possa fugir.

agora moro num 1º andar. no 1º dia em k ela foi para la quando viu a janela aberta começou a correr direito a ela, mas quando ia a saltar so n se agarrou com unhas e dentes á pedra porque não calhou.nao caiu mas apanhou um valente susto para n voltar a desatar a correr para as janelas.na varanda, tenho la a alcofinha dela agora durante o verao porque ela gosta muito de ir para la. e de vez em quando vai para cima da parede para poder espreitar os passarinhos que la passam. mas nunca se jogou nem se desiquilibrou. talvez por ter o pelo curto e as almofadinhas das patas n escorregarem... :lol:
<p>A vida dum animal de estima&ccedil;&atilde;o &eacute; t&atilde;o preciosa como a dum ser humano.. Merece ser respeitada e amada tal como n&oacute;s.</p>
nemrak
Membro
Registado: sexta dez 06, 2002 1:23 pm

terça ago 08, 2006 12:40 am

Letty,

Pois, realmente os persas têm mais pêlo e claro mais dificuldade em agarrarem-se, mas não acredito que a diferença seja muita.

Quanto à sua gatinha, também não acredito que se cair de um 1º andar fique com grandes problemas, os gatos tendem a cair quase sempre de pé.

Mas qualquer das maneiras nunca fiando eles não resistem a uma boa caçada...
Se tem uma varanda com gradeamento porque não lhe põe uma rede como sugerido em cima, sempre era mais seguro ;)
cleo2005
Registado: domingo jul 23, 2006 10:51 am

terça ago 08, 2006 5:07 am

Olá a todos!

Eu também tenho imenso medo que a minha gata caia das janelas ou varanda. É o que dá morar num apartamento......
Infelizmente aqui em casa nem todos tem o cuidado de fechar as janelas de modo a que ela não possa passar.
Já tive grandes sustos por causa disso. Numa das ocasiões só não caiu por sorte, ficou agarrada no parapeito com as garras dianteiras (ainda bem que não lhe tinha cortado as unhas). De outra vez andava a caçar algum bichinho da parte de fora da janela.

Eu fecho sempre as janelas mas não tenho a colaboração de outros membros da casa que simplesmente não querem saber.... passo a vida no "fechar a janela", quando volto a passar está aberta..... É complicado.
nunopires
Membro
Registado: sexta dez 23, 2005 11:58 pm

terça ago 08, 2006 8:33 am

"Mas eu sei que isto é terrivelmente dificil de perceber, obriga a um exercicío mental profundo e desgastante."
...tanto azedume, será que encarnamos juntos alguma vez?
veralucy
Registado: segunda jan 26, 2004 8:03 pm

terça ago 08, 2006 12:25 pm

Ola..... bem.... em relação a cair da varanda nao sei se cai mas eu tenho um gato O TUCA tem 1 ano e sempre andou pela casa toda inclusive na varanda.... as vezes ate passa la a noite porque ele adora..... nunca caiu e inclusive noto que tem medo de se aproximar demais para nao cair..... por enquanto nunca me assustei mas acho que qt mais se proibe pior!!
veralucy
Registado: segunda jan 26, 2004 8:03 pm

terça ago 08, 2006 12:28 pm

Ola..... bem.... em relação a cair da varanda nao sei se cai mas eu tenho um gato O TUCA tem 1 ano e sempre andou pela casa toda inclusive na varanda.... as vezes ate passa la a noite porque ele adora..... nunca caiu e inclusive noto que tem medo de se aproximar demais para nao cair..... por enquanto nunca me assustei mas acho que qt mais se proibe pior!!
xaniquita
Membro
Registado: terça jun 06, 2006 3:17 pm

terça ago 08, 2006 4:40 pm

Bom, cá vou eu contar a minha historia novamente...

Eu morava num apartamento (4º andar) O Rucas (meu gato) sempre conheceu o terraço que tinha a volta do meu apartamento....um dia conheceu tambem a entrada do predio, quando resolveu cair e só "parou" no chão!
Ficou na rua ate chegarmos a casa!! MAS o Rucas voltou a entrar em casa....

Fui morar para outro apartamento, mais alto...mas desta vez foi com a minha Cémi (gata), tambem habituada a varanda....ate um dia que conheceu infelizmente tambem a entrada do predio. Nunca mais me vou esquecer o olhar dela quando ao entrar no predio deparei-me com a minha gata estendida no chão a miar forte a chamar pela familia para a tirarem dali, porque não se conseguia mover, ficou toda partida, sozinha no meio da confusão da rua!!!
Quando me viu parou de miar e só o olhar disse tudo...."ajuda-me"!!!MAS ela....NUNCA mais voltou para casa, acabou por morrer nos meus braços.

Agora tenho dois novos amiguinhos e vou fechar a varanda toda com rede, ou nem sei o que vou fazer....
Mas facilitar ou confiar neles....NUNCA MAIS!!!!
Prefiro que "sofram" por não poderem ir ate a varanda, do que mais sofram de alguma queda ou eu de desgosto!!!!

nunopires desejo que nunca passe por isto!!!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça ago 08, 2006 5:33 pm

nunopires Escreveu: ...tanto azedume, será que encarnamos juntos alguma vez?
Não Sr. Nuno Pires, graças a Deus é mau feitio mesmo. E por favor, pare de dizer disparates que o post da varanda com a teoria do gato jovem e do gato adulto já chegou ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça ago 08, 2006 6:27 pm

Caramba... :roll: "bomecêses ná percebem nada..." O sr. Nuno Pires mandou fazer paraquedas para os gatos dele. Por isso está tão descansado! ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ocpinto
Membro
Registado: terça ago 01, 2006 3:11 pm

terça ago 08, 2006 9:19 pm

Nunca deixem um gato sozinho na janela ou varanda, se gostam do vosso amigo não o façam. A minha querida gatinha caiu do 5º andar, não foi por falta de cuidado é que ela conseguiu abrir uma frincha da janela. Ainda está internada para ser operada. Aguardo com ansiedade as suas melhoras, sei que ela é forte, mas culpo-me por não ter sido mais cuidadosa, é que a ocasião faz o ladrão!
ocpinto
Membro

terça ago 08, 2006 9:20 pm

Nunca deixem um gato sozinho na janela ou varanda, se gostam do vosso amigo não o façam. A minha querida gatinha caiu do 5º andar, não foi por falta de cuidado é que ela conseguiu abrir uma frincha da janela. Ainda está internada para ser operada. Aguardo com ansiedade as suas melhoras, sei que ela é forte, mas culpo-me por não ter sido mais cuidadosa, é que a ocasião faz o ladrão!
ocpinto
Membro

terça ago 08, 2006 9:20 pm

Responder

Voltar para “Gatos”