Caracter das Femias??

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Rottweiler! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: quino

jmcochicho
Membro
Registado: sexta jul 28, 2006 10:04 am

quinta ago 10, 2006 11:04 am

O "sr" aparentemente nem a teoria nem a pratica.
Perdeu uma boa oportunidade para não dizer disparates.
Tenho dois cães , uma pastora alemã e um rott macho ainda cachorro.
( pq é acha que participo nos dois foruns ?)
Em relação ás diferenças, parabéns, conseguiu aperceber-se das fisiologicas o que denota algum sinal de inteligencia, apesar de manifestar ainda alguma dificuldade na interpretação dos textos.
Espero que o amadurecimento e a aprendizagem façam algo por si nos próximos anos , pode ser que ainda aprenda a largar prenconceitos e a não fazer juizos de valor precipitados.

Quanto à Guimarques aconselho-a a procurar opinião junto de criadores sérios e escolas de treino. Não fique sujeita a opiniões de quem não dá a cara e não percebe "bola" das raças que afirma tanto conhecer.
cindye
Membro Veterano
Registado: terça mar 01, 2005 5:48 pm
Contacto:

quinta ago 10, 2006 11:13 am

jmcochicho Escreveu:

Pelo que percebo a maioria dos membros deste forum tem alguma dificuldade em compreender que o mesmo não serve para medir forças a ver quem gosta mais da raça.
Percebeu mal, então.
Não se trata de medir forças, apenas não podemos ficar calados perante uma afirmação destas:
jmcochicho Escreveu:
Isto é particularmente importante em Rott´s pq 80% os machos a partir dos 18 meses regridem e desenvolvem problemas comportamentais relacionados com dominancia. Se esta situação não for controlada por alguem com muita experiencia fica com um cão problemático e pouco confiável.
Diga lá se isto faz algum sentido?!
É por afirmações como esta que a raça tem a fama que tem. Admira-me muito isto, principalmente vindo de alguém que lida com a raça frequentemente.
jmcochicho Escreveu:
Não podemos atribuir o mesmo peso e medida a todos os casos, e, se em casa tudo corre bem, temos que nos perguntar pq é que em alguns casos isso não acontece.
A resposta a isto foi dado por si
jmcochicho Escreveu:
Mas se não conhece nenhum caso dentro do seu leque de conhecimentos,
é certamente um bom sinal de que a criação selectiva do temperamento da raça começa a surtir cada vez mais resultados positivos.

;)
jmcochicho Escreveu:
O Rott é um cão de trabalho, não é um cão "toy". A Guimarques sabe que deve ser constantemente estimulado, treinado , deve fazer exercicio, que tem que saber ganhar o seu respeito e impor a sua liderança ?
É para isso que aqui estamos, para explicar essas coisas e não para colocar de parte a hipotese de um macho afirmando aquilo que o jmcochicho afirmou!!
jmcochicho Escreveu:
Será que a maioria dos elementos, tidos como conhecedores da raça , recomendariam em plena consciencia um Rott macho a qq pessoa inexperiente ?
Se a intenção da pessoa(por mais inexperiente que seja) for fazer o melhor pela raça(ou pelo seu exemplar) Qual é o problema?
Mais uma vez digo, estamos aqui (e digo aqui porque foi aqui que a forista colocou a questão...assim como deve colocar estas questões todas ao criador onde adquirir o exemplar) para alertar e tentar explicar tudo o que estiver ao nosso alcançe.
jmcochicho Escreveu: Se esse é o caso, então temo que a imagem da raça esteja entregue ao fundamentalismo, pois para mim são tão cegos os que atacam a raça como aqueles que a adoram mas não a respeitam.
A unica coisa que temo neste momento é a quantidade de pessoas que pensam como o Senhor.
jmcochicho
Membro

quinta ago 10, 2006 12:11 pm

Carla , apenas para compreender melhor a sua posição gostaria qu eme respondesse a duas questões:

- Quem tem um rott deve ter a preocupação de o treinar ?
- Para quem não tem qq experiencia é tão fácil treinar um macho como uma fémea ?( suponha que são dois cães da mesma ninhada de uma linhagem inquestionável)
xxxxys
Membro Júnior
Registado: quarta jul 19, 2006 2:19 pm

quinta ago 10, 2006 1:58 pm

Qualquer um de vocês provavelmente tem mais experiência do que eu para falar das principais diferenças entre machos e fêmeas mas gostaria de dar a minha opinião. Tenho um casal de rotts e sei que os machos são mais corpolentos, mais donos do seu território principalmente com outros cães e sobretudo mais teimosos, mas, contudo, não menos inteligentes e por isso aprendem tão bem como as fêmeas. Tudo é uma quetão, tal como nos seres humanos de EDUCAÇÃO e por tanto nós, apenas devemos ser mais teimosos e rigidos na educação de um macho nunca com violência, é assim que educo os meus cães sem recorrer a escolas e o resultado é simplesmente excelente o que me permite afirmar que o Rottweiler é provavelmente o melhor cão do mundo.
Cumprimentos, Jurcelie Sousa.
tursos
Registado: quarta ago 09, 2006 4:49 pm

quinta ago 10, 2006 2:19 pm

o importante é sociabilizar um rottweiler, e educa-lo. Treinar é desporto para eles, seja a agility ou o sch. e educa-se igual um macho ou uma fêmea, a inteligência não está no sexo, está nos genes.
Se o sr disse: Será que a maioria dos elementos, tidos como conhecedores da raça , recomendariam em plena consciencia um Rott macho a qq pessoa inexperiente ?
como é possivel vc ter um macho rottweiler e não ter uma fêmea?
e mais: O Rott é um cão de trabalho, não é um cão "toy".
o rottweiler é aquilo que vc quiser. desde toy a trabalho, eu pessoalmente tenho-os como companhia, mas cada um educa-os como quer. qual é o seu objectivo com o trabalho que pretende fazer ao seu cão?
jmcochicho
Membro

quinta ago 10, 2006 2:48 pm

Mas onde é que se questionou a inteligencia dos machos ?
E ainda há quem afirme que Rottweiler pode ser equiparado a um cão Toy...
E quem considere que as escolas utilizam métodos negativos ou que não têm utilidade...
E considere que as diferenças entre machos e femeas são meramente fisicas..
E quem pergunte porque tenho uma macho, se defendo a iniciação com uma fêmea ? (talvez pq não me esteja a iniciar)

Este forum está preenchido por uma duzia de sortudos que não conhece outra realidades senão a dos cães que têm ( se tiverem ).
Alguns provavelmente se tivessem o azar de ficar com um mais dificil punham-no num site de adopção, ou provavelmente recorriam a ajuda profissional e mudavam de discurso.

Meus senhores, compreendo a vossa posição e só lamento não ter conseguido passar a mensagem, mas não se pode dar nada a alguem que acha que já tem tudo.

Erro meu , este forum não é para mim.

cumprimentos a todos.
nokyta
Membro Veterano
Registado: terça mar 01, 2005 6:24 pm

quinta ago 10, 2006 3:36 pm

Eu estou enganada ou este forum é um forum de discussão.
Acho que podemos discordar uns dos outros, e cada um dar a sua opinião, não é preciso dramatizar.

Mas vai-se embora porquê?
Das duas uma:
ou não tem nada para ensinar
ou não quer quer ouvir a opinião dos outros
Xana
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta ago 10, 2006 3:59 pm

Meu caro,

1º os machos e as femeas da raça Rottweiler são e devem ser dominantes.

2º os machos são mais corpolentos e mais teimosos em relação a outros machos. MAS há muitas femeas que não suportam outras femeas, e algumas inclusive que são agressivas até para cachorros. Habitualmente aconselha-se uma femea para primeira experiência com a raça pois são menos corpulentas sendo mais fáceis de conduzir. A meiguice é apanágio de ambos os sexos. A genética e a a educação correcta são fundamentais para um cão equilibrado, seja de que raça for.

3º as femeas são melhores a defender activamente o territorio que os machos, sabia? E sabe porquê?

4º Cães com obediência de competição a morderem os donos e o próprio treinador??? Das duas uma, ou estão a ser mal treinados ou são cães muito desiquilibrados (o oposto do que se pretende de um cão em competição). Treinar o Rottweiler não é o mesmo que treinar um malinois ou um pa. É pena que muitos treinadores e donos esqueçam isso...mais, cada cão é um individuo único, os mtodos e tecnicas de treino têm que ser adequadas, bem como o dono tem o dever de conhecer o seu cão e saber como ele funciona melhor.

5º 80% dos machos regridem aos 18 meses??? Desculpe, mas quantos rotts machos conhece para fazer uma afirmação destas???? Foram treinados como? E os donos? Que educaçao lhes deram? E de que linhagens são? As generalizações são muito perigosas.

6º Sem dúvida que a criação tem conhecido progressos excelentes no que toca á correcta selecção dos exemplares para criação. Mas um Rottweiler é sempre um Rottweiler, tem que ter caracter forte, tem que ser dominante, tem que ter drives e instintos aguçados, a par de uma inteligência que o faz ser teimoso. É isso que o destingue como raça de trabalho. Cabe a quem os detem como proprietário e a quem os treina ser mais inteligente que eles e saber como lidar para ter deles o melhor desempenho.

7º Sim, conheço muitos mas mesmo muitos rottweilers. Meus, de alunos, de amigos, de amigas, Portugueses, Belgas, Alemães...enfim...são muitos.

Não se vá embora. A discussão civilizada é sempre bem vinda. Agora se é daqueles que não suporta que discordem da sua opinião...boa viagem.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
jmcochicho
Membro

quinta ago 10, 2006 4:05 pm

Para clarificar algumas pessoas é melhor dar-me a conhecer um pouco mais:
Treino os meus cães para agility e obedience
Faço-o à 3 anos, com cães refeiros ou de raça (a minha "cuca" faleceu e actualmente só tenho de raça)
Gosto da parceria que se cria entre o cão e o dono e da alegria quando ambos atingem metas cada vez mais ambiciosas.
Nunca bati num cão, nem tolero que alguem o faça.
Os únicos métodos negativos que uso são o "não", a bisnaga, os chocalhos e a ausencia de recompensa.
Não aprecio tanto as exposições, mas estou a adquirir o gosto.
Actualmente seria incapaz de ter um cão só por ter, apenas para o passear, alimentar e brincar qd tivesse para ai virado.
Defini rotinas e horarios em função dos meus cães e acordo às 6:00 por eles.
Este gosto levou-me a conhecer pessoas que o fazem há mais tempo e foi com humildade que ouvi e aprendi e talvez um dia consiga atingir um nivel competitivo, embora esse não seja o meu objectivo primario.
Há pouco tempo realizei um dos meus sonhos e adquiri um Rott.
Não me levem a mal , mas as raças foram desenvolvidas para fins especificos e não por mera morfologia. O Rott é um cão de trabalho que aprecia a liderança e gosta de ser estimulado. É um cão demasiado inteligente e activo para se confinar a uma vida sem objectivos. Não digo que se vá tornar necessáriamente agressivo, mas vai procurar certamente formas de se "entreter" que poderão não ser as mais próprias. Sendo um cão com noção do poder fisico que tem poderá eventualmente questionar a autoridade do dono. O caracter e o grau de dominancia estão intimamente ligados, ao contrario do que se disse aqui, e os machos são por natureza mais dominantes.
Eis o motivo porque recomendo uma fémea a uma pessoa inexperiente.
E Independentemente do sexo recomendo sempre uma escola, poruqe por mais que leia-mos só aí temos a noção de alguns pequenos erros que cometemos sem nos apercebermos
xxxxys
Membro Júnior
Registado: quarta jul 19, 2006 2:19 pm

quinta ago 10, 2006 4:15 pm

Bem!! Depois do comentário da Cristina, que não conheço pessoalmente apenas acompanho os seu comentários, penso que o assunto está encerrado, esclarecido e calou, pelo menos por enquanto, muita gente.
Quando se coloca uma dúvida os comentários têm que ser feitos e esclarecido por aqueles que realmente têm experiêcia...!!
Obrigado, Jurcelie Sousa. ;)
jmcochicho
Membro

quinta ago 10, 2006 4:17 pm

Cristina , o meu comentário não foi uma resposta ao seu ( ainda não o tinha lido).
Aparentemente, concordamos em (quase) tudo , e acredito que efectivamente conheça bastantes mais exemplares do que eu , pelo que vou te-la em conta como uma referencia.
Os "80%" são resultado do universo com que tive contacto e que aparentemente pelo que me conta não é representativo, e ainda bem que assim é.
Recordo que fiz menção ao papel dos donos e dos criadores, pelo que vai ter que dar esse beneficio.

obs: As femeas são mais territoriais pq o seu papel nas matilhas do lobos era a defesa do território e das ninhadas, Estou correcto ?
cindye
Membro Veterano
Registado: terça mar 01, 2005 5:48 pm
Contacto:

quinta ago 10, 2006 4:43 pm

jmcochicho Escreveu: Carla , apenas para compreender melhor a sua posição gostaria qu eme respondesse a duas questões

- Quem tem um rott deve ter a preocupação de o treinar ?
Sem dúvida
jmcochicho Escreveu: - Para quem não tem qq experiencia é tão fácil treinar um macho como uma fémea ?( suponha que são dois cães da mesma ninhada de uma linhagem inquestionável)
As supostas "dificuldades" no treino, tanto podem surgir num macho como numa fêmea.
Para mim é igual.....treinar um macho ou uma fêmea é igual!!

jmcochicho, eu até entendo o seu ponto de vista e em algumas partes concordo....acho que foi infeliz nas primeiras intervenções. Mas tudo bem.
Estamos aqui para conversar, trocar ideias e pontos de vistas. Ninguém pensa da mesma forma, se assim fosse "isto" também tinha pouca piada (ou nenhuma) :lol:
Agora ir assim embora só porque não concordam consigo, parece birrinha :p
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta ago 10, 2006 4:56 pm

;) o instinto materno é muito poderoso, uma cadela tem sempre (ou deve ter) esse instinto em relação á sua ninhada, em relação a cachorros ou aos cães mais fracos da sua matilha, e também em relação á sua familia humana. Daí eu defender a importância da cadela na criação (normalmente só se fala do macho), e que uma má mãe deve ser esterilizada e afastada do plano de criação.

Uma cadela defende o seu territorio seja do que fôr e não se distrai dessa tarefa...um macho, basta colocar-lhe á frente uma cadela com o cio ou outro macho e já está ;)

Sim, as caracteristicas dos cães vêm directamente dos lobos e podem ser observadas ainda hoje, mesmo após séculos de domesticação ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
tursos
Registado: quarta ago 09, 2006 4:49 pm

quinta ago 10, 2006 6:07 pm

Sabem o que acho o cumulo nestes foruns? è que alguns dos participantes não conseguem fazer o próprio cão sentar, nem sequer perdem 30 minutos para brincar com eles, é só o tempo de lhes dar de comer, e no entanto vêm dar conselhos como super entendidos! È deveras un contraste irónico! Mas não é a maioria, é só a minoria!
Mas o que vale é que se defende a raça.
:)
jmcochicho
Membro

quinta ago 10, 2006 6:29 pm

Mas o tursos está a falar com conhecimento de causa ?
Conhece pessoalmente as pessoas que participam neste forum e os seus cães ?
É que já é o 2º comentário seu que leio em que faz presunções sobre outros participantes ( o primeiro era dirigido a mim , agora este ultimo deixou-me na dúvida ).
Pessoalmente ocupo a maior parte do meu tempo de lazer com os meus cães, agora não sinto estar em posição de condenar quem não tem esse tipo de entrega.

Utilizando as palavras da Sofia e da Carla, perco a razão quando me recuso a aceitar as opiniões de terceiros, nomedamente quando essas opiniões são informais e não visam ofender ninguem.
De outra forma desvirtuamos o objectivo do forum.

Aproveito para pedir desculpa pela resposta menos própria que lhe dei anteriormente, pedindo-lhe apenas para refrear as suas suposições acerca da vida dos participantes
Responder

Voltar para “Rottweiler”