Tartaruga com diarreia! URGENTE!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Juli-miau
Membro
Registado: sábado jan 28, 2006 9:59 pm

terça ago 01, 2006 2:33 pm

A minha tartaruga começou, recentemente, a fazer um cocó muito líquido.

Suspeito que tenha sido de um tio meu 8irresponsável) ter-se posto a adr comida de gato enlatada à minha tartaruga, pois achou que deve ser engraçado.

Eu sei que são animais muito sensíveis e que isto possa levar à sua morte caso não tome as medidas certas!

Ela costuma comer camarão seco, queijo, frango/peixe cozidos e tem 4 anos...

Na zona onde vivo não existem vets especializados em reptéis nem me sabem falar em nenhum...

Ajudem-me por favor! Estou muito preocupada!

A única boa notícia é que ela hoje fez um 2caganita" do tamanho de bago de arroz já sólido mas anteriormente faz cocó líquido!

Agradeço que me ajudem, se puderem!

:cry: :cry: :cry: :cry:
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

terça ago 01, 2006 3:02 pm

se ela já começou a fazer fezes sólidas é porque deve estar a ficar melhor, no entanto revê tu também a alimentação que lhe dás... o teu tio não é o unico culposo. Queijo não se deve dar a animal nenhum... muito menos a uma tartaruga, e também não vejo nenhuma componente vegetal na alimentação que lhe dás. onde a tens? parametros da água? lampada UV? espécie da tartaruga?
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

terça ago 01, 2006 4:54 pm

Estou mais inclinado para o queijo como causa da diarreia, do que propriamente a comida de gato enlatada...

A componente vegetal é importante (como referiu o mafia) e deve servir de complemento a comida comercial, sticks e gammarus.

Sugeria-te que pesquisases topicos de alimentaçao aqui no forum de repteis. Existem alguns muitos bons que te poderao ajudar a elaborar uma correcta alimentaçao para a tua tartaruga.

Remeto-te para este post onde tens varios links que te podem ajudar:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=37674

(Num destes tópicos tens uma participaçao, pelo que devias ja estar melhor esclarecida...)

Existem mts outros, é uma quetsao de pesquisares.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Juli-miau
Membro

quarta ago 02, 2006 11:50 am

Agradeço desde já a ajuda.

De facto, sei que devia dar-lhe + vegetais mas ela não come. Uma vez por outra dou-lhe fruta, pois ela também não come sempre, como melancia, por ex.

Será possível que o problema seja da luz? é verdade que não tenho uma lâmpada para a minha menina, mas tenho o cuidado de a pôr ao sol (com sombra perto caso ela queira mudar) quase todos os dias!

Eu do~-lhe queijo desde que ela tinha um aninho e não tive problemas até hoje... se não lhe der queijo, practicamente que só come camarão e ela adora queijo! Não lhe dou muito (e agora menos) com receio e, além disso, é só queijo magro que lhe dou!

Que poderei fazer mais?

Aguardo conselhos, obrigada!
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

quarta ago 02, 2006 12:01 pm

Antes de mais EXCLUI o queijo totalmente! (nao interessa ser magro ou gordo!) é algo completamente anti-natura para uma tartaruga e inapropriado pela sua composiçao.

Existem meios de introduzir novos alimentos na sua dieta:

- Dar-lhe em exclusivo os novos alimentos;
- Dar-lhe esses alimentos em exclusivos após 1 ou 2 dias de jejum.

Nao te esqueças de lhe comprar sticks tambem.

Acredita que se seguires estes procedimentos ela se habitua. Mas atençao que elas sao teimosas e deves insistir com estes preocedimentos.

O sol natural é melhor que qualquer lampada Uvb, no entanto se ele nao apanhar sol com regularidade, aconselho-te a comprar uma lampada.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quarta ago 02, 2006 12:56 pm

Olá

Juli, tens filtro no teu aquaterrário?

Como está o animal? está com a actividade normal ou está um pouco prostrada? :?

Repara bem na água e vê se não andam por lá uns bichinhos bem pequeninos!

Se a diarreia continuar tem de ir ao vet!

Estes animais tb podem ter gastoentrites e não é para brincar! :(

E Juli segue os conselhos que já te deram quanto á alimentação, nada de queijo!
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
mafia_69
Membro Veterano

quarta ago 02, 2006 3:47 pm

dizes que tens dado o queijo desde que ela tem um ano e até agora não houve problemas... nesse caso porquê que a tartaruga está com diarreia? isso não é um problema? o queijo tem sal, tem gordura e tudo isso em quantidades que mesmo que te pareçam poucas para uma tartaruga são doses cavalares de substancias a que ela não tem acesso no habitat natural...
Juli-miau
Membro

segunda ago 07, 2006 10:14 am

Cara Nyara:

Peço muitas desculpas por só falar agora, mas não tenho tido disponibilidade...

Já estou a levar a minha tartaruga à certa e tenho insistido com ela para comer legumes e frutos.

Já experimentei cenoura, maçã, melão, melancia e couve... só comeu dos três últimos e em quantidades mínimas... desde que publiquei um outro post, tenho-lhe dado frango ou peixe cozidos mas ela mal lhes toca também...

Com isto quase que só come camarão...........

Não, não tenho filtro no aquário mas vou à loja de animais hoje, pois ter de mudar a água quase todos os dias é obra!

Obrigada a todos os outros foristas e
porquê que a tartaruga está com diarreia?
... meu querido(a)(?) mafia_69... se eu soubesse não estava a aborrecer ninguém... tal como agora (não leve a mal!) :oops:

Obrigada Norby... fico,igualmente, grata....

Beijinhos para todos ;)
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

segunda ago 07, 2006 10:29 am

Juli trata-me por tu ;)

Olha eu não entendi, a tartaruga continua com diarreia??? :(

Se continua tens mesmo de ir ao vet com ela pois com estas temperaturas altas pode estar mesmo a desenvolver uma gastroentrite :(

Na minha opinião, neste momento não lhe dês nem fruta, nem legumes, nem peixe. Tenta apenas os sitcks (à marcas que preferem mais que outras), o frango cozido(cuidado pra não ficar nenhum pedacinho na água que depois se estrague - dá-lhe comida num recepiente à parte) e os camarões!

Viste aquilo dos bichitos?? se existirem são bem pequenos, quase microscópicos. É que os parasitas tb provocam diarreia :?

És de que zona? O pessoal aqui pode indicar vários vets que entendem de tartarugas ;)

As melhoras pra tua tatinha!
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
mafia_69
Membro Veterano

segunda ago 07, 2006 11:34 pm

eu estava a ser irónico...
Juli-miau
Membro

quinta ago 10, 2006 11:50 am

Olá, mais uma vez...

Nyara, sou da zona de Torres Vedras.

O Vet onde vou não me sabe indicar uma clínica... nem ele nem os outros a quem perguntei.

Já agora... porque é que a maioria não sabe tratar tugas? é necessária especialização?

Bjinhos e boas férias 8)
AndreCardoso
Membro Veterano
Registado: terça ago 08, 2006 7:15 pm

quinta ago 10, 2006 5:48 pm

Juli-miau... antes de mais penso que como os outros membros deste forum que reponderam a este topico disseram : Acho que deverias ter mais em consideração a alimentaçao que das á tua tuga. agora.. se realmente ADORAS O TEU ANIMAL DE ESTIMAÇAO e realmente o queres "salvar" sugeria que te deslocasses a uma clinica veterinaria de uma grande cidade ( Lisboa, Porto) de certeza que ai encontras um veterinario a altura do teu animal de estimaçao..
de qualquer maneira eu tenho uma tia veterinaria e posso lhe perguntar qualquer coisa... :roll:
Juli-miau
Membro

domingo ago 20, 2006 7:27 pm

a minha querida tuguinha já faz os sus cocozitos duros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Tou mega-hiper-ultra-duplo-triplo-contente!!!!!

Continuei a dar-lhe couve e camarão (exclusivamente) e agora não lhe vou dar mais queijo... é melhor não!!!

Mas quando umqa coisa acontece... vem logo outra a eguir. o meu pinscher deu um mau jeito ao pescoço!!!! Se soubessem o que ele tem passado! vou publicar um post no fórum dos cães, apesar de já ter ido ao vet... terça feira vou à Ericeira consultar outro :oops: axo que o diagnóstico não foi correcto, pois o cão já devia tar bom... enfim

Fiquem bem e muitos beijinhos
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”