Quero adoptar um gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

annallua
Registado: quinta jun 08, 2006 4:00 pm

quinta ago 10, 2006 2:31 pm

Olá
Gostava de pôr uma pergunta a quem percebe bem mais que isto que eu.
Em tempos vivi com uma pessoa que tinha um gato que era um verdadeiro terror. Subia cortinas, rasgava sofás... enfim. Depois essa pessoa saiu lá de casa e levou o gato felizmente. Mas tanto eu como o meu filho que ja tem 15 anos adoramos gatos e gostávamos de adoptar um. Aqui num hospital de animais perto de nós há 3 gatinhos que foram abandonados na rua e que estão para dar. Fomos lá vê-los mas percebi que eles são bastante ariscos, ao contrário de 2 outros que também lá estão mas que já têm dono. Pelo que me explicaram os mais doceis embora também tivessem sido abandonados tinham nascido em cas enquanto estes outros tinham nascido na rua por isso eram mais "ferozes". O meu filho mesmo assim quer adoptar um deles porque acha que ele se vai habituar a nós mas eu pressinto que estes gatinhos de rua vão ter sempre tendência para fugir e fazer mais tropelias. Alguém me pode dar uma opinião. É que tenho que decidir rápidamente.
Obrigada.
Annallua.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta ago 10, 2006 2:39 pm

Antes de tomar uma decisão deve pensar bem.

Todos os gatos teem tendência a arranhar os cortinados, os sofás e a fazer alguns disparates.
Podemos comprar-lhes arranhadores e ensiná-los a usar lá as unhas.
Tambem há pequenos truques que se usam para tentar evitar muitos estragos mas atenção.... são apenas truques.

Os gatinhos que nascem na rua podem ser tão meigos como os outros.
Tem de pensar que as mães os ensinaram a ser desconfiados dos humanos.

Eu tenho 3 nascidos na rua e são muito meigos.

Nem todos os gatos gostam de andar ao colo e temos de respeitar isso.

Se de facto, quiser adoptar um deles dou-lhe uma sugestão.
Não fique com um, traga dois.

Brincam juntos, nunca estão sozinhos e os estragos são menores.
A diferença na despesa não é muito grande.

Boa sorte para o que resolver.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta ago 10, 2006 2:40 pm

Repetida

.
annamiminha
Membro
Registado: sexta mai 19, 2006 12:49 pm

quinta ago 10, 2006 3:14 pm

Annallua - Fico contente por querer adoptar um gatinho, acredite que é uma alegria muito grande.
O que voce disse sobre os gatinhos de rua nem sempre é verdade porque o meu Miminho não era gatinho de rua e é uma verdadeira peste :) mas eu gosto muito dele mesmo assim, quer dizer....ele assim é que tem piada :D :D Os gatinhos são como as pessoas, eles teem personalidades diferentes independentemente do meio em que nasceram ;) ;)
Também aconcelho a adoptar 2 gatinhos como a lagutrop disse, sempre se distraem um com o outro e não tem tanta tendencia para fazer asneiras ;) ;)
Desejo-lhe boa sorte e tenha muita paciência (que no começo é preciso) mas passado um tempo vai ver que muitissimo compensador que é um máximo!!!!!!!!!!!! ;)
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quinta ago 10, 2006 3:22 pm

Também aconcelho a adoptar 2 gatinhos como a lagutrop disse, sempre se distraem um com o outro e não tem tanta tendencia para fazer asneiras ;) ;)
Ou então fazem asneiras a duplicar ;) ... os meus mm c 5 anos de diferença fazem cada uma de pôr os cabelos em pé... e é smp o mais novo que começa... raio do gato :p
1brasileira
Membro Veterano
Registado: terça jul 25, 2006 8:43 pm

quinta ago 10, 2006 4:05 pm

Lá em casa é a mesma coisa... a mais velha que deveria "dar exemplo" sempre imita as besteiras do mais novo :evil:...

Mesmo assim 2 é sempre melhor, os meus gatos vieram da rua, os dois, no início o mais novo era muito assustado, com o tempo está aprendendo a confiar na gente, é muito gostoso ver essa transformação...

Então tem que pensar que gatos são lindos, principalmente quando filhotes, mas não são bibêlos, eles tem personalidade própria, fazem o que tem vontade, e alguns são umas pestes :o :o

Com os filhotinhos vc só vai saber a personalidade deles depois que se habituarem a sua casa e crescerem um pouquinho, se vc adotar um adulto pode ter o luxo de "escolher" um que seja bonzinho, existem gatos que mesmo na rua são super dóceis, assim como existem gatos com dono que são bravos. ;) ;)

Mas se vc se apaixonou por esses filhotes meu conselho é que vá em frente e adote os gatinhos e dê muito carinho à eles e logo vai ter uns amores em casa :D :D
<p>"Mulheres e gatos fazem o que querem, enquanto que os homens e c&atilde;es devem relaxar e se acostumar com esta id&eacute;ia."&nbsp; Robert Heinlein (1907 - 1988)

</p>
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

quinta ago 10, 2006 4:07 pm

Devo dizer que desde que adoptei o Félix as coisas acalmaram.

Deve de ser do porte pesado dele que impõe respeitos aos manos.

Mas a verdade é que quando estão os três juntos, eu oiço muita miadeira (geralmente do Félix), mas raramente encontro algo derrubado. :lol:
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
1brasileira
Membro Veterano
Registado: terça jul 25, 2006 8:43 pm

quinta ago 10, 2006 4:18 pm

Essa patricia é mesmo sortuda!!! :evil:

A minha gata enquanto estava sozinha só dormia e comia, tinha preguiça de pular em lugares altos e até de se lamber...

Quando veio o Ziggy começou a fazer coisas que nunca imaginei que era capaz...

Outro dia meu marido esqueceu uma panela com um bife de fígado no fogão... os dois esperaram a madrugada e ficaram fazendo trabalho em conjunto... acordei com o barulho e fui ver...

Um puxava a tampa e o outro puxava o bife bem devargazinho e eu que nem boba olhando (o bife já estava perdido mesmo)... quando me viram correram e derrubaram tudo no chão :evil: :evil:
<p>"Mulheres e gatos fazem o que querem, enquanto que os homens e c&atilde;es devem relaxar e se acostumar com esta id&eacute;ia."&nbsp; Robert Heinlein (1907 - 1988)

</p>
NinaAna
Membro Júnior
Registado: quinta abr 27, 2006 2:30 pm

quinta ago 10, 2006 6:10 pm

Não tenha medo.

Também não seja tão agarrada nem pense tanto nas coisas materiais que gatos podem estragar, por mais calmo que seja pode sempre acontecer qualquer coisa, mas independentemente disso, o que recebemos em troca destes bichinhos vale muito mais que um cortinado ou um sofá... Os meus tem liberdade total nunca gostei muito de cortinas mas a pouco tempo comprei umas bem modernas mas muito baratas mesmo por precaução... À sempre maneira de contornar as coisas.

E sim, adopte dois, e se já forem chegados um ao outro ou forem irmãos melhor :)

Boa sorte na adopção
Diabolike
Registado: quinta jul 07, 2005 7:56 pm

quinta ago 10, 2006 6:23 pm

´
Já tive gatos "adoptados"... nascidos em casa e nascidos na rua! E neste momento tenho uma gata nascida na rua.

Quanto aos cortinados e sofás... sou uma sortuda!!! Com 7 gatos cá em casa, não me queixo! É logico que corto as unhas a todos eles... e arranjei um belo truque: um belo bocado de tronco de pinheiro cortado... eles adoram arranhá-lo....

Quanto à minha "ruiva adoptiva"... nasceu na rua, ao pé de casa dos meus pais, há cerca de 9 meses.... peguei nela e trouxe-a para casa. Não só se habituou lindamente a nós, como aos outros gatos. Para alem disso, ate parece que está agradecida! É a unica que está à nossa espera quando chegamos para nos saudar. É tambem a mais dócil e meiga!!!! Eu e o meu marido estamos a pensar muito seriamente acabar com a criação de Bobtail Japonês e dedicarmo-nos a recolher mais uns quantos gatitos abandonados.....

Sobretudo, com os gatos tal como com as pessoas... se não tiver um bocadito de sorte, é mais complicado!
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

quinta ago 10, 2006 8:28 pm

Olá.
Eu tenho 3 gatos todos nascidos na rua e nunca penderam para os cortinados, e para os sofás também não. Apenas o que por vezes servia para afiar as unhas era as almofadas da cama que são duras mas a minha gata depressa perdeu essa mania.
Nunca destruiram nada, pelo contrário por vezes a minha gata que é a mais velha, só ia buscar a cima da minha secretária uma caneta ou uma fita métrica para brincar no chão. Gostava de ouvir o barulho pela casa mas nada mais.
Dos 3 que tenho para adopção, todos de rua, estão dentro de uma divisão por conta deles onde tem armários e algumas coisas e também nunca destruiram nada.
É como tudo na vida. Mas concordo com outro forista que aqui disse em vez de um adopte dois. vai ver como os vê felizes a brincarem juntos.
E sempre é uma forma de os manter distraídos e não pensarem em asneiras. quanto a despesas, não aumentam muito.
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

quinta ago 10, 2006 9:07 pm

Primeiro, bem vinda ao mundo felino, vai vêr como é bom :lol:

Tenho actualmente 3 gatos, dois irmãos da mesma ninhada e um adoptado desde 14 de Junho.

Já vivi 17 anos só com uma gata, era um amor, quando começou a ficar mais tempo sózinha já achei tarde para lhe dar uma companhia, era muito possessiva e ciumenta.

Quando morreu, adoptei os dois manos e é uma graça vê-los brincar e mimarem-se um ao outro. o Zé Maria, o 3º gato deve ser mais ou menos da idade dos irmãos, ano e meio. São todos muito meigos mas, o Zé Maria parece um cachorrinho atrás de mim, sempre.

Estragar? Já estragaram algumas coisas. Partir? Muito pouco e são puros acidentes que também nos acontecem a nós. Ainda arranham sofás e almofadas, mas é fácil há umas mantas próprias para cobrir sofás, que até ficam bonitinhas ;)

Aquilo que nos pedem é tão pouco, e dão-nos tanto. Vale a pena tentar dois, em vez de só um, como dizem por aqui e é verdade, as despesas não são muito maiores e compensam-nos muito.

Força nessa adopção.

Isabel
brokenwings
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 2:44 pm

quinta ago 10, 2006 9:22 pm

Já que lhe responderam a maior parte das questões, faço-lhe apenas uma sugestao. Se tem tanto medo que o gato seja demasiado arisco e nao sociavel, a melhor maneira é ir a um gatil (existem tantos!) e a partir dai ve logo qual o gatinho que se adapta melhor ao seu estilo de vida...Atençao, os gatos não são constantes mas de qualquer forma poderá escolher dois gatinhos meigos! O meu chino que infelizmente morreu, nem era para traze-lo porque so queria duas gatas..mas miou de tal forma e saltou-me para cima que nao pude deixar de traze-lo. O melhor mesmo é decidir-se de forma directa nao acha? ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta ago 11, 2006 8:54 am

O problema é que muita gente não sabe nem quer adaptar a casa aos animais e depois rotulam-nos de "terroristas".

Logicamente que quem tenha um gatito bebé em espaços onde existam cortinas ou cortinados ele irá trepar tal como o faria no exterior como se de uma árvore se tratasse....
Cabe ao dono subir os cortinados de forma a que o "terrorista" não os utilize tipo poste. Igualmente, proteger sofás e objectos de valor para o animal não estragar!

Querem os animais mas não sabem e outros não querem prepararem-se e preparar o ambiente do lar para os poder ter!
Para esses, nada melhor que um gato de peluche! E, mesmo esse dá trabalho, acreditem! Pelo menos 1 vez por semana, precisa ser aspirado ou escovado!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
annallua
Registado: quinta jun 08, 2006 4:00 pm

sexta ago 11, 2006 9:37 am

Agradeço a todos a atenção que tiveram em me responder. Hoje falaram-me num gatinho que é um verdadeiro doce, que já tem todas as vacinas, mas pedem 30 € por ele. Ora parece-me que havendo tanto bichinho para dar é um crime estar a pagar por mais docinho que o bichinho seja. Enfim, só não quero tomar decisões precipitadas porque um gatinho não é de facto um brinquedo que se devolve se não presta.
Obrigada a todos mais uma vez.
Annallua.
Responder

Voltar para “Gatos”