Alguém entende de Setter?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

mellanie
Registado: quinta ago 03, 2006 3:29 pm

sexta ago 11, 2006 1:47 pm

Venho aki novamente só q agora p/ agradecer o esclarecimento e as respostas dadas a mensagem q deixei...principalmente a (MDogster, Yakov, VascoV, PauloC, João Silva e Carla Sampaio) foi muito esclarecedor, apesar de ñ terem sido muito gentil, pois qm ama um animal...indepedente de RAÇA PURA pode ser considerado o verdadeiro amante de animal! Eu fiz uma simples pergunta, e gostaria muito q as respostas fossem dadas c/ um pouco mais de educação, pois ñ sou uma pessoa CRIMINOSA Q DEVA SER CONDENADA POR NINGUÈM...Eu fiz essa pergunta, esperando q alguém entendido em raças pudesse me responder!!! Pq existem alguns tipos de raça q foram foram criadas e desenvolvidas e até reconhecidas pelo Kennel Club, assim como o Shih-Tzu ( Seguiram-se alguns cruzamentos entre várias raças chinesas e Tibetanas) e (O Cockerpoo, como o próprio nome diz, é o cruzamento de Cocker Spaniel Americano com o Poodle) e hj essas raças ñ são chamadas de rafeiras e na verdade pelo padrão de julgamento de alguns, podem ser tbm considerados SRD. E volto a minha pergunta...se alguém, mas somente alguém q já ouviu algo sobre uma raça de Setter todo negro pudesse me ajudar e esclarecer isso pra mim, eu agradeço. E se por curiosidade alguém quizer dar algum tipo de resposta se limite em dizer ( SIM EU CONHEÇO ou Ñ CONHEÇO). Obrigada
Mellanie
mellanie

sexta ago 11, 2006 1:55 pm

Venho aki novamente só q agora p/ agradecer o esclarecimento e as respostas dadas a mensagem q deixei...principalmente a (MDogster, Yakov, VascoV, PauloC, João Silva e Carla Sampaio) foi muito esclarecedor, apesar de ñ terem sido muito gentil, pois qm ama um animal...indepedente de RAÇA PURA pode ser considerado o verdadeiro amante de animal! Eu fiz uma simples pergunta, e gostaria muito q as respostas fossem dadas c/ um pouco mais de educação, pois ñ sou uma pessoa CRIMINOSA Q DEVA SER CONDENADA POR NINGUÈM...Eu fiz essa pergunta, esperando q alguém entendido em raças pudesse me responder!!! Pq existem alguns tipos de raça q foram foram criadas e desenvolvidas e até reconhecidas pelo Kennel Club, assim como o Shih-Tzu ( Seguiram-se alguns cruzamentos entre várias raças chinesas e Tibetanas) e (O Cockerpoo, como o próprio nome diz, é o cruzamento de Cocker Spaniel Americano com o Poodle) e hj essas raças ñ são chamadas de rafeiras e na verdade pelo padrão de julgamento de alguns, podem ser tbm considerados SRD. E volto a minha pergunta...se alguém, mas somente alguém q já ouviu algo sobre uma raça de Setter todo negro pudesse me ajudar e esclarecer isso pra mim, eu agradeço. E se por curiosidade alguém quizer dar algum tipo de resposta se limite em dizer ( SIM EU CONHEÇO ou Ñ CONHEÇO). Obrigada
Mellanie
mellanie

sexta ago 11, 2006 1:56 pm

Mellanie
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

sexta ago 11, 2006 1:59 pm

Oi Mellanie.

Só conheço o Setter Irlandês e o Inglês e penso serem os únicos tipos de Setter existentes. Em nenhuma destas raças é permitido um exemplar que apresente apenas o preto como côr. . No caso do Irlandês só há a tonalidade "vermelha" e no Inglês há apenas bicolores e tricolores.

Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sexta ago 11, 2006 2:02 pm

Portanto o que a Mellanie pretende é criar uma raça nova, não é?

Mesmo sem ter qualquer informação consistente sobre as raças das quais o seu cão é descendente ( porque ele pode ser um excelente cão, mas já é um cruzado de...) e que entretanto fez uma cruza com uma cadela de raça pura. E lá está...independentemente dos cachorros poderem ser muito giros são rafeiros.

Entretanto para quem ama tanto assim os animais (cães neste caso) não pude deixar de constatar que está demasiado preocupada em arranjar-lhes uma "marca" e uma "etiqueta" com o preço.

E volto a "bater na mesma tecla"...Onde está a parte de pesquisa, de estudo sobre as raças que cruzou, onde está a parte de aconselhamento com Criadores experientes na matéria, as visitas a Exposições da raça, etc, etc, etc.

E perante isto pense lá um bocadinho se também acha correcta a forma como articulou o seu 1º post neste tópico e a sua postura perante o mesmo?
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
jcachorro
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 11, 2006 2:09 pm

JoanaElectra Escreveu: Oi Mellanie.

Só conheço o Setter Irlandês e o Inglês e penso serem os únicos tipos de Setter existentes. Em nenhuma destas raças é permitido um exemplar que apresente apenas o preto como côr. . No caso do Irlandês só há a tonalidade "vermelha" e no Inglês há apenas bicolores e tricolores.

Joana
Existe também o Gordon Setter, que é preto e afogueado

Imagem

E uma outra variante de Setter Irlandês (red and white)

Imagem

;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Shakti
Membro
Registado: segunda out 03, 2005 8:32 am

sexta ago 11, 2006 2:13 pm

Parece-me como leiga que sou, que a estão das raças não tem a ver com o animal propriamente dito, mas com a sua documentação e registo.

Primeiro, parece-me claro que a raça só é raça quando é aceite pelas devidas entidades, portanto relativamente aos exemplos que deu de mistura de raças, parece-me que até terem sido aceites como raças autónomas, eram, de facto, SRD.
Após esse momento, o da criação da raça, há um conjunto de animais que por se inserirem perfeitamente no padrão estabelecido são registados como cães dessa raça. Mas só esses e sua descendência (com ambos os progenitores registados) são aceites como raça pura, e desde que também registados.

Por isso, a resposta que vai obter é a mesma que já ouviu, se os seus cães não têm documentação não são cães de raça pura, quanto muito são arraçados.

Parece-me fácil de compreender.

Se existe ou não uma raça de Setter preta é indiferente no seu caso, porque a menos que tenha a documentação do seu cão atestar que ele pertence a essa raça (que pelos vistos não tem ou não teria a dúvida), ele será sempre um SRD. Mas pode vendê-lo por arraçado de Setter...

Goste ou não trata-se de uma questão burocrática.

Por outro lado, se der uma vista de olhos no forum, verá que existe um sem número de animais abandonado para serem adoptados. As pessoas que frequentam este fórum convivem, muitas delas diariamente com esses problemas, tudo o que não se quer ouvir são histórias de pessoas que juntaram o seu cão com o do vizinho e estão a vender os seus cachorros, como se de raça se tratassem, por metade do preço de um criador sério, e dividem os lucros.
Não se admire pelas hostilidades. Parecem-me compreensíveis.

Se até animais comprados caros, com registo etc. e tal são largados na rua, imagine os que foram adquiridos em saldo?!

Amar os animais não tem a ver com o dinheiro que se gasta com eles, mas é indicativo da reflexão que se faz do assunto.
Eu adoptei a minha, ou seja veio de graça, e se for preciso divido a minha água com ela para nenhuma de nós ter sede, e mesmo assim, defendo que se deixa aos criadores a tarefa de criar - até pela selecção que fazem dos pais com melhores características.

Que me corrija quem sabe se disse alguma barbaridade.

Shakti
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta ago 11, 2006 2:16 pm

Cara Mellanie,
Se há alguém que parece pensar que os cães SRD não têm valor é você!! Apenas você deseja rotular seus cachorros como sendo desta ou daquela raça! Não fomos nós que fizemos nenhuma avaliação que eles seriam melhores ou piores cães por serem SRD ou de raça!!! Só você parece fazer questão que eles tenham de ser da raça "Qualquer coisa"!!
Porque você não se contenta simplesmente com o facto de que tem lindos filhotes SRD? Porque é que têm necessariamente de ser da raça X ou Y só porque se 'parecem' ? Entende?
Você tem um cão que é mestiço, pode ser muito lindo mas é isso que ele é. Isso não quer dizer que é menos amado que os outros, mas é um FACTO. Criando esse mestiço com uma cadela de raça não vai fazer dos cachorros cães de raça, por mais parecidos que eles sejam com um "Setter Negro" ou com um 'Pastor Alemão Branco'. Eles são mestiços também, e consequentemente Sem Raça Definida (SRD).
Posso tentar dar-lhe esta resposta de mil maneiras, mais educadas ou menos educadas, mas isso não vai mudar em nada aquilo que os cachorros são. Nem sequer me vai ajudar a compreender como é que havendo tantos cachorros SRD abandonados e sem você ter qualquer objectivo de criação devidamente ponderado, coloca um cão mestiço a criar com uma cadela de raça!

Me desculpe, mas é o que eu penso, e não sei dizê-lo de forma mais "suave"!
JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 11, 2006 2:22 pm

Obrigada JCachorro. Realmente, conhecia o Gordon Setter, mas não me recordei! A outra tonalidade de Setter Irlandês confesso que desconhecia!!

Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta ago 11, 2006 2:54 pm

Aqui há uns anos atrás encontrei durante um dos passeios com os meus cães um cão que tinha a cor de um pastor alemão lobeiro. O Focinho também era de Pastor alemão, as orelhas estavam caídas e a cauda tinha sido cortada. Perguntei à moça se o cão tinha sangue de pastor alemão ou se sabia que mistura era. Ela, com uma cara muito ofendida, informou-me que aquilo era um "Rottweiler de Exposição". O meu Rottweiler era 'apenas' normal, mas o dela era assim 'diferente' porque era 'de exposição'.
Fiquei de boca aberta sem saber o que dizer, ou mesmo se valeria a pena dizer alguma coisa, voltei costas e vim-me embora num misto de riso com perplexidade!!
Em suma, há gente que fica mesmo convencida que tem "raridades" ou cães de "raças especiais" que nunca ninguém ouviu falar, simplesmente porque foram levadas a pensar assim. Costuma dizer-se que por cada tótó que nasce para ser enganado, nascem 10 espertos para enganá-lo, e essa é que é a verdade ;)
JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 11, 2006 3:04 pm

Ahahahahahaha!! No outro dia também veio ter comigo uma mulher a dizer que tinha tido um Dobermann de 90 Kgs!! Possa, deviam ser 2 num!!

Joana
J.A.

imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta ago 11, 2006 3:13 pm

Eu pensava que tinha um rafeiro, mas já agora o que dá teckel com terrier? :o Será Boxer?? :o :lol:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
jcachorro
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 11, 2006 3:16 pm

PauloC Escreveu: Aqui há uns anos atrás encontrei durante um dos passeios com os meus cães um cão que tinha a cor de um pastor alemão lobeiro. O Focinho também era de Pastor alemão, as orelhas estavam caídas e a cauda tinha sido cortada. Perguntei à moça se o cão tinha sangue de pastor alemão ou se sabia que mistura era. Ela, com uma cara muito ofendida, informou-me que aquilo era um "Rottweiler de Exposição". O meu Rottweiler era 'apenas' normal, mas o dela era assim 'diferente' porque era 'de exposição'.
Fiquei de boca aberta sem saber o que dizer, ou mesmo se valeria a pena dizer alguma coisa, voltei costas e vim-me embora num misto de riso com perplexidade!!
Em suma, há gente que fica mesmo convencida que tem "raridades" ou cães de "raças especiais" que nunca ninguém ouviu falar, simplesmente porque foram levadas a pensar assim. Costuma dizer-se que por cada tótó que nasce para ser enganado, nascem 10 espertos para enganá-lo, e essa é que é a verdade ;)
Agora fiquei eu perplexo, Paulo!!!!!
Então tu não conheces os EXPOWEILERS???? :o :o
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
jcachorro
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 11, 2006 3:16 pm

...
Última edição por jcachorro em sexta ago 11, 2006 3:35 pm, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
jcachorro
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 11, 2006 3:23 pm

...
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>