O que fazer?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Pirilampa
Membro Júnior
Registado: sexta mar 11, 2005 10:25 pm

sexta ago 11, 2006 1:46 pm

Tenho 8 gatos, mais 1 gata vadia, que de vez em quando vem cá para casa, para comer e dormir desde que a esterelizamos. Nos últimos meses, 3 dos meus gatos lembraram-se de ir fazer pesquisas para a rua... Não sou a favor de deixar os gatos passearem por onde bem lhes apetece, mas a verdade é que não consigo controlar a situação.

Esses gatos são o mais anti-social possível, e só se dão bem entre eles, porque quando nos aproximamos fogem para bem longe... Nunca lhes fizemos mal, e tiveram sempre o mesmo tratamento dos outros. mas nem deixam por a mão no pêlo.

Que me aperceba, eles não fogem para muito longe, mas de qualquer forma a situação não me agrada, e preferia tê-los em casa.

Os outros gatos não saem, até porque têm um bocado de medo da rua, ou então simplesmente sentem-se melhor em casa... Não sei o que fazer para dissuadir aqueles 3 de irem para a rua (embora seja as traseiras de um prédio, têm acesso a ruas +- movimentadas).

Alguém já esteve nalguma situação semelhante? Como fazer para que eles sejam mais sociáveis e não apreciem tanto ir para a rua? Têm sugestões?

Obrigada.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta ago 11, 2006 1:58 pm

Pirilampa Escreveu: (...)Não sei o que fazer para dissuadir aqueles 3 de irem para a rua (embora seja as traseiras de um prédio, têm acesso a ruas +- movimentadas).
Simples! Castrá-los e não lhes abrir a porta!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pirilampa
Membro Júnior

sexta ago 11, 2006 2:13 pm

Não é tão simples assim, até pq a gata q foge é castrada e nem por isso é mansa.

Nem se trata de lhes abrir a porta, pq saem pela janela mesmo quando se está a estender a roupa, e é dificil estender a roupa à janela sem as abrir... Ou até mesmo estar o dia todo com as janelas fechadas sem a casa arejar. E moro num 1º andar que mais parece R/C, com a ajuda de ter um muro num dos cantos da marquise, logo têm a vida mt facilitada do ponto de vista arquitectónico.

Gostava de ter sugestões para "domesticá-los" mais, para que não tivessem tanta vontade de sair, ou então saber se alguém teve situações do género em que tivesse tido sucesso ao ponto de os gatos não demonstrarem interesse pela rua...

Obrigada.
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta ago 11, 2006 2:25 pm

Pirilampa Escreveu: Não é tão simples assim, até pq a gata q foge é castrada e nem por isso é mansa.

Nem se trata de lhes abrir a porta, pq saem pela janela mesmo quando se está a estender a roupa, e é dificil estender a roupa à janela sem as abrir... Ou até mesmo estar o dia todo com as janelas fechadas sem a casa arejar.
É fácil SIM! Basta ter o cuidado de os fechar noutra parte da casa para depois ir estender a roupa!
Ainda, as casas podem arejar tendo as janelas abertas com estor corrido para baixo de forma a ficar com os buraquinhos abertos! Ainda, existem janelas de rede para quando se quer entrada de luz, sem correr riscos...!

É tudo uma questão de querer-se ter cuidados extras

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta ago 11, 2006 2:30 pm

Ola,

Mas enquanto os tenta "domesticar" continua a ter um problema para resolver que é o das fugas.

Enquanto estende a roupa é simples: fecha os gatos noutra divisao da casa.
As janelas podem ser protegidas com grades que foi aquilo que fiz em minha casa,mandei fazer grades amoviveis á cor do lacado das caixilharias, assim alem deles nao fugirem pode arejar a casa á vontade.

A melhor forma de os tentar desabituar so mesmo não os deixando sair e para isso terá que tomar medidas.

Há quem também traga os gatos a passear á rua com trela e coleira, eu pessoalmente não o faço, mas se os conseguir habituar pode ser uma hipostese.
Agora manter a situação tal qual ela está é um perigo para eles.

Cumps
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

sexta ago 11, 2006 2:47 pm

Mas olha que c 8 gatos deve ser lindo despachá-los da cozinha pra estender roupa... :o a não ser que separe os outros 3...

Ó bita... se os gatos são ariscos que nem festas aceitam, tás a imaginar pôr um peitoral e uma trela? :lol:

Já agora que idade têm os gatos?
Pirilampa
Membro Júnior

sexta ago 11, 2006 3:07 pm

Os gatos que fogem têm: 1 gata - 2 anos, 2 irmãos - 1 ano.

As janelas não têm estor ou pressiana, pois são na marquise. A casa é antiga, e não têm aqueles "respiradouros" que são obrigatórios agora em casos de fugas de gás. Têm umas janelas basculantes junto ao tecto, mas os gatos tb saem ou entram por aí.

Quanto a colocar redes nas janelas, nos próximos meses, e a não ser que algum "milagre" aconteça, torna-se impossível colocá-las, porque infelizmente o dinheiro anda mesmo nas lonas, e há prioridades como alimentá-los, mudar areia, desparazitantes...

É complicado privar estes 3 de irem à marquise (por onde saem, nunca lhes deu para sair pelas janelas dos quartos), porque é lá que está a caixa de areia e comida.

Já para não falar que para os outros gatos ter as janelas fechadas seria também privá-los do baloiço que improvisei com uma manta presa nas cordas.

Apesar de parecer uma situação fácil de resolver, não é... Porque para além destes 3, há os outros 5 (já para não falar na gata vadia), que costumam ir para a marquise, baloiço. Há a caixa de areia que por mais que se limpe liberta sempre cheiros...
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta ago 11, 2006 3:27 pm

Pirilampa Escreveu: (...)Já para não falar que para os outros gatos ter as janelas fechadas seria também privá-los do baloiço que improvisei com uma manta presa nas cordas.
Quais cordas? As de estender a roupa?

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
bita322
Membro Veterano

sexta ago 11, 2006 4:15 pm

As janelas não têm estor ou pressiana, pois são na marquise
Fecha a porta que dá acesso á marquise :o se o problema é a marquise , certamente que deve haver uma porta a separar a marquise da divisão contigua, fecha a porta e pronto :roll:
Quanto a colocar redes nas janelas, nos próximos meses, e a não ser que algum "milagre" aconteça, torna-se impossível colocá-las, porque infelizmente o dinheiro anda mesmo nas lonas,
Enquanto nao tive as grades, arejava a casa ás prestações, pode não ser facil, por os gatos numa metade da casa enquanto a outra areja...é incomodo é, mas nao é impossivel.

Já para não falar que para os outros gatos ter as janelas fechadas seria também privá-los do baloiço que improvisei com uma manta presa nas cordas.
Pois mas parece-me que mais importante que os gatos andarem de baloiço é eles nao fugirem, morrerem atropelados etc etc.

Não da para fazer esse baloiço improvisado na cozinha, na sala? sei la...num sitio onde seja seguro?

Aquilo que não pode querer é que por milagre de um dia para o outro os gatos deixem de ir para a rua mesmo tendo a marquise aberta.
Tem que fazer alguns sacrificios né?

Cumps
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta ago 11, 2006 4:20 pm

Pirilampa Escreveu: (...)Já para não falar que para os outros gatos ter as janelas fechadas seria também privá-los do baloiço que improvisei com uma manta presa nas cordas.
Quais cordas? As de estender a roupa?

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pirilampa
Membro Júnior

sexta ago 11, 2006 4:27 pm

O baloiço (que pelo menos é como lhe chamo) é assim

Imagem

Já sei da importância de os gatos não fugirem de casa, e agradecendo na mesma as sugestões que me estão a dar, gostava também de saber como "domesticá-los" ou dissuadi-los de irem para fora. Porque por mais cuidados que tenhamos em evitar que os gatos estejam na marquise quando as janelas estiverem abertas, eventualmente eles acabam por escapar por algum lado... E não me parece que, mesmo evitando durante um periodo largo que os gatos não tenham contacto com a rua, eles percam a vontade e deixem de ser ariscos e fugidios.

A marquise por onde fogem não tem acesso directo à rua, e não me parece que eles alguma vez tenham ido para lá, mas como existe essa possibilidade, fico preocupada.
bita322
Membro Veterano

sexta ago 11, 2006 4:36 pm

E não me parece que, mesmo evitando durante um periodo largo que os gatos não tenham contacto com a rua, eles percam a vontade e deixem de ser ariscos e fugidios.
Gatos não são cães, e mesmo esses apesar de serem mais "domesticaveis" podem fugir quando veem portas abertas.

Eu não me acredito que vá conseguir algum dia "domesticar" gatos adultos habituados a andar pela rua a deixar esse habito.

Não estou bem a ver o que podia fazer sequer...o gato vê a janela aberta e vai embora...sao gatos mas não sao tontos.

O que a faz acreditar que vai mudar os habitos dos gatos adultos que sempre se passearam na rua atraves de treino ou seja la o que for?

A unica solução é fechar as janelas e pronto e no dia que achar que eles se desabituaram de ir para a rua, ainda assim mantenha as janelas fechadas.

Cumps
Pirilampa
Membro Júnior

sexta ago 11, 2006 4:59 pm

Foi exactamente por isso que coloquei a questão aqui no fórum... Caso existisse alguém que tivesse passado por isso, talvez pudesse dizer como resolveu a questão (passando a parte do fechar as janelas...).

Os gatos, no entanto, não estiveram sempre habituados a ir para a rua... E apesar de terem hábitos e comportamentos diferentes dos cães, também podem aprender a obedecer (quanto mais não seja, sabem que o que fizeram foi errado).

Mas se a única alternativa que estão aqui a sugerir é manter as janelas sempre fechadas (!! sinceramente, ter a casa sempre fechada faz-me confusão...!), eu agradeço de qualquer forma, e vou tentando conciliar soluções...

Obrigada.
bita322
Membro Veterano

sexta ago 11, 2006 5:30 pm

(quanto mais não seja, sabem que o que fizeram foi errado).
Explique-me lá porque é que acha que os gatos agora vão achar que ir á rua é errado?

Não consigo perceber qual é a sua ideia...
Queria tecnicas de treino para os gatos? :o

Se de facto gosta dos gatos, então não coloque tantos entraves (perfeitamente ultrapassaveis) e não os deixe sair.

Vai-me desculpar voce quer pau e bola e isso é que nao pode ser.
Não pode gastar dinheiro nas redes, nao quer arejar a casa ás prestações, não quer que os gatos vao para a rua mas quer as janelas abertas, voce quer é um milagre.

Sim o ideal para si e qualquer pessoa era um dia acordar dizer aos gatos "meninos a partir de hoje embora as janelas estejam abertas ninguem sai" pois também eu queria, a minha casa ate ficava mais gira sem as redes, mas como é obvio isso é impossivel.

Capacite-se que nunca vai ensinar os gatos a não ir á rua tendo acesso a ela...isto parece-me obvio.

Portanto das duas uma ou abdica de algumas comodidades suas ou entao corre o risco de ver o gato atropelado com as entranhas á mostra á porta de sua casa.

Cumps
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta ago 11, 2006 5:39 pm

Precisamente, bita ;)

Só tem duas opções! Gatos fechados ou em liberdade! Agora cabe ao dono optar pela que mais lhe convier, avaliando pelo apego que sente por eles!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”