S U B S T R A C T O --Terrario (cobra)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
AndreCardoso
Membro Veterano
Registado: terça ago 08, 2006 7:15 pm

domingo ago 13, 2006 1:39 am

Ola pessoal dos repteis...
Estou para comprar uma cobra do milho a qual vou chamar de Boris

entretanto estou a construir com a ajuda do meu pai um terrario para a mesma.. ja tenho a caixa feita.. com medidas de 80cmx40cmx 40cm de altura
por enquanto ainda nao tenho fotografias mas em principio apartir de segunda coloco as aqui para voces a comentarem.. pois nessa altura ja terei colocado o vidro "frontal" do terrario.

AGORA COLOCO A GRANDE QUESTAO
QUE SUBSTRACTO DEVEREI USAR NUM TERRARIO PARA COBRAS
substractos granulados? "raspas" de madeira? cortiça? jornal (NADA ESTETICO) ? apesar de saber que esta questao ja foi colocada tantas vezes gostaria de saber alem das vossas opinioes AS VOSSAS EXPERIENCIAS em relaçao a substractos QUE JA TENHAM OU ESTEJAM A USAR!!
obrigado
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

domingo ago 13, 2006 5:08 am

bem para mim o papel é a eleição. mas se procuras algo estético podes utilizar qualquer uma das opções que indicaste desde que não alimentes a cobra no terrário
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

domingo ago 13, 2006 10:24 am

faz como eu... compras turfa ;)
Dá um aspecto muito natural, retem mt bem a humidade, a minha cobra adora (anda sempre a escava-lo a a remexe-lo), e para prevenires as ingestoes do substracto podes alimenta-la num faunario ou entao colocas uma pedra de xisto e alimentas a cobra em cima da pedra...
É o meu eleito...

No entanto, enquanto a cobra é pekanina, podes usar o papel de cozinha para controlares melhor as fezes e os bicharocos que ela pode, eventualmente, ganhar...

Uma coisa que deves ter em atençao é que se comprares uma cobra "bebe" nao a metas logo nessse terrario... Começa por um faunario ou um terrario mais pequeno!
AndreCardoso
Membro Veterano

domingo ago 13, 2006 10:49 am

sera que com a turfa nao tenho maiores probabilidades de criar culturas de bacterias e fundos (devido á humidade) ? o que prejudicaria a cobra.. penso eu . . . ou sera que as cobras sao imunes a essas pequenas e inofensivas bacterias ?
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

domingo ago 13, 2006 5:48 pm

Tens razão, pode realmente desenvolver culturas de bacterias e fungos na turfa, as cobras não são imunes a estas criaturas, principalmente as criadas em cativeiro que são criadas em ambientes quaze estereis, sem exposições a esses microorganismos para desenvolverem imunidade a eles. Pode congelar-se a turfa durante algum tempo, mas mais tarde com feses e humidade, as culturas podem desenvolverem-se do mesmo modo. Eu acho que em cria, o melhor é papel absorvente de cozinha, e mais tarde se o terrario for naturalistico, pode-se usar raspas casca de arvore ou de coco, tendo muito cuidado na hora da refeição para não haver ingestão do substrato junto com a presa e causar obstrução do intestino.
AndreCardoso
Membro Veterano

domingo ago 13, 2006 6:27 pm

pois.. esse era o meu medo.. no inicio ponho a num faunario.. depois quando a colocar no terrario usarei provavelmente as lascas de coco
mafia_69
Membro Veterano

domingo ago 13, 2006 6:31 pm

lascas de coco não conheço... conheço o chamado bark, que é tipo a cortiça das arvores toda partida em bocados com cerca de 4 ou 5 cm (muito boa) e os paineis de fibra de coco, e as lascas de madeira
AndreCardoso
Membro Veterano

domingo ago 13, 2006 7:04 pm

pois.. tens o tipico bark.. mas penso que nao pode ser de pinho visto que o pinho liberta substancias toxicas
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

domingo ago 13, 2006 9:22 pm

Eu uso "chips" de faia e é mto bom... dá aspecto natural na tem cheiro, é reutilizável e tal como disse o P_R a alimentação de ve ser feita fora do terrario... pk a ingestão de substrato é algo q se deve evitar sp... entretanto usa papel de cozinha...
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
P_R
Membro Veterano

segunda ago 14, 2006 7:42 am

Eu nunca tive problemas com as bacterias...
Mas penso que é desnecessario dizer que se deve trocar o substracto, pelo menos uma vez de meio em meio ano... Eu troco o meu de 3 em 3 meses...

E, no meu ponto de vista, a probabilidade de se criarem bacterias num "solo" (no fundo a turfa é akela parte da manta morta) e em lascas de madeira que retêm da mesma forma a humidade, é a mesma...

Tenho ainda mais medo da areia, pk a minha cobra ja teve ácaros e foi quando tive a areia... :?
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

segunda ago 14, 2006 12:30 pm

A diferença é que a turfa ou humus, é material decomposto ou em decomposição, as lascas de madeira, para além de ser lavavel e reutilizavel, não tem as mesmas condições para criar bacterias ou fungos, e deve ser lavado ou mudado pelo menos uma ou duas vezes por mês...
P_R
Membro Veterano

quarta ago 16, 2006 9:43 am

coldblood Escreveu: A diferença é que a turfa ou humus, é material decomposto ou em decomposição, as lascas de madeira, para além de ser lavavel e reutilizavel, não tem as mesmas condições para criar bacterias ou fungos, e deve ser lavado ou mudado pelo menos uma ou duas vezes por mês...
humm... acho que mudar o substracto tantas vezes por mes é exagero... A maioria do pessoal com quem falo, pela net e etc, que têm subtstracto mudam +- de 3 em 3 meses... Tou a falar no caso das cobras...
Elas so fazem um serviço por semana +- e sempre que faz, eu retiro o serviço... Acho que é um exagero mudar o substracto a cada dois serviços... lol
Quanto ao prob das bacterias, eu nunca tive problema nenhum... Embora a turfa seja materia em decompisição ela é esterilizada...
E gosto mais do que das lascas de madeira porque, mal por mal, dá um efeito mais natural...

off topic: a minha nina mudou ontem de pele... Como sempre, fez uma muda completa. A pele velha mede 62 cm... :D

abraços
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 17, 2006 9:10 pm

Eu passo-me a rir, com o pessoal dos repteis (eu proprio incluido) repartimos com tanta alegria, cada vez que há uma muda completa, cada vez que não recusa alimento, até cada vez que caga...eu dou por mim a falar no msn com o pessoal sobre as cagadelas e o seu aspecto e frequencia ou preocupações pela ausencia ... :lol: :lol: :lol:

Não se vê nos cães...nos gatos...nas aves...nem nos peixes...é só mesmo o people dos repteis que se passa e fica contente com a M****A que os bixinhos fazem, onde fazem, quando fazem, como fazem, com que frequencia fazem....blá blá blá...

Desculpem lá o Off-tópic
mafia_69
Membro Veterano

quinta ago 17, 2006 9:20 pm

é que com os cães, gatos e outros... temos outro nível de ligação... com os répteis pouco mais se faz do que ver o cócó e dar comida...
P_R
Membro Veterano

sexta ago 18, 2006 5:03 pm

coldblood Escreveu: Eu passo-me a rir, com o pessoal dos repteis (eu proprio incluido) repartimos com tanta alegria, cada vez que há uma muda completa, cada vez que não recusa alimento, até cada vez que caga...eu dou por mim a falar no msn com o pessoal sobre as cagadelas e o seu aspecto e frequencia ou preocupações pela ausencia ... :lol: :lol: :lol:

Não se vê nos cães...nos gatos...nas aves...nem nos peixes...é só mesmo o people dos repteis que se passa e fica contente com a M****A que os bixinhos fazem, onde fazem, quando fazem, como fazem, com que frequencia fazem....blá blá blá...

Desculpem lá o Off-tópic
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”