Eu!!!!! Sentar ao lado de um negro?

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Responder
pnevesm
Membro Veterano
Registado: sexta dez 16, 2005 9:21 am

domingo ago 13, 2006 9:57 am

vi esta história em outro forum e achei excelente :D não custa nada partilhar ;)

Eu!!!!! Sentar ao lado de um negro? (história)

Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro. Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.

"Qual o problema, senhora"?, pergunta uma comissária.

"Não está vendo? - respondeu a senhora - "vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra cadeira".

"Por favor, acalme-se - disse a aeromoça - "infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível".

A comissária se afasta e volta alguns minutos depois.

- "Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe econômica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar nem mesmo na classe econômica. Temos apenas um lugar na primeira classe".
E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:

"Veja, é incomum que a nossa companhia permita a um passageiro da classe econômica se assentar na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável".

E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:

"Portanto, senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe...

E todos os passageiros próximos, que, estupefatos, assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.

Se você é contra o racismo, envie esta mensagens aos seus amigos, mas não a delete sem ter mandado pelo menos a uma pessoa.

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons"...

Está excelente![/b]
paula_maria
Membro Veterano
Registado: segunda ago 22, 2005 8:45 pm

domingo ago 13, 2006 11:38 am

Muito boa, mesmo ;)

Beijinhos.
"Os Animais são os nossos melhores Amigos!"
martagoncalves
Membro
Registado: segunda jul 17, 2006 9:23 am

segunda ago 14, 2006 7:58 am

Imagem

Adorei!!!
rowena
Membro Veterano
Registado: quarta mar 15, 2006 11:01 am

segunda ago 14, 2006 8:03 am

Boa.... ;)
kittygirl
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 9:24 pm

segunda ago 14, 2006 6:22 pm

è veridica essa historia? se for digo ja que esta 5 estrelas mesmo...
Cumps*
fmss_6
Membro Veterano
Registado: segunda jul 17, 2006 5:58 pm
Localização: 1 cão, 1 gato, 3 periquitos, 1 rola, 4 pombos correio e 20 galinhas

segunda ago 14, 2006 9:09 pm

Oieh...essa história que acabas.t de contar, há algum tempo passou na televisão sob a forma de reclame...eu adorei imenso esse reclame acerca do racismo...a hospedeira de bordo e o comissário tiveram uma execelente atitude...enfim...é triste mas ainda há pessoas racistas, e que pensam que uma pessoa de cor, é sinónimo de doenças, nojo, asquerosismo, tudo de ruim, baixo nível, sem educação, inteligencia...etc! São considerados como uma classe inferior...sou totalmente contra...as pessoas de cor são iguais a todos nós, a única coisa que tem de diferente é a cor, mas nunca imaginei que á custa da cor pudessem passar tantos trabalhos...coitados! As pessoas racistas...são pessoas ignorantes e estúpidas, pois com as atitudes que tomam em relação as pessoas de cor, só mostram o quanto menos evoluidas são! Enfim...puro idiotismo! :evil:
<p><strong>Cumprimentos do fmss_6&nbsp;xD</strong></p>
<p>

</p>
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

segunda ago 14, 2006 9:22 pm

fmms_6! Discurso magnifíco! :D Tens imenso jeito para discursar, temos um futuro primeiro ministro aqui na arca não me digas :lol: ;)

Mas vamos ao que interessa! Acho que a história (verídica ou não) está fantástica ;) O racismo é pobreza de espírito! ;)
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

segunda ago 14, 2006 11:15 pm

O racismo ou comportamentos xenófobos começa precisamente no momento em que se toma um comportamento diferente porque estamos perante outra raça...neste caso.

E quem beneficia alguém por considerar estar numa posição de superioridade...está a ser racista.
<p>susana</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça ago 15, 2006 9:56 am

Já conhecia esta história. Já quase tem cabelos brancos como eu e conhecia-a como sendo real. Se foi ou não, não sei. O facto é que teve um desfecho bem bonito ;)

Agora, não me vou pronunciar porque sobre racismo e xenofobia só mesmo em grupo a olhar olhos nos olhos das pessoas. É que na net é tudo muito "peace and love" e eu gosto da veracidade de opinião, "lida" por mim, na expressão do olhar de quem fala, pró ou contra ;)

Este tema dava pano para mangas, ai se dava ;) mas, lá está, só em grupo, no real!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

terça ago 15, 2006 10:55 am

Embora a história seja bonita...o comportamento da comissária de bordo foi como diria 5*. É o oposto da tal queixosa... porém acho inadmissível que alguém mude de lugar seja ele melhor ou pior, foi certamente o que melhor foi feito para remediar a situação.

Mas é ilusório falar em racismo...apenas de um dos lados. Existem situações flagrantes de racismos para com brancos

E é um tema que dá mesmo pano para mangas... E também acho que são temas muito melindrosos.

Uma história verídica e muito bonita também...ainda gosto mais desta talvez por ser verdadeira.
Morre Rosa Parks, aos 92 anos

Rosa Parks, símbolo da luta anti-racista nos EUA, morre aos 92 anos
Rosa Parks, a costureira negra que, em 1955, se recusou a obedecer a lei de apartheid racial no Alabama, marcando o início da luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, morreu aos 92 anos. O advogado de Rosa afirmou que ela morreu dormindo em sua casa, na cidade de Detroit, estado do Michigan.

Rosa se recusou a ceder seu banco em um ônibus a um homem branco, o que levou a um boicote em massa dos negros ao transporte público do estado. O protesto levou ao fim da segregação nos transportes públicos e culminou em 1964, com a Lei dos Direitos Civis, que transformou a segregação racial em um ato fora da lei nos Estados Unidos.

Prisão e multa

Rosa Parks era uma costureira de 42 anos quando entrou para a história americana. No dia 1º de dezembro de 1955 ela estava em um ônibus na cidade de Montgomery, Alabama, quando um homem branco exigiu que ela se retirasse do banco onde estava para ele poder se acomodar.

Rosa se recusou a sair, desafiando as regras que exigiam que pessoas negras se sujeitassem a abrir mão de seus lugares no transporte público para brancas. Com este ato, Rosa foi presa e multada em US$ 14.

A prisão da costureira desencadeou um boicote de 381 dias ao sistema de ônibus, organizado pelo pastor da Igreja Batista, Martin Luther King Jr. Anos mais tarde, Luther King ganharia o Prêmio Nobel da Paz graças à sua luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.

Em 1957, depois de ter perdido o emprego e recebido ameaças de morte, Rosa e seu marido, Raymond, se mudaram para Detroit, onde ela trabalhou como assistente no escritório de um congressista democrata.

"Ela era muito humilde, falava baixinho. Mas por dentro ela tinha uma determinação que era feroz", disse o político John Conyers. "Ela tinha qualidades de uma santa", acrescentou Conyers, para quem Rosa trabalhou como recepcionista de 1965 a 1988.

"A verdadeira razão de eu não ter cedido meu banco no ônibus foi porque senti que tinha o direito de ser tratada como qualquer outro passageiro. Aguentamos aquele tipo de tratamento por muito tempo", disse Rosa em 1992 a respeito de seu ato em 1955.

Em viagem à África do Sul, o reverendo Jesse Jackson, um dos principais defensores dos direitos civis nos Estados Unidos, enalteceu Rosa, lembrando que seu ato aparentemente simples forçou os negros americanos a "se levantarem" pelos seus direitos.

"Ela forçou o resto de nós a nos levantarmos. Foi um esforço consciente de uma lutadora pela liberdade", disse Jackson, durante entrevista coletiva em Johannesburgo.

Ele se referiu a Rosa como uma "mulher de grande coragem, que conscientemente arriscou sua vida e enfrentou a prisão para romper com o sistema do apartheid".

"Rosa Parks era verdadeiramente a mãe do movimento moderno pelos direitos civis", disse Julian Bond, dirigente da maior organização de defesa dos direitos dos negros, a NAACP, da qual ela era membro desde que aquele dia em que desobedeceu a lei de apartheid americana.

No entanto, foram precisos 41 anos para que o governo americano reconhecesse o ato de Rosa e a premiasse com a "Medalha Presidencial pela Liberdade", em 1996. Em 1999 o Congresso americano outorgou a ela a Medalha de Ouro, a mais alta honraria civil.

Com informações da BBC

a fonte: http://www.historianet.com.br/conteudo/ ... codigo=776
<p>susana</p>
Trucas
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

terça ago 15, 2006 11:10 am

Bonito exemplo, sim senhor!!!

Para mim o racismo mais não é que uma faceta exacerbada da intolerância para com os outros. E essa intolerância é fruto de uma educação deficiente. Como eu costumo dizer, o bom e o mau existem em todas as cores, formas e feitios. Se todos fossem um bocadinho mais tolerantes para com os outros este mundo seria bem diferente...

E é na infância que começa o racismo. E não nos esqueçamos que as nossas crianças aprendem tudo o que lhes ensinamos não apenas por aquilo que nós lhe transmitimos, mas sim pelo exemplo!

Aliás, se um Pai/Mãe quer ensinar o seu Filho a atravessar correctamente uma estrada, não adianta dar a teoria do atravessar na passadeira e com sinal verde... É preciso que o pratique religiosamente... Mesmo quando não há trânsito... ;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
fmss_6
Membro Veterano
Localização: 1 cão, 1 gato, 3 periquitos, 1 rola, 4 pombos correio e 20 galinhas

terça ago 15, 2006 1:18 pm

Oieh...lool crazyboy...politica não faz muito o meu género...alias se há coisa que detesto é política...lool! Mas acho que não disse nada de mais, apenas dei a minha opinião acerca do racismo! :) ! Mas bigado bigado crazyboy... :D ! Fika bem...Fui... ;)
<p>

</p>
scorpinha
Membro Veterano
Registado: terça mar 14, 2006 11:41 am

quarta ago 16, 2006 8:22 pm

Adorei a história
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quinta ago 17, 2006 8:58 pm

Para algumas pessoas que me conhecem, devem imaginar que de vez em quando tenho problemas com xenofobos...
Mas na brincadeira, nesse novo chat IMU3D que aí anda, onde nós a partir de uma lista de "items" "fabricamos" o nosso o meu avatar pois eu achei giro uma cara que lá estava com pele escura, e escolhi cabelo em carapinha a condizer, pois meus amigos, esta conversa toda, é para vos dizer, que quando alguem "caí" no meu chat nem sempre é o mais agradavel, alguns partem de imediato para "atack mood" outros entram e dizem...
-s****..the black one!! entre outras coisas que não vou repetir aqui, felizmente isto ainda não se passou com nenhum Português...mas digo-vos que o racismo na juventude está muito mais activo, do que se pensa...
fmss_6
Membro Veterano

quinta ago 17, 2006 9:10 pm

Pois...infelizmente o racismo está a aumentar a olhos vistos! Agora pergunto.me: uma vez que estamos em pleno século 21, o racismo não deveria estar a diminuir? As pessoas supostamente, não deveriam estar a evoluir? O racismo já não devia ter deixado de ser um problema? Alias...o racismo alguma vez devia ter existido? Enfim... :o ! Espanta.me que ainda hajam pessoas tão preconceituosas... :| ! O racismo é um problema no meio de muitos...pois também existe o prblema da Homossexualidade, e esse tem muito pano para mangas! É uma tristeza haverem pessoas tão preconceituosas... :( ! :arrow:
<p>

</p>
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”