Isabel,
tem razão, acredito que hajam pessoas com essa sensibilidade, mas nao sao muitas. (Penso) Isto tb é tudo uma generalização, o que nc é mto bom. Mas vou dar-lhe um exemplo, o meu pai adora pintura, sabe mais de historia de pintura e até de pintura moderna do que eu, e tanto ou talvez mais até do que a minha mãe (que é pintora licenciada). É o fan numero um dela

e é tb o "critico", ela pede-lhe que va ao atlier dizer o que pensa... e ele diz... " olha o braço ta um pouco curto " ou "aquela mancha ta muito grande" lol

Sim, ele tem essa sensibilidade, mas ao mesmo tempo as vezes diz coisas quando entra numa galeria do genero "ah, isto tb eu fazia" (coisa que mtas vezes é verdade) mas contando um caso pessoal, eu este ano tive que fazer um quadro a acrilico em que nao poderia dar expressividade nenhum ao traço quase a duas dimensoes, uma coisa que parece simples e rapido de fazer. Digo que fiquei muito surpreendida

é a tal coisa, se nunca tivesse feito, nunca me teria passado pela cabeça a dificuldade que uma coisa aparentemente "simples" tem. E é nisso que falo que a experiencia faz com que haja um "calculo" (claro que aproximado apenas) daquilo que "é preciso". Mas sim Isabel, nao quero dizer que só os artistas sao capazes disso, mas a experiencia em primeira mão é uma grande ajuda.

Já que tou numa de show off (lol joking) esta é a tal que me deu mto trabalho e nao tava a espera...

Bem vou de férias