Oi
Eu tenho numa gaiola de jardim com cerca de 1,50cm de altura e 70cm de largura 1 casal de javas e 1 casal de mandarins. O que se passa é que pus 4 ninhos (2 de java e 2 de mandarins) e reparei que os mandarins ocuparam um ninho de java e de vez em quando vejo o macho java ir para dentro desse ninho também (a femea java não demonstra nenhum interesse em ir para os ninhos). Noto também que não levaram nada para dentro dos ninhos (tipo pelo de cabra, sisal, etc.), ou seja os ninhos estão sem nada dentro e hoje fui ver dentro do ninho que estava ocupado pelos mandarins, onde o macho java também ia e vi dois ovos. a minha questão é a seguinte de quem são esses ovos? penso que serão dos mandarins porque são muito pequeninos (também é certo que nunca vi o tamanho dos ovos de java) e porque a femea java nunca se mete dentro dos ninhos. Reparei também que o macho java parece ser o unico que está interessado em tratar dos ovos porque os mandarins já não parecem estar muito para ai virados.
Decidi então meter algum material dentro dos ninhos visto eles não o fazerem, será que fiz bem? O que se passa com esta passarasa que está toda trocada e de que são os ovos?? o que faço?
o que se passa??? ajuda!
Os mandarins podem ocupar os ninhos de javas, para eles uma caixa é uma caixa, se gostam mais dela não é problemático, o problema só acontece porque o Java (suposto macho…) pode entrar no ninho, para já eu acho que é deixar andar, conforme o resultado terá que tomar opções ou não
Pedro Ramalho
Pedro Ramalho