qual a melhor raça para mim?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

terça ago 15, 2006 3:55 pm

oi.

Não, não vou adoptar mais nenhum cão neste momento (não que não queira, mas não posso :roll: ) mas gostaria de saber exactamente o que quero quando surgir a oportunidade ;)

neste momento tenho um XSerra da Estrela macho, que adora cachorros, dá-se bem com cadelas mas ainda não tive muitas experiências com machos (com um caniche até se deu bem :p ), pelo que o meu próximo cão vai ser cadela :p (e por outras razões, tais como a marcação de território 8) ) esterilizada, claro ;)

O que eu quero num cão não posso obter do Ruby neste momento por várias razões.Para mim um cão é para me acompanhar o máximo possível, para ir à praia, ao café, a uma festa ao ar livre, num passeio, etc. Andar o mais possível comigo, algo que não posso fazer com o Ruby porque:
:arrow: é grande (são precisos vários preparativos para ele andar de carro, tal como esvaziar a mala da carrinha, por uma manta, subir a rede e rezar para que ele não se enfie no espaço entre a rede e a "parede" :roll: )
:arrow: é um cão de guarda a exercer a função, por isso não convém que ande muito tempo fora de casa com toda a família (e sendo eu menor, pelo menos um condutor tem de ir comigo :roll: )
:arrow: é muito "stressado" (mia culpa, que não o habituei ao carro, mas chegou uma altura em que ele não cabia no carro que tínhamos :oops: :p )

Por isso, o que eu procuro num cão é que não seja muito grande (aqui há um problema, é que eu não gosto de cães muito pequenos, tenho medo de os pisar e fazem-me confusão :oops: ) teria de ser, no máximo, do tamanho e estatura de um dálmata, o que excui os meus amados pastores alemães e dober's :? Teria de ser sociável (apesar de, pelo facto de ser cadela ajuda um pouco, não sei…) Não muito pachorrento mas não exageradamente activo, pois teria de me acompanhar em caminhadas mas também não convém destruir-me a casa toda quando estou fora :p
Sei que quero muito, mas é esta a ideia que tenho de um cão certo para mim…

Uma coisa: eu não vou comprar mas também não vou pedinchar. Aliás, eu acho que só se pode “aproveitar” ao máximo o cão que temos a partir do ano e meio, que é quando se pode passear à vontade, já passaram a maior parte dos desvaneios de cachorro e é quando ele começa a prestar mais atenção aos treinos :p Será adoptado num particular ou num canil, pode ser arraçado, mas convém que tenha algumas características da raça que quero :p

Como disse, não é para agora, mas se tiver um nome posso pesquisar mais e saber o que fazer. (ena, ficou grande :p )
Trucas
Membro Veterano
Mensagens: 2677
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

terça ago 15, 2006 5:19 pm

Olá colega de clube!!! :D (Pelo menos com um nick desses, não deve ser de outro clube... :p)

Achei o pedido tão engraçado, que apesar de não ser nem de perto especialista no assunto, não resisti a sugerir-lhe algumas raças, apenas baseada na experiência própria com algumas delas!

Ora bem... Pela descrição que fez (de porte médio, tranquilo e sociável), recomendo-lhe sinceramente o Epagneul Breton (embora a parte do sociável tenha muito a ver com o temperamento próprio de cada animal...). Já tive vários cães desta raça, e ajustam-se perfeitamente a viver dentro de um apartamento, desde que educados devidamente em pequenos.

No entanto gostava ainda de lhe referir uma raça que pode estar no limite das características (quanto ao tamanho), mas que considero ser das raças mais gentis e "fiáveis" (principalmente em famílias com ciranças pequenas): o Perdigueiro Português!

Espero ter contribuido de alguma forma... E boa sorte para a futura companhia!!! ;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
YolaeFifi
Membro Veterano
Mensagens: 2545
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

terça ago 15, 2006 10:29 pm

o boxer 8)

enérgico em doses equilibradas, o que é optimo para passeios, seja a pé ou de bicicleta, e pela minha experiência não se importa de andar de carro.
é de porte médio e geralmente(depende da educação) sociável tanto com animais como com pessoas. quando não gosta de uma pessoa, não gosta mesmo e avisa o dono, sem grandes histerias.
ladra pouco, o que é bom no meio de gente... eu costumo levar a minha para esplanadas e porta-se muito bem.

mais...deixa cá ver... ò rita ajuda-me...
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
MDogster
Membro Veterano
Mensagens: 2813
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Localização: Toby (Old English Sheepdog), Ralph (Whippet-like)

quarta ago 16, 2006 7:42 am

que não seja muito grande (...) Teria de ser sociável (...) Não muito pachorrento mas não exageradamente activo
Puxando a brasa à minha sardinha, tenho que recomendar o Golden Retriever! ;)
JoanaElectra
Membro Veterano
Mensagens: 1861
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Localização: Dobermann e Serra D`Aires (in memoria)
Contacto:

quarta ago 16, 2006 7:55 am

Pois eu digo que o Dobermann não é cão para si.

Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

quarta ago 16, 2006 11:15 am

Épagneul Bretão, Boxer, Golden Retriever, Perdigueiro Português. Estão marcados no meu grande livro do cão e vou começar a pesquisa por testemunhos, características e fotos.
O perdigueiro português, para além de ser grandito, tem um problema com outros cães, segundo a ficha do CPC, pelo que nos passeios é capaz de dar problemas, principalmente se for adulto e mal-treinado em cachorro :?

Tanto o Épagneul como o golden estão sempre prontos para nadar, muitos pontos a favor deles, visto que eu adoro água e tenciono ir à praia muitas vezes (o Ruby não gosta de ficar sem "pata", mas chapinha muito no mar calmo :p ) vou ver mais destas.

O Boxer... sempre gostei de boxers, mas estava na ideia que eram maiores :? se calhar conheci os exemplares errados :p tenho de ver fotos de fêmeas ao pé de pessoas para ver o tamanho :p

Joana porque é que diz que um Dober não é raça para mim? Eu excluí-o também por ser um cão de guarda e neste momento quero um cão que ignores quem passa na rua quando está em casa (se isso for possível :p ) pois para guarda já tenho o Ruby que dá muito bem conta do recado, mas não pode sair por períodos muito longos com toda a família, principalmente à noite... :( assim vou aproveitando enquanto está gente em casa e vou dando um pulinho à praia, passear pela zona para ele também saber os caminhos todos fazer um pouco de exercício mais "puxado"

Vão dizendo mais... :p E o Dálmata? Alguém conhece a raça para falar neste cão cheio de pinta? :p :lol: :lol:
JoanaElectra
Membro Veterano
Mensagens: 1861
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Localização: Dobermann e Serra D`Aires (in memoria)
Contacto:

quarta ago 16, 2006 11:40 am

Oi.

Só disse aquilo pelo facto do Dobermann (um bom exemplar) ser grande, bastante activo e bom cão de guarda. :)

Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
I_Pereira
Membro Veterano
Mensagens: 422
Registado: domingo jan 04, 2004 1:42 am

quarta ago 16, 2006 12:38 pm

sportinguista Escreveu: O perdigueiro português, para além de ser grandito, tem um problema com outros cães, segundo a ficha do CPC, pelo que nos passeios é capaz de dar problemas, principalmente se for adulto e mal-treinado em cachorro :?
Que problemas? 8) Como muitos cães pode ter tendência a ser um bocado dominante com outros cães. Falando do meu cão, se vier outro cão o meu fica especado a olhar, a reacção já depende do que o outro cão fizer. Se rosnar o meu fica quieto até se lembrar e então começa a ladrar também, se vier em paz então boa sorte para o outro cão conseguir aturar o meu na brincadeira :lol: Mas o meu perdigueiro também é um cado provocador, brincalhão demais, também tem vezes que cães (maior neste caso) que não estão para o aturar, mas ele sempre a provocar a querer brincar. De resto não dá problemas nenhuns em passeios (se é que o que contei antes se pode chamar problema :p ).
<p>Ivo Pereira</p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
Nyara
Membro Veterano
Mensagens: 2202
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quarta ago 16, 2006 12:43 pm

E que tal um Podengo Português Médio 8)

Devido ao carácter amigável e alegre e o seu tamanho pequeno, o Podengo Pequeno adapta-se bem à vida de cidade.
A raça Podengo Português não tem sido manipulada, estando livre de qualquer deficiência genética ou doença hereditária. É alegre, atento, ágil, amigável, mas também destemido. É fácil de manter, só ladra ocasionalmente, é muito apegado aos donos e amigável com crianças e outros cães. É um cão que aprende facilmente.
retirado de http://cosmos.oninetspeed.pt/clubepodengo/


Imagem


Imagem


Eu sei que não é para já mas vejam esta podenguita que está pra adopção:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=37110

;)
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
M_L
Membro Júnior
Mensagens: 43
Registado: sábado abr 22, 2006 10:41 am
Localização: Perdigueiro Português

quarta ago 16, 2006 12:49 pm

Boa tarde!

Sportinguista, em relação a um Dálmata, um Perdigueiro Português é sensivelmente mais pequeno. Perdigueiro: 52-56cm; Dálmata: 56-61cm. O Perdigueiro é considerado raça média e o Dálmata raça grande (informações disponíveis na Arca).

Quanto ao que disse relativamente ao problema dos Perdigueiros com outros cães, referia-se exactamente a quê? Na minha opinião, o Perdigueiro tem um único "problema": precisa de espaço para correr e gastar as suas energias, pelo menos, falo pelo que tenho cá em casa. ;)

Em termos de afecto, carinho e socialização é excelente. São extramamente carinhosos e meigos e, com crianças, são altamente recomendáveis. Digo isto porque antes de ter o Luso, as minhas irmãs mais novas tinham pavor de cães e mesmo o cão sendo pequeno quando veio para cá, a mais pequenita mostrava algum receio e pouca confiança. No entanto, rapidamente passaram do pavor ao amor! e hoje em dia, adoram cães! :D

Nunca destríu nada cá em casa, mas nos passeios vai sempre a fazer alguma força, mas é uma questão de treino porque aprendem rápido!

Já me estou a alongar demais!

Espero ter ajudado e, qualquer dúvida, disponha! ;)
Musky
Membro Veterano
Mensagens: 1926
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm
Localização: Todos

quarta ago 16, 2006 1:19 pm

Sport

Por tudo o que tu pedes, sem duvida o epagneul breton é o que mais te convém.

Um vizinho meu tem um e nunca ladra (não é cão de guarda nem nada que se pareça), é extremamente sociável com todas as outras pessoas e cães, tem uma resistência física diabólica - o dono faz grandes enormes corridas a pé todos os dias quer faça chuva ou sol e o cão acompanha-o sempre. Adora nadar. Claro que para ser assim tão atinado teve um treino um pouco "duro"... 8)

Assim sendo e como não queres comprar, aconselho-te que esperes pelo fim da época de caça e procures nos canis. Por exemplo o ano passado a associação de Moura tinha lá um epagneul breton jovem, obviamente puro. Bom, também tinha um perdigueiro puro e outros arraçados de. Ficas bem servida, e salvas um cão do abandono. ;)
Elemenohpee
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: quarta ago 09, 2006 11:51 pm
Localização: 2 Podengos, o mimo e o piruças
Contacto:

quarta ago 16, 2006 1:45 pm

E que tal um Podengo Português Médio


Citando:
Devido ao carácter amigável e alegre e o seu tamanho pequeno, o Podengo Pequeno adapta-se bem à vida de cidade.
A raça Podengo Português não tem sido manipulada, estando livre de qualquer deficiência genética ou doença hereditária. É alegre, atento, ágil, amigável, mas também destemido. É fácil de manter, só ladra ocasionalmente, é muito apegado aos donos e amigável com crianças e outros cães. É um cão que aprende facilmente.





Nao queria puxar a brasa à minha sardinha mas de facto sao uns amores!! :D

Tenho 2 e sao de facto muito alegres, muito amigaveis e muito apegados à dona!! (e eu toda babada!!) :lol: São tambem bastante energeticos, mas nada melhor que uns miminhos para eles acalmarem!! ;)
sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

quarta ago 16, 2006 2:16 pm

o perdigueiro, em relação a outros cães, apenas estou a dizer o que li no cpc ;) Para problemas já basta o meu, que fica fixado a olhar para outro cão e não anda nem por nada :roll: Tem de ser arrastado :evil:

Musky, quando é que é o fim da época de caça? :oops: Pelos vistos um cão de caça é o mais indicado para mim ;) Vou ler mais um bocadinho de cada raça e depois vejo :p Estou a ficar mais inclinada para o Épagneul :p tantas coisas boas :lol:
Vou é ter de treinar bem o canito para poder andar solto para poder correr à vontade no descampado que há aqui perto, coisa que não posso fazer com o Ruby pois ele foge :roll: Tenho de ver se alguém aqui na zona tem Épagneuls :p
imarcelo
Membro Veterano
Mensagens: 7053
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Localização: Rafa, Igor, Cuca (rola branca)

quarta ago 16, 2006 2:17 pm

YolaeFifi Escreveu: o boxer 8)

enérgico em doses equilibradas, o que é optimo para passeios, seja a pé ou de bicicleta, e pela minha experiência não se importa de andar de carro.
é de porte médio e geralmente(depende da educação) sociável tanto com animais como com pessoas. quando não gosta de uma pessoa, não gosta mesmo e avisa o dono, sem grandes histerias.
ladra pouco, o que é bom no meio de gente... eu costumo levar a minha para esplanadas e porta-se muito bem.

mais...deixa cá ver... ò rita ajuda-me...

A Rita foi de férias :lol: Mas eu ajudo!!!! Por todas as razões já apontadas e por todas as que lhe possam passar pela cabeça, é boxer de certeza :lol:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Musky
Membro Veterano
Mensagens: 1926
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm
Localização: Todos

quarta ago 16, 2006 6:39 pm

Sport, não sei bem quando acaba a época da caça, mas em Dezembro já acabou de certeza.

De facto para teres um cão de caça precisas treiná-lo bem para que ele não te fuja e corra atrás de tudo quanto mexe. :D eu sugiro o epagneul porque é mais pequeno do que o perdigueiro. De resto não estou a ver que um cão de caça tenha problemas de sociabilização com outros cães, senão levá-lo a caçar seria complicado.

Oh meninas amadoras do Boxer, quem tem um Ruby em casa não pode pensar em boxers... a não ser que fosse um totalmente sem personalidade. 8)
Responder

Voltar para “Cães”