Porque não sinto o amor no ar?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Lunavet
Membro Júnior
Registado: sábado dez 14, 2002 4:00 pm

domingo fev 16, 2003 9:02 pm

Olá!
Tenho um casal de hamsters siberianos desde o principio de Janeiro. Foram comprados com 1 semana de diferença mas na mesma loja e foi-me dito que eram da mesma ninhada. Tenho a certeza de que é um casal... no entanto ainda não tiveram visita da cegonha :|
O que poderei estar a fazer mal? Eles geralmente dão-se bem embora ainda oiça alguns guinchos (da fêmea principalmente) de vez em quando... mas dormem quase sempre juntinhos...
:? estou a fazer alguma coisa de mal?

Lunavet
W4R_M4ST3R
Membro
Registado: quinta jun 13, 2002 1:48 am

domingo fev 16, 2003 11:55 pm

realmente é estranho pois eu já fiz criação de hamsters (normais e n siberianos) mas aquilo num dia tinha 2 animais e num instante fiquei com mais de 20. penso q n está a fazer nada de mal. vah esperando é o meu conselho!
Barbie
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:53 pm
,Luigi;Ramella;Pi,Pedro Lua,Mia,Igor,Ines,
Caldo,Canja,Saruxska,
Andreia

segunda fev 17, 2003 12:12 am

Nao estamos na altura propria:espere pela primavera!!
O meu primeiro casal de hamsters siberiano demorou 1 ano e meio para ter a sua primeira ninhada..de-lhes tempo.

Consulte artigos sobre estes animais aqui na arca e nao so..navegue por questoes antigas no forum dos exoticos e verá a quantidade de coisas que aprenderá.

Felicidades
BdM
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos, Chinchilas, Furões, Petauros do Açucar, Degus, Hamsters ( vários tipos), Psitacídeos e peixes
Contacto:

segunda fev 17, 2003 8:54 pm

Não se preocupe por não sentir o "amor no ar" nos seus Hamsters porque o dia dos Namorados foi só na semana passada! ;)

O tempo tem estado muito frio e os Hamsters Siberianos (Phodopus sungorus sungorus) só começam a pensar nesses assuntos quando a Primavera realmente chega.

Eles ficaram brancos no Inverno ou são crias nascidas há pouco tempo? Geralmente os adultos ficam brancos quando começa a ficar muito frio. Se eles têm 2-3 meses - diz-nos que os comprou no mês passado - ainda é cedo para reproduzirem. Eles atingem a maturidade sexual às 5 semanas mas geralmente só mais tarde começam a criar. O tempo depende da altura do ano, temperatura, duração do dia solar, etc.

Os Hamsters da Barbie que se reproduziram só quando tinham 1 ano e meio foi uma excepção. Geralmente ocorre muito mais cedo. Com um ano e meio é a idade com que começam a reproduzir-se menos. Eles geralmente vivem 2-3 anos.

Esses guinchinhos que costuma ouvir, esperemos que não sejam brigas.
(Leia o post MACHO VS. FEMEA) neste Fórum. Muitas vezes não basta ter um casal, tem que ser um casal compatível.

Mas com a chegada da Primavera vai ver que tudo se resolve! :oops: ;)
Barbie
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:53 pm
,Luigi;Ramella;Pi,Pedro Lua,Mia,Igor,Ines,
Caldo,Canja,Saruxska,
Andreia

terça fev 18, 2003 4:04 pm

Falei por minha experiencia..como tb digo que tive casais que foram amiguinhos a vida inteira mas nunca tiveram criaçao(comprova se q tem q ser compativeis)...Se foi exceppcao talvez,pois depois realmente tive outros casais com ninhadas muito mais cedo..
Mas esse tal casal(o que teve a ninhada um ano e tal depois) chegou a ter em 5 meses 4 ninhadas..e ninhadas de 5,6 crias,eu preocupada com a femea separei o macho da femea..e passado 3 meses voltei a junta los.Nao brigaram mas tambem nunca mais tiveram bebes..

E será que a Lunavet sabe que depois de adultos eles tem que ser separados,esta preparada para ter gaiolas e mais gaiolas e mais gaiolas :roll: ?
BdM
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos, Chinchilas, Furões, Petauros do Açucar, Degus, Hamsters ( vários tipos), Psitacídeos e peixes
Contacto:

terça fev 18, 2003 8:29 pm

Sim Barbie, eu disse que tinha sido uma excepção porque não é normal eles começarem a criar tão tarde.

Eu tenho mais de 30 casais de Hamsters anões com aproximadamente 1 ano e já todos tiveram 2-3 ninhadas, alguns até mais!!!

Sim, convém separar as crias para não se reproduzirem entre si. Ou oferece-las quanto antes.... ;)
Lunavet
Membro Júnior
Registado: sábado dez 14, 2002 4:00 pm

quarta fev 19, 2003 11:54 pm

Eles agora devem ter uns 3 meses, 4 no máximo (tinham 2 quando os comprei, mas já estou a dar o desconto) e não ficaram brancos mas esbranquiçados... entretanto já tinha andado por outros fóruns e já tinha lido que no inverso costumam parar a reprodução por isso continuo a aguardar :)

Quanto aos guinchos, sinceramente, não sei se são brigas... pouco tempo depois de comprar a fêmea reparei que lhe faltava o "pé" direito... penso que seja por isso que ela se dá melhor connosco do que com o companheiro (que de resto ainda tem medo de andar nas nossas mãos a não ser que isso implique um suborno com sementes de girassol ;) ). Acho que ela guincha mais com medo dele do que por alguma coisa que ele lhe faça...já reparei que basta ele se aproximar que ela se deita logo de costas a guinchar... mas se for preciso, 5 minutos depois lá estão os dois a dormir juntinhos e enroladinhos na casinha!
Ultimamente é que tenho reparado que têm dormido separados: um na casa e outro "debaixo da ponte". Será que isso quer dizer que está grávida?? Também noto que a ração tem durado menos tempo mas não consigo controlar quem come mais...
Quanto às possiveis crias, tenho intenção de os oferecer mas se for necessário já tenho uma gaiola (daquelas enormes de aves) que foi usada como a primeira habitação do Pepe após umas modificações, que poderá servir temporariamente até terem novos donos... depois achei melhor comprar uma mesmo específica para hamters, que tivesse rampas, pisos, etc e fosse mais práctica de lavar... Mudaram os dois na mesma altura para a nova casinha e por isso não tive aquelas brigas de território que costumam haver.... estive a ler alguns conselhos daqui do fórum ;)

Mas se tiver novidades depois conto :D
Responder

Voltar para “Exóticos”