Já não tem dores...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

segunda jun 19, 2006 9:13 am

Olá de novo.

Como alguns já sabem, tenho 3 gatas:

- A Preta, com cerca de 12 anos;
- A Lili, que deve andar pelos 13;
- E a Zorra, com 14-15 anos.

Todas as minhas gatas têm cancro :-(

A Zorra teve um tumor num ovário, há uns anos, que lhe foi retirado. Ficou bem. Mas agora apareceu-lhe um tumor numa maminha, e tenho receio de a operar porque já é velhota. Além disso, já sei como é a recuperação: há que dar muitos comprimidos, antibióticos e analgésicos, e esta gata é uma peste para os tomar...

A Lili teve, há cerca de um ano, um tumor no dorso. Depois da operação, descobriu-se que era maligno - cancro de pele. Agora apareceu-lhe de novo, exactamente no mesmo sítio.

Quanto à Preta, tem sido uma desgraça :-( Há uns anos apareceu-lhe um tumor numa maminha, que foi retirado. Passado algum tempo (não sei precisar quanto), surgiram mais. Nessa altura o veterinário aconselhou a retirar ambas as cadeias mamárias, em duas operações. Mas preveniu-nos que, como a gata tinha alguns problemas a nível renal, podia não correr bem.

De facto, o que aconteceu é que a Preta ficou em coma um tempo. Apanhámos um susto enorme. Acabou por acordar! Porém, decidimos não tirar a outra cadeia mamária, com medo que ela não sobrevivesse.

Volvidos alguns meses, tornou a aparecer outro tumor... Do mesmo lado das maminhas que foram retiradas! Tentámos evitar a operação desta vez, mas chegou a um ponto em que a pele abriu e a ferida infectou. Tivemos de a operar novamente...

Foram três operações e decidimos não voltar a submetê-la a isso. Não sei se é egoísmo da nossa parte. O que é certo é que a gata tem alguns problemas de saúde, já não é nova, e o tumor volta a aparecer sempre no mesmo sítio... Parece que estamos só a adiar o inevitável...

Pois é, depois da terceira operação, o cancro já lá está novamente. O tumor tem o tamanho de um ovo, aproximadamente. É horrível.

O veterinário diz que não aconselha a eutanásia enquanto ela tiver qualidade de vida, conselho com o qual eu concordo totalmente.

[/b]A minha dúvida é: como saber se a gatinha tem qualidade de vida?[/b]

Ela come muito bem, brinca, ronrona... Só dorme mais do que o habitual, não sei se é da idade... Mas os animais não se queixam, não é? Será que ela tem dores?

Sei que é difícil precisar. Nem o veterinário me soube dizer. Será que alguém me pode ajudar?

Desde já, obrigada.
Última edição por Butterfly_21 em quarta ago 16, 2006 10:09 am, editado 1 vez no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jun 19, 2006 9:58 am

Enquanto o animal não mostre o desespero da dor, não deixe de comer, não deixe de socializar com os outros e os donos, que não deixe de fazer a sua higiene e ronronar, tem qualidade de vida sim ;) .

A seu tempo... irá aperceber-se, infelizmente, quando é que ela vai precisar da sua ajuda para lhe terminar o sofrimento...

Sinto muito por tudo o que está a passar com as suas gatas... :( e por elas também :(

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

segunda jun 19, 2006 10:01 am

Leonilde, muito obrigada.

É um alívio para mim saber isso, estava sempre a pensar: "Será que ela está bem? Será que lhe dói?".

Já sabemos que os animais não duram sempre, acaba por chegar a hora deles... Mas tivemos azar porque no nosso caso estão as 3 com cancro ao mesmo tempo.

Espero que pelo menos não sofram.
Butterfly_21
Membro Veterano

terça ago 15, 2006 9:58 pm

Estou desolada! A Preta teve de ser abatida este sábado. Já estava com dificuldades em respirar. Ao fazer-se um raio-x, descobriu-se que o cancro já tinha chegado aos pulmões. Tinha metade de um pulmão afectado e metástases. Decidi abatê-la.

Foi horrível, porque ela normalmente portava-se tão bem no veterinário, mas quando tentaram dar-lhe a injecção penso que ela pressentiu a morte. Começou a bufar para a veterinária e a debater-se. Tiveram de a colocar numa jaula de contenção.

Fiquei com ela enquanto morria e procurei transmitir-lhe o meu amor por ela e que nunca a iria esquecer.

Gostaria de ao menos a ter enterrado, mas não tinha onde.

Ainda hoje tudo isto me assombra: a luta dela pela vida, o facto de não a ter enterrado...
lua1
Membro
Registado: sábado jul 22, 2006 4:31 pm

terça ago 15, 2006 10:13 pm

:( Lamento muito o que aconteceu à sua gatinha... mas lembre-se que lutou sempre por ela. Custa muito tomar uma decisão dessas, mas o que importa é lembrar-se que enquanto pôde, fez sempre tudo para a ver feliz... tenho a certeza que esteja ela onde estiver, está feliz...

Muita força... Decidir eutanasiar um animal que está em sofrimento é uma grande prova de AMOR... custa muito, mas...
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça ago 15, 2006 10:42 pm

Se a fase da eutanásia foi um pouco complicada, tente lembrar só a parte boa...a de que ela não sofre mais!
Foi bom para si e para ela terem-se despedido... esses últimos minutos a sós foi muito bom para um total descanso de ambas... ;)

Força e vá-nos relatando todos os bons momentos que tiveram juntas. ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

terça ago 15, 2006 11:45 pm

Já me fizeram chorar, ao recordar o que aconteceu á minha Maneca. Quando comecei a ler, estava a pensar em lhe dizer quais eram os sintomas finais mas já não foi preciso. Só lhe posso dizer que mais nada podia fazer. A minha Maneca também morreu assim. O cancro apanhou-lhe os pulmões e ela deixou de brincar, de comer e mal conseguia respirar. Já não saía da cestinha e parecia nem querer companhia. Mas estava a sofrer e muito pois ela queria comer e não conseguia. Também perdi 2 gatas muito próximo uma da outra. Era mãe e filha e ambas muito velhinhas. A mãe morreu poucos meses antes com um problema de coração. Ficou internada a levar oxigénio mas não aguentou a noite e morreu.
:cry:
Quanto ás suas duas gatinhas que ainda tem, já sabe quais os sintomas da despedida. Espero que consigam viver um bom tempinho felizes ainda.
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

quarta ago 16, 2006 9:55 am

Bom Dia Butterfly_21.

Nem quero imaginar a dôr porque está a passar.

Pelo seu relato vê-se perfeitamente o muito amor que tem pelas suas gatinhas, penso que com certos desgostos que apanhamos na vida, essa e a certeza de que fizémos tudo o que podíamos dar-nos-á a força para nos ajudar a ir em frente.

Um abraço solidário

Isabel
Butterfly_21
Membro Veterano

quarta ago 16, 2006 10:12 am

Encontrei isto e achei muito lindo. Gostaria de partilhar com as pessoas que me deixaram mensagens de consolação:

Soneto do gato morto

Um gato vivo é qualquer coisa linda
Nada existe com mais serenidade
Mesmo parado ele caminha ainda
As selvas sinuosas da saudade

De ter sido feroz. À sua vinda
Altas correntes de electricidade
Rompem do ar as lâminas em cinza
Numa silenciosa tempestade.

Por isso ele está sempre a rir de cada
Um de nós, e a morrer perde o veludo
Fica torpe, ao avesso, opaco, torto

Acaba, é o antigato; porque nada
Nada parece mais com o fim de tudo
Que um gato morto.

Vinícius de Moraes

Um abraço grande!
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta ago 16, 2006 2:38 pm

Butterfly21,

Aqui lhe deixo um pequeno tributo, da minha autoria, a si e à sua amiguinha...

"Não sei o nome, mas era amada...
Frágil e indefesa
Aquela por quem olhava...
Doentinha mas com sua beleza...

Encheu-lhe o coração...
E nada exigiu...
Proporcionou-lhe tanta emoção...
E com o seu amor, partiu...

Está “ adormecida “, sem sofrer...
Para sempre será revivida
Da memória nunca irá perecer ...!
Da Leo, para a sua querida
E pr’a Butterfly_21, o melhor que possa receber !"

Autoria de: Leonilde Carvalho

e outro:

“ Quando nos morre um amigo “

Quando nos morre um amigo, dizemos :

Estou a sofrer ...!
E sem pensar, dizemos :
Nenhum mais quero ter ...!

Mas, lá longe... há um que espera
Pelo calor que temos...
Para o mais belo ou bela,
O carinho que lhe daremos...

O Mundo é de sofrimento
Para nós e os demais...
E alegrias ? Não têm cabimento...?
Sim, para quem ama os animais !

Vem o dia de “ louvor “...
O sofrimento acabará...
E a mais um damos amor...
E a felicidade retornará !

Leonilde Carvalho

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

quarta ago 16, 2006 3:36 pm

Leonilde, obrigada... Foi muito querido da sua parte... Encheram-se-me os olhos de lágrimas ao ver o que me escreveu...

Há muito que sabia que este dia ia chegar, desde que lhe foi diagnosticado cancro, mas tive de me encher de coragem para não adiar o sofrimento da Preta por mais uns dias quando soube que já estava nos pulmões... Como ela ainda comia e andava (os únicos sintomas de que algo não estava bem eram a dificuldade em respirar e uma tosse estranha) hesitei em eutanasiá-la, mas depois cheguei à conclusão que seria egoísta da minha parte ficar a ver o animal a definhar a pouco e pouco...

Só espero que a alma dela perdure e que ela seja feliz onde quer que esteja! Ainda me lembro de quando apareceu em minha casa, de como era esperta e carinhosa... É assim que a quero recordar... e não a sofrer...

Mais uma vez, muito obrigada!
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta ago 16, 2006 9:29 pm

De nada, Butterfly_21. Foi de boa vontade ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nemrak
Membro
Registado: sexta dez 06, 2002 1:23 pm

quinta ago 17, 2006 1:02 am

Também tive uma gata que morreu de velhinha e de tumores mamários...
A nossa Xana... o veterinário não quiz operar porque era velhinha e acabou por falecer da velhice e da doença... morreu no fim de Novembro de 2003...

Um ano antes em Dezembro de 2002 morreu-nos o gato... o nosso Gaspar... com um fibrossarcoma... não resistiu à 3ª operação...

Em Dezembro de 2004 morreu-nos a nossa cadelinha... a Tuxa... tinha problemas de epilepsia e de coração...

Passamos 2 anos angustiantes, para trás e para a frente com os nossos bichinhos a ver o que podiamos fazer por eles... mas nada deu certo, apenas ficou o vazio e a dor... tinhamos uma ligação muito grande com estes 3 bichinhos ao ponto de não conseguirmos ter mais animais...

Só nos restou a nossa tartaruga, a Cusca e à pouco tempo adoptamos um gato, o Lince, apesar da dor continuar o vazio pelo menos parece estar a desaparecer...

Estas coisas custam sempre muito, mas acretito que com o passar dos anos a dor vai-se e ficam as recordações e a saudade... valha-nos isso.
Responder

Voltar para “Gatos”