PARA OFERECER - SERRA DA ESTRELA/CÃO D'ÁGUA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda fev 17, 2003 10:10 pm

Mudei de casa. Ele tinha um quintal de 350 m2 só para ele, agora tenho um pequeno quintal com um canil. Para ir á rua tem que ser á trela, coisa que ele não foi ensinado.
Pois, isso deve ser pensado antes de se mudar de casa não é ?

Diga-me uma coisa (e fazendo uma comparação algo exagerada, mas que dá para estabelecer um paralelo), e se fosse um filho, tentaria arranjar solução não era ?

Pois, o cão é seu, para o melhor e para o pior e é sua total responsabilidade, e sinceramente faz-me confusão ouvir historias como a sua.

Será que não tinha o dever de ao comprar a casa, comprar uma em que o cão se enquadrasse ?

Mas é claro, é sempre mais facil despachar o cão ...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
varsenio
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 2:36 pm

segunda fev 17, 2003 10:28 pm

mitucha,
Como já foi dito, um rafeiro de 4 anos muito dificilmente encontraria um novo dono que o estimasse tão bem quanto tu. Ponto assente.
Tens condições, não tão boas quanto as anteriores mas tens.
Gostas do cão ? é importante que gostes dele, senão nem com uma quinta de 500000m2 consegues.
O que me parece que está em causa é uma "ligeira" mudança na maneira de viver aí em casa. O cão tem que ir à rua e dantes não tinha porque tinha um grande quintal. ISTO NÃO É RAZÃO PARA DEITAR UM CÃO FORA !
A dificuldade da trela... essa não é dificuldade nenhuma, como já foi dito.
Outros problemas de ordem familiar. Bem, aqui já não posso opinar porque cada caso é um caso. Mas posso relatar aquilo que se passa comigo e que me tem feito passar pela pior fase da minha vida (já agora que ninguém nos ouve). A minha cadela não é bem vinda cá em casa pela minha mulher, embora tenha sido ela a escolher a cachorra. A minha filha gosta muito dela (da cadela, e da mãe também). Eu adoro a cadela e isto está por dias. Estou disposto a largar tudo aquilo por que lutei até agora (a minha família, o meu apartamento, o meu carro, etc...) pela minha cadela. Já defini que se as coisas derem para o torto, a cadela fica comigo. Ponto assente. Não digam nada a niguém, senão ainda me chamam maluco (e eu ralado).
Pensa bem mitucha, não faças nada de que te possas vir a arrepender.

Gúde Laque (boa sorte), este meu inglês melhora de dia para dia.
:lol:

Abraços.
shatzy
Membro
Registado: segunda jan 27, 2003 1:59 am
Contacto:

segunda fev 17, 2003 11:24 pm

bem varsenio...como o compreendo... por acaso tenho uma amiga que está prestes a separa-se e um grande motivo é de facto os cães.. o que se pode dizer nesta altura?! fico feliz por gostar tanto de animais?! :roll: ou que fico triste por o ceio familiar não estar muito bom.. :oops:
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

segunda fev 17, 2003 11:43 pm

Boa Noite

Varsenio,
Parabens pela grande coragem de partilhar connosco essa fase tão dificil da sua vida.......mas nunca ouviu que infelizmente existem males que vem por bem, e espero sinceramente que resolva da melhor maneira.Thks!!

O lugar do cão é sempre com a sua familia se possivel aquela que o viu nascer ou aquela que o ensinou as 1as. maneiras e etiquetas de viver em conjunto......por favor não o entregue, fique com ele.Ele adapta-se bem a sua nova vida ao seu espacinho se lhe ceder um pouquinho de paciencia!!!! olhe que a gratidão e retribuição dele será eterna!!!

Bye
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda fev 17, 2003 11:50 pm

[b]Sandrara disse
[quote]Só lhe posso dizer que seria incapaz de me desfazer de um cão com eu tivesse partilhado a minha vida durante 4 anos,[/quote]

[size=18][/size][/b]DITTO :!: :!: :!:
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça fev 18, 2003 8:48 am

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 5:25 pm, editado 1 vez no total.
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

terça fev 18, 2003 9:08 am

Olá, Mitusha,

Como dizia o outro: "Os conselhos se valessem alguma coisa, não se davam, vendia-se". Mas acho que neste caso podia abrir uma excepção e seguir, por exemplo, o que lhe aconselha o KROZ.

Eu gostaria de deixar aqui apenas a minha experiência.

Há 3 anos ofereceram ao meu irmão um Serra d'Aires: O Gustavo. Apesar de ser dele, eu tratava-o como se fosse meu em todos os aspectos. Na altura morávamos numa pequena quinta com imenso espaço para ele. Ele sentia-se super feliz e para nós era um descanso. De manhã era só abrir a porta para ele fazer as suas necessidades e ele ficava livre o dia inteiro com imenso espaço para correr à vontade. Só muito raramente se via preso e nunca foi ensinado a andar à trela.

Circunstâncias da vida, obrigaram à venda dessa pequena quinta e o Gustavo, já com 2 anos. viu-se, de repente, a morar num apartamento não muiot grande. Andava tristíssimo, mas nós tentávamos compensá-lo com idas frequentes à rua e alguns passeios em que pudesse correr. Quanto à trela, pois lá se foi habituando também.

Entretanto, problemas familiares obrigaram à separação da família e eu, pq o Gustavo ERA do meu irmão, vi-me afastada do meu amigão! Chorei que me fartei.:cry:

No fundo, o que quero dizer é isto:
1 - Tenho a certeza que o Gustavo era muito mais feliz no seu quintal, mas tb TENHO A CERTEZA de que continua a ser mais feliz no seio da sua família, mesmo num apartamento, do que se tivese sido dado a alguem com um quintal.

2 - É muito difícil a separação de um ente com quem se partilhou A VIDA, mesmo que por apenas dois aninhos.

Mas isto é apenas a minha opinião. :oops: :(
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

terça fev 18, 2003 9:14 am

Ola Varsenio,

Antes de mais, a minha solidariedade e simpatia para aquilo que esta a passar.
Uma das coisas que tres decadas de vida me ensinaram, e que um cao nunca e a verdadeira causa da discordia. Mas, quando ha discordia, o cao e o primeiro a sofrer porque e o elemento mais fraco, que nao se pode defender.
Quem o conhecer bem a si e o quiser ferir vai usar o argumento CAO, porque sabe do amor que o Varsenio tem a sua cadela e que a cadela, tal como todos os caes e humanos, esta longe de ser perfeita. Acredite que e a maneira mais facil e mais obvia de o atingir e magoar.
Se o Varsenio ceder e der a sua cadela, a discordia nao se vai resolver, porque a verdadeira causa do problema nao desapareceu. A discordia ainda vai ficar pior, porque da sua parte vai haver muita amargura.
Sabe porque e que eu sei que o meu marido me ama? Ele nunca gostou de caes e tinha muito medo de caes. Por mim, aceitou um cao em casa, aprendeu a conhece-lo e a respeita-lo. Mesmo quando o nosso cao fez as "habilidades" mais incriveis, ele nunca me atirou a cara que o cao tinha feito isto ou aquilo. Aceitou-o e aceita-o sempre, tal como me aceitou e aceita a mim, com todos os meus defeitos (que sao muitos!!!!)ha mais de dez anos.
Moofy
Membro
Registado: quarta fev 05, 2003 3:30 pm

terça fev 18, 2003 12:05 pm

É uma verdade que um cão passa a ser mais um elemento da familia. Eu acho que vou sofrer pela morte do meu cão, tal como a de um familiar. Acho que é algo fantastico chegar a casa e receber todos os carinhos de um ser que está mesmo contente por me ver. É o meu melhor amigo, é no fundo quase como um filho que fica dependente dos donos, mas que também sente uma grande responsabilidade em fazer-nos felizes.

Os meus sogros passam o tempo a dizer e a chatear-nos que nos deviamos livrar do cão, porque ele larga muito pelo e olha que já o temos há 7 anos e desde essa altura que eles dizem isso.

No fundo o que estas a fazer, é abandonar o teu cão, mas de uma maneira politicamente correcta, pois o teu cão vai sofrer tal como um cão abandonado sofre. Não vai perceber porque deixou de ver a dona, que mal fez, ou que mal aconteceu a sua dona. Vai ser confuso e doloroso para o animal.

Algo que vale sempre a pena fazer os possiveis e impossiveis, caso gostes sinceramente do teu cão, tal como todos os foristas da arcadenoe adoram.

Doi-me muito ver estas situações. As pessoas têm que pensar antes de ter um cão, nos sacrificios que se tem que fazer, pensar que a situação da sua vida pode alterar e que a solução não é deitar fora o bicho que tb tem sentimentos.

Moofy
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça fev 18, 2003 1:25 pm

Eu faço minhas as palavras da Nanico.
Quando as coisa correm mal no seio de um casal a culpa não é do cão, não é do filho, não é da sogra, nem de nenhum elemento externo ao casal.

Nem a solução está em mudar de casa, ter um filho, cortar relações, etc.

Digo isto baseada na minha experiência pessoal relativamente a outras pessoas cuja vida acompanhei mais de perto.
Segundo a minha análise (pobre que seja) o problema está ou na relação (muita gente casa-se pelos motivos errados - gravidez, preconceito das famílias, porque todos os amigos se casam, etc., ou levados por um entusiasmo passageiro - a chamada paixão) ou está num ou ambos os membros do casal (muita gente não consegue fazer as pazes consigo mesma e a insatisfação que sente acaba por se traduzir na insatisfação com o resto do mundo).
A própria infidelidade é sinal de uma relação que já está na sua fase destrutiva.
Desculpem este longo discurso (lá estou eu outra vez!).

Varsénio,

faz muito bem em não confundir o sintoma com a causa.
Porque querer o cão fora é sintoma de que está alguma coisa errada, o cão não é a causa, como o Varsenio muito bem compreendeu.

Como a Nanico a natureza do amor do meu marido também se traduziu pela aceitação primeiro do Calvin e, depois, da Zorra.
Hoje gosta tanto da Zorra quanto eu (é ele o primeiro a dizer que não conseguirmos um lugar para ir de férias com ela, então não vamos de férias - como não fomos este ano).
Diabo_fs
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 9:07 pm
Contacto:

terça fev 18, 2003 2:21 pm

"e se fosse um filho, tentaria arranjar solução não era ?"

A cindel tem toda a razão, os nossos animais são como nossos filhos... mas ainda existe muito boa gente que abandona os filhos... :(
Responder

Voltar para “Cães”