existem linhagens da Africa do sul?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Bull Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: MariaJose

Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

domingo jul 23, 2006 12:06 am

O perfil do cao que postei mostra uma depressão no sulco sagital que caminha pela testa, arcada supercialiar bastante saltada, fazendo com que ele tenha um perfil pobre, comum demais. eu gostaria de olhos menores e um craneo menos abobadado.
Chega a esta conclusão unicamente baseado na foto que partilhou aqui ou noutras ou em conhecimento pessoal do cão?

Já agora, poderia mostrar um exemplo de cabeça perfeita, no seu entender?
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
MarcoSenavaj
Registado: quinta jul 06, 2006 12:08 pm

segunda jul 24, 2006 12:10 pm

Na verdade não é um conclusão e sim uma observação, eu so poderia concluir em 100% tocando o cão, é por isso que o juiz deve sempre usar as mãos para sentir a construção de perfil, colocação e tamanho de ossos e etc... Porem duvido que minhas observações em relação a esta cabeça mudariam tocando o cão, para mim esta bastante visivel as imperfeições. Não concorda?

Sobre foto de cabeça perfeita? Isso para mim é utopia, eu poderia mandar foto de cabeças que são realmente lindas, porem nenhuma delas é perfeita, para mim tem sempre alguma coisa que poderia ser melhor. E outra coisa, com esta difusão de programas graficos, aonde ate criadores ingleses estao retocando perfis, fica dificil arriscarmos dizer que determinada cabeça é quase perfeita. Eu concordo que existem angulos que favorecem e angulos que desfavorecem, porem ha caracteristicas que sempre estão visiveis. Arcada superciliar saltada ou bumps é uma delas, sulgo sagital é putra, craneo abodado outra. Muita gente chama de perficl perfeito o que eu chamo de cabeça curta, porque a cabeça de um bull deve sempre ser longa e é muito mais facil falsa impressão de preenchimento em cabeças mais curtas, dificil mesmo é atingir perfeição do preenchimento em cabeça sproporcionalmente corretas. É claro que esta cabeça curta é melhor que um cabeça sem perfil, porem ela continua sendo incorreta. Nao acha? Fora que os problemas hoje de mordedura estao muito relacionados a mandibula superior do que com mandibula inferior, que era ha muitos anos atras o grande vilão da historia.
MarcoSenavaj
Registado: quinta jul 06, 2006 12:08 pm

segunda jul 24, 2006 12:13 pm

É exatamente para preencher o sulco ou esconder os bumps e craneo que o pessoal tem usado programas graficos.
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

terça ago 15, 2006 12:39 am

gostava de saber a opinião de um juiz sobre o cão 'Durga'... ou será que a monica nunca o levou a ser avaliado? mesmo assim usou-o para montas... mesmo sem saber se era um bom exemplar e que falhas apresentava... claro, aos olhos da dono ele é perfeito... também o meu rafeiro...

Imagem

postei a foto para evitar ter que ver as fotos pouco apropriadas da dona, cada vez que quizesse ver o cão.
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Vishnu
Registado: quinta ago 17, 2006 3:27 pm

quinta ago 17, 2006 4:00 pm

YolaeFifi Escreveu: gostava de saber a opinião de um juiz sobre o cão 'Durga'...
Ai gostava, e o que é que isso vai contribuir para a sua felicidade?
YolaeFifi Escreveu: ou será que a monica nunca o levou a ser avaliado?
mesmo assim usou-o para montas... ?
Se calhar nunca levou, e qual é o problema de ter sido usado em montas?
É preciso algum certificado especial por algum juiz, para se fazer uma simple cruza???
Não me diga que voçê é uma criadora conceituada em bull terrier? E vai dar uns conselhos à dona do durga, no que toca a criação?
YolaeFifi Escreveu: aos olhos da dono ele é perfeito... também o meu rafeiro... ?
Então qual é o estalão do seu rafeiro? Se calhar é o mesmo que o seu, não???:o
YolaeFifi Escreveu: postei a foto para evitar ter que ver as fotos pouco apropriadas da dona, cada vez que quizesse ver o cão.
Pois, depois de ver as fotos da dona deve ser doloroso olhar para o espelho... :lol:

Várias pessoas expressaram aqui opiniões sobre este cão, mas ninguém foi insultuoso. A senhora que tem tantos animais e supostamente gosta de todos, dos seus e dos outros... Dá-se ao trabalho de escrever um post apenas para enxovalhar o cão e a dona por que razão? Mas quem é que lhe encomendou este serviço?

Coloca aqui a foto para não ter que ir ao site da dona? Tem por hábito ir lá muitas vezes? Ninguém a obriga a lá ir! Ou afinal, sempre gostou do que viu???:lol:

Tem piada a sua assinatura “quanto mais conheço os homens, mais gosto dos cães...”, afinal não gosta de todos. Alguns até merecem investimento de tempo da sua parte para que se saiba publicamente que não gosta deles! Sim senhor... Só mostrou aquilo que verdadeiramente é...
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sexta ago 18, 2006 1:37 am

picou-se?

as cruzas não devem ser feitas á toa, só dagradam a raça e acho que se o cão não é um bom exemplar não deve ser usado para montas. e não sou eu que estou a dizer que é um mau exemplar, apenas um juiz poderia dizer isso. acho que um cão antes de servir para criação deveria ser avaliado....
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 18, 2006 1:44 am

YolaeFifi escreveu:

ou será que a monica nunca o levou a ser avaliado?
mesmo assim usou-o para montas... ?

Se calhar nunca levou, e qual é o problema de ter sido usado em montas?
É preciso algum certificado especial por algum juiz, para se fazer uma simple cruza???
Infelizmente não é cá, mas deveria ser como, por exemplo, na Alemanha, onde para cruzar um cão tem que possuir, no minimo, duas classificações de "Muito Bom" atribuídas por dois juízes diferentes. E sabe porquê? Porque, em ultima instância, num evento de morfologia canina, avalia-se a sua qualidade e aptidão para reprodução, tendo como objectivo o contributo positivo dessa mesma procriação para o bem geral da raça. Agora se me disser que grande parte de quem faz cruzas (que é diferente de fazer criação) o faz por "dá cá aquela palha", em vez de o fazer conscientemente... aí dou-lhe toda a razão...
Mas então pergunto eu?... Isso é que é contribuír positivamente para a raça?!
Vishnu

sexta ago 18, 2006 9:56 am

YolaeFifi Escreveu:picou-se?
Não. Mas o que se passa é, e repito:
Várias pessoas expressaram aqui opiniões sobre este cão, mas ninguém foi insultuoso. A senhora que tem tantos animais e supostamente gosta de todos, dos seus e dos outros... Dá-se ao trabalho de escrever um post apenas para enxovalhar o cão e a dona por que razão? Mas quem é que lhe encomendou este serviço?

Coloca aqui a foto para não ter que ir ao site da dona? Tem por hábito ir lá muitas vezes? Ninguém a obriga a lá ir! Ou afinal, sempre gostou do que viu???

Tem piada a sua assinatura “quanto mais conheço os homens, mais gosto dos cães...”, afinal não gosta de todos. Alguns até merecem investimento de tempo da sua parte para que se saiba publicamente que não gosta deles! Sim senhor... Só mostrou aquilo que verdadeiramente é...
Quanto a si, acho que nem é preciso explicar mais nada....
Bullie Escreveu: Isso é que é contribuír positivamente para a raça?!
Assim à primeira vista não. Mas porque é que também não o poderá ser?

E digo isto porquê? Está prevista uma cruza para o seu cão com uma cadela do criador dele
http://douricobulls.no.sapo.pt/id20.htm

Certo?

Então visto que tanto o seu como o durga vieram de criadores reconhecidos, tanto o seu como o durga não têm um excelente perfil de cabeça, qual é então a diferença???

São os relatórios das exposições?

Na minha opinião não. A única diferença que se poderá considerar é que essa cruza será com um criador da raça, em que supostamente trabalha para fazer uma criação consciente, mas também lhe posso dar exemplos de criadores de bull terrier conscientes, que provam precisamente o contrário ao que é ter consciência (o que, nem só por isso será um ponto a seu favor) e mostram o que é contribuir positivamente para a raça. Agora da cadela que o durga cruzou só a dona o poderá dizer até que ponto foi consciente nessa cruza. No que toca a cruzamentos, irei então abrir outro tópico para expressar a minha opinião e não fugir a este : "Existem linhagens de Africa do Sul".
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

sexta ago 18, 2006 10:47 am

Vishnu, para quem chegou agora á Arca, dá-me a sensação que tem a mania de sabichão (perdoe a expressão) e ataca os outros.

Em relação aos Bull's apresentados em fotos, na minha opinião, são os 2 uns excelentes exemplares, embora eu conheça alguns cães destes membros pessoalmente, e outros não (como é o caso do cão da Mónica), logo posso estar errada... não avaliei bem...
Vishnu

sexta ago 18, 2006 11:26 am

Oskarina Escreveu: tem a mania de sabichão (perdoe a expressão)
Pode ter a certeza que essa mania não a tenho. Se se refere à resposta ao Bullie, são apenas opiniões diferentes, nunca leu nada que eu tenha escrito em relação à qualidade dos dois cães. Apenas disse que a cabeça deles não era excelente, mas como o próprio Bullie já disse um bull terrier é julgado como um todo, e não deverá ser só a cabeça a ditar toda a classificação de um julgamento. Depois opinei um pouco sobre cruzamentos.Mais nada de especial.
Oskarina Escreveu:e ataca os outros.
Não ataquei ninguém. Apenas me dei ao trabalho de responder ao outro forista, porque o tópico era de algum interesse para mim e aquele post foi propositado para além de atacar o cão, atacar de uma maneira pessoal a dona, o que achei extremamente indelicado da parte do forista, e uma grande falta de educação.Também não precisa de pedir perdão pela expressão, foi apenas a impressão que lhe deu e assim se manifestou. Está no seu direito tal como eu o fiz. ;)
Peço desculpa se não fomos todos educados com valores iguais.
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 18, 2006 10:50 pm

Então visto que tanto o seu como o durga vieram de criadores reconhecidos, tanto o seu como o durga não têm um excelente perfil de cabeça, qual é então a diferença???

São os relatórios das exposições?
Não, meu caro/a... não são os relatórios de exposições por si só. São as avaliações que juízes capacitados para tal fazem do exemplar em questão. Quer perceber o que dizem mais os relatórios das exposições?!...

O meu cão tem um temperamento correcto e típico da raça. O durga... tem?
O meu cão tem excelente andamento. O durga... tem?
O meu cão é não prognata. O durga... é?
etc, etc, etc...

Estes pontos não são possíveis de avaliar pelas fotos expostas. Para comprovar o que atrás disse tenho a minha palavra e os relatórios de diversos juízes que o corroboram. E o Durga? Tem?...

Um exemplo concreto. Muito se debateu acerca da cabeça do meu cão e da do Durga neste tópico. Ambos são pobres de perfil e, especificamente sobre o meu cão, o Marcos expressou a sua opinião - legítima - mas unicamente baseada nas fotos que visualizou. Eu contrapus, explicando o porquê de em foto o cão possuir, em determinado angulo, um perfil aparente muito inferior aquele que na realidade possuí e, como disse, tenho os tais relatórios de juízes que corroboram essa minha opinião. O Durga, ainda que me parece que não ocorra com ele o mesmo que se passa com o meu cão - mas como não o conheço tenho de manter essa possibilidade em aberto - não tem uma avaliação independente que possa fazer alguma luz sobre o assunto.

Percebe agora a importância de se ter ou não uma base de apoio que "certifique" a qualidade do animal?
Na minha opinião não. A única diferença que se poderá considerar é que essa cruza será com um criador da raça, em que supostamente trabalha para fazer uma criação consciente, mas também lhe posso dar exemplos de criadores de bull terrier conscientes, que provam precisamente o contrário ao que é ter consciência (o que, nem só por isso será um ponto a seu favor) e mostram o que é contribuir positivamente para a raça.
Agora fiquei curioso e gostava que me mostrasse, com os nomes, os tais criadores de bull terrier conscientes que provam (pelo seu trabalho) o contrário...

Eu não estou a julgar o cruzamento do Durga com a cadela XPTO. Se é um cruzamento que, na opinião de quem foi responsável por ele, poderá contribuir algo de positivo então, quer eu concorde ou não com essa probabilidade, ele é totalmente legitimo. Mas aqui é que reside a questão central do debate: Quem é responsável por esse cruzamento tem os conhecimentos suficientes para poder tomar essa decisão?

Eu conheço cães, que estão nas mãos de criadores conhecedores da raça, que por distintas razões nunca foram a uma única exposição e que são utilizados em cruzas. Mas quem os utiliza (esses criadores) possuem eles proprios conhecimentos para saberem e poderem avaliar por si próprios se esses animais serão ou não portadores de virtudes que poderão contribuir positivamente para a raça. A questão que coloco - e que é a central - é se a dona do Durga tem esses conhecimentos, ou se, caso não os tenha, não deveria primeiro o animais ser avaliado por pessoas qualificadas para tal.
cindye
Membro Veterano
Registado: terça mar 01, 2005 5:48 pm
Contacto:

sexta ago 18, 2006 11:13 pm

Gabo-te a paciencia Bullie !!!!
Ainda por cima o peditório é quase sempre o mesmo. 8)
Mahadeva
Membro Júnior
Registado: quinta fev 03, 2005 2:24 pm

quarta fev 21, 2007 9:01 am

YolaeFifi Escreveu:gostava de saber a opinião de um juiz sobre o cão 'Durga'... ou será que a monica nunca o levou a ser avaliado? mesmo assim usou-o para montas... mesmo sem saber se era um bom exemplar e que falhas apresentava... claro, aos olhos da dono ele é perfeito... também o meu rafeiro...

Imagem

postei a foto para evitar ter que ver as fotos pouco apropriadas da dona, cada vez que quizesse ver o cão.

Se gostava de saber a opinião de um juiz relativamente ao meu cão pergunte-me, será que custa muito ?

E se está com vontade de “lavar roupa suja em praça publica “ também o podemos fazer.

Quem é você, que para alem ter um rafeiro tem apenas 18 primaveras, para poder dar palpites em relação ao que é um bom exemplar de Bull Terrier?

Não vou atacar de modo algum o seu cão, que apesar de ser rafeiro deve ter uma santa paciência para lidar com tanta impertinência. E para alem do mais o que aqui se debate não são bons exemplares, formatos de cranios muito menos RAFEIROS ou até mesmo imagens de meninas mas sim linhagens.

Quanto a postar a imagem do meu Durga agradeço, assim poupa trabalho a muita gente.

Em relação a ter de ver a minha fotografia “ menos apropriada “, só se sentiu incomodada com ela pelos motivos que você sabe, agradeço que guarde esse tipo de comentários para si ou que procure outro fórum uma vez que neste se fala de animais e não de fotografias.

Sugiro-lhe: www.fblog.noite.pt (foi só um ex. haverá mais por onde se entreter certamente )

Aproveito para pedir desde já desculpa aos restantes foristas por este tipo de situações menos agraveis de que nada têm a ver.
Mahadeva
Membro Júnior
Registado: quinta fev 03, 2005 2:24 pm

quarta fev 21, 2007 9:10 am

YolaeFifi Escreveu:picou-se?

as cruzas não devem ser feitas á toa, só dagradam a raça e acho que se o cão não é um bom exemplar não deve ser usado para montas. e não sou eu que estou a dizer que é um mau exemplar, apenas um juiz poderia dizer isso. acho que um cão antes de servir para criação deveria ser avaliado....

Já agora, será possível fazer-me a tradução deste post ?

Bom, uma vez que o natal já passou e a Sra. “YolaeFifi” deixou este registo em Agosto do ano passado, a única coisa que posso dizer em relação a isto é que caso nos tornemos amigas posso sempre oferecer-lhe um dicionário no próximo natal. :lol:
Responder

Voltar para “Bull Terrier”