Mudança de casa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
maggie79
Registado: sábado ago 19, 2006 1:34 pm

sábado ago 19, 2006 1:44 pm

Olá boa tarde a todos

Eu tenho um gato lindo chamado Afonso, acontece que eu vivia numa casa com quintal e o Afonso está habituado a ir á rua todos os dias, mas vou mudar-me para um apartamento e vou traze-lo porque não posso passar sem ele, mas tenho receio que não se habitue pois não vai poder sair de casa e para complicar ainda mais este apartamento para onde vou nem varanda tem. Gostava de saber se isto o vai afectar muito e como?

Obrigada a todos...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado ago 19, 2006 1:58 pm

Pense que o que lhe vai acontecer é tal e qual o que acontece a qualquer gato de rua, com alguns anos de "vício" e que depois de adoptados se habituam ao lar sem nunca mais irem dar os seus passeios... ;) !
Inicialmente custa-lhes um pouco mas cabe ao dono saber dar-lhes a volta para não ficarem depressivos... ;) ! Preste-lhe mais atenção, brinque mais com ele e se possível e melhor de tudo, arranje-lhe um amiguinho de brincadeiras. Adopte um gatinho, por ele e para ele ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

sábado ago 19, 2006 3:21 pm

Olá maggie79.

A Leo já lhe disse tudo. Agora vou-lhe falar da experiência que já tive por duas vezes.

Em Dezembro último, veio cá para casa a gata da minha afilhada, estava habituada a andar no jardim lá de casa, eu tenho um quintal, mas não deixo os meus gatos irem para lá. De início a gata pedia para ir para o quintal, olhando para as janelas, mas acabou por desistir.

A segunda experiência, foi com o Zé Maria (gato que a Leo me deu), pelos menos nos últimos meses era um gato habituado a andar na rua, talvez por aquilo que sofreu, quando veio cá para casa, não tentava ir para o quintal e quando eu abria a porta para as escadas, também não tentava sair, ao contrário dos meus outros gatos. Agora que já se sente em segurança e que pertence à casa, já vai tentando ir para as escadas e de um descuido meu, foi ao quintal, mas não pede.

Deve tentar arranjar distracção para o seu Afonso, ter muito cuidado com as janelas, há aqui vários tópicos sobre esse assunto, era bom passar os olhos por eles e se lhe arranjasse um amiguinho, ainda melhor.

Isabel
maggie79
Registado: sábado ago 19, 2006 1:34 pm

terça ago 22, 2006 7:59 am

Quais são os tópicos que posso visitar. Tenho muito receio da reacção dele, que ele fique stressado. Quanto a ter um amiguinho ele é muito mimado e muito ciumento. beijinhos e obrigada
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

terça ago 22, 2006 8:36 am

Bom dia maggie,

O seu Afonso, naturalmente vai estranhar, nada que a paciência e carinho não resolva,

Mas como já lhe disse acima, tente fazer uma pesquisa aqui pelo fórum e vai vêr a quantidade de informação que há e que a poderão ajudar e muito.

Continuo a chamar a sua atenção para as janelas, o Afonso vai querer sair e pode vir a ter um grande desgosto com isso.

Boa sorte para ambos

Isabel
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

terça ago 22, 2006 8:47 am

Não sei se já tem, mas um comprava-lhe um arranhador (há-os para todos os gostos e carteiras).

Para além disso, também mandaria fazer umas janelas de rede, que além de ventilárem a casa nesta epoca, permitem ao gato apanhar algum ar.

Do tempo que passa em casa, também brincaria + com ele para ele não sentir tanto. Do tempo que não passa em casa, os gatos têm a tendência de o passar, grande parte, a dormir...

;)
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça ago 22, 2006 3:56 pm

maggie79

Se por acaso optar por lhe dar um companheiro, por favor, leia este tópico:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=38072

Obrigada,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SofiaMarinoto
Membro Veterano
Registado: quarta out 05, 2005 7:30 pm

quarta ago 30, 2006 10:11 pm

é isso mesmo...
dp ele acostuma-se...
Trouxe 3 gatos comigo do Brasil e lá eles tinham um quintal enorme para correr, subir às arvores... e aqui não, pois estamos em apartamento.
Mas ele acostuma-se sim, o mais importante é ele ficar contigo, com a família! :)

ah e realmente é como as coleguinhas falaram; arrume um amiguinho para ele. Uma companhia é o melhor mesmo!
Todo o gatinho devia ter um amiguinho... e toda a casa em vez de 1 gatinho, devia ter 2...
eheheheh
Responder

Voltar para “Gatos”