camaleão

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

L30N
Membro
Registado: domingo jul 03, 2005 2:10 am

sábado ago 19, 2006 3:30 pm

boas de novo pessoal, após ter criado as condições melhores k conseguia pra minha iguana, estou agr num novo "projecto"(by the way, a iguana esta a acrescer mt bem, e tmb tá má cm td mas adoro-a).

a minha pergunta é... qual a melhor especie de camaleão k posso adkirir? dentro dessa especie(pois sei k existem aki bons conselheiros) kuais as melhores condições pra ele?
tamanho d terrário? luxes? humidades? temps? decoração? alimento?

tou farto d peskisar e mt sincerament nao m levou a lado nenhum pois ninguem refere kuais as especies mais faceis d manter... nao sou expert mas gostava d ter 1 e criá-lo bem!

vi algumas dicas mas fikei um pouco á toa... thkz ppl :)
HugoSantos17
Membro
Registado: segunda ago 14, 2006 7:24 pm
Localização: Cão,Gato,4 tritões,13 pombos correios e 6 periquitos

sábado ago 19, 2006 4:00 pm

Boas
O melhor camaleao pa ter e o k da menos trabalho e o camaleo do yemen(Chamaeleo calyptratus).Ele e muito resistente.Necessita de um terrário com pelo menos 45cm2 de base e com 60 cm de altura. O Topo do terrário deve ser todo em rede para haver uma boa circulação do ar. as decorações são ao gosto de cada um mas deve ser baseada em plantas, troncos e lianas,de comer podes dar grilos, larvas,baratas etc.

Cumprimentos

:D
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

sábado ago 19, 2006 4:46 pm

Terrario totalmente com rede em cima, deve ser dificil manter a temperatura e humidade, não??
L30N
Membro

sábado ago 19, 2006 4:56 pm

pelo conhecimnto k ganhei nas iguanas... axu dificil manter temperaturas e humidade c 1 tampa em rede :( em k fikamos?
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

sábado ago 19, 2006 5:51 pm

realmente os camaleoes necessitam de muito arejamento... o melhor é construir um terrário com uma das faces em rede e colocar uma ventoinha daquelas dos computadores do outro lado, para compensar no calor utilizar lampadas de cerâmica e humidificar com um mister e um fogger todos os dias
Gren
Membro
Registado: terça jul 25, 2006 10:10 am

sábado ago 19, 2006 6:16 pm

A dieta dele consiste em grilos, gafanhotos, crias de rato, alguns frutos e vegetais,
Complementados por cálcio e vitaminas, para fornecer um maior numero de vitamina d-3
Deve ser alojado num terrário vertical com 50cm (L) x 100cm (A) x 60cm (P) tem que ser bem ventilado, e povoado com inumeráveis ramos com diâmetro apropriado ao tamanho do camaleão para que este não possa cair, e algumas plantas NÃO TOXICAS ou se preferires artificiais são fundamentais para evitar o stress do camaleão.
A temperatura deve ser mantida entre os 26ºC e os 28ºC durante o dia, e uma área mais quente (35ºC) sob um foco (spot), e com uma descida de 8-10ºC durante a noite. De Inverno a temperatura deve ser um pouco mais baixa, de 18-20ºc de dia e 12-14ºC de noite.
A iluminação deve ser de largo espectro com 5% de UVB, e estar ligada 12 a 14 horas por dia no verão e 11 no Inverno não te esqueças que estas lâmpadas têm que ser trocadas de 6 em 6 meses porque vão perdendo os raios uv.
A humidade ambiental deve rondar os 60-70%,e pela manhã deves borrifar o terrário de modo a simular o orvalho matinal pois os camaleões adoram beber as gotas que escoam entre os vidros e a folhagem verde para obteres esses resultados de humidade podes usar os mesmos processos que usas com a tua iguana.
Deves também colocar num ramo um recipiente com água para que o camaleão possa beber, mas não deixa de ser necessário oferecer água diariamente através de uma pipeta.
Como substrato podes utilizar papel absorvente ou outro material facilmente substituível desde que tenha um diâmetro superior em relação, á cabeça do camaleão.
TEM CUIDADO NUNCA O ALIMENTES EM DEMAZIA POIS DIMINUI A DURABILIDADE DO MESMO!
HugoSantos17
Membro

sábado ago 19, 2006 6:24 pm

Boas

eu disse isso pk tb estive pa comprar um e foi me informar e eles disseram me pa construir o topo totalmente em rede.A Temperatura 30ºC de dia e 20ºC à noite, devendo haver uma zona de aquecimento a 36ºC, a Humidade entre os 70%e 80%, devendo o terrário ser vaporizado duas vezes ao dia.Se optares pelo camaleao do yemen nunca juntes outro camaleao a ele pk eles sao extremamente agressivos,e manuseia-o todos os dias para ele se habituar ao dono(tu).

Cumprimentos :lol:
mafia_69
Membro Veterano

sábado ago 19, 2006 6:59 pm

A dieta dele consiste em grilos, gafanhotos, crias de rato, alguns frutos e vegetais
errado...
Crickets primarily, supplemented with mealworms, superworms, waxworms, butterworms, etc. Butterworms should be fed regularly due to their high calcium content. Crickets should be "gut loaded" with very nutritious food prior to feeding: spinach, carrots, lime, and processed cricket food. Care should be taken to only serve insects which have a length that is less than the width of the chameleon's mouth to prevent choking. Adults should be offered greens (lettuce, spinach, etc.), but only as a supplement to their base cricket diet.
fonte: http://www.veiled-chameleon.com/care-sheet.html
mas não deixa de ser necessário oferecer água diariamente através de uma pipeta
o que queres dizer com a pipeta? os camaleoes só bebem água em movimento por isso é melhor um recipiente raso mas suficientemente largo, ligado a uma pequena bomba que faça mover a água... também bebem a água que se forma nas folhas...
TEM CUIDADO NUNCA O ALIMENTES EM DEMAZIA POIS DIMINUI A DURABILIDADE DO MESMO!
estamos a falar dum camaleao ou duns sapatos.. o que querias dizer era que diminui o seu tempo de vida...
Se optares pelo camaleao do yemen nunca juntes outro camaleao a ele pk eles sao extremamente agressivos,e manuseia-o todos os dias para ele se habituar ao dono(tu).
esta frase é uma pérola... nenhum camaleao deve ser mantido no mesmo terrário com outro, nem os do yemen nem qualquer outro...
e não deves nada manusear o animal todos os dias!! os camaleoes stressam imenso e só devem ser manuseados caso seja necessário...

se queres dar conselhor aprende primeiro... para não errares redondamente
HugoSantos17
Membro

sábado ago 19, 2006 7:18 pm

Ñ tens razão mafia_69 quando se adquire um camaleão tem de se trabalhar todos os dias com ele, manuseando-o para o tornar e manter mais dócil com o dono, este manuseamento só é aconselhado a partir dos 10 cm.
Fonte: http://www.mundocao.com/fichatecnica.asp?z45=33

Cumps
L30N
Membro

sábado ago 19, 2006 7:40 pm

tinha a "ideia" k os camaleões eram animais "pacificos"... stress?
mafia_69
Membro Veterano

sábado ago 19, 2006 7:41 pm

ser pacifico nada tem a ver com o stress...
Gren
Membro
Registado: terça jul 25, 2006 10:10 am

sábado ago 19, 2006 7:42 pm

---»Mafia_69

[u]Quanto á nutrição e instrução do animal estar divagada; entra em diálogo com o Hugo Dolores pois o texto é de sua pessoa e eu não estou aqui para ter controvérsias com ninguém mas sim dar-me bem com toda a gente.[/u]!

http//www.companhiadosanimais.pt/portal/index ... Itemid=128

[u]Quanto ao pronunciares que a minha frase estava divagada![/u]

DURABILIDADE unívocos = (Tempo, Duração, Permanência,)

"Do mesmo" mesmo quem? "o camaleão"

Logo duração (tempo de vida) do camaleão.

Todos nós “duramos” um certo período de tempo!

Logo o que estás a dizer é praticamente um unívoco do que eu exprimi “mas” desprezaremos isto pois são exíguas coisas, que não vale a pena argumentar!

Abraços Mafia_69
mafia_69
Membro Veterano

sábado ago 19, 2006 7:46 pm

sem ressentimentos meu caro... :P
L30N
Membro

sábado ago 19, 2006 7:47 pm

ja aprendi tamanhos já vi sugestões d comida e interacção... agora o mais dificil... onde e por kuanto compraR?
mafia_69
Membro Veterano

sábado ago 19, 2006 7:55 pm

ai quanto a isso nada podemos fazer por ti... não vou indicar lojas pois não acho correcto... os preços rondam os 70 até aos 120€...

depende muito... o melhor era comprares a um criador, se tiveres disponibilidade em setembro vai a barcelona, vai haver uma feira de ´répteis...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”