Os nossos desenhos

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

domingo ago 20, 2006 12:11 pm

Eu tenho tantos desenhos de cavalos que fiz há já muitos anos, mas não faço ideia onde páram... :cry:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

domingo ago 20, 2006 5:51 pm

A sportinguista, não é o sportinguista!!! :lol:

Os crayons são de várias cores...existem várias marcas como o conté. ...talvez crayon fique associado ao ínicio do desenho e este era de facto a negro. Não está errado Leo...apenas incluiram a paleta de cores aos crayons. :lol:

Mas são diferentes do lápis de cor normal...
Lápis de cor - É um material relativamente recente. São feitos a partir de uma mistura de talco e substâncias corantes. Encontram-se à venda em caixas com enorme variedade cromática, ou avulso.
Existem lápis de durezas diferentes, e de três tipos principais: os de mina grossa e relativamente macia, resistentes à luz e água e não precisam de fixador. Os de mina mais fina e mais dura, são usados para desenhos com muito detalhe, também resistentes à água. Os lápis com minas solúveis em água (aguareláveis) permitem um trabalho misto de desenho e aguarela.

...desde que se começou a usar a pigmentação e a coloração à 4000 anos. Os Egipcíos tingiam as suas roupas com manifestação clara de conhecimento pelas cores e suas misturas, e claro as pinturas rupestres...No desenho faz-se desde que se desenvolve a técnica e a perspectiva o volume eram cada vez mais explorados...

Os pigmentos como as anilinas que hoje eu gosto para criar as cores para pinturas ou mesmo para ser usado na coloração de madeira é a mais perfeita; na minha perspectiva. É ainda com as anilinas com base de álcool e de óleos...são excelentes para conseguir os tons mais "puros"; além disso com o passar do tempo as cores ficam mais estáveis e ganham sempre maior qualidade; em especial em madeiras, que as colorações deixam muito a desejar...nas tintas existem actualmente excelentes marcas com muita qualidade.
As anilinas são pigmentos coloridos existem as cores primárias além de tonalidades à escolha.
Os homens das cavernas já usavam pigmentos. Eram, inicialmente, obtidos de fontes naturais: o uso de corantes artificiais só iniciou em 1856. Entretanto, muitos corantes naturais utilizados na antiguidade ainda são empregados, e em larga escala. Exemplos são o índigo, um pigmento azul, estraído de planta homônima (indigofera tinctoria), a alizarina, um corante extraído da raiz de uma planta européia (madder) e a henna, utilizada até mesmo na indústria de cosméticos. Nosso país deve o nome a um corante: era do pau brasil que se extraía um pigmento capaz de tingir tecidos com cores fortes, como vermelho, rosa ou castanhos.

Os mestres dos desenhos...
A partir do Século XV, paralelamente à popularização do papel, o desenho começou a tornar-se o elemento fundamental da criação artística, um instrumento básico para se chegar à obra final (sendo seu domínioquase uma virtude secundária frente às outras formas de arte). Com a descoberta e sistematização da perspectiva, o desenho virá a ser, de fato, uma forma de conhecimento e será tratado como tal por diversos artistas, entre os quais destaca-se Leonardo da Vinci.
"deux crayons" a tecnica usada que precede ao "trois crayons"

Imagem

Mestres do desenho nos séculos XV e XVI incluem Leonardo da Vinci, Albrecht Dürer, Michelângelo e Rafael. No século XVII, destacam-se Claude, Nicolas Poussin, Rembrandt e Peter Paul Rubens. No século XVIII, Jean-Honoré Fragonard, Francisco Goya, Giovanni Battista Tiepolo, e Antoine Watteau. No XIX, Leonardo da Vinci, Jacques Louis David, Edgar Degas, Theodore Gericault, Odilon Redon, Henri de Toulouse-Lautrec, Paul Cézanne e Vincent Van Gogh. Finalmente, no século XX, pode-se destacar Max Beckmann, Willem De Kooning, Jean Dubuffet, Arshile Gorky, Paul Klee, Oscar Kokoschka, Henri Matisse, Jules Pascin, Pablo Picasso e Jackson Pollock.
Um exemplo da técnica de "trois crayons" - D'Antoine Watteau. No XIX foi de certa forma o pai desta técnica...O Leonardo da Vinci usa a combinação célebre em vários trabalhos da técnica de "deux crayons" onde as cores são o negro e "vermelho".

Imagem

Um outro exemplo da técnica de "trois crayons"

Imagem

Sportinguista esse material em carvão será de facto o material mais barato que se pode comprar...em barra geralmente trás é vendido como se fosse um pacote de paus estorricados :lol: nem sei se custa deve rondar 1 eur...

Depois existem outros...mas para aperfeiçoar o risco as sombras e etc deves continuar no HB e H...um lápis bem duro para ter a mão leve ou fura-se o papel. Mas pelo que vejo, deves ter a mão leve...agora brinca mais com as sombras...em especial os pontos de luz.
<p>susana</p>
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

domingo ago 20, 2006 7:06 pm

Olá Susana

"Aprender até morrer", esta técnica a que se refere, pensava eu, ser o que se chama técnica mista. Nestes casos, seriam crayon e aguarela.

Estive a consultar algumas obras que tenho, como o Dicionário da Pintura e a História de Arte, mas, numa leve passagem ainda não consegui chegar a conclusões, os livros mais específicos que tenho, neste momento não os posso consultar. Entretanto num livro sobre Turner, encontro vários trabalhos feitos a crayon e aguarela, como técnica mista.

Por exemplo "La Tour de L'Ouest. Cathedrale D'Eley (crayon e aguarela 1794).

Vou continuar a pesquisar. Pela Net, também ainda não cheguei lá.

Obrigada Susana.

Isabel
susanastrat
Membro Veterano

domingo ago 20, 2006 7:25 pm

Isabel acrescentei informação sobre as cores usadas denominadas sanguinea, sépia e negro. Na segunda página, deste tópico.

As técnicas mistas...são exactamete isso, a mistura de técnicas. Nesse caso, é crayon e aguarela...mas por exemplo podia ser crayon e pastel.
A mistura de duas técnicas cujos componetes sejam compatíveis e o resultado seja positivo...algumas tornam-se famosas pelo engenho de quem fez os trabalhos.

A aguarela tem como base a água depois de seca...dá para múltiplas técnicas.

Sobre esta técnica procure pelo nome do pintor Antoine Watteau. A obra em cima é dele usando essa técnica.
<p>susana</p>
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

terça ago 22, 2006 12:07 pm

http://www.riscoserabiscos-sarita.blogspot.com/

o meu blog criado ontem especialmente para os meus desenhos :oops:
susanastrat
Membro Veterano

terça ago 22, 2006 3:43 pm

Acho que fez muito bem! ;)
<p>susana</p>
Macakitah
Membro Veterano
Registado: domingo fev 26, 2006 4:35 pm

sábado set 02, 2006 10:12 pm

Sportinguista, Parabéns pelos desenhos! Estão muito bons!

Eu também gosto muito de pintar, mas prefiro o pincel. :p 8) O meu último e grande projecto 8) :p foi um livro feito em tecido intitulado "ABC dos animais". Fi-lo nas férias de Verão e de Natal (os últimos retoques 8) ), e ofereci-o à pessoa mais linda da minha família.... a minha sobrinha!!! (sou uma tia mt babada... :oops: ) Ela ainda é muito pequenina para aprecia-lo, mas um dia mais tarde sei que vai saber apreciá-lo e questionar-se de quem o fez.... :p :D

Vou procurar as fotos e amanhã já posto algumas ;) :D
Taito
Membro Veterano
Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
Contacto:

domingo set 03, 2006 2:58 pm

Deixo aqui o meu contributo... Também gosto de pintar e desenhar mas no que toca a animais gosto mais de fazer cartoons.
Aqui vai um cartoon baseado na minha Luna...

[img:a419e19ed6]http://meetmydogs.no.sapo.pt/Luna.jpg[/img:a419e19ed6]

Quanto aos desenhos a grafite... Aconselho a experimentar lápis bem mais suaves que o HB ou H... Esses são óptimos para geometria sim, mas para sombreados os B são melhores... Treinar bem os sombreados desenhando algo tão simples como uma esfera ou maçã para controlar as noções de profundidade e o contraste luz/sombra... Depois passar para os objectos mais complexos...

Parabéns pelo blog sportinguista ;) E continua a desenhar!

Um material que gosto muito também é o pastel seco... Não sei se conhecem... Neste é que se tem mesmo que usar fixador ou laca pois é tipo "giz"... Mas tem um efeito muito bonito...
<p>&nbsp;http://meetmydogs.no.sapo.pt</p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring--&nbsp; <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
Taito
Membro Veterano
Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
Contacto:

domingo set 03, 2006 3:38 pm

oops!
Aqui vai:

Imagem

e já agora uma ilustração com uma técnica mista que fiz para uns alunos de uma escola primária baseada no conto: A menina do mar:

Imagem
<p>&nbsp;http://meetmydogs.no.sapo.pt</p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring--&nbsp; <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
Zahira
Membro Veterano
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm

segunda set 04, 2006 8:14 am

Parabéns Sportinguista pelos desenhos ;)

Eu para desenhar não tenho jeito nenhum mesmo :? (Também não posso ser boa em tudo 8) :p )

Em termos de quadros, o meu gosto é muito semelhante ao da Susana. Dou preferência às que são feitas só a carvão, embora os quadros que tenha em casa, são puzzles que fiz e mandei emoldurar :p

Uma nova(pelo menos para mim) tecnica de pintura que me impresionou muito foi o graffit em papel. Em parede já eu conhecia, além de já ter participado em alguns trabalhos(a pintar só, que n~so tenho jeito para desenhar :p ) mas em papel....nunca tinha visto.

Tenho um quadro em casa, que não tem moldura porque é em tons de azul e a minha casa não tem nada em azul, mas que comprei porque o vi a fazer. Bem, deixem-me que vos diga, é um verdadeiro espetaculo e a unica coisa que foi usada foram as latas e um bocado de papel para fazer os riscos.

Quando tiver tempo coloco aqui a imagem ;)
susanastrat
Membro Veterano

terça set 05, 2006 10:47 am

Eu acho que os trabalhos do Taito são muito giros também. A luna tem uma uma boca enorme :lol: :lol:

A menina do mar também está muito bonito ;)
Zahira Escreveu:porque o vi a fazer. Bem, deixem-me que vos diga, é um verdadeiro espetaculo e a unica coisa que foi usada foram as latas e um bocado de papel para fazer os riscos.

Quando tiver tempo coloco aqui a imagem
Realmente existem pessoas que coisas simples fazem maravilhas.
Pintar assim nunca vi...deve ser fabuloso.

Eu vi uma altura na nossa antiga mas sempre actual Rua Augusta um rapaz a pintar um quadro com pregos e tinta a óleo(que leva imenso tempo a secar)...trabalhos fabulosos.
E pessoas a pintarem com os pés, com deficiências nas mãos. Mas são artistas mesmo e fazem trabalhos lindos mesmo.
<p>susana</p>
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

terça set 12, 2006 2:46 am

como o meu scanner não quis colaborar, tive de tirar fotografias aos desenhos... :oops:
aqui vai uma 'pequena' contribuição. há muito que não desenho....
e vão conhecer a minha faceta 'rei leão' :p o melhor filme de sempre :

então...

REI LEÃO:
simba:
Imagem

kovu:
Imagem
Imagem
Imagem

nala:
Imagem

scar:
Imagem

timon!:
Imagem
(a caneta normal, feito numa aula muuuito interessante)

Imagem
Imagem

nuka:
Imagem

VÀRIOS:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
(mais aulas interessantes...)
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

RASCUNHOS/INACABADOS:
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
(um dos meus favoritos:)
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Tentativa frustrada de pintura a guache: :?
Imagem

RETRATO DA MINHA FIFI A DORMIR:
Imagem

ainda tenho um quadro a carvão de uma iguana, um desenho 'anime' e um a guache da luna (boxer), mas como não estão na minha casa, não tirei foto, mas fica para a próxima
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Zahira
Membro Veterano
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm

terça set 12, 2006 7:24 am

Sim senhora menina Yola, que desenhos tão bonitos. Tu tens muito jeitinho. ;)

Adorei os teus desenhos ;). Também sou fã do Rei Leão :oops:

Devias aproveitar esse teu talento ;)
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

quarta set 13, 2006 7:54 am

Yola os seus desenhos tão lindíssimos!!! Parabéns! :o ;) Você tem muito jeito! :D

Imagem

Já eu po desenho sou uma catástrofe! Nem uma linha sei fazer direita 8) :lol: Enfim, não se pode ter jeito para tudo não é? :p :lol:

Imagem
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
susanastrat
Membro Veterano

quarta set 13, 2006 8:15 am

Eu como gosto do Rei Leão nem é difícil gostar! :lol: :p

yola fizeste birra mesmo birra! txiiiiiiiiiii :lol: :lol: Estão giros sim... :p

Imagem
<p>susana</p>
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”