Código de Ética dos Índios Norte-Americanos

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Responder
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

domingo ago 20, 2006 2:23 am

Código de Ética dos Índios Norte-Americanos

1. Levante com o Sol para orar. Ore sozinho. Ore com freqüência.

O Grande Espírito o escutará se você, ao menos, falar.

2. Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza, originam-se de uma alma perdida.

Ore para que eles encontrem o caminho do Grande Espírito.

3. Procure conhecer-se, por si próprio. Não permita que outros façam seu caminho por você. É sua estrada, e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você.

4. Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-os o melhor alimento, a melhor cama e trate-os com respeito e honra.

5. Não tome o que não é seu. Seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza, ou da cultura. Se não foi ganhado nem foi dado, não é seu.

6. Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra. Sejam elas pessoas, plantas ou animais.

7. Respeite os pensamentos, desejos e palavras das pessoas. Nunca interrompa os outros nem ridicularize, nem rudemente os imite. Permita a cada pessoa o direito da expressão pessoal.

8. Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia negativa que você colocar para fora no universo, voltará multiplicada a você.

9. Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados.

10. Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito. Pratique o otimismo.

11. A natureza não é para nós, ela é uma parte de nós. Toda a natureza faz parte da nossa família Terrena.

12. As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e ágüe com sabedoria e lições da vida. Quando forem crescidos, de-lhes espaço para que cresçam.

13. Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros, retornará a você.

14. Seja sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o grande teste para a nossa herança do universo.

15. Mantenha-se equilibrado. Seu Mental, seu Espiritual, seu Emocional, e seu Físico, todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis.

Trabalhe o seu Físico para fortalecer o seu Mental.
Enriqueça o seu Espiritual para curar o seu Emocional.

16. Tome decisões conscientes de como você será e como reagirá. Seja responsável por suas próprias ações.

17. Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toque as propriedades pessoais de outras pessoas, especialmente objetos religiosos e sagrados. Isto é proibido.

18. Comece sendo verdadeiro consigo mesmo. Se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo, você não poderá nutrir e ajudar os outros.

19. Respeite outras crenças religiosas. Não force suas crenças sobre os outros.

20. Compartilhe sua boa fortuna com os outros. Participe com caridade. "
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo ago 20, 2006 9:03 am

uaimori Escreveu: (...)
Trabalhe o seu Físico para fortalecer o seu Mental.
Hummm...tenho de trabalhar esta parte :p :lol: . As outras são cumpridas :p ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

domingo ago 20, 2006 10:06 am

Hummm...tenho de trabalhar esta parte . As outras são cumpridas

Leo

Leo, que mulher feliz, só isto? Para mim está mau, é quase metade/metade

A Uaimori, hoje acordou inspirada e a "bulir" com as nossas consciências.

Isabel
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

domingo ago 20, 2006 4:41 pm

ISABELLYZGIROU Escreveu:

Isabel

Pode crer Isabel,... mas parece que ninguém ficou muito interessado nos dois textos,...nem leu,... porque, especialmente um é muito longo,... e mesmo sem ler se vê que deve ser enfadonho,... tudo o que tem muita letra de certeza, absoluta "qu'e chato".

Pois,... mas gostei muito da simplicidade do texto, com uma certa ingenuidade, falho de maldade e manipulação, o que ele quer dizer é isto que lá está,... mais nada,... ;)

Se ao menos,... o texto permiti-se uma pontinha onde fosse possível,... provocar polémica,... bem que haveria mais interesse,...

Mas lá está,... os dois textos, são feitos apesar da simples, de uma forma que expressam uma inteligência vivencial extrema,... ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo ago 20, 2006 6:09 pm

uaimori Escreveu:
Pode crer Isabel,... mas parece que ninguém ficou muito interessado nos dois textos,...nem leu,... porque, especialmente um é muito longo,... e mesmo sem ler se vê que deve ser enfadonho,... tudo o que tem muita letra de certeza, absoluta "qu'e chato".

Pois,... mas gostei muito da simplicidade do texto, com uma certa ingenuidade, falho de maldade e manipulação, o que ele quer dizer é isto que lá está,... mais nada,... ;)

Se ao menos,... o texto permiti-se uma pontinha onde fosse possível,... provocar polémica,... bem que haveria mais interesse,...
(...)
Boas.

Eu fui uma das que ainda não leu o outro texto preisamente por ser longo. Contudo e a Uaimori deve concordar que; cada pessoa tem os seus dias...e há dias em que certos tipos de leitura não despertam. Eu estou num desses dias e não quer dizer que o texto até nem seja bom mas, entenda-se que quando se lê um bom texto no dia não, pode muito bem ser subjogada a ideia de que o texto era uma "porcaria" e é isso precisamente que eu evito ao máximo em determinados dias...dependendo da minha disposição! A de hoje, não está para certos textos! E, não tem a ver se ele tem polémica que desperte, ou não, porque para o saber, eu teria de o ter lido, coisa que não o fiz ainda!
Por acaso textos destes até me despertam interesse mas nos dias "certos"...!
Eu, entenda-se que falei pelo meu caso porque me senti "tocada" na afirmação e apreciação... contudo, outros terão outras "razões" iguais ou diferentes da minha. Não sei!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo ago 20, 2006 6:16 pm

ISABELLYZGIROU Escreveu: Hummm...tenho de trabalhar esta parte . As outras são cumpridas

Leo

Leo, que mulher feliz, só isto? Para mim está mau, é quase metade/metade

Isabel
:p :lol: :lol:

Sim, pelo menos tento cumprir... não sou santa mas..."para lá caminho" :p :lol: :lol: :lol:

Quanto à Uaimori ter acordado inspirada...cá para mim ela ainda nem se tinha deitado ;) :p :lol: :arrow: Publicada: Dom Ago 20, 2006 03:23 Assunto: Código de Ética dos Índios Norte-Americanos

;) :p

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

domingo ago 20, 2006 8:12 pm

E eu li o texto...Mas claro que a única coisa que me deu para dizer era um pouco chato, isto porque tinha estado a avaliar um outro tópico que a situação descrita, é simplesmente espantoso como não existe a consciência para algo tão básico...é gritante a forma como as pessoas se colocam perante os outros, obrigando os outros a situações tremendas.

E sabem o que me apeteceu dizer?!

A arca tem muito que rezar...uns por uma coisa outros por outra. Rezem...:lol:

Outra sugestão foi... casem-se, descasem-se...voltem a casar. :lol:

Mas claro que gostei...mas em especial pelo "doutrina de um outro povo" é sempre bom conhecer algo sobre outras culturas.

http://www.xamanismo.com/palavra.asp

http://www.xamanismo.com/horoscopo.asp
<p>susana</p>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça ago 22, 2006 3:43 pm

uaimori Escreveu: Código de Ética dos Índios Norte-Americanos

3. Procure conhecer-se, por si próprio. Não permita que outros façam seu caminho por você. É sua estrada, e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você.

11. A natureza não é para nós, ela é uma parte de nós. Toda a natureza faz parte da nossa família Terrena.

A Uaimori teve insónias, mas acho que partilhou aqui grandes verdades!

Eu escolhi estas ;)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

quarta ago 23, 2006 9:11 am

Foi por mero acaso que eu vim aqui parar... não me apetece mesmo nada voltar para o meu curso de formação...

Leo,
Por acaso textos destes até me despertam interesse mas nos dias "certos"...!
A mim todos os dias são os certos para "estes" assuntos, quanto aos assuntos mais mundanos e polémicos cada vez mais me dizem menos.

A Lei do Distanciamento, não da pessoa que nos fala, mas antes dos assuntos e principalmente "daqueles assuntos" que vêm à baleia só para nos agredir (isto é especialmente para a Leozinha ;) ). Que melhor resposto do que ignorarmos "essas pessoas" e o que dizem, e continuarmos com a nossa vida!

Bem sei que não é fácil, mas também não há nada verdadeiramente difícil na nossa vida e não há nada que dure para sempre; é apenas um momento e se nós não nos agarrarmos a ele, ele passa mais rápido do que nós pensamos.

uaimori, ainda não vi o outro texto, mas vou à procura. ;)
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta ago 23, 2006 5:36 pm

Ambos os textos são maravilhosos! Mas impossiveis de concretizar enquanto formos humanos com todas as nossas fraquezas.
Nem os Indios conseguiam cumprir tudo.
Faz-me lembrar o Budismo, tão maravilhoso, mas tão inantingivel.
Faz sentido assim, que haja céu. Aí será fácil praticar este conjunto de ideais. Até lá, caminhar e tentar melhorar. Acho que nem Cristo conseguiu ser tão perfeito e assim de repente recordo-me dos vendilhões do templo. Nem Deus se privou de castigar. Quem somos nós então para ser capazes de ser superiores a eles?
Acham na vossa opinião que é possivel respeitar a 100% todas estas belas regras? ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta ago 23, 2006 6:15 pm

Pronto"S" :roll: . Lá tinha alguém que vir "estragar" a minha jornada para atingir o caminho de "santa" :p :roll:

Quanto aos "mandamentos" dos Indios, até nem são muito difíceis de seguir... são a essência na e da vida Social...basta que se queira ser um bom humano para com outro humano e para com a Natureza! ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta ago 23, 2006 6:19 pm

leonildecarvalho Escreveu: Pronto"S" :roll: . Lá tinha alguém que vir "estragar" a minha jornada para atingir o caminho de "santa" :p :roll:

Quanto aos "mandamentos" dos Indios, até nem são muito difíceis de seguir... são a essência na e da vida Social...basta que se queira ser um bom humano para com outro humano e para com a Natureza! ;)

Leo
:? Estraguei nada! Eu apoio as caminhadas para Santos. Só não apoio aquelas que são feitas em cima do mote, coitadinho de mim. Santo que é Santo não tem pena de si, verdade ou não?

Leonilde, conhecendo um pouco da essência humana, estes "mandamentos" são um verdadeiro calvário. É preciso muito "estofo" para lá chegar ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
jpedroso
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 8:57 pm

quarta ago 23, 2006 8:30 pm

Não me importa saber quem chegou 1.º áquelass planicies, se foram os gringos ou oe indias ?
Nem que os iindios brasileiros foram dizimadoas em nome de uma fé que não era a deles. Isso tudo é história, fica para os historiadores....

Agora é assim quem me dera poder cumprir esse código de ética.

Seria conserteza um ser humano miuto mais puro e partilharia a natureza, cxom todos os seres vivos com mais naturalidde.
<p><strong>&nbsp;Junior o melhor amigo do seu dono</strong></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta ago 23, 2006 8:54 pm

LuMaria Escreveu: (...)estes "mandamentos" são um verdadeiro calvário. É preciso muito "estofo" para lá chegar ;)
Pois eu não acho... basta "morder a língua" muuuuuuuuuuuuuuuuuitas vezes ;) e ora-me essa... :roll: "tou quase lá" :p :lol: é cá com cada dentada que qualquer dia nem língua tenho :p :lol:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”