Olá, Mitusha,
Como dizia o outro: "Os conselhos se valessem alguma coisa, não se davam, vendia-se". Mas acho que neste caso podia abrir uma excepção e seguir, por exemplo, o que lhe aconselha o KROZ.
Eu gostaria de deixar aqui apenas a minha experiência.
Há 3 anos ofereceram ao meu irmão um Serra d'Aires: O Gustavo. Apesar de ser dele, eu tratava-o como se fosse meu em todos os aspectos. Na altura morávamos numa pequena quinta com imenso espaço para ele. Ele sentia-se super feliz e para nós era um descanso. De manhã era só abrir a porta para ele fazer as suas necessidades e ele ficava livre o dia inteiro com imenso espaço para correr à vontade. Só muito raramente se via preso e nunca foi ensinado a andar à trela.
Circunstâncias da vida, obrigaram à venda dessa pequena quinta e o Gustavo, já com 2 anos. viu-se, de repente, a morar num apartamento não muiot grande. Andava tristíssimo, mas nós tentávamos compensá-lo com idas frequentes à rua e alguns passeios em que pudesse correr. Quanto à trela, pois lá se foi habituando também.
Entretanto, problemas familiares obrigaram à separação da família e eu, pq o Gustavo ERA do meu irmão, vi-me afastada do meu amigão! Chorei que me fartei.
No fundo, o que quero dizer é isto:
1 - Tenho a certeza que o Gustavo era muito mais feliz no seu quintal, mas tb TENHO A CERTEZA de que continua a ser mais feliz no seio da sua família, mesmo num apartamento, do que se tivese sido dado a alguem com um quintal.
2 - É muito difícil a separação de um ente com quem se partilhou A VIDA, mesmo que por apenas dois aninhos.
Mas isto é apenas a minha opinião.