Eu há já mais de 1 Ano que alimento uma colónia de rua. Sempre tive o cuidado de diariamente retirar os recipientes, 2 de água e 2 de ração seca, do dia anterior e colocar novos.
Estes recipientes são colocados à frente duma casa velha que está desabitada. Casa esta que pertence ao sobrinho duma moradora da zona e que ela própria coloca lá restos de comida para os gatos. Já falei com ela pois verifiquei que as expressões faciais de alguns moradores não eram as melhores quando eu lá me dirigia e pedi-lhe que não colocasse restos de comidas porque além dos gatos não a comerem porque preferem a ração que levo, os restos ficam dias a atrair as moscas e a causar mau cheiro.
Ela respondeu-me que o sobrinho não se importava dela os alimentar lá e que ela quando via que eles não comiam, no dia seguinte a retirava.
Até aqui, tudo normal…
Até que um dia chego ao Local e não vejo NENHUM GATO e o normal era eles esperarem-me na esquina da rua que dá acesso ao largo onde os alimento. Fiquei aflita a pensar que teria sido alguma queixa e a Câmara lá tenha ido capturá-los mas, reparei que no local onde coloco os recipientes estavam cacos que eram nada mais nada menos que o recipiente de barro onde a tal senhora lhes deixava os restos, todo partido. Este tacho de barro era fortíssimo e só umas valentes pedradas o partiriam. Mais preocupada fiquei.
No dia seguinte, lá vêm só 2 gatos ter comigo mas muito assustadiços.
Entretanto reparo que no quintal contíguo à tal casa e que também pertence a outra casa desabitada, estavam lá os filhotes duma das gatas que desapareceu nessa fatídica noite. Pois…vim a descobrir que a gata tinha aparecido morta, completamente seca, uns dias depois, pouco mais à frente, num beco, o que leva a crer que tenha sido por envenenamento.
Como as crias não saiam para a rua de assustadas que estavam, a única forma que eu tinha de as alimentar era introduzir, por debaixo do portão recipientes bem baixinhos e papel de prata com a ração e água para os bebés…!
O homem de frente, um que tem um Pitbull, sempre refilava de dentro do quintal dele. Eu não o via mas ele devia ver-me a mim e as ameaças à minha pessoa eram mais que muitas em voz alta. Nunca liguei porque eu sei que é um alcoólico e nunca deixei sujidades, nem na via pública nem no tal quintal enfrente ao dele. Portanto sempre ignorei e continuei a alimentar os gatitos até que comecei a temer que mais dia menos dia ele iria matar os pequenitos tal como eu suspeitava ter sido ele a matar os que faltaram na tal noite. 5 gatos em todo! Lá consegui através da ajuda da Uaimori, dum amigo dela e do meu marido, capturar os 4 bebés e uma gatinha jovem que era filha doutra que também desapareceu com outra filha no tal dia…
Ontem, voltei a ter problemas com o homem, desta vez frente a frente, com ele completamente embriagado! Podem ler aqui o que se passou: http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=38072
Ora, a questão desta minha sondagem é porque apesar de eu ser amiga dos animais, eu estou a pensar em fazer queixa do que ele me disse, de que o cão dele matou “só(?)” um gato e das minhas suspeitas quanto a ele ter morto os outros gatos. Estou em crer que atingiu alguns à pedrada avaliando os destroços do tal tacho de barro, e o cão apanhou um outro, o tal que ele diz que foi o cão e ainda envenenou a gatinha que tinha os bebés. Os que comeram o veneno, não faço ideia de quantos foram pois podem ter ido morrer longe, bem como os que tenham sido atingidos com as pedradas…! Só sei que nessa noite desapareceram 5! A Câmara não os capturou porque eu telefonei a informar-me e como já ele se confessou do cão ter morto um…!leonildecarvalho Escreveu: Estou que nem posso...![]()
![]()
![]()
Acabei de chegar de ter ido alimentar os ÚNICOS 3 gatos quer restam duma colónia e quando me dirigia para o local, logo veio o Malhado ter comigo e estava um carro estacionado no largo, carro este que sempre o vejo lá e nem nunca eu soube de quem é, com um homem dentro. Ora, o homem ao ver-me a dirigir-me ao local onde sempre coloco a ração e água, sai do carro e começa em altos berros que mais parecia uma cabra montanhesa, a dizer:
"Óh minha xenhôra... olhe lá... é você que alimenta esses gatos? É que isto não pode ser porque eles estragam o meu carro. Andam por cima dele. Se você gosta dos gatos leve-os para sua casa como fez com os outros que andou a apanhar com uma ratoeira" (referindo-se aos que apanhei com uma armadilha)
O homem cheirava a bagaço que tresandava...mas estava ao volante do carro e com um telemóvel e a dizer-me que ia chamar para a DECO :p
. Imaginem a minha cara quando ele diz: "é da DECO? Olhe é que anda aqui uma mulher a alimentar uns gatos que estragam o meu carro"
Beeeeeeeeeeeeeeeem, eu já nem sabia se havia de rir ou estrangular o homem...?![]()
![]()
Quando me lembro dos outros que alguém envenenou, passou uma coisa pela cabeça, vou-me direita a ele e disse:
"já que o senhor está tão indignado com a presença dos gatos e até sabe que eu andei a apanhar alguns, diga-me lá quem foi que envenenou 5 só numa noite?"
O homem pôs-se logo na "retranca"... começou logo por dizer que isso era mentira e que só um morreu porque o cão dele (pitbull) o apanhou!![]()
Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem...estou que nem posso...!Logo a atitude dele dizer que era mentira, mais me indica que se sente culpado pela morte dos gatos e que já está com desculpas por se sentir culpado...!
FDP!!!
![]()
![]()
![]()
Lá deixei a ração aos 3 (1 tem dono daqueles que o gato só é dele porque ele diz que é) gatos só que não no mesmo sitio...deixei mais adiante numa entrada de outra casa abandonada no meio de destroços de paredes e sanitários partidos, aos bocados!
Só espero que a BESTA Quadrada não vá lá retirar a ração aos gatosou que se lembre de fazer o que tudo indica que fez aos outros...
![]()
Ah, esqueci-me de referir que no meio da conversa que ele supostamente estava a ter com a "deco" enquanto eu me desviei para colocar a ração aos gatos,![]()
![]()
, vai, chama-me novamente e pergunta-me:
"óh xenhôra, qual é o seu código?"
Eu:"qual código"?![]()
Ele:"aquele que você diz que tem por ser protectora dos gatos"![]()
Eu:" para quê? E porquê?"
Ele:" porque a Deco está a perguntar. Eles querem saber"
Eu:"diga-lhes que sou o 007"![]()
Ele: "Você tá a gozar comigo ou quê?"
Eu: "Eu não, que ideia a sua...? Sou muito séria no que digo e se mais quiser saber, olhe, eu moro em tal parte, toque lá à campainha e faça as perguntas que tiver a fazer a quem usa bigode como o senhor. Tá? Sou mulher casada e por norma não dirijo a palavra a homens que não conheço, para mais a estas horas da noite. Passe bem e tenha calma que eu vou tentar arranjar donos para os 2 gatos que não têm dono, o pretinho e o Malhado, já que o outro tem dono, o seu vizinho"
Enfim... estou mesmo com receio de que ele vá matar os que restam...![]()
Leo
Agora a minha questão e receios é que eu ao fazer queixa dele. De que ele me confessou o cão ter morto um gato, eles vão pedir-lhe Licença do cão e eu aposto que não existe, bem como aposto que não existe seguro algum. Então, o mais provável é o cão sofrer na pele pelas incúrias do dono… mas, a minha raiva é tanta que palavra que estou com vontade dele NUNCA MAIS poder fazer daquele cão uma arma para matar gatos!!! Paga o justo pelo pecador, eu sei mas…
É que se eu participar do caso, ele como nem de Leis sabe coisa alguma, aposto que vai confirmar com a Polícia de que o cão matou o gato porque é cão e logo, estando na ilegalidade no que trata a documentação do cão e tendo morto outro animal, eles retiram-lho para o Canil!
Que fariam vocês no meu lugar?
É que são casos como este, que dão mau nome a certas raças…!
Leo
Ps acabei por não coseguir fazer tipo sondagem porque dá-me sempre erro. Diz: tem de fazer pelo menos 2 opções para a sondagem. Eu fiz e continua sempre a dizer o mesmo. Desisti. POdem responder a opinião no tópico, por favor. Obrigada