Cão que rosna quando come

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Nuvem_Branca
Membro
Registado: quarta abr 14, 2004 2:10 pm

segunda ago 21, 2006 8:37 am

Olá,

O que fazer quando se faz umas festas a um cão que está a comer e ele rosna por pensar que lhe vamos roubar a comida?!
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda ago 21, 2006 8:47 am

O cão é seu? Rosna à "mão" que o alimenta?
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda ago 21, 2006 8:48 am

E para que é que lhe há-de fazer festas enquanto come? :roll:
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
Nuvem_Branca
Membro

segunda ago 21, 2006 8:55 am

O cão (ruffus) está na casa do meu sogro! É para vir para a minha casa mas ainda estou a acabar de vedar o terreno. É o cão da foto... nasceu em Março deste ano (sem certezas, porque foi abandonado em bebé).

Rosna à mão que o alimenta (meu sogro) e já lhe deu uma pequena trinca.

A mim tb já me rosnou em duas ocasiões diferentes. Uma delas foi ontem quando o fui visitar e leve-lhe um osso de presente. Rosnou quando estava a roer o osso e eu lhe fiz uma festa na cabeça... e passado um bocado rosnou quando lhe dei um pessego verde para brincar.

Com o pessego penso que só rosnou quando considerou que já não era brinquedo mas sim alimento... porque ele come tudo (batatas, pele de batata, fruta, feijão, pão, etc...)

É um cão muitoooo meigo. Dai eu pensar que talvez seja instito animal de defesa da comida ou..... Os meus sogros tem um cão (Quintas) preso à corrente. Deste não nos podemos aproximar 2 metros quando come que rosna ferozmente. Será que o Ruffus aprendeu com ele a rosnar enquanto come?!?!

Gostava de contrariar isto desde cedo, principalmente porque ele ainda é um cachorro.
Nuvem_Branca
Membro

segunda ago 21, 2006 8:57 am

SeaLords Escreveu: E para que é que lhe há-de fazer festas enquanto come? :roll:
Para confirmar se me posso aproximar dele ou não em segurança quando come. Eu ou qualquer outra pessoa. Não quero um dia ser apanhada desprevenida a ir apanhar qq coisa que estaeja ao pé dele enquanto come e levar uma trinca sem sequer o ter provocado.
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda ago 21, 2006 9:02 am

Honestamente não sei muito bem como corrigir esse comportamento. Aquilo que eu sempre ensinei aos meus, a todos, foi a mexer neles e na comida enquanto se alimentam, é óbvio que não estou sempre a fazê-lo, mas ensinei-os de modo a que se for necessário eu poder tirar-lhes TUDO da boca.
O modo como o fiz foi, enquanto ainda eram jovens, dava a comida e ficava ao pé deles, fazendo festas, a mexer na taça e por vezes a tirar mesmo a comida. Há quem não concorde com este método ou esta prática, mas eu acho bastante útil, já não é a primeira vez que eu tenho de tirar coisas da boca dos meus cães, como por exemplo ossos que apanhem na rua, ou outras coisas do género, e se eles me rosnassem nunca o conseguiria fazer.

Portanto, eu ensino os meus a NUNCA me rosnarem. Cão meu NÃO me rosna, nem há outra alternativa. E este é o método que uso, não sei se é o correcto, mas funciona e não uso violência. Para corrigir, não sei se funciona... :roll:

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Nuvem_Branca
Membro

segunda ago 21, 2006 9:05 am

Pois texuca... e eu concordo com o método! Seria o que faria se ele estivesse comigo.

Mas ficando temporária mente à guarda dos "avós" quando dei pela situação já tava.

Talvez tentado o suborno consiga algo. enquanto ele come acenar-lhe com uns biscoitos e faze-lo ver que estou ali para lhe dar comida e não para a retirar.

Se alguém mais tiver ideias agradeço!!
texuga
Membro Veterano

segunda ago 21, 2006 9:13 am

Eu talvez optasse por lhe dar a comida na mão, para ele perceber que aquela é a mão que o alimenta, e não só os biscoitos, a comida mesmo. Tipo, ou come da mão e não rosna, ou não come... :roll:
Também não faço ideia se resulta, mas dá pa tentar ;)

Xuga
Nuvem_Branca
Membro

segunda ago 21, 2006 9:20 am

Quanto à comido à mão...

Não tenho dado em grandes quantidades, mas já experimentei umas 4 vezes. Dei 3 ou 4 bolinhas ou um pedaço de batata (coisas pequenas e que ele rápidamente engole...) sempre que fiz esse teste ele não me mordeu nem rosnou.

Mas no sábado ele estava no palheiro deitado e o meu sogro foi dar-lhe 2 bolinhas de ração. Uma delas caiu ao chão e o meu sogro foi apanhar para lhe dar na boca... foi quando levou a trinca.

De qualquer forma penso que talvez seja esse o caminho. De vez enquando dar-lhe comer à mão para ele se habituar a que ninguem lhe vai retirar a comida.
texuga
Membro Veterano

segunda ago 21, 2006 9:46 am

Nuvem,

Antes de lhe dar a comida faça o seguinte:

- Coloque a taça dele em cima da mesa de modo a que ele a veja;
- Junto da taça, ponha uns biscoitos/bolachas das "nossas", mas de modo que ele não perceba;
- Meta a ração na taça dele e agarre discretamente a sua bolacha, faça de conta que está a tirar comida da taça dele e coma a bolacha, mas de modo a que ele entenda que está a comer da taça dele.
- Repita esta acção mais 3 ou 4 vezes, e quando acabar de comer as suas bolachas, claro que ele pensa que esteve a comer a comida dele, dê-lhe então a taça da comida.

Este processo vai fazê-lo 'pensar' que 1º comeu a 'Alfa', que neste caso é a dona, e ele fica com o que sobra.
Esta é uma das maneiras de demonstrar quem manda, na Natureza e no meio de uma matilha as coisas são assim que funcionam: 1º é o casal Alfa que se alimenta, os restantem membros ficam com 'os restos' ;)

Xuga
Nuvem_Branca
Membro

segunda ago 21, 2006 9:49 am

Imagem

hehe.... vou tentar!! Espero que ele não se importe que eu "coma" da taça dele!!!!

Bigada!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda ago 21, 2006 9:56 am

A defesa da comida é algo instintivo, mas que pode ser contrariado. Em primeiro lugar se o animal perceber que nós lhe damos a comida, não lha roubamos, e em segundo lugar se o animal perceber que nós somos o ALFA e por isso temos o previlégio do acesso à comida sempre que quisermos. É ele que só pode mexer nela quando nós quisermos!
Acontece muitas vezes as pessoas acharem piadinha ao cachorro a rosnar para defender qualquer coisa, e até incentivarem por graça este comportamento. Mais tarde o animal cresce, e a coisa deixa de ter piada quando resulta em dentada. Por isso, desde cedo deve desincentivar-se este comportamento pelas vias supracitadas, ou seja, mostrando ao animal que estamos ali para lhe DAR a comida e não para a roubar, e sobretudo que somo nós que detemos os previlégios do ALFA.
Contudo, na idade do cão em questão não estou muito sinceramente a ver como contrariar essa tendência sem ser com base em todo um trabalho integrado de afirmação da posição de alfa, e que no caso da comida irá certamente passar por alguma coacção fisica firme e resoluta.
Nuvem_Branca
Membro

segunda ago 21, 2006 10:00 am

PauloC,

Contudo, na idade do cão em questão não estou muito sinceramente a ver como contrariar essa tendência sem ser com base em todo um trabalho integrado de afirmação da posição de alfa, e que no caso da comida irá certamente passar por alguma coacção fisica firme e resoluta.

Quando falas na idade.... qual a diferença em contrariar esta questão sendo o cão mais velho ou mais novo. A idade dele iria influênciar a técnica aplicada?!

Sendo o ruffus ainda um cachorro... à partida é mais fácil, não?!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda ago 21, 2006 10:11 am

Quando falas na idade.... qual a diferença em contrariar esta questão sendo o cão mais velho ou mais novo. A idade dele iria influênciar a técnica aplicada?!
Pela foto deduzi que o Ruffus já era adulto, ou pelo menos um jovem 'crescidote' ;)
Os metodos para um cão de 2/3 meses não serão certamente os mesmos que para um cão de 9/10 meses ou mesmo anos. Isto torna-se por demais evidente, se estivermos perante um cão de porte médio/grande, uma vez que a diferença de porte nesta idades é obvia. Eu por exemplo, não me atreveria a mexer sem mais nem menos no prato ou a aproximar a minha cara do prato de um Rottweiler de 13 meses, se ele fosse defensor da comida! Mas já o faria para habituar um cachorro Rottweiler de 2/3 meses a não o ser ;)
Nuvem_Branca
Membro

segunda ago 21, 2006 10:16 am

hehe... pois!! Dai eu ter achado a tua resposta estranha!!!

O Ruffus apareceu abandonado e ficamos com ele... em principio nasceu em março deste ano... deve ter uns 6 mesitos e pesa 12,5 Kg!!

Dai a minha preocupação em contrariar esta tendencia logo que possivel!!
Responder

Voltar para “Cães”