Cão que rosna quando come
Moderador: mcerqueira
-
SeaLords
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
pois já devia ter sido contrariado - o que não me parece que tenha acontecido até agora ...
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)
-
Nuvem_Branca
- Membro
- Registado: quarta abr 14, 2004 2:10 pm
Tal facto deve-se ao não estar (ainda) na minha casa, mas se não tivesse preocupação em faze-lo não estava aqui a colocar essa questão. Até porque só dei por isso à relativamente pouco tempo.
Convencer os meus sogros a faze-lo é complicado. Terei de ser eu própria a fazê-lo e quando ele vier cá para casa, que em principio será dentro de 2 a 3 semanas.
Convencer os meus sogros a faze-lo é complicado. Terei de ser eu própria a fazê-lo e quando ele vier cá para casa, que em principio será dentro de 2 a 3 semanas.
A atitude dele é atávica e normalmente mais vincada em cães nascidos na rua... onde o alimento não abunda e é preciso defendê-lo com unhas e dentes.
Quando ele for para sua casa e se sentir seguro, tente o que a Texuga sugere. Se não resultar... comigo aconteceu, a cachorra já tinha 10 meses e ainda por cima era glutona. Um dia rosnou-me mais sério ainda, "passei-me dos carretos" e embora arriscando uma dentada feia... olhe! ferrei-lhe um valente estaladão e tirei-lhe a comida. Voltei a dar-lhe o tacho passado um bocado. E tirei-o novamente. E voltei a dar-lho. Até ela perceber. No fim, acrescentei uma gulodice. Foi um bocado desagradável mas resultou. Acima de tudo o importante é não mostrar medo e mostrar que quem manda é você.
Quando ele for para sua casa e se sentir seguro, tente o que a Texuga sugere. Se não resultar... comigo aconteceu, a cachorra já tinha 10 meses e ainda por cima era glutona. Um dia rosnou-me mais sério ainda, "passei-me dos carretos" e embora arriscando uma dentada feia... olhe! ferrei-lhe um valente estaladão e tirei-lhe a comida. Voltei a dar-lhe o tacho passado um bocado. E tirei-o novamente. E voltei a dar-lho. Até ela perceber. No fim, acrescentei uma gulodice. Foi um bocado desagradável mas resultou. Acima de tudo o importante é não mostrar medo e mostrar que quem manda é você.
-
Nuvem_Branca
- Membro
- Registado: quarta abr 14, 2004 2:10 pm
De facto talvez tb seja isso por ter sido abandonado e ter passado muita fome em pequeno...
Ele come tudo o que apanha... comida do outro cão (apesar dele lhe rosnar não desiste), a comida do gato, rouba pão e outros alimentos aos pedreiros de uma obra ao lado... come batatas, fruta, legumes, peixe, tudo... seja cru ou cozinhado.
A irmã dele que tb foi abandonada... epanharam-na a comer caroços de nespera...
Agradeço imenso que tenhas partilhado a tua experiencia... vou ter em consideração na altura que tentar fazer com que o Ruffus deixe de rosnar!
Bigada!
Ele come tudo o que apanha... comida do outro cão (apesar dele lhe rosnar não desiste), a comida do gato, rouba pão e outros alimentos aos pedreiros de uma obra ao lado... come batatas, fruta, legumes, peixe, tudo... seja cru ou cozinhado.
A irmã dele que tb foi abandonada... epanharam-na a comer caroços de nespera...
Agradeço imenso que tenhas partilhado a tua experiencia... vou ter em consideração na altura que tentar fazer com que o Ruffus deixe de rosnar!
Bigada!
-
hitman6
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am
Do pouco que sei, penso que existe uma forma de o fazer entender que não deve morder.
Se tiver uma luva ou uma "manga" daquelas que se usam para adestramento coloque-lhe a comida com a mão na qual tem a "manga" ou a luva calçada e espere que ele a morda; quando isso acontecer mostre imediatamente a sua desaprovação dizendo "não" de uma forma firme, e prenda o cachorro na casota e não lhe preste mais atenção durante esse dia. Se for necessàrio enrole uma folha de jornal e bata-lhe com ela mas só naquele momento exacto. Não adianta castigar o cachorro a não ser no preciso momento em que ele comete a "infracção".
Se isso não resultar repita o processo mas quando ele lhe morder retire-lhe a comida, vai ver que passado algum tempo ele deixa de a morder.
Não se esqueça de nos informar dos progressos.
Se tiver uma luva ou uma "manga" daquelas que se usam para adestramento coloque-lhe a comida com a mão na qual tem a "manga" ou a luva calçada e espere que ele a morda; quando isso acontecer mostre imediatamente a sua desaprovação dizendo "não" de uma forma firme, e prenda o cachorro na casota e não lhe preste mais atenção durante esse dia. Se for necessàrio enrole uma folha de jornal e bata-lhe com ela mas só naquele momento exacto. Não adianta castigar o cachorro a não ser no preciso momento em que ele comete a "infracção".
Se isso não resultar repita o processo mas quando ele lhe morder retire-lhe a comida, vai ver que passado algum tempo ele deixa de a morder.
Não se esqueça de nos informar dos progressos.
-
leonildecarvalho
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
O cão da minha filha, quando ela o adoptou (11 Anos) trazia esse vício. Rosnava à cadela e depois à dona e a mim
até um dia :p . Quando um dia pensei em que ele não tinha de me rosnar, levou um tabefe bem dado na focinheira, retirei-lhe a ração por todo o dia e foi remédio santo
. Nunca mais me rosnou nem à dona e já tinha 11 Anos quando isto aconteceu.
Continua é a rosnar à cadela mas se assim não fosse, ela comia-lhe tudo :p . Está gorda que nem uma lontra
Sempre retirei tudo o que entendia que devia retirar da boca dos meus cães! TODOS!
Leo
Continua é a rosnar à cadela mas se assim não fosse, ela comia-lhe tudo :p . Está gorda que nem uma lontra
Sempre retirei tudo o que entendia que devia retirar da boca dos meus cães! TODOS!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
susanastrat
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Eu também não queria que o meu me rosne seja qual a razão. 
Em pequeno...usava um truque para ele não rosnar ao quando estava a comer.
Eu dava-lhe a ração e ao retirar acrescentava algo mais, uma dose de frango ou mais ração; ou seja, ele sabia que eu ao mexer na ração dele ele não perdia o alimento. E ao resto da família era apenas que nunca lhe retirem a comida dele. Ele não rosna a ninguém da família.
Na hora da minha refeição, não deixava ninguém lhe dar comida; mesmo ele presente...no final tinha direito a um belo osso. Mas 20 min antes tinha comido a dose de ração dele. Não lhe mostrar que a comida dele está em perigo, criar desde cedo alguns rituais como o horário de eles comerem acho que ajuda.
E sempre que levantar o pêlo e rosnar acho que deve ser castigado. No mesmo momento, que seja no mesmo instante.
Em pequeno...usava um truque para ele não rosnar ao quando estava a comer.
Eu dava-lhe a ração e ao retirar acrescentava algo mais, uma dose de frango ou mais ração; ou seja, ele sabia que eu ao mexer na ração dele ele não perdia o alimento. E ao resto da família era apenas que nunca lhe retirem a comida dele. Ele não rosna a ninguém da família.
Na hora da minha refeição, não deixava ninguém lhe dar comida; mesmo ele presente...no final tinha direito a um belo osso. Mas 20 min antes tinha comido a dose de ração dele. Não lhe mostrar que a comida dele está em perigo, criar desde cedo alguns rituais como o horário de eles comerem acho que ajuda.
E sempre que levantar o pêlo e rosnar acho que deve ser castigado. No mesmo momento, que seja no mesmo instante.
<p>susana</p>
-
anasabreu
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
- Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
- Contacto:
Olá,
como é que está o Ruffus? Conseguiu vencer-lhe a mania de rosnar?
como é que está o Ruffus? Conseguiu vencer-lhe a mania de rosnar?
<p>Ana Abreu</p>
<p><u> </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
<p><u> </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
-
marciamachado
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
- Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes
1º - Um cão nunca deve estar preso todo o dia a uma corrente.
2º - O cão rosna-lhe entre outros motivos porque está preso à corrente.
3º - Antes de o trazer para sua casa, onde penso que vai ficar à solta no quintal, compre o livro "A Encantadora de Cães" de Jan Fennell, Edições Europa-América (15 euros), para aprender a lidar com ele.
Até lá desista de corrigir o comportamento que a preocupa. Um cão acorrentado todo o dia, não tem condições de aprender seja o que for, pois psicologicamente não está bem. Imagine-se você, todo o dia acorrentada, estaria em condições psicológicas de aprender o que quer que fosse?
Depois de o ter em casa solto, se ele continuar a rosnar-lhe, venha então novamente aqui ao Forum.
2º - O cão rosna-lhe entre outros motivos porque está preso à corrente.
3º - Antes de o trazer para sua casa, onde penso que vai ficar à solta no quintal, compre o livro "A Encantadora de Cães" de Jan Fennell, Edições Europa-América (15 euros), para aprender a lidar com ele.
Até lá desista de corrigir o comportamento que a preocupa. Um cão acorrentado todo o dia, não tem condições de aprender seja o que for, pois psicologicamente não está bem. Imagine-se você, todo o dia acorrentada, estaria em condições psicológicas de aprender o que quer que fosse?
Depois de o ter em casa solto, se ele continuar a rosnar-lhe, venha então novamente aqui ao Forum.
-
doberlover
- Membro
- Registado: sábado out 11, 2003 10:28 pm
eu por acaso tive sorte pois o meu doberman quando me foi dado ja tinha um ano e meio e um dos testes que fiz foi enquanto ele estava a comer pus-me de gatas e enfiei a cabeca na gamela com ele a comer(pode parecer estupidez mas tinha de saber como o cao reagia pois na altura tinha 2 criancas em casa)
quanto a este assunto acho que o melhor è mostrar-lhe que quando se chega a comida nao e para mal dele ....por exemplo na hora de comer nao ponha a comida toda ponha sò uma pequena parte da dose que ele vai comer,quando ele acabar essa porcao retire a gamela e ponha o resto.
ou pode tentar enquanto ele esta a comer (com cuidado) aproxime-se dele e junte à comida dele alguma coisa que ele goste muito,com o tempo ele vai comecar a associar a sua aproximacao a algo de bom para comer
mas como è logico isto leva tempo nao acontece dum dia para o outro
quanto a este assunto acho que o melhor è mostrar-lhe que quando se chega a comida nao e para mal dele ....por exemplo na hora de comer nao ponha a comida toda ponha sò uma pequena parte da dose que ele vai comer,quando ele acabar essa porcao retire a gamela e ponha o resto.
ou pode tentar enquanto ele esta a comer (com cuidado) aproxime-se dele e junte à comida dele alguma coisa que ele goste muito,com o tempo ele vai comecar a associar a sua aproximacao a algo de bom para comer
mas como è logico isto leva tempo nao acontece dum dia para o outro