Quando vou na rua com os meus canitos (2 podengos de 5meses) se eles vêm algum cão desatam a ladrar e a puxar a trela... Será que devo proporcionar o contacto (tenho algum receio uma vez que nao conheço o outro que vai a passar), ralhar-lhe pela atitude dele ou mostrar-me indiferente e continuar a andar??
Como já foi dito, é natural e essencial(!) que os teus cães entrem em contacto com os seus congéneres.
Eu aconselho a ir passear com os dois cães separadamente. Não sempre, mas inicialmente pelo menos ás vezes para veres como é que cada um deles se porta com os outros. Como eles até agora não têm tido contacto com outros cães (se entendi bem) e como em conjunto eles se sentem mais fortes, parece-me ser melhor experimentar e "conhecê-los" cada um em separado.
Ralhar neste caso não adianta nada, já que é absolutamente essencial eles terem esse contacto social e se não o tiverem falta-lhes algo muito importante. É uma necessidade natural, não é possível castigar isso (pelo menos o castigo não irá ter o efeito prepositado).
Desviares a atenção deles para ti é uma boa ideia quando eles já tiverem contacto suficiente com os outros cães. Afinal eles não têm de ir cheirar todos os cães que encontram. Mas lá está, se essa necessidade natural não for satisfeita, falta-lhes algo...