Mandarins. Duvida!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
jaml
Membro
Registado: domingo jul 23, 2006 7:26 pm
Localização: 1 Bichon Maltês, 2 Pardais de java, 2 Mandarins e 1 Hamster Russo

terça ago 22, 2006 11:54 am

Boas

Tenho um casal de mandarins que já têm 7 ovos no ninho, será normal tantos ovos? E ainda não nasceu nenhum!
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

terça ago 22, 2006 12:07 pm

:o :o :o 7 ovos?!? Você só tem um casal? É que geralmente quando há "excesso de ovos" pode ser por outras fêmeas irem por ovos no ninho de outros casais!

De qualquer maneira, se forem todos do mesmo casal, não é realmente muito normal uma postura tão elevada (geralmente o máximo são 6) mas pode ocorrer como é óbvio!

Ainda não nasceu nenhum, há quanto tempo é que ocorreu o início da postura? Lembre-se que dura cerca de 13/14 dias até os ovos eclodirem! Os ovos poderão até nem tar galados!

Não se esqueça (muito importante!!!) de fornecer muito cálcio à fêmea (sobre a forma de grit, bloco de cálcio e/ou de osso de siba), elas já necessitam de uito cálcuio durante a postura normal, então a sua, que pôs 7 ovos, ainda necessita mais!

Boa Sorte! Se precisar de mais alguma coisa disponha e vá dando notícias sobre esse casal de mandarins e os seus 7 ovos ;) :D
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
jaml
Membro

terça ago 22, 2006 12:27 pm

Só tenho um casal mas de inicio eles estavam juntos com 2 pardais de java mas tenho quase a certeza que eram 2 machos, mas mesmo que um deles fosse uma femea duvido que tivesse posto algum ovo porque os ovos são todos iguais no tamanho, muito pequenos. É que de fossem dos javas seriam maiores, certo?

É a primeira vez que estou a fazer criação de passaros por isso ainda é tudo um bocado novidade.

Eu tenho lhes dado comida normal (as sementes), casca de ostra e uma papa que me recomendaram á base de leite e outra com mel.

está tudo certo não está? acho que não falta nada.

Qualquer ajuda é bem vinda.

o primeiro ovo apareceu á coisa de 2 semanas (mais ou menos) e desde ai têm vindo a aumentar. O mais provavel é os primeiros não terem sido chocados e não nascer nada. acho eu.

acho que com uma lanterna podia ver quais os ovos que estão chocados mas como não sei quais os mais antigos é melhor não arriscar. É melhor deixar tudo como está e ver o que acontece, certo?
crazyboy
Membro Veterano

terça ago 22, 2006 12:32 pm

Sim penso que os suplementos vitamínicos são suficientes! Aconselho apenas (se quiser e puder) dar regularmente (1 ou 2 vezes por semana) maçã e/ou pera e também pode dar couve muito de vez em quando (normalmente eles adoram e é muito nutritivo)!

Realmente os ovos devem ser todos dos mandarins! Os dos javas são maiorzitos! Eu cá acho que não é necessário tar a mexer nos ovos nem no ninho, mais vale esperar e ver se nasce alguma coisa! Quanto menos confusão houver de roda do ninho melhor ;)

A papa que lhes tá a fornecer deve ser dada com cuidado (não excessivamente)! Enquanto não nascerem os filhotes dê uma ou duas vezes por semana! Quando nascerem os filhotes, deixe sempre à disposição! Boa Sorte :D
jaml
Membro

terça ago 22, 2006 12:47 pm

Muito obrigado pela ajuda.

Vamos a ver o que acontece.

Eu entretanto á 2 dois separei os mandarins dos javas porque entretanto o macho java andava sempre de volta dos ovos dos mandarins e estava um bocado agressivo e para não haver confusões separei-os. e como troquei um dos supostos machos java por outro que tenho quase a certeza ser femea, decidi separá-los.
crazyboy
Membro Veterano

terça ago 22, 2006 12:49 pm

De nada! Boa Sorte ;)
axuz
Membro Júnior
Registado: quinta ago 03, 2006 9:06 pm
Localização: 8 gatos,1 cao,4 peixes,2 mandarins,2 canarios,8 periquitos,4 LOVEBIRDS

terça ago 22, 2006 8:18 pm

ola jaml.
posso lhe perguntar que tipo de ninho usa?
é que tenho um casal de mandarins e tinha um ninho de corda redondo
e a femea em vez de por os ovos dentro pos os ovos por cima do ninho,
e os ovos cairam e partiram-se.
obrigado
Gn_Leugim
Membro Júnior
Registado: domingo ago 20, 2006 2:24 pm

terça ago 22, 2006 8:29 pm

oi axuz
claramente k a melhor soluçao para o teu problema e usar caixas quadradas... tipo 10*10*10 ta bom...
mas pode ser k mesmo assim eles prefiram nao usar o interior do ninho mas desta ves se fizerem ninho fora tao mais seguros..
se assim for podes exprimntar mudar o local do ninho.. nem sempre os mandarins tao de acordo com os criadores... :D
axuz
Membro Júnior
Registado: quinta ago 03, 2006 9:06 pm
Localização: 8 gatos,1 cao,4 peixes,2 mandarins,2 canarios,8 periquitos,4 LOVEBIRDS

terça ago 22, 2006 8:37 pm

ola Gn_Leugim
obrigado pela tua rapida resposta vou experimentar como tu dizes
é que quando comprei o meu ninho a pessoa que mo vendeu disse-me
que aquele ninho de corda é que era dos mandarins.
mais uma vez muito obrigado
Gn_Leugim
Membro Júnior
Registado: domingo ago 20, 2006 2:24 pm

terça ago 22, 2006 8:44 pm

sempre as ordens
caso nao deia resultado posta ne novo ca k nos veremos k se pode fazer :D
jaml
Membro

terça ago 22, 2006 9:32 pm

oi Axuz

O ninho que uso é o de madeira. Caixa de madeira. E parece que funciona pois eles já têm 7 ovos :) Nunca utilizei ninhos de corda.

Já agora uma pergunta, como faço para introduzir uma foto abaixo do meu nick quando escrevo mensagens? É que sou novo nestas coisas.
crazyboy
Membro Veterano

terça ago 22, 2006 9:37 pm

Tem que ir a "Perfil" < "Preferências Fórum" < " Adicionar ficheiro"

Depois escolhe a foto que pretende! Atenção que para a foto dar tem que obedecer a determinadas exigências que lá tão estipuladas! Para puder por a foto como é necessária utiliza o programa "Microsoft Office Picture Manager"

Boa Sorte ;)
jaml
Membro

terça ago 22, 2006 9:43 pm

Obrigado.
Já agora uma coisa o Microsoft Office Picture Manager faz parte do office ou é á parte?
jaml
Membro

terça ago 22, 2006 9:46 pm

Obrigado.
Já agora uma coisa o Microsoft Office Picture Manager faz parte do office ou é á parte?
crazyboy
Membro Veterano

terça ago 22, 2006 9:51 pm

Faz parte do office! ;)
Responder

Voltar para “Aves”