P_R! tens as minhas iniciais!
bem haja!
Não percebo a tua ultima frase, em que não percebes como é que ainda ha pessoas que gostem de animais e os capturam na natureza..
Dizes que este assunto já foi mais que debatido mas eu só posso falar por mim, e pela primeira vez neste assunto uma vez k nunca tinha tido esta perspectiva do mesmo..
Eu gosto de aranhas, mais dumas que doutras, e logicamente existe uma certa divergencia nas opiniões relativas a este assunto.. mas basicamente parece que há o lado que defende a permanecia do animal na natureza, onde o ciclo natural das coisas tomará o seu rumo e no qual nenhum humano se deveria intrometer..
e o lado que revela a importancia que é proporcionar nao só um espaço o mais parecido com o natural ao animal como tambem lhe disponibiliza comida, com a qual o animal nunca se terá de preocupar, bem como os seus predadores, que fora do habitat natural nao existem e por isso está confortavelmente garantida a sua sobrevivencia..
Eu sou apologista dos dois, porque reconheço uma gigantesca diferença de animal para animal.. O camaleao por exemplo, sei pouco mas sei que sao bastante frageis e sensiveis, precisam de mto espaço e variedade de insectos que comem.. com aqueles olhos e com aquelas patas foram mesmo feitos pa passear pelas arvores do planeta sem qq tipo de restrição, nao devem de forma alguma serem adoptados como bixo de estimação, a meu ver. Contudo defendo a ideia do cativeiro para protecção e reprodução de uma especie.. claro! dps disso pode ser devolvido à natureza e tentar a sua sorte novamente sem passar pela extinçao..
No caso da aranha, pouco se sabe, mas o que se sabe é que ela nao precisa de espaço (depende da raça, obvio) mas uma aranha que tenha alimento num determinado local se for de teia, constroi aí a sua teia enquanto o alimento surgir, se nao for, fika por akelas bandas pk sabe k ali ha alimento.. e num terrário o alimento ta sempre por ali por isso nao têm razoes pa bazar..
Outro truque pa se saber a vontade do animal é ver se ele passa os dias a tentar trepar a cerca, em busca da liberdade.. a rã k me apareceu em casa parece fazer isso quando nada.. nadando contra o limite do acrilico, e varias aranhas ja o fizeram, tentar trepar, subir fugir.. a minha actual aranha lobo e a sua parente afastada ja falecida k eu tenho o prazer de apresentar no final desta mensagem atraves de link, nao tentam fugir e ate se acomodaram fazendo ninhos e encontrando locais onde passam a noite toda..
Os dias passam e provavelmente a rã ta a dar as ultima em energia ate pk aparentemente nao comeu nada, a nao ser k tenha dado umas trincas na alface.. portanto declaro k amanha vou na minha ida pro trabalho vou deixar as janelas todas abertas para quando voltar ter mta comida pa aranha e pa rã!!
Dps eu aviso o resultado!
a minha actual
http://webspace.zmail.pt/pedro/lobo.jpg
a k morreu.. inexplicavelmente, e sem eu saber k raça era realmente..
das mais agressivas k eu ja vi em portugal..
http://webspace.zmail.pt/pedro/falecida.jpg